quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lula se antecipa a efeito da quimioterapia e raspa barba e cabelo

Ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou barba e cortou cabelo do marido.
Ex-presidente da República faz tratamento contra um câncer na laringe.



O Instituto informou na tarde desta quarta (16) que a ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou a barba e cortou o cabelo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz tratamento contra um câncer na laringe.
Com a decisão de raspar barba e cabelo, Lula se antecipou aos efeitos da quimioterapia, que provoca a queda de pelos. O ex-presidente cultivava a barba, que se tornou uma marca pessoal, desde quando era sindicalista, nos anos 1970.


Lula sem cabelo e barba 2 (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
 
 
 
Lula sem cabelo e barba (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
 
 
Fonte. G1 Politica.

Papa ensina que liturgia é resposta de Deus ao homem



Bento XVI pede que inculturação não se torne sinônimo de sincretismo religioso

Bento XVI explicou que o culto não pode nascer da fantasia humana, pois se tornaria uma espécie de grito na escuridão. "A verdadeira liturgia supõe que Deus responda e nos mostre como podemos adorá-Lo. [...] A Igreja vive dessa presença e tem como razão de ser e existir ampliar esta presença ao mundo inteiro", disse.

O Papa disse que "se, na liturgia, não emergisse a figura de Cristo, que está no seu princípio e está realmente presente para a tornar válida, já não teríamos a liturgia cristã, toda dependente do Senhor e toda sustentada por sua presença criadora".

Nesse sentido, o Papa defendeu que estão muito distantes dessa compreensão todos os que, "em nome da inculturação, decaem no sincretismo, introduzindo ritos tomados de outras religiões ou particularismos culturais na celebração da Santa Missa!". Da mesma forma, disse que tais atitudes revelam uma "mentalidade incapaz de aceitar a possibilidade de uma real intervenção divina neste mundo em socorro do homem".


Eucaristia

Ao afirmar que a Eucaristia é o "coração da vida cristã, fonte e ápice da missão evangelizadora da Igreja", Bento XVI indicou que somente assim é possível entender a preocupação do Sucessor de Pedro "por tudo o que possa ofuscar o ponto mais original da fé católica: hoje, Jesus Cristo continua vivo e realmente presente na hóstia e no cálice consagrados".

O Santo Padre alertou para o perigo de que seja dada uma menor atenção ao culto do Santíssimo Sacramento, "indício e causa de escurecimento do sentido cristão do mistério, como sucede quando, na Santa Missa, já não aparece como proeminente e operante Jesus, mas uma comunidade atarefada com muitas coisas em vez de estar recolhida e deixar-se atrair para o Único necessário: o seu Senhor".

A atitude primária e essencial do fiel na celebração litúrgica não é o fazer, mas o escutar, receber, explicou o Pontífice, que agradeceu os relatórios diocesanos enviados pelos bispos: "Nada poderia alegrar-me mais do que saber-vos em Cristo e com Cristo, como testemunham os relatórios", afirmou.

Por fim, o Pontífice lembrou a proximidade do XVi CEN, desejando que Jesus Eucaristia "seja verdadeiramente o coração do Brasil, donde venha a força para todos homens e mulheres brasileiros se reconhecerem e ajudarem como irmãos, como membros do Cristo total. Quem quiser viver, tem onde viver, tem de que viver. Aproxime-se, creia, entre a fazer parte do Corpo de Cristo e será vivificado!"

Fonte. Canção Nova

Jesus é vencedor na batalha entre o bem e o mal, afirma Bento XVI

''Mais forte é o Senhor, nosso verdadeiro Rei e sacerdote, porque combate com a força de Deus''
"Sim, no mundo há muito mal, há uma batalha permanente entre o bem e o mal e parece que o mal seja mais forte. Não! Mais forte é o Senhor, o nosso verdadeiro Rei e sacerdote, Cristo, porque combate com a força de Deus e, apesar de todas as coisas que nos fazem duvidar do êxito positivo da história, vence Cristo e vence o bem, vence o amor, não o ódio", afirmou confiante o Papa Bento XVI na Catequese desta quarta-feira, 16, em que falou sobre o Salmo 109 (110)."Nestas últimas Catequeses, quis apresentar-vos alguns Salmos, preciosas orações que encontramos na Bíblia e que refletem as várias situações da vida e os vários estados de ânimo que podemos ter diante de Deus. Gostaria, portanto, de renovar a todos o convite a rezar mais com os Salmos, também habituando-se a utilizar a Liturgia das Horas, as Laudes pela manhã, as Vésperas ao final da tarde, as Completas antes de dormir. A nossa relação com Deus não poderá deixar de ser enriquecida no cotidiano caminho rumo a Ele, realizado com maior alegria e confiança", destacou.A tradição da Igreja considera este Salmo como um dos textos messiânicos mais significativos. O rei cantado pelo Salmista é Cristo, o Messias que instaura o Reino de Deus e vence as potências do mundo, é o Verbo gerado pelo Pai antes de toda a criatura. O evento pascal de Cristo torna-se, assim, a realidade a que o Salmo convida a olhar, olhar a Cristo para compreender o sentido da verdadeira realeza, viver no serviço e no dom de si, em um caminho de obediência e amor levado "até o fim" (cf. Jo 13,1 e 19,30).

"Rezando com este Salmo, peçamos portanto ao Senhor para poder proceder também nós em seus caminhos, no seguimento de Cristo, o Rei Messias, dispostos a subir com Ele o monte da cruz para chegar com Ele à glória, e contemplá-lo sentado à direita do Pai, rei vitorioso e sacerdote misericordioso, que dé perdão e salvação a todos os homens. E também nós, tornados, por graça de Deus, 'raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa' (cfr 1 Pe 2,9), poderemos chegar com alegria às fontes da salvação (cf. Is 12,3) e proclamar a todo o mundo as maravilhas d'Aquele que nos 'chamou das trevas à sua luz maravilhosa' (cf. 1 Pe 2,9)", destacou o Pontífice.

Acesse
.:ÌNTEGRA da Catequese de Bento XVI sobre o Salmo 110

O Salmo


No Salmo, Deus entroniza o rei na glória, fazendo-o sentar à Sua direita, sinal de grandíssima honra e absoluto privilégio. Desse modo, o rei participa do senhorio divino, do qual é mediador junto ao povo.

"Assenta-te à minha direita, até que eu faça de teus inimigos o escabelo de teus pés" (Sl 109,1).

"Essa glorificação do rei foi assumida pelo Novo Testamento como profecia messiânica; por isso, o versículo está entre os mais usados pelos autores neotestamentários. Jesus mesmo menciona este versículo a propósito do Messias, para mostrar que o Messis é mais que Davi, é o Senhor de Davi, e Pedro o retoma no seu discurso em Pentecostes, anunciando que, na ressurreição de Cristo, realiza-se esta entronização do rei. É o Cristo, de fato, o Senhor entronizado, o Filho do homem sentado à direita de Deus, que vem sobre as nuvens do Céu, como Jesus mesmo se define durante o processo diante do Sinédrio".

Entre o rei celebrado no Salmo e Deus existe uma relação inseparável, pois os dois governam em conjunto. "O exercício do poder é um encargo que o rei recebe diretamente do Senhor, uma responsabilidade que deve viver na dependência e na obediência, tornando-se assim sinal, no interior do povo, da presença poderosa e providente de Deus", explica Bento XVI.

É também neste salmo que se encontra o conhecido versículo "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec" (v. 4).
Melquisedec era o sacerdote rei de Salem, que tinha abençoado a Abraão e oferecido pão e vinho após a vitoriosa campanha militar conduzida pelo patriarca para salvar o sobrinho Lot das mãos dos inimigos que o haviam capturado. "Na sua figura, poder real e sacerdotal convergem e são proclamados pelo Senhor em uma declaração que promete eternidade: o rei celebrado será sacerdote para sempre, mediador da presença divina em meio ao seu povo, ponte da bênção que vem de Deus e que, na ação litúrgica, encontra-se com a resposta benedicente do homem", complementa o Bispo de Roma.

O Santo Padre indica ainda que, no Senhor Jesus ressuscitado e ascenso aos céus, onde está à direita do Pai, atua-se a profecia do Salmo e o sacerdócio de Melquisedec é levado a cumprimento, porque tornado absoluto e eterno, tornado uma realidade que não conhece anoitecer. "E a oferta do pão e do vinho, feita por Melquisedec nos tempos de Abraão, encontra o seu cumprimento no gesto eucarístico de Jesus, que, no pão e no vinho, oferece a si mesma e, vencida a morte, leva à vida todos os crentes. Sacerdote perene, santo, inocente, sem mácula, ele pode salvar perfeitamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus; ele, de fato, está sempre vivo para interceder em nosso favor".

Ao final do Salmo, está o rei triunfante que, apoiado pelo Senhor, supera os inimigos e julga as nações. "O soberano, protegido pelo Senhor, abate cada obstáculo e procede seguro rumo à vitória".

A audiência

O encontro do Santo Padre com os cerca de 20 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, aconteceu às 10h30 (horário de Roma - 7h30 no horário de Brasília). A reflexão faz parte da "Escola de Oração", iniciada pelo Papa na Catequese de 4 de maio. A seção dedicada ao Saltério, iniciada em 7 de setembro, chegou ao fim nesta quarta-feira.


Ao final da audiência, o Papa recordou, na saudação em francês, a viagem apostólica que fará ao Benin, na África, a partir desta sexta-feira. "D
epois de amanhã [sexta-feira], vou visitar o continente africano. Não se esqueçam disso na vossa oração e na vossa generosidade".

Na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa salientou:

"Queridos peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! Saúdo todos os fiéis brasileiros, particularmente, os grupos de São Paulo e Brasília. Ao concluir este ciclo de catequeses sobre a oração no Saltério, convido-vos a rezar sempre mais com os salmos, para assim enriquecerdes a vossa relação diária com Deus. E que as suas bênçãos desçam sobre vós e vossas famílias!
".


Fonte. Canção Nova

Boituva é escolhida para sediar treinamento da equipe brasileira

 


Boituva foi escolhida para sediar a fase de treinamento da elite do paraquedismo nacional. Parte da equipe brasileira está na cidade neste feriado prolongado para testar uma formação de 152 atletas em queda livre. O objetivo é preparar os atletas para o salto oficializado pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI), em abril de 2012, nos Estados Unidos, que dará ao país o terceiro lugar na classificação mundial. Os líderes são a Alemanha e a Rússia, com 200 e 186 membros, respectivamente.

O atual recorde brasileiro é de 102 paraquedistas em conjunto. Para a façanha ser homologada, cada saltador segura na roupa do outro em pleno voo e o encontro em queda livre forma a imagem semelhante a uma rosa. O salto é filmado e posteriormente oficializado pela FAI.

A vice-presidente da Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), Carmem Sylvia Pettená, demonstra confiança na quebra desse recorde no próximo ano. "A nossa preparação começou em 1997 e atualmente estamos muito bem estruturados e conscientes do que devemos fazer", disse.

Tanta confiança não para por aí. Segundo Carmem, o desejo é ultrapassar a Alemanha e chegar ao recorde mundial de formação com atletas do mesmo país em 2013. "Isso será feito na cidade de Eloy, no Arizona, pois aqui no Brasil não temos aviões suficientes para nos dar estrutura", comentou.

A equipe brasileira tem representantes de 24 Estados e foi montada por uma comissão técnica da CBPq. Uma das integrantes é a cirurgiã dentista Érika Queiroz, 40 anos, com uma década de experiência em salto. Ela nasceu em Bauru, mora em Manaus desde 1999 e já participou de formações em queda livre com 181 membros na Califórnia, Estados Unidos. "Não é fácil quebrar esses recordes, mas estamos preparados e confiantes", relatou.

Em Boituva, Érika e mais 26 paraquedistas tentarão mais uma façanha. O objetivo é quebrar o recorde brasileiro com a formação em queda livre somente com mulheres. O atual é de 24 atletas e foi registrado em Boituva há três anos.

A lista de paraquedistas em busca da marca mundial também inclui Julie Vidotti, 29, instrutora de paraquedismo em Boituva. Formada em Publicidade e Propaganda, há três anos ela trabalhava em uma agência bancária de Campinas e decidiu largar o emprego e se dedicar ao esporte. "Hoje eu vivo disso e foi a melhor coisa que eu fiz", disse.
O coordenador técnico da CBPq, Ricardo Pettená, também está em Boituva para a fase de treinamento focada no salto dos brasileiros. Mas o maior desafio dele está agendado para 2013. O paraquedista fará parte de um grupo de 500 atletas de todo o planeta para a quebra do recorde mundial, em Dubai. "Já são cinco anos de preparação", disse.

Amantes do esporte
Os treinos dos atletas brasileiros deixaram o Centro Nacional de Paraquedismo cheio de curiosos e amantes do esporte, durante a manhã e a tarde de ontem. O piloto Jorge Bueno, 43, era um dos responsáveis em levar os paraquedistas à altura de 4 mil metros para a realização dos saltos em um avião Cessna Caravan com capacidade de 18 lugares. "Farei umas 20 decolagens hoje [ontem]", comentou.

Alheio ao treinamento do time brasileiro, o motorista Paulo Nascimento, 31, foi ontem com a família ao Centro Nacional de Paraquedismo para fazer o seu primeiro salto depois de formado. Ele mora em São Paulo e fez o curso em Boituva para realizar o sonho de voar. "Só quem faz o salto sabe explicar o prazer que essa atividade proporciona", comentou.

Já o instrutor Marcelo Costa, 44, diz nunca ter ouvido reclamação dos novatos na queda livre. "Trabalho nisso há 20 anos e ninguém me falou que não gostou", relatou.

O interessado em praticar o paraquedismo pode procurar o centro nacional instalado em Boituva. No local existem 19 empresas capacitadas para matar a vontade de atravessar as nuvens. O custo gira em torno de R$ 400 e inclui a presença do instrutor, a filmagem e as fotografias durante todo o trajeto. A área fica no quilômetro 116 da rodovia Castello Branco.

Fonte. Jornal Cruzeiro do Sul

Vaticano permite consulta a documentos inéditos da Igreja


Sede da Penitenciaria Apostólica, no Vaticano
O Arquivo Histórico da Penitenciaria Apostólica será aberto para a consulta de estudiosos, nesta sexta-feira, 18, no âmbito de um dia de estudos promovido por este organismo. A Penitenciaria é o mais antigo dicastério vaticano e o primeiro dos Tribunais da Cúria Romana.

Os estudos serão presididos pelo Cardeal Raffaele Farina, Arquivista e Bibliotecário da Santa Romana Igreja, e terão a participação, entre outros, do Cardeal Fortunato Baldelli, Penitencieiro-mór, e dos bispos Gianfranco Girotti, Diretor da Penitenciaria, e Sergio Pagano, Prefeito do Arquivo Secreto Vaticano.

A abertura vai permitir pela primeira vez a consulta de uma documentação mantida secreta desde 1974 e que pode fornecer uma contribuição importante nos campos da história social e jurídica: são 745 registros encadernados em couro, datados de 1409 a 1890, e 1.065 volumes em latim, contidos em 413 caixas.

Além disso, há mais de 70 registros com pedidos de dispensa para pessoas pobres, principalmente impedimentos de matrimônios entre parentes de até o 4º grau e justificações de contas, como entradas e saídas.

O Arquivo admitirá a consulta de estudiosos e pesquisadores qualificados, sem distinção de país ou crença religiosa, provenientes de universidades, institutos de estudos superiores, centros de pesquisa de caráter científico sobre a história da Igreja e da cultura.

Naturalmente, serão disponibilizados apenas os documentos do chamado ‘Foro externo’, ou seja, o âmbito relativo à utilidade geral e as relações públicas entre os fiéis e com as autoridades, enquanto permanece absolutamente reservado o que concerne ao ‘Foro interno’, isto é, os casos de consciência.

Fonte. Canção Nova.

Anvisa proíbe alimentos e bebidas à base de Aloe vera


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial da União.

A Aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento. Por se encaixar na categoria de “novos alimentos”, a planta precisa se submeter ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim.

De acordo com a resolução, o uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido.

Fonte. Canção Nova.
Adptação, Diego Ferraz/Pascom

Para o seu dia!

A saúde é o resultado de nossos atos e também de nossos pensamentos.
Mahatma Grandhi (filósofo indiano)

Reunião com pais, padrinhos e crismandos na matriz Nossa Senhora Aparecida

DSCF7474 DSCF7481 DSCF7484 DSCF7486 DSCF7471 DSCF7472 DSCF7473

Neste sábado, dia 12,  aconteceu a reunião dos pais e padrinhos dos crismandos, com o pároco Padre Washington. Ele tratou de assuntos de Fé, e também das relações dos adultos entre os jovens, e abertura da Igreja para os jovens ocuparem seu espaço. Consecutivamente, também havia reunião com os jovens, conduzida pelas catequistas. Antes do encontro, a santa missa estava lotada, assim como o seu estacionamento, era missa votiva a Nossa Senhora Aparecida, em seguida houve reunião do Movimento dos Focolares e da Pascom.

Padre Washington aproveitou e falou de sua saúde, seu tratamento da diabetes, que está bem e em tratamento.

Fotos: Maurício Toledo/Pastoral da Comunicação
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação