sábado, 6 de novembro de 2010

Com destaque do Portofelicense Igor de Camargo Monchengladbach empata com Bayern pelo Alemão


O Bayern de Munique sofreu neste sábado para conseguir empatar fora de casa com o lanterna do Campeonato Alemão, o Borussia Monchengladbach. A equipe local contou com o brilho do brasileiro naturalizado belga Igor de Camargo para definir o placar por 3 a 3.
A equipe local começou melhor. Herrmann avançou pela direita e tentou cruzar, mas o goleiro estava adiantado e a bola entrou direto no gol. Na resposta do time de Munique, depois de cobrança de falta da esquerda, Mario Gomez aproveitou vacilo da defesa para cabecear para as redes.
Com o empate, mesmo fora de casa, o Bayern partiu para o ataque e exerceu forte pressão, até que Schweinsteiger virou o placar com um golaço, de letra, recebendo da esquerda. Ainda no primeiro tempo, o time de Munique teve a chance de ampliar, mas Schweinsteiger cobrou pênalti na trave.
No intervalo, o atacante Igor de Camargo entrou no time da casa e mudou o panorama do jogo. Logo no início da etapa, o atleta fez assistência para Reus igualar o placar.
Aos 16, o Monchengladbach virou a contagem. O brasileiro naturalizado belga recebeu na meia-lua, deixou o zagueiro para trás e tocou por entre as pernas do goleiro para marcar um belo gol. Porém, com a vantagem, o time anfitrião recuou demais e acabou sendo castigado, quando Lahm recebeu pela direita da área e chutou forte: 3 a 3.
Eleito o melhor jogador da partida Igor chegou a pouco tempo na Alemanha e logo se machucou ficando várias rodadas sem atuar.
Com o resultado, o Monchengladbach chegou aos sete pontos, ainda na zona de rebaixamento do campeonato. Já o Bayern aparece com 16 pontos e ainda não conseguiu se aproximar do pelotão de frente.


Encontro Regional da Comunicação: noite cultural!



Dando seguimento a programação do Encontro Regional da Comunicação do setor Sul 1 da CNBB, após o jantar os participantes tiveram uma grata surpresa: uma rápida apresentação do grupo de dança CTG - Centro de Tradições Gaúchas Fronteiras Aberta, no salão de entrada da casa de retiros. Esta noite cultural, mostrou um pouco da cultura gaúcha no contexto do Tropeirismo, fator primordial da povoação de Sorocaba.

Com roupas a caráter como é próprio do CTG os jovens deram um show que agradou e mereceu ao final muitos aplausos, além das poses para as fotos. 

Último dia
O encontro tem sequência no domingo com a Santa Missa as 07h30m. Também haverá um momento de trocas de experiências as 09h00, o encontro após a oração final, termina às 12h30 com  almoço.



Encontro regional da comunicação em Sorocaba


Começou na noite desta sexta-feira (5/11), o Encontro Regional da Comunicação da CNBB Sul 1, reunindo na Casa de Retiro São José diversas lideranças e agentes da Pastoral da Comunicação e Assessorias de Comunicação.

Neste sábado, as atividades deram início com a Santa Missa presidida pelo Bispo de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, Bispo responsável pela Setor da Comunicação da CNBB Sul 1.  

O palestrante Professor Luis Marins está responsável pela condução dos trabalhos do dia de hoje. Slides, perguntas, reflexões, trabalhos em grupos, tudo em torno do tema "Comunicadores no mundo digital: motivações e desafios".

Os participantes estão tendo a oportunidade de avaliar os trabalhos que os mesmo tem feito em suas paróquias/dioceses como Pastoral da Comunicação, para identificar os novos desafios da Comunicação.

 


Também está acompanhando todo o encontro a Ir. Maria Alba Vega ela é a Coordenadora do Setor de Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB.



A noite após o jantar, haverá uma noite cultural com o Centro de Tradições Gauchas  Fronteira Aberta de Sorocaba , proporcionando um intercâmbio Cultural e divulgando a cultura tropeira.

 sala de palestras

Missa do Encontro Regional de Comunicação CNBB

SP: Uso de apostilas cresce na educação infantil

São Paulo, 04 nov (SIR/Andi) - Fonte de polêmica no ensino fundamental e médio, o uso de apostilas elaboradas por sistemas de ensino privados cresce no ensino infantil, etapa voltada para crianças entre 4 e 5 anos. Pesquisa feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que, de 2008 para 2009, o número de municípios de São Paulo que adotaram o modelo subiu de 24 para 32. 

Embora educadores se posicionem contra, o material também é utilizado atualmente por pré-escolas privadas. Até os 5 anos, a orientação do Ministério da Educação é para que sejam priorizadas brincadeiras, adiando a entrada do aluno num ensino sistematizado. 

Não há norma para o uso ou não de apostilas na educação infantil. Cada escola ou rede é aut�?noma para definir, desde que respeitadas às diretrizes curriculares do Conselho Nacion al de Educação (CNE). 

Para o integrante da Câmara de Educação Básica do CNE, César Callegari, o problema é uso do material, que, segundo ele, deve funcionar apenas como instrumento de trabalho em sala de aula. 

A professora de Pedagogia da Universidade de São Paulo, Bianca Correa, considera um equívoco usar apostilas no ensino infantil e defende que a criança precisa de experiências lúdicas que estimulem seu conhecimento.

Porto Feliz
Recentemente a Secretaria de Educação de Porto Feliz, fez a propositura de apostilar a educação infantil, sugerindo um tipo de apostila. Com uma reunião, ficou acordado com as professoras que a sugestão ficou rejeitada e nenhum projeto futuro neste sentido seria pensado.