quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sorocaba: chuva forte


Erick Pinheiro

As chuvas que caíram em Sorocaba no início da noite desta 4ª feira (16), provocaram o transbordamento do Rio Sorocaba e a consequente paralisação do trânsito na Avenida Marginal.

Mais uma vez, desde a praça Lions até a ponte Maurício Dellosso ficou tudo inundado. Houve congestionamento e os carros foram obrigados a procurar caminhos alternativos. Mesmo com o perigo, alguns ciclistas, como o da foto, decidiram enfrentar as águas.

Em alguns bairros da cidade aconteceu um apagão.

Fortes chuvas atingem Porto Feliz

No final da tarde, inícia da noite desta quarta-feira dia 16 de Dezembro de 2009, a tarde quente e seca deu espaço para nuvens carregadas que assolaram a Terra das Monções.

A tempestade acompanhada por muita água, inundou a avenida Dr Antoninho em alguns trechos. o nível do córrego Pinheirinho subiu muito. A chuva atingiu o trecho que estava recebendo melhorias perto da ponte nova na Av Dr Antoninho.

Nas ruas centrais, muito acúmulo de água na rua Newton Prado, nas ruas do centro comercial, como Altino Arantes, não deram conta de dar vazão ao volume de água da chuva.

Apagão
Já tem se tornado rotina, toda vez que chove um pouco mais forte, o fornecimento de energia entra em colapso e várias partes da cidade ficam sem energia elétrica. Bairros centrais e periféricos ficaram sem. O centro foi um dos últimos lugares a retornar energia.

Enquanto isto, a CPFL estava com suas linhas congestionadas e só dava ocupado o telefone de atendimento ao consumidor.

Raios
A incidência de raios em Porto Feliz foi altissimo, raios cairam na cidade e na área rural. Fica um apelo a todos que se se conscientizem e evite usarem aparelho eletrônicos, em especial os que usam antena, como a televisão, cabos, como o telefone, chuveiros etc.

Tietê
O nível do Rio Tietê subiu muito. Não temos notícias se pessoas foram prejudicadas com a alta do rio.
A grandeza não consiste em receber honras, mas merecê-las.
Aristóteles

Uma das maiores consolações dessa vida é a amizade. - Alessandro Manzoni (poeta italiano)


Jacarés brancos

Raro jacaré branco é encontrado em pântanos, nos EUA

Dois jacarés brancos foram encontrados ao acaso por um pescador, em um pântano em Louisiana, nos Estados Unidos.

Raro jacaré branco é encontrado em pântanos, nos EUA Raro jacaré branco é encontrado em pântanos, nos EUA


Esses jacarés nasceram com uma condição genética raríssima conhecida como leucismo, que reduz todos os pigmentos da pele, e é diferente do albinismo. Os jacarés brancos enfrentam um problema: não conseguem viver muitos anos na natureza, porque são presas fáceis para aves de rapina e grandes peixes, por conta da cor clara.

Por isso, o pescador os levou ao Zoológico de Audubon, em Nova Orleans, onde moram outros dez jacarés brancos. O zoológico é famoso por ser o único no mundo a ter jacarés com o gene do leucismo. Por lá já passaram 18. Segundo a porta-voz do zoológico, Sarah Brunette, os répteis achados esta semana estavam na mesma área onde outros têm sido encontrados, desde 1987.

“Nossos jacarés já rodaram o mundo e são o símbolo do nosso zoológico”, disse Sarah. Ela diz que o esse mais novo morador de Audubon terá que ficar separado dos seus primos mais velhos por alguns anos, até ganhar tamanho suficiente para não ser comido. “Os jacarés costumam comer os mais novos, e eles não distinguem quem é raro ou não”, disse Sarah.

blog Globo rural

Porto Feliz


Ponto Facultativo em Porto Feliz

Em virtude do feriado de Natal, dia 25, Governo Municipal decretou ponto facultativo na quinta-feira, 24, e não haverá expediente no Paço Municipal e departamentos públicos. O atendimento volta na segunda-feira, 28, a partir das 8h. No ponto facultativo funcionam normalmente os serviços essenciais como por exemplo limpeza, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito.


Vorotorantim

Inaugurada Câmara de Mediação e Conflitos

Cruzeiro On Line

Foi inaugurada na tarde desta terça-feira (15), a Câmara de Mediação e Conflitos de Votorantim, que tem a parceria entre a Prefeitura Municipal e Universidade de Sorocaba (Uniso). O serviço que objetiva proporcionar troca de experiência e ajuda mútua iniciará o atendimento ao público a partir da segunda quinzena de janeiro. Durante a semana uma estagiária estará no local para agendar os atendimentos com os mediadores e co-mediadores aos sábados. Esse atendimento será feito por estagiários da Uniso e voluntários e ficará sob orientação dos professores/advogados, que darão prosseguimento aos casos de diversas áreas do Direito.

O intuito da Mediação é fazer com que as partes resolvam os conflitos entre si, sem a interferência do mediador, caso isto não ocorra, o mediador, através de perguntas e respostas, possibilita às partes o entendimento sobre a melhor forma de resolver o problema, tendo em vista a continuidade das relações afetivas e familiares.

A meta do projeto é oferecer atendimento jurídico à população carente, e solucionar os litígios e controvérsias de forma rápida e eficaz. O projeto atende a todas as áreas do Direito: família, trabalhista, civil, dentre outras. A Câmara de Mediação está instalada na rua Albertina Nascimento, em frente ao Cartório.

A solenidade contou com a presença do prefeito Carlos Pivetta; do reitor da Uniso, profº mestre Aldo Vannucchi; do coordenador do projeto, professor Marco Carriel; do secretário de Negócios Jurídicos, João Carlos Xavier de Almeida; do delegado de polícia José Augusto de Barros Pupim; do presidente eleito da OAB Votorantim, Rodrigo Kriguer; do presidente da Câmara Municipal, Pedro Nunes Filho e dos vereadores Heber de Almeida Martins e Francisco Carlos Amorim; além de alunos da Uniso e secretários municipais.

Tietê: casa do Papai Noel

Na última sexta-feira, dia 04, a Praça Dr. Elias Garcia se encheu de alegria e emoção com a inauguração da Casa do Papai Noel e achegada do bom velhinho a cidade de Tietê.

A construção, resultado da parceria entre as Secretarias de Esportes e Lazer e Cultura e Turismo, atraiu grande número de visitantes.

Crianças e adultos formaram fila para conhecer o interior decorado da Casa e conversar e tirar fotos com o Bom Velhinho.

Silvana de Oliveira, moradora do Jardim da Serra estava acompanha de sua filha de 3 anos e não escondeu sua alegria:

“Quero parabenizar a prefeitura pela idéia de montar esta casa este ano estou emocionada por estar aqui e principalmente por ver a alegria da minha filha.”-declarou a moradora.

Crianças e adultos extasiados não escondiam a emoção de entrar na Casa.
Para os que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer de perto o local, o período para a visitação estende-se até o final do mês de segunda a segunda, das 18 às 23h.

O secretário de Cultura e Turismo, Pedro Henrique Macerani, responsável pessoalmente pela adequação interna da Casa, afirmou estar contente com a receptividade da população e acredita que a Casa de Papai Noel é uma ótima opção para encantar as crianças tieteenses e da região.

Boituva: exposição

O artista boituvense El Camargo aumentou o tempo de exposição no Shopping Villa d'Ouro, primeiramente as 20 telas ficariam expostas até o dia 15, mas devido ao sucesso de público, o prazo foi prorrogado até o próximo domingo (20).


O Shopping fica na rua Coronel Eugênio Mota, 521 – Centro, e os interessados podem conferir a arte de El Camargo das 10 as 22 horas. Além de recriar obras do aclamado artista plástico Picasso, o boituvense também retrata em suas obras temas sociais, como a falta de divulgação dos pintores de parede e a reciclagem, e por meio de uma série de colagens faz alusão a essa maneira ecologicamente correta de lidar com o lixo, que além de diminuir os danos causados ao meio ambiente, colabora para o sustento de diversas pessoas.


O artista já expôs suas obras no o 13º Salão de Artes Plásticas de Catanduva, onde sua obra “Folhas” recebeu menção honrosa, e também na 11ª Exposição de Trabalhos Artesanais de Boituva, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Boituva, com o apoio da Prefeitura de Boituva por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, SOS - Serviço de Obras Sociais, entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro.


Fica o convite para aqueles que gostam de apreciar a arte moderna do artista que cria suas obras utilizando o estilo cubista com linhas e muitas cores vivas.

Contato pelo telefone (15) 9715-5977.

Advento de nós mesmos


Hoje ainda é Advento

Advento significa preparação para a vinda do Messias na carne quente e humana de Jesus Cristo na festa do Natal. Advento simboliza ainda a preparação da humanidade para a chegada do Salvador do Mundo. E Ele já veio. Por isso não deveria em si haver mais o tempo do advento. O tempo da espera e das trevas já passou e andamos à luz do Esperado que já irrompeu.

Porque então festejamos ainda o advento? Não é só um rito litúrgico e um tempo que prepara o Natal? Não. O advento é também o nosso tempo, depois da encarnação de Deus. É verdade que Deus veio de forma definitiva para dentro de nossa pequenez, mas, apesar disso, Ele é sempre aquele que ainda deve vir e continua chegando para cada um e para todo o mundo.

Cada um vive no Antigo Testamento de si mesmo porque vive na imperfeição e no pecado, no desejo da redenção e na ânsia do Libertador. Os tempos messiânicos foram inaugurados com o Messias Jesus, mas não se completaram ainda. Não é ainda verdade aquilo que Isaías sonhou para os tempos ridentes do Messias; o lobo ainda não é hóspede do cordeiro, a pantera não se deita ao pé do cabrito, nem o touro e o leão comem juntos; não é verdade ainda que a vaca e o urso se confraternizam e o leão come palha com o boi; não é ainda verdade que a criança de peito brinca à toca da serpente e o menino crescidinho mete a mão no buraco do escorpião (Is 11, 6-8).

Numa palavra: a reconciliação do homem com o outro homem e com a natureza é ainda um suspiro dolorido. Cremos que fomos libertados por Jesus Cristo, entretanto, nos sentimos tão pecadores como o homem pré-cristão. Não se realizou a profecia de Jeremias para o nosso tempo, de que Deus colocaria no nosso interior a sua lei santa e Ele mesmo a escreveria em nossos corações (Jr 31,33).

Toda esta situação nos convence: hoje é ainda advento. Temos que esperar a vinda de Deus que modificará o estado calamitoso deste mundo realizando os sonhos dos antigos profetas e as nossas próprias esperanças. Cada ser humano carrega dentro de si uma riqueza que não alcança ser mostrada durante nosso percurso terrestre. Não nos realizamos totalmente, por mais que nos esforcemos. Estamos sempre no advento de nós próprios.

Mas um dia, tudo florescerá em nós quando Deus mesmo se revelar a nós próprios; então não haverá mais advento; será Natal eterno; Deus terá nascido e se revelado definitivamente dentro de nosso coração. O advento cristão professa: em alguém, em Jesus, Deus se manifestou totalmente. Nele a espera expirou. Para nós, advento significa então: esperar e preparar-se para aquilo que se revelou em Cristo se revele também em nós. Enquanto isso não acontecer, suplicamos como os primeiros cristãos: Vem, Senhor Jesus! Vem! É o nosso advento cristão.

Leonardo Boff

Extraído de http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/especiais/2009/advento/10.php acesso em 1 dez. 2009.

Boituva: natal musical

Natal Musical com o Coral de 400 Crianças emocionou mais de três mil pessoas


O Coral de Crianças, formado por 400 cantores de cinco a 10 anos, alunos de escolas municipais de período integral, se apresentaram na Praça Cel. Antônio Franco (Matriz) o Coral em comemoração as festividades de Natal emocionou mais de 3.000 pessoas na praça da matriz que acompanharam além do coral a chegada do papai Noel e o desfile do tradicional caminhão da Coca-Cola trazendo alegria do Natal.
A apresentação que tivam a participação de alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de período integral “Maria José Viana”, “Elza Brigida”, “Eney de Oliveira Moraes Campos” além de alunos do Caena.

"O Canto Coral de Criança é uma mostra da importância que a música que tem na nossa proposta de ensino para oferecer formação completa e ampliar o acesso à cultura aos nossos alunos", diz o Secretário Municipal de Educação “Marcio Pedro Marson”
As atividades do coral ocorrem até duas vez por semana nas escolas. Na preparação, as crianças aprendem a interpretar clássicos da Música Popular Brasileira e também do folclore. Já os ensaios para o espetáculo natalino começaram em outubro, com a integração de músicas da época no repertório.

Para incentivar o gosto e o interesse pela música a Secretaria Municipal da Educação em parceria com a SETEC (Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura) mantém um calendário voltado à apreciação musical. As crianças têm contato com a música dentro da grade curricular. Elas também assistem a performances de músicos profissionais nas escolas e eventos culturais durante todo o ano.

Capivari: IPTU

Os contribuintes deverão levar o carnê do IPTU quitado ao Ginásio de Esportes Ronaldão para concorrer ao prêmios que serão sorteados.

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Fazenda e dos setores de compras e tributação, realiza no dia 19 de dezembro a edição 2009 do Show de Prêmios do IPTU, com sorteios aos moradores que estiverem quites com suas dívidas municipais, em um dia que promete ser emocionante.
Participarão automaticamente, todos os contribuintes quites com o IPTU e que tenham efetuado o pagamento até o dia 17 de dezembro na rede bancária, ou até o dia 18 de dezembro no caixa da Prefeitura. Os munícipes isentos do pagamento da contribuição do IPTU, independente do motivo, não poderão participar.
Cada contribuinte participará com o número que consta no cartão de pagamento do IPTU com as seguintes ressalvas: Os dois zeros que contarem à direita na numeração serão inutilizados; todos os carnês que não dispuserem de 5 dígitos terão acrescidos o 0 (zero) à sua esquerda, quantas vezes forem necessárias até que se complete a quina. Exemplo:
Número do carnê: 679300 – Número para sorteio: 06793
Número do carnê: 9300 – Número para sorteio: 00093
Os números sorteados de contribuintes inadimplentes serão anulados e o prêmio será sorteado entre as pessoas presentes no local, que também deverão comprovar a adimplência apresentando o carnê do IPTU quitado. O prêmio principal, um veículo 0km e outros 2 prêmios de maior valor deverão ser sorteados novamente entre todos os munícipes adimplentes que estejam ou não presentes no local.
O regulamento especifica que o contribuinte sorteado uma vez poderá participar de outro sorteio somente em caso de ter quitadas as dívidas de um segundo imóvel de sua propriedade e que os três prêmios principais (que são os de maior valor, incluindo o veículo 0km) serão sorteados quantas vezes forem necessárias até que um contemplado totalmente adimplente possa efetivamente ganhar o prêmio.
Os vencedores que não estiverem presentes no dia do show terão até 30 dias para retirar os prêmios junto ao Departamento de Compras da Prefeitura, conforme lista de vencedores que será fixada no saguão da Prefeitura para consulta geral dos munícipes.
Veja abaixo alguns dos prêmios que serão sorteados no dia 19:
Automóvel 0 km - Fogão
Motocicleta 0 km - Aparelho de telefone sem fio
Sala de estar completa - Microondas
freegobar - Lavadora de alta pressão
freezer - Currasqueira elétrica
TV LCD - Forno elétrico
Home Teather - Liquidificador
Sala de jantar completa - Batedeira
Ar condicionado - Climatizador
Notebook - Jogos de panelas
DVD - Máquina de lavar
Filmadora - e muito mais.
O Show de Prêmios do IPTU 2009 acontece no dia 19 de dezembro no ginásio de Esportes Ronaldo Zaidan Pelegrini, o Ronaldão, a partir das 9h. Aproveite. Quite seu IPTU até o dia 18 de dezembro e participe!


Capivaria: Centro Paula Souza

Campaci reafirma que deseja a Paula Souza para Capivari, que tem lutado para conseguir um prédio onde possam funcionar as salas de aula e monta comissão de pais, alunos e poder executivo para que efetivamente a escola possa ser instalada em Capivari.

Na manhã desta sexta-feira, 11, o Prefeito de Capivari Luis Donisete Campaci e a Secretária da Educação Valéria Stefanini Colaneri estiveram na Escola Augusto Castanho para uma reunião com pais e alunos do Centro Paula Souza de Educação Profissional. O objetivo desta reunião foi esclarecer todas as providencias já tomadas pela Prefeitura para conseguir um local para a vinda da escola Paula Souza em Capivari, uma vez que hoje o município possui somente salas avançadas do núcleo Paula Souza de Piracicaba. Outro objetivo dessa reunião foi montar uma comissão para que os pais e alunos possam cada vez mais participar do processo de conquista da vinda efetiva da escola para Capivari.


Campaci e a Secretária Valéria explicaram, inclusive mostrando aos presentes ofícios assinados pelo ex- prefeito Carlos Borsari, que a idéia inicial da Administração anterior era utilizar o prédio da nova Escola construída na divisa de Capivari/Rafard para abrigar a Escola Paula Souza (conforme registro das primeiras inscrições de candidatos interessados), mas que isso não é possível, porque esse prédio foi construído com dinheiro do FUNDEB, e todo e qualquer prédio construído com esses recursos somente pode ser utilizado para cursos da Educação Básica e NÃO pode ser utilizado para cursos da Educação Profissional. Quanto ao prédio da escola da Pitangueiras este não poderia abrigar os alunos da Paula Souza porque um segundo problema seria criado: a prefeitura não teria onde alocar os 300 alunos da escola municipal que já estudavam naquele prédio. A administração Municipal registrou que assim que tomou conhecimento da situação de que não havia prédio para as salas da Paula Souza, começou a buscar uma solução para o caso.


O prefeito explicou que ofereceu o prédio do CESOCA com as reformas que fossem necessárias e que este não foi aceito pela Paula Souza , que ofereceu o prédio da antiga GM-Vigoritto, com as reformas que fossem necessárias e que este também não foi aceito, que ofereceu o prédio da antiga Fiat, na Alameda Faustina Franchi Annicchino, com as reformas que fosse necessárias e a Paula Souza também recusou, que ofereceu o prédio construído pelo senhor Nelson Pacheco, com oito salas e que este uma vez mais não foi aceito e que dentre todas essas alternativas ofereceu os dois andares superiores do Espaço Bianchim, onde funcionaram Faculdades da CNEC, com as necessárias reformas os quais também foram recusados.


Como última tentativa Campaci disse que negociou com a CNEC para que o Município alugasse o novo prédio da CNEC e o disponibilizasse à Paula Souza, gratuitamente, para oferecer diversos cursos profissionalizantes . A CNEC aceitou a proposta, a Paula Souza aceitou a proposta, mas o Governo Federal não permitiu essa parceria, essa utilização do prédio.
O Chefe do executivo também disse que no início do segundo semestre ofereceu para que de manhã e a tarde funcionassem salas da Paula Souza na CNEC Central (onde a prefeitura pagaria o aluguel) e a noite como a CNEC não poderia abrigar alunos, essas salas funcionassem no Castanho, mas que muitas pessoas também não aceitaram essa ideia.


Como na reunião havia pais que não sabiam dessa oferta feita pela Prefeitura e que nesta sexta-feira ao tomarem conhecimento acharam a proposta interessante ficou acordado que uma das funções da comissão que será formada é justamente tentar colocar em prática medidas para que em 2010 os alunos já tenham melhores condições de estudo.


“A reunião foi muito boa. Pude perceber que muitas pessoas, pensavam que eu, enquanto prefeito, não estava dando importância para a Escola Paula Souza, mas com essa reunião eu pude esclarecer para todos que tudo fiz e que tudo continuarei fazendo para que a Paula Souza efetivamente se instale em Capivari. Expus sobre as reuniões com o senhor Geraldo Alckimim, expus sobre as várias reuniões com a Paula Souza e acredito que os pais conseguiram ver o nosso esforço. O que acontece é que não tivemos dinheiro para construir um prédio, em um ano de 3 a 5 milhões de reais e todas as possibilidades que apresentamos não foram aceitas por algum motivo. No entanto acredito que com essa comissão de pais, alunos e poder executivo seremos mais fortes para encontrarmos juntos uma solução. Quanto mais cursos oferecermos gratuitamente para a cidade, melhor. Com o acordo que assinamos com a Escola Federal teremos muitos benefícios e se conseguirmos juntos encontrarmos um prédio para a Paula Souza, nossa felicidade estará completa”, enfatizou o Prefeito.


Ao término da reunião ficou acertado que os interessados em participarem da comissão devem dar o nome para a Diretora da Paula Souza para que juntos, pais, alunos e poder executivo possam encontrar caminhos para a instalação dessa escola de Educação Profissional em Capivari.

Capivari: casa do Papai Noel

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugurou nesta quarta-feira (09) a Casa do Papai Noel montada no Platô da Praça Central que funcionará todos os dias até o Natal para que as crianças possam conhecer e tirar fotos com o Papai Noel.
Dezenas de crianças passaram pela Casa no primeiro dia e puderam tirar fotos e conversar com o Papai Noel, além de fazer os pedidos de natal. Alguns adultos também relembraram a infância e participaram do bate papo com o bom velhinho.
Ao final de cada conversa, o Papai Noel entregou balas para todas as crianças.
A Casa do Papai Noel ficará montada diariamente até o dia 23 de dezembro e funciona das 20h às 22h.

Confira a Programação do Natal da Família Presente:

Dia 11/12
- Madrigal em Canto se apresenta ba Feira de Artesanato às 19h30 – Rua VX de novembro, ao lado da Prefeitura Municipal.
- Madrigal em Vanto se apresenta em frente à Prefeitura Municipal a partir das 20h.
- Banda Municipal Dirceu Ortolani Stein - Bamados se apresenta pelas ruas do centro da cidade a partir das 21h.
Dia 13/12
- Corporação Musical Euclides Colanéri se apresenta na Praça Central a partir das 20h.
Dia 17/12
– Bamados se apresenta pelas ruas do centro da cidade a partir das 19h30.
- Madrigal em Canto se apresenta no Lar dos Velhinho a partir das 20h.
- Madrigal em Canto se apresenta na praça central, junto à Casa do Papai Noel a partir das 20h30.
Dia 18/12
Bamados se apresenta pelas ruas do centro da cidade a partir das 19h30.
Dia 20/12
- Bamados e Corporação Musical Euclydes Colaneri se apresentam na Praça Central a partir das 20h
Dia 23/12
- Madrigal em Canto se apresenta na Casa da Cultura a partir das 20h.

O presépio de Natal no Bairro Castelani continua aberto até o dia 6 de janeiro das 20 às 22h com entrada gratuita.