quinta-feira, 19 de março de 2009

Lembrando a campanha da fraternidade




Promover a cultura da paz

Ampliar ações educativas

Denunciar o modelo punitivo do sistema penal

Denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, economia e gestões públicas

Fortalecer e articular novas políticas públicas para engajar quem sai das prisões, por exemplo, permitindo até mesmo que possa prestar concurso público

Criar em cada comarca prisional um conselho de comunidade

Dia de São José

O grande São José, nascido de família ilustre, arrasta no entanto uma existência obscura que, contrastando com o brilho da sua origem, o colocou na mais baixa camada da sociedade de seu tempo.

Escasseiam-lhe os dotes naturais com que os homens se fazem grandes.Não dispõe de exércitos nem de súditos, que levem ao longe a glória de seu nome.

Não dispõe do dinheiro para galgar as altas posições.Vive humilde e desconhecido, à sombra do Templo majestoso que erguera David, no próprio país em que reinara a sabedoria de Salomão.No entanto, brilha nele a chama da caridade.

Um intenso amor de Deus, uma espiritualidade e uma vida interior admiráveis fazem de sua alma objeto da complacência da Santíssima Trindade.

E este homem humilde é chamado a co-participar de modo direto em acontecimentos dos quais decorreriam os mais notáveis fatos da História — por exemplo, na Redenção do mundo.

Hoje missa as 19h30m na Igreja Matriz Nossa Senhora Mae dos Homens

Itu, Salto, Cabreúva e Porto Feliz: contra construção de barragens

De maneira inédita, o Poder Público, população e organizações não governamentais ambientalistas de quatro cidades da região estarão se reunindo no próximo sábado, dia 21, em grande passeata de mobilização em favor de um rio Tietê sem poluição e contra a possível construção de novas barragens neste mesmo rio. Estas cidades estarão assim, de forma integrada, coroando a Semana da Água, com diversas atividades identificadas como Jornada pelo Tietê.Itu, Salto, Cabreúva e Porto Feliz realizarão grande marcha na Estrada Parque (estrada de interligação entre Itu e Cabreúva, às margens do rio Tietê), tendo como ponto de partida a rotatória do Condomínio Campos de Santo Antônio (próximo à chamada Ponte Nova), com concentração às 8 horas, com destino à Gruta da Glória, na divisa entre os dois municípios.

Também de Cabreúva sairá um grupo com o mesmo destino.Segundo o comitê organizador do evento, integrado por representantes dos quatro municípios, esta caminhada ecológica tem por foco três temas centrais: a comemoração do Dia Mundial da Água (comemorado no domingo, dia 22), a conscientização pela luta contra a poluição no rio (principalmente o trecho do Médio Tietê) e o manifesto contrário à possível construção de novas usinas no local. Ao que consta, estudos já bastante adiantados procuram a viabilização destas barragens. Todos podem e devem participar. Também segundo o comitê organizador da Jornada pelo Tietê, são esperados aproximadamente 900 participantes das quatro cidades, muitos estudantes (escolas já mobilizadas), ONGs, outras entidades representativas, autoridades e população em geral. TRANSPORTE ATÉ O PONTO

INICIAL DA CAMINHADA - No dia da Jornada pelo Tietê, por outro lado, informam os organizadores que, a partir das 6 horas, ônibus da Viação Itu, concessionária do transporte coletivo em Itu, estará disponibilizando o transporte até o local de concentração da Marcha, a Estrada Parque. Os ônibus sairão do Terminal Rodoviário do Pirapitingui e também a Linha 11 (Circular), que percorre diversos bairros da cidade de Itu, terá nos primeiros horários deste sábado seu itinerário ampliado, de modo a permitir o acesso à rotatória do Campos de Santo Antônio, concentração do evento.