segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Para Leonardo Boff, candidatos à Presidência devem pensar em ecologia



Belém (PA), 02 fev (SIR) -


O teólogo Leonardo Boff acredita que os próximos candidatos à Presidência da República terão que levar em conta as questões ecológicas e a Amazônia. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva realizada na última sexta-feira na Universidade Federal Rural da Amazônia, um dos territórios do Fórum Social Mundial, que aconteceu em Belém (PA) até ontem, domingo.


Para ele, a questão ecológica vai ganhar centralidade nos discursos. - Nós temos que ecologizar a política. A floresta é uma cidadã que tem di reitos a serem respeitados - disse Boff. A solução, segundo ele, é fazer política 'de manter em pé a Amazônia'. -


Os governos amazônicos precisam investir em desenvolvimento extrativista. Mas até hoje esses países não se reuniram para dizer o que querem - criticou o teólogo. "Isso é um escândalo ecológico, dada a importância que a Amazônia significa para a biodiversidade do planeta", enfatizou.


Para ele, a Amazônia é fundamental para o equilíbrio do planeta Terra. "Juridicamente, a Amazônia pertence aos países amazônicos, mas politicamente, pertence à humanidade", afirmou Boff. Na entrevista, o teólogo também fez críticas ao governo Lula. "O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é um modelo do século 19, ele não é de crescimento, não é nem de desenvolvimento", analisou.