terça-feira, 12 de março de 2013

Primeira “fumaça” negra: Ainda não há um novo Papa

A primeira fumara negra do conclave

VATICANO, 12 Mar. 13 / 03:56 pm (ACI/EWTN Noticias).- Às 19:41 horas de Roma saiu a primeira fumara negra da chaminé se localizada na Capela Sistina. A fumaça escura indica que houve votação na primeira jornada do Conclave mas nenhum cardeal obteve os dois terços (77) votos necessários para ser eleito Pontífice.
Milhares de pessoas estavam reunidas na Praça de São Pedro, suportando o frio e o granizo, esperando a primeira fumara do Conclave.
Amanhã cedo começará a segunda jornada e se espera a segunda fumara para o meio-dia (hora de Roma, 8h no horário de Brasília) desta quinta-feira 13 de março..
A fumara (fumaça em italiano) é o resultado da incineração das cédulas e das anotações usadas pelos 115
cardeais eleitores.

Cardeal Sodano: Que Deus conceda um Bom Pastor de coração generoso à Igreja

 

Missa Pro Eligendo Romano Pontifice. Foto: Grupo ACI

VATICANO, 12 Mar. 13 / 10:18 am (ACI/EWTN Noticias).- Na manhã de hoje, ao presidir a Missa "Pro Eligendo Romano Pontifice" ("Para a Eleição do Romano Pontífice"), o Decano do Colégio Cardenalício, Cardeal Angelo Sodano, pediu a Deus que conceda um "Bom Pastor" à Igreja, que "abrace esta nobre missão com um coração generoso".

O Cardeal Sodano sublinhou em sua homilia que a missão da caridade "é própria da Igreja, e em forma particular é própria da Igreja de Roma".

O Decano do Colégio Cardenalício recordou que o Papa Bento XVI "recordou-nos este fato quando disse ‘o serviço da caridade é também um elemento constitutivo da missão da Igreja, e uma expressão indispensável de sua própria existência".

O Cardeal Sodano remarcou a atitude de agradecimento particular do Colégio Cardenalício a Deus "pela amorosa assistência que sempre reserva à sua Santa Igreja".

O Cardeal agradeceu a Deus "de forma particular pelo brilhante pontificado que nos concedeu com a vida e as obras do 265º sucessor de Pedro, o amado e venerado Pontífice Bento XVI, a quem neste momento renovamos toda nossa gratidão".

Depois destas palavras, os assistentes à Missa realizaram um emotivo aplauso, em homenagem ao agora Bispo emérito de Roma.

O Cardeal Sodano implorou ao Senhor também que "através da solicitude pastoral dos Padres Cardeais, Ele queira em breve conceder outro Bom Pastor à sua Santa Igreja".

"Nesta hora, a fé na promessa de Cristo nos sustenta no caráter indefectível da Igreja. Na verdade Jesus disse a Pedro: ‘Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

O Cardeal sublinhou que Jesus "veio ao mundo para fazer presente o amor de Pai por todas as pessoas. É um amor que se sente especialmente no contato com o sofrimento, a injustiça, a pobreza e com todas as fragilidades humanas, tanto físicas quanto morais".

"Esta missão de misericórdia foi confiada por Cristo aos pastores de sua Igreja. É uma missão que deve ser abraçada por cada sacerdote e bispo, mas é especialmente confiada ao Bispo de Roma, Pastor da Igreja universal", indicou.

O Cardeal Sodano também indicou que, tal como o explica São Paulo, "na unidade da Igreja há uma diversidade de dons, de acordo com a multiforme graça de Cristo, mas esta diversidade está em função da construção do único corpo de Cristo".

"Cada um de nós está, portanto, chamado a cooperar com o sucessor do Pedro, o fundamento visível da unidade eclesial", afirmou.

Ao referir-se à missão do Papa, o Decano do Colégio de Cardeais recordou que no Evangelho proclamado hoje, São João 15, 9-17, o Senhor disse a seus apóstolos "este é meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei".

O Evangelho nos recorda, disse, "que a atitude fundamental dos Pastores da Igreja é o amor".

"É o amor o que nos impele a oferecer nossas próprias vidas pelos nossos irmãos e irmãs. Jesus mesmo nos diz: ‘não há amor maior que dar a vida pelos amigos", assinalou.

O Cardeal Sodano indicou que "a atitude de cada Pastor é, portanto, dar a própria vida por seu rebanho. Isto também se aplica ao sucessor do Pedro, Pastor da Igreja universal".

"Quanto mais alto e universal é o ofício pastoral, quanto maior deve ser a caridade do Pastor", disse.

O Cardeal assinalou que "no coração de cada sucessor de Pedro, ressonaram as palavras ditas um dia pelo Divino Mestre ao humilde pescador da Galileia: ‘Amas-me mais do que estes? Então apascenta meus cordeiros… apascenta as minhas ovelhas!".

"Como consequência deste serviço de amor pela Igreja e pela humanidade inteira, os últimos Papas foram artífices de muitas iniciativas benéficas para os povos e para a comunidade internacional, promovendo incansavelmente a justiça e a paz", disse.

O Cardeal pediu rezar "para que o futuro Papa possa continuar este incessante trabalho a nível mundial".

Fidelidade de Deus foi tema de encontro da juventude na paróquia N. Sra. Aparecida

  188889_539053396118063_1867575316_n 295655_539053762784693_1579067919_n537619_539053406118062_802147193_n 311304_539054296117973_2105682671_n 599207_539054379451298_2058173953_n

Dando seguimento ao projeto paroquial de evangelização aos jovens, aconteceu mais um encontro da juventude da paróquia Nossa Senhora Aparecida em sua matriz, neste domingo, 10 de março.

Com o tema "Fidelidade de Deus", os jovens foram acolhidos e vivenciaram momentos de animação musical jovem, pregação da Palavra de Deus, Adoração ao Santíssimo confraternização e santa missa.

As músicas foram animadas pela banda Tua Face, pregação do membro da Comunidade Dei Verbum Adalberto Barros Lobo, também aconteceram: dinâmica com os jovens que os conduziram para adoração. Proclamação de um novo grupo de oração jovem com o nome Leão de Judá, confirmando oque aconteceu no retiro de carnaval, no momento com a Estação Jesus, onde os jovens diziam "O Leão de Judá venceu".

Outra bênção foi a vocalista Sandra Oliveira compor uma música durante o encontro, sob a inspiração divina!

Com as informações e fotos: Rafael Alisson
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação