sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Fuvest divulga terceira chamad do vestibular com 1,2 mil candidatos.

Matrícula deverá ser feita na segunda-feira (25).
Foram convocados 938 novos aprovados e 218 remanejados.

Do G1, em São Paulo

A Fuvest divulgou nesta sexta-feira (22) a lista dos candidatos aprovados na terceira chamada do vestibular 2013 (veja nos links ao lado). Eles vão ocupar vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foram chamados 1.201 convocados, sendo 938 novos e 218 remanejados. No total, o vestibular da Fuvest ofereceu 10.982 vagas na USP e 100 na Santa Casa.

Os aprovados deverão comparecer nesta segunda (25) no campus onde o curso para o qual foi aprovado é ministrado para fazer a matrícula presencial. A quarta chamada será no dia 28.

VEJA O CALENDÁRIO DA FUVEST

22/2
Divulgação da 3ª chamada

25/2
Matrícula presencial dos convocados na 3ª chamada

28/2
Divulgação da 4ª chamada

4/3
Matrícula presencial dos convocados na 4ª chamada

Se o aluno já estudar em algum curso de graduação da USP, ele automaticamente perderá a vaga anterior ao fazer a matrícula.

Veja os locais de matrícula

Documentos para matrícula

Universidade de São Paulo (USP)
1) Certificado de conclusão de curso de ensino médio ou equivalente e respectivo histórico
escolar, ou diploma de curso superior devidamente registrado (uma cópia);
2) Documento de Identidade oficial (uma cópia);
3) Uma foto 3 x 4, datada, com menos de um ano.

A entrega dos documentos mencionados nos itens 1 e 2 deverá ser acompanhada da apresentação do respectivo original ou de cópia autenticada para conferência.

Estudantes fazem prova da Fuvest na Unicep em São Carlos (Foto: Maurício Duch)

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
1) Prova de conclusão do Ensino Médio e respectivo histórico escolar;
2) Documento de Identidade – RG;
3) Cadastro de Pessoa Física – CPF;
4) Duas fotos 3 x 4 recentes.
Os documentos deverão ser apresentados em duas cópias autenticadas.
O pagamento deverá ser efetuado no ato da matrícula, de acordo com o valor do curso.

Candidatos que optaram pelo Sistema de Pontuação Acrescida devem apresentar, na matrícula, histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio (Inclusp) ou dos ensinos fundamental e médio (Pasusp), de exame supletivo, madureza ou Educação de Jovens e Adultos – EJA que comprovem a realização integral desses estudos em escola pública no Brasil, para justificar a concessão do respectivo bônus.

Após a matrícula referente à 4ª chamada, os candidatos não matriculados na USP, e que não tenham sido eliminados nem desclassificados do vestibular, poderão manifestar interesse pelas vagas ainda não preenchidas. Para mais informações sobre a matrícula acesse o site da Fuvest.

Profissão Jovem' tem inscrições abertas em Sorocaba, SP

 

Capacitação é gratuita e vagas são limitadas.
Jovens precisam ter de 15 a 29 anos e ensino fundamental completo.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

O curso "Profissão Jovem", promovido pela prefeitura, está com inscrições abertas em Sorocaba (SP) para pessoas com idade entre 15 e 29 anos que tenham ensino fundamental completo. A capacitação será realizada no Centro Comunitário do Iporanga e nas unidades do Território Jovem do Jardim Ipiranga e Nova Esperança.

Com aproximadamente 20 horas de duração, os jovens terão aulas sobre autoconhecimento, planejamento pessoal, realização pessoal e profissional, administração do tempo, trabalho em equipe, comunicação interpessoal, relacionamento humano, qualidade de vida, empreendedorismo, liderança, motivação, produtividade, criatividade, educação financeira, marketing pessoal, assertividade, elaboração de um currículo e como se portar em uma entrevista de emprego.

As inscrições devem ser feitas na unidade de interesse até o dia 4 de março, das 8h às 17h. No momento da inscrição, é exigido que o jovem apresente CPF e RG originais. Serão aceitas as trinta primeiras inscrições no total de vagas disponibilizadas para cada curso e outras quarenta seguintes para aguardarem na lista de espera, caso haja desistência. Confira abaixo a relação dos locais e datas e do curso.

Território Jovem Ipiranga
Endereço: Avenida Elias Maluf, n° 1.080
Telefone: 3228-6880
Data de realização: de 4 a 12 de março
Horário: das 9h às 12h

Território Jovem Nova Esperança
Endereço: Rua Monsenhor Benedito Mario Calazans, n° 15
Telefone: 3217-3395
Início do curso: 5 de março
Horário: das 14h às 17h

Centro Comunitário do Iporanga
Endereço: Avenida Hollingsworth, n° 1.800
Telefone: 3228-3622
Data de realização: de 18 a 26 de março
Horário: das 9h às 12h

O Papa supera os 2.5 milhões de seguidores no Twitter e inaugura conta em latim

 

Papa Bento XVI

Roma, 21 Jan. 13 / 09:58 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Bento XVI superou entre as distintas contas oficiais  que possui na rede de micro blog Twitter os dois milhões e meio de seguidores.
Seu primeiro tweet se converteu no quinto mais “retuitado” -compartilhado-, da história do Twitter, com mais de 80 mil retweets por parte dos usuários. Isto ocorreu em 12 de dezembro de 2012, então, sem publicar palavra alguma, já contava com 1,4 milhões de seguidores.
O Santo Padre começou enviando suas mensagens em 140 caracteres em 8 idiomas: espanhol, inglês, português, alemão, francês, italiano, árabe e polonês, e a partir deste domingo também em latim.
A conta do Twitter do Papa nasceu para dar resposta às perguntas dos fiéis através da rede, e até agora, já publicou 24 “tweets”.
Sua primeira aparição dedicou à bênção dos usuários e, no dia 1 de janeiro, em seu primeiro “tweet” do ano, desejou-lhes a proteção de Deus durante o 2013.
No dia 7 de janeiro, a conta publicou três mensagens. No primeiro recordou um tema que o preocupa há um bom tempo: a paz em Síria. No segundo, remarcou seu chamado à comunidade internacional para conseguir a paz na Nigéria, onde especialmente os cristãos são alvo de numerosos atentados terroristas. Por último, no terceiro, dedicou “alguns caracteres” à defesa da liberdade religiosa e ao direito à objeção de consciência para aqueles indivíduos e instituições que promovem a liberdade e o respeito de todos.
Em sua conta em Latim o Papa escreveu: Unitati christifidelium integre studentes quid iubet Dominus? Orare semper, iustitiam factitare, amare probitatem, humiles Secum ambulare.(Que nos pede o Senhor para fazer pela unidade dos cristãos? Rezar com constância, praticar a justiça, amar a bondade e caminhar com Ele).
Até o momento, os usuários de fala inglesa compõem o maior número de seguidores do Papa na rede social, que até o fechamento desta edição superavam 1.4 milhões.
“Se tivermos amor ao próximo, conseguiremos descobrir a face de Cristo no pobre, no indefeso, no doente e no atribulado”. Este foi o texto do último tweet da conta do Santo Padre emitido no dia 15 de janeiro.
Para ler os tweets do Papa em sua conta oficial em português ingresse em:
http://twitter.com/pontifex_pt

Últimas atividades do Papa Bento XVI e temas pendentes

 

Lefebvristas, relatório de cardeais, conclave

VATICANO, 21 Fev. 13 / 05:01 pm (ACI/EWTN Noticias).- Nesta manhã o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, precisou alguns dados sobre as últimas atividades do Papa Bento XVI e esclareceu diversas questões expostas nos últimos dias como a situação da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (lefebvristas).

No sábado, 23 de fevereiro às 9:00 a.m., o Santo Padre e a Cúria romana acabarão os exercícios espirituais. Geralmente, o Papa dirige umas breves palavras aos presentes.

Nesse mesmo dia, às 11:30 a.m. vai encontrar-se com o Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano.

No domingo 24 de fevereiro, Bento XVI rezará o último Ângelus do seu pontificado com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Na quarta-feira, 27, a última audiência geral do Papa Bento XVI acontecerá na Praça de São Pedro e será feita como sempre, exceto pelo recorrido que o Santo Padre fará no papamóvel ao redor da Praça para cumprimentar os numerosos participantes. Até o momento 30 mil pessoas confirmaram sua assistência.

No dia 28 de fevereiro, último dia do seu pontificado, como anuncia uma nota da Casa Pontifícia, o Papa saudará pessoalmente a todos os cardeais presentes em Roma, ou seja, tanto os residentes como os que foram à capital nos últimos dias. Não haverá discurso.

No que diz respeito a sua partida do Vaticano, o Papa saudará, pouco antes das 5:00 p.m., no Pátio de São Dámaso ao Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone e quando chegue ao heliporto vaticano se despedirá do Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardenalício.

No momento de sua chegada a Castel Gandolfo será recebido pelo presidente e pelo secretário de Governo do Vaticano, pelo prefeito dessa localidade e outras autoridades civis e aparecerá na varanda do palácio apostólico para saudar os numerosos fiéis presentes.

Motu Proprio e Conclave

O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé particularizou que a Congregação dos cardeais estabelece a data do Conclave durante a Sede vacante, independentemente de um possível Motu Proprio do Santo Padre para especificar alguns detalhes da constituição Universi Dominici Gregis.

Fraternidade São Pio X

Fazendo referência ao tema da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (lefebvristas), o porta-voz vaticano indicou que a data limite de 22 de fevereiro relacionada com sua situação é pura hipótese e que Bento XVI decidiu confiar ao próximo Papa a questão.

Portanto, não temos que esperar uma definição das relações com a Fraternidade antes do final deste pontificado.

Comissão de cardeais e Santa Sé

Por último, o Padre Lombardi confirmou que a Comissão de Cardeais (Julián Herranz, Jozef Tomko e Salvatore De Giorgi) encarregada pelo Santo Padre de elaborar um relatório sobre a Santa Sé efetuou um trabalho cujos resultados conhece exclusivamente o Papa.

Ditos cardeais não concederão entrevistas e de jeito nenhum comentarão os resultados do mesmo.