Local fica no Hospital Pirapitingui e tem ossadas a céu aberto. Governo também afirma ter plano de reforma.
Mayco Geretti
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
O Governo do Estado tem planos para municipalizar o cemitério São José, que fica no Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes, conhecido como hospital Pirapitingui, em Itu, interior do estado. O G1 e o Tem Notícias publicaram matérias mostrando o estado de abandono do local, que possui sepulturas danificadas e ossadas à mostra. O Pirapitingui é atualmente administrado pela Secretaria Estadual da Saúde.
Em nota, a secretaria informa que o processo de municipalização encontra-se em andamento na Procuradoria Regional de Sorocaba, mas não informa um cronograma. Em outro trecho, a nota explica: "Está em curso a realização de um projeto para a reforma e a manutenção do cemitério São José", mas também sem citar prazos.
O cemitério existe desde a década de 1930, quando a unidade de saúde, conhecida como hospital-colônia Pirapitingui, foi inaugurada e passou a operar como um dos maiores leprosários do Brasil.
A destruição do cemitério, onde estão sepultados centenas de ex-pacientes e seus familiares, é causada pela ação do tempo e pelo vandalismo. Apesar do hospital possuir portaria, o controle de entrada de pessoas não é rígido. Atualmente mais de 200 pessoas, a maioria descendentes de pacientes, vivem no local.
Quase não há sepulturas inteiras e por entre escombros, restos mortais são visíveis. (Mayco Geretti/ G1)