segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Estado planeja municipalizar cemitério abandonado de Itu, SP

 

Local fica no Hospital Pirapitingui e tem ossadas a céu aberto. Governo também afirma ter plano de reforma.

Mayco Geretti
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

O Governo do Estado tem planos para municipalizar o cemitério São José, que fica no Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes, conhecido como hospital Pirapitingui, em Itu, interior do estado. O G1 e o Tem Notícias publicaram matérias mostrando o estado de abandono do local, que possui sepulturas danificadas e ossadas à mostra. O Pirapitingui é atualmente administrado pela Secretaria Estadual da Saúde.

Em nota, a secretaria informa que o processo de municipalização encontra-se em andamento na Procuradoria Regional de Sorocaba, mas não informa um cronograma. Em outro trecho, a nota explica: "Está em curso a realização de um projeto para a reforma e a manutenção do cemitério São José", mas também sem citar prazos.

O cemitério existe desde a década de 1930, quando a unidade de saúde, conhecida como hospital-colônia Pirapitingui, foi inaugurada e passou a operar como um dos maiores leprosários do Brasil.

A destruição do cemitério, onde estão sepultados centenas de ex-pacientes e seus familiares, é causada pela ação do tempo e pelo vandalismo. Apesar do hospital possuir portaria, o controle de entrada de pessoas não é rígido. Atualmente mais de 200 pessoas, a maioria descendentes de pacientes, vivem no local.

Praticamente não há sepulturas inteiras e por entre os escombros, restos mortais são visíveis. (Foto: Mayco Geretti/ G1)Quase não há sepulturas inteiras e por entre escombros, restos mortais são visíveis. (Mayco Geretti/ G1)

Capivara é capturada às margens de rodovia

 

Reprodução/TV TEM Capivara foi encontrada com uma das patas machucada Capivara foi encontrada com uma das patas machucada

O animal estava com a pata machucada e foi encaminhado ao zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba Redação

Uma capivara mobilizou a Polícia Ambiental e a Guarda Municipal na manhã desta segunda-feira (28) em Sorocaba. O animal estava em uma canaleta para escoamento de água da chuva, em uma alça de acesso da Rodovia Senador José Ermínio de Moraes. Segundo a polícia, ele estava com uma das patas machucadas e tinha dificuldades para se mover. As informações são da TV TEM.

A suspeita é que a capivara tenha sido atropelada. Os policiais colocaram o bicho em uma jaula e o levaram para o zoológico de Sorocaba.

Segundo informações do Zoo, a capivara está aparentemente bem, mas deve passar por mais exames para saber se ela sofreu alguma fratura. Só depois desta avaliação vai ser possível dizer se o animal tem condições de ser devolvido à natureza.

* Com informações do G1/TV TEM

Encapuzados rendem família em Porto Feliz

banner

Uma família porto-felicense passou por momentos de medo e tensão, na noite de sábado, quando seis homens encapuzados e armados invadiram a chácara em que moram as vítimas, no bairro Bom Retiro, em Porto Feliz. A quadrilha dominou todos que estavam na casa e separaram crianças de adultos, trancando as primeiras em um quarto e os demais em outro cômodo. Sob ameaça de arma de fogo, a família foi obrigada a cooperar com os criminosos que chegaram a amarrar os adultos, a fim de garantir que nenhum deles pudesse usar o telefone para chamar a polícia.
Após trancarem as vítimas, os ladrões pegaram um notebook, celulares, objetos pessoais, documentos e dinheiro, cujo valor não foi divulgado pela polícia. Para levar os bens roubados e fugirem, os assaltantes usaram dois automóveis da família, localizados, posteriormente, pela Polícia Militar em uma estrada vicinal próxima à cidade. Ninguém foi preso até a noite de ontem.

Fonte:http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=346831

Para o seu dia!

Se você não está cometendo erros, você não está indo a lugar nenhum. Se você fecha a porta a todos os erros, a verdade também ficará de fora.