segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pq. Mãe dos Homens aumenta o número de ministros extraordinários!

 DSCF6407 DSCF6463 DSCF6465 DSCF6468 DSCF6469 DSCF6476 DSCF6478 DSCF6479 DSCF6490 DSCF6492 DSCF6495

Neste domingo, 2, na matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, aconteceu a cerimônia de posse e Investidura dos novos ministros extraordinários da Palavra, Comunhão e Enfermos. Sendo ao todo vinte e sete leigos que assumiram esta missa na paróquia.

O bispo, padre e diáconos, são os ministros ordinários, e os leigos assumem a condição extraordinária com o intuito de contribuir nas missas e na vida da Igreja. Durante a missa, após a homilia eles foram apresentados a assembleia, pelo diácono Paulo Moreau que testemunhou que eles receberam a formação necessária e são católicos praticantes. Os diáconos Benedito, Paulo e Silvio ascenderam as velas no Círio e repassaram esta chama a todos os novos ministros. Eles também foram aspergidos com água benta e abençoados pelo padre Toninho.

Toda a comunidade aplaudiu! Eles receberam cumprimentos dos diácono e do pároco. Este grupo é heterogêneo e formado por casais adultos e jovens, viúvas e solteiros.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Dois policiais são baleados em assalto na Zona Norte de Sorocaba

Eles faziam escolta particular para empresa de refrigeração.
Quatro assaltantes conseguiram fugir levando o dinheiro da empresa.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Dois policiais foram baleados na tarde desta terça-feira (3) durante um assalto na Vila Fiori, na Zona Norte de Sorocaba (SP). Eles foram encaminhados ao Hospital Regional e não correm risco de morte. Quatro criminosos fugiram.

Os dois policiais, um sargento aposentado e um soldado que estava de folga, faziam escolta particular para uma empresa de refrigeração. O carro da empresa levava um malote de dinheiro. A quantidade não foi divulgada.

Pouco depois de saírem da empresa, policiais e funcionários que levavam o malote foram abordados por quatro assaltantes em outro veículo. Na troca de tiros, os dois policiais foram atingidos. Um deles levou um tiro nas costas e no tórax e o outro foi baleado na perna.

Os quatro suspeitos conseguiram fugir levando o dinheiro. O carro deles foi encontrado pouco depois abandonado no bairro Parque das Águas. Eles continuaram a fuga em outro veículo.

Os PMs foram levados para o Pronto Atendimento da Zona Norte e, em seguida, encaminhados ao Hospital Regional, onde passam bem. A polícia investiga o caso.

Advento

 

 

O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.

Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.

Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.

Coroa do Advento:

Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.

Termo:

Advento vem de adventus, vinda, chegada, próximo a 30 de novembro e termina em 24 de dezembro. Forma uma unidade com o Natal e a Epifanía.

Cor:

A Liturgia neste tempo é o roxo.

Sentido:

O sentido do Advento é avivar nos fiéis a espera do Senhor.

Duração:

4 semanas

"Comunicar através da arte os valores do Evangelho", diz Papa

 


Da Redação, com Rádio Vaticano

AP

Bento XVI assiste a espetáculo circense na manhã deste sábado, 1º, na Sala Paulo VI no Vaticano

A Praça São Pedro, no Vaticano, ganhou uma “decoração” especial neste sábado, 1º: um carrossel e uma tenda de circo foram montados para preanunciar o encontro de Bento XVI com os circenses, realizado no final da manhã de hoje.
O espetáculo começou cedo. Às nove da manhã (hora local), cerca de sete mil circenses participantes de um encontro promovido pelo Pontifício Conselho dos Migrantes e Itinerantes fizeram um cortejo do Castel Sant’Angelo até a Praça, que contou ainda com a presença de 500 membros de bandas musicais, que deram ritmo à festa, mesmo sob chuva.

Momentos depois, já na Sala Paulo VI, palhaços, equilibristas, malabaristas e acrobatas de vários países europeus e dos Estados Unidos se exibiram e deram seu testemunho diante de Bento XVI.
Após acariciar dois filhotes de leão, em seu discurso o Papa ressaltou a característica desta “grande família”, ou seja, comunicar através da arte. “A alegria dos espetáculos, a graça das coreografias, o ritmo da música constituem um caminho imediato de comunicação para colocar-se em diálogo com crianças e adultos, suscitando sentimento de serenidade, de alegria e de concórdia.”
Justamente a partir dessas características, continuou o Pontífice, o mundo do “espetáculo itinerante” é chamado a testemunhar os valores que fazem parte de sua tradição, como o amor pela família, o cuidado pela crianças e pelos idosos. Esta profissão requer renúncias e sacrifícios, responsabilidade e perseverança, coragem e generosidade: virtudes que a sociedade de hoje nem sempre aprecia, mas que contribuíram para formar inteiras gerações de circenses.
Bento XVI mencionou ainda os problemas relacionados a esta condição itinerante, como a instrução dos filhos, a busca de locais aptos para os espetáculos e a burocracia, que atinge principalmente os trabalhadores estrangeiros. “Faço votos de que as administrações públicas se empenhem para tutelar essa categoria”, desejou o Pontífice.
A seguir, Bento XVI recordou que a própria Igreja é peregrina, assim como o mundo circense, encorajando-os a oferecerem às jovens gerações, com os valores do Evangelho, a esperança e o encorajamento de que necessitam, evitando atitudes que impedem de colher a beleza da existência, como o pessimismo e o lucro a qualquer custo.
“Queridos artistas e agentes do espetáculo, repito o que afirmei no início do meu Pontificado: ‘Não há nada mais belo do que ser alcançados, surpreendidos pelo Evangelho, por Cristo. Não há nada de mais belo do que conhecê-Lo e comunicar com os outros a Sua amizade. Só nesta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só nesta amizade experimentamos o que é belo e o que liberta’.”

Coral adulto da Fundec realiza apresentação de natal em Sorocaba

 

Apresentação começa às 20h e ingressos custam R$ 2.
Coral infantojuvenil fará participação especial.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

O coral adulto da Fundec se apresenta com um repertório natalino nesta segunda-feira (3), às 20h. O evento contará com a participação especial do coro infantojuvenil.

Canções como “Noite Azul”, de Klécius Caldas e Armando Cavalcante, “Noite Feliz”, de Franz Gruber, e um outras canções natalinas serão apresentadas.

Além das músicas de natal, o repertório também conta com canções de Milton Nascimento e Luiz Gonzaga, com o objetivo de encerrar o ano de homenagens que o coral adulto fez a esses dois grandes nomes da música brasileira.

Os ingressos custam R$ 2. A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3233-2220 ou pelo site.

Cada JMJ marca um novo modo de viver e ser cristão, afirma Cardeal

 


Da Redação, com Jovens Conectados

Jovens Conectados

O Cardeal Stanislaw Rylko destacou o legado deixado pela JMJ e sua contribuição para formar jovens discípulos missionários e evangelizadores

O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, presidiu a Santa Missa neste sábado, 1º, antes da primeira palestra do dia durante o Encontro Nacional de Assessores da Pastoral Juvenil. Na ocasião, o Cardeal afirmou que a Jornada Mundial da Juventude marca um novo modo de viver e de ser cristão.
Dom Rylko lembrou que cada edição da JMJ contribui para formar jovens discípulos missionários e evangelizadores de outros jovens. Ele também disse que todo empenho para a organização da próxima JMJ tem sido um grande investimento para o presente e futuro do Brasil e da América Latina.
“As Jornadas têm se tornado uma força propulsora para a solicitude pastoral da Igreja em favor dos jovens. Vamos formar uma geração de operadores de pastoral que estão sabendo extrair boas inspirações para os jovens”, enfatizou.
O presidente do PCL relatou ainda como jovens de diversos continentes se preparam para vir ao Rio de Janeiro, o que caracteriza, segundo ele, um verdadeiro movimento de gratidão da juventude ao amor de Cristo que, primeiramente, vem ao encontro dela e, assim, continua por meio de sinais concretos, como os símbolos da Jornada Mundial.
“A cruz é o sinal de todo cristão”, ressaltou o Cardeal ao destacar a inspiração do beato João Paulo II de colocar a cruz como centro da JMJ para que os jovens anunciem que, só em Jesus Cristo, morto e ressuscitado, há vida e salvação.
Além desta motivação, o Cardeal Rylko recordou que a cruz está presente na história do Brasil, como em 1500, quando foi celebrada a primeira Missa, e em 1957, quando teve início a construção de Brasília, capital federal e sede deste Encontro de Assessores: “A cruz de Porto Seguro até a de Brasília significa que ela foi fincada na vida dos habitantes do Brasil. Tanto no passado, presente, como no futuro, a cruz marca este país”.
Por fim, o Cardeal trouxe as palavras do Papa Bento XVI que define as JMJ’s como uma "nova evangelização ao vivo". “Por ocasião das Jornadas, toda a Igreja se descobre jovem. Redescobre a alegria da fé”, concluiu ao recordar que, depois de 25 anos, a Jornada retorna ao continente americano e marca a segunda visita do Santo Padre ao Brasil.
O encontro Encontro Nacional de Assessores da Pastoral Juvenil termina neste domingo, 2.

Criança de dois anos morre afogada em São Roque, SP

 

Menina brincava na beira da piscina quando caiu na água.
Família passava final de semana em um sítio da cidade.

G1 Sorocaba e Jundiaí

Uma menina de dois anos morreu afogada na manhã deste domingo (2), em um sítio do bairro Planalto Verde, em São Roque (SP). De acordo com os bombeiros, ela brincava na beira da piscina com outras crianças, e foi deixada sozinha por alguns instantes, quando caiu na água.
Os pais relataram que a procura pela menina durou cerca de sete minutos. Quando ela foi encontrada, estava submersa na piscina.
Os bombeiros orientaram os pais sobre os primeiros socorros por telefone, enquanto eles seguiam em direção ao pronto-socorro. No caminho, eles se depararam com a viatura, para onde a menina foi transferida para ser levada para o atendimento médico. Apesar do esforço das equipes, ela acabou morrendo no hospital.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mãe da menina é russa, e o pai, alemão. A família mora em São Paulo e passa o final de semana no sítio

A fé é a porta que Deus abre para o encontro com Jesus, diz Papa

 

Rádio Vaticano

Rádio Vaticano

Celebrando as Vésperas do Advento, o Papa Bento XVI reuniu-se com universitários romanos, contando com a presença de uma delegação de estudantes de BH

O Papa Bento XVI presidiu na tarde deste sábado, 1°, na Basílica Vaticana, a celebração das vésperas do primeiro domingo do Advento com os universitários dos ateneus romanos e das Universidades Pontifícias, por ocasião do início do Ano Acadêmico.
Na Basílica também estava presente uma delegação de estudantes da Pontifícia Universidade de Belo Horizonte, guiada pelo bispo auxiliar da arquidiocese, Dom João Justino de Medeiros Silva.
Na homilia, Bento XVI se dirigiu diretamente aos estudantes, para dizer-lhes que não estão sós: docentes, capelães, reitores e o próprio Papa estão com eles neste caminho de preparação aos grandes desafios da vida e a serviço na Igreja e na sociedade.
“O Ano Litúrgico que iniciamos com essas Vésperas será também para vocês o caminho para reviver, mais uma vez, o mistério da fidelidade a Deus. Vivendo-o com a Igreja, experimentarão que Jesus Cristo é o único Senhor do cosmo e da história, sem o qual qualquer construção humana corre o risco de perder-se no vazio.”
Vive-se em um contexto, segundo o Papa, em que muitas vezes encontra-se indiferença em relação a Deus. Mas no profundo de quem vive esta distância de Deus, exista uma nostalgia de infinito, de transcendência.
“Os jovens têm a tarefa de testemunhar nas salas de aula universitárias o Deus próximo, que se manifesta também na busca da verdade, alma de todo empenho intelectual. A fé é a porta que Deus abre na nossa vida para nos conduzir ao encontro com Cristo, no qual o hoje do homem se encontra com o hoje de Deus.”
O Pontífice também lembrou que, na oração do dia, os presentes se dirigiram à Gruta de Belém, a fim de "saborear a verdadeira alegria do Natal. De acordo com o Papa, esta alegria é "acolher no centro da nossa vida aquele Menino que nos recorda que os olhos de Deus estão abertos sobre o mundo e sobre cada homem".
“Somente esta certeza poderá conduzir a humanidade rumo à paz e à prosperidade, neste momento histórico delicado e complexo. Também a próxima Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro será para vocês, jovens universitários, uma grande ocasião para manifestar a fecundidade histórica da fidelidade de Deus, oferecendo seu testemunho e seu empenho para a renovação moral e social do mundo. A entrega do Ícone de Maria Sedes Sapientiae à delegação universitária brasileira por parte da Capelania universitária de ‘Roma Ter’ é um sinal deste compromisso comum.”
A cidade de Belo Horizonte será a sede do Congresso Mundial de Universidades Católicas (Cmuc), entre os dias 18 e 21 de julho de 2013. O evento, que faz parte da Semana Missionária em Belo Horizonte, antecederá a 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e é promovido pela PUC Minas em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Federação Internacional de Universidades Católicas (Fiuc), a Organização de Universidades Católicas da América Latina e Caribe (Oducal) e a Associação Nacional de Educação Católica (Anec).
As inscrições para o Congresso já podem ser feitas pelo site www.cmuc.pucminas.br.

Tríduo de N. Sra. da Conceição

cats

Comunidade N. Sra. da Conceição – Gramado
Paróquia N. Sra. Aparecida – Porto Feliz – SP
Arquidiocese de Sorocaba


 

Maria Imaculada,
pela fé, portadora da Graça Divina


04/12 – Terça-feira
20h – Missa Preside – Padre Ricardo Cirino Vaz
Liturgia e Canto – N. Sra. das Dores – Barreiro Rico

05/12 - Quarta-feira
20h – Celebração da Palavra
Preside – Diácono Valmir Aparecido de Oliveira
Liturgia e Canto – Santa Rita – Tabarro /N. Sra. de Fátima – Glória

06//12 - Quinta-feira
18h30m – Confissão
20h – Missa Festiva e Procissão
Preside – Padre Washington Pascoal Ribeiro
Liturgia e Canto – Paroquial
* após a Missa haverá confraternização – trazer comes e bebes

 


É preciso suportar a provação

 

Nossa vida é um campo de batalha, na qual travamos, dia a dia, uma luta corpo a corpo com o pecado. É a prova pela qual todos passamos. Como sempre digo, meus irmãos, se lutamos e vencemos, adquirimos têmpera como o aço doce que passa pelo fogo. Se cedemos ao pecado, seremos sempre "aço mole e quebradiço", que não resiste à coisa alguma, porque não adquiriu têmpera. Essa virtude somente será adquirida quando lutarmos e dominarmos o pecado na nossa própria carne. Em outras palavras: é a decisão de dominar e vencer o pecado a cada dia por meio do "PHN", dizendo "não" ao pecado.
São Tiago nos explica bem isso: "Feliz o homem que suporta a provação, porque depois de testado, recebera a coroa da vida, prometidas àqueles que o amam" (Tg 1,12). É preciso suportar a provação! Quem vive cedendo ao pecado, não chega a lugar e à coisa alguma. Será sempre mole como o aço doce. Suportar é sinônimo de aguentar, por isso eu só posso lhe dizer: "Aguente firme!", porque é assim que eu e você receberemos a coroa da vida.
Portanto, você já entendeu que o segredo está em colocar um "breque no ponto de partida" do pecado: a concupiscência. E por sermos fracos temos de ser determinados como os alcoólatras e dependentes químicos. Eles aprendem que a única maneira de deixar o vício é ao se decidirem a fazê-lo. A decisão tem de ser radical! Com o pecado é a mesma coisa: é preciso tomar a decisão e romper definitivamente com ele. É preciso assumir o PHN – Por hoje não, por hoje não vou mais pecar!
Se em algum momento, o seu corpo estiver "pedindo" por aquele pecado, pedindo bebida, droga ou sexo desregrado, aguente firme e peça ajuda ao Espírito Santo. Eu e você não podemos ceder à vontade de fazer tudo o que queremos. Em geral, pensamos que pelo fato de sentir "vontade", precisamos realizá-la. É justamente o contrário. É assim que adquirimos têmpera. É assim que nos tornamos vitoriosos neste campo de batalha. Você não está sozinho!
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova