sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Bento XVI fala sobre o sentido da fé aos teólogos.

 

O Papa Bento XVI recebeu em audiência na manhã desta sexta-feira, 7, os membros da Comissão Teológica Internacional por ocasião de sua assembleia plenária. Em seu discurso, o Pontífice fez algumas considerações sobre teologia, destacando a questão do sentido da fé.

O Santo Padre exprimiu seu apreço pela mensagem que os membros da Comissão redigiram por ocasião do Ano da Fé. "Isso ilustra bem o modo específico no qual os teólogos, servindo fielmente à verdade da fé, podem participar do esforço evangelizador da Igreja".
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI – 07/12/2012

Ao falar sobre o sentido da fé, Bento XVI destacou que este é um dom e constitui no crente uma espécie de instinto sobrenatural, que se desenvolve na medida em que a pessoa participa plenamente na vida da Igreja.
“Observamos que propriamente os simples fiéis carregam em si esta certeza, esta segurança do sentido da fé. Osensus fidei é um critério para discernir se uma verdade pertence ou não ao depósito vivo da tradição apostólica. Tem também um valor propositivo porque o Espírito Santo não para de falar à Igreja e de conduzi-la para a verdade inteira”.
O Santo Padre lembrou que este mesmo sentido sobrenatural da fé leva a uma reação vigorosa contra o preconceito segundo o qual as religiões, em especial as monoteístas, seriam portadoras da violência. Na verdade, o Papa lembrou que a violência em nome de Deus não é atribuída ao monoteísmo, mas aos próprios erros humanos ao longo da história.
“Se, portanto, na história, houve ou há formas de violência feita em nome de Deus, estas não são atribuídas ao monoteísmo, mas às causas históricas, principalmente aos erros dos homens. Pelo contrário, é o próprio esquecimento de Deus que imerge às sociedades humanas em uma forma de relativismo, que gera inevitavelmente a violência”.
Ele destacou ainda que a violência torna-se a regra dos relacionamentos humanos a partir do momento em que é negada a possibilidade para que todos possam se referir a uma verdade objetiva.
"Sem a abertura ao transcendente, que permite encontrar as respostas às perguntas sobre o sentido da vida e sobre a maneira de viver de modo moral, sem esta abertura o homem torna-se incapaz de agir segundo a justiça e de empenhar-se pela paz".

"Vozes de Natal 2012" emociona público em Sorocaba, SP

 

Evento foi realizado na noite desta quinta-feira (6), na praça Pio XII.
Cerca de 3,5 mil pessoas acompanharam apresentações de seis corais.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

O espírito natalino invandiu a praça Pio XII, em Santa Rosália, na noite desta quinta-feira (6), em Sorocaba (SP). A quarta edição do "Vozes de Natal", uma realização da TV Tem em parceria com o Shopping Villàggio, reuniu centenas de pessoas no local, que se emocionaram com a apresentação dos corais.

Neste ano, seis grupos da região apresentaram canções natalinas à população. São eles: Coral Boas Novas, Coral Colégio Renascer, Coral Ebenézer, Coral Mãos que Cantam e Encantam, Coral da Apae de Votorantim e Coral Emuná.

Além dos corais, uma dupla de palhaços tirou muitas risadas do público e promoveu alegria no início do evento e entre as apresentações dos grupos. Durante a apresentação do grupo do Colégio Renascer, formado pelos alunos do ensino fundamental da escola e comandados pela regente Mari Cordélia Dorta L. Carmelim, as crianças passaram o real sentido do Natal.

Já a apresentação do Coral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Votorantim (SP), formado por meninos e meninas da instituição, mostrou que a música pertence à todos, sem restrinções.

Outro grupo não precisou emitir um som sequer para tocar o público. O coral Mãos que Cantam e Encantam, da entidade assistencial Integra, que atende portadores de deficiência auditiva em Sorocaba, "cantou" usando a linguagem de sinais de forma sincronizada, acompanhando os movimentos do regente-intérprete.

A educadora Fernanda Cristina Cardozo levou a Maria Luiza, sua filha de sete anos, para participar do "Vozes de Natal". " É a primeira vez que a gente participa. Mas sempre vamos ver cantatas de natal. Minha filha adora. Demos boas risadas com os palhaços e nos emocionamos com os corais", revela a mãe.

De acordo com os organizadores, cerca de 3,5 mil pessoas acompanharam o "Vozes de Natal" nesta quinta-feira, na praça Pio XII.

Campanha "Bem Legal"
O evento não se restringiu apenas as apresentações musicais. O espírito natalino esteve ligado com a prática da solidariedade. Por isso que, apesar do evento ter tido entrada gratuita, a população aderiu com a campanha "Bem Legal", que arrecadou alimentos.

Os produtos arrecadados foram recebidos diretamente por três entidades assistenciais da cidade: Lar São Vicente de Paulo, Associação Amor em Cristo e Pastoral do Menor.

Jairo Valio, representante da Pastoral do Menor, que atende cerca de 2,5 mil crianças e adolescentes, comenta que a iniciativa da TV Tem é muito importante. "A TV está de parabéns pela iniciativa.

Muitas pessoas querem ajudar mas não sabem como, e aqui no evento, elas têm a oportunidade de fazer isso". Jairo explica que os alimentos serão divididos conforme a necessidade de cada entidade.

Decoração natalina
Além das apresentações musicais, também foi realizada a inauguração oficial da iluminação especial de Natal da Praça Pio XII. Foram utilizados cerca de 20 mil cordões iluminados com mais de 500 mil microlâmpadas, tendo sido elas distribuídas em 130 árvores.

A edição deste ano da "Vozes de Natal" foi um verdadeiro espetáculo de som e luz, onde a população de Sorocaba teve a oportunidade de praticar a solidariedade e ainda se emocionar com as canções natalinas apresentadas pelos corais.

Deus tem investido seus dons em nós

Mensagem do dia

 

Sexta-Feira, 07 de dezembro 2012


“O primeiro se apresentou e disse: ‘Senhor, a tua moeda rendeu dez moedas’. Ele lhe disse: ‘Muito bem, sevo bom! Já que foste fiel num negócio pequenino, recebe autoridade sobre dez cidades’. O segundo veio e disse: ‘A tua moeda, senhor, produziu cinco moedas’. Ele disse do mesmo modo a este: ‘Quanto a ti, toma a direção de cinco cidades’. Um outro veio e disse: “ Senhor, eis que aqui a tua moeda, que eu tinha posto à parte, num pano. Eu tinha medo de ti, porque és um homem severo: tomas o que não depositaste e ceifas onde não semeastes” (Lc 19,16-21).
Deus quer rendimento, portanto, não investe à toa. Ele sabe que podemos render. E o que Ele investe em nós não é coisa nossa, não é talento humano. São dons d’Ele, os dons do Espírito Santo.
”Ele lhe disse: ‘É segundo as tuas próprias palavras, servo mau, que eu te vou julgar. Tu sabias que eu sou um homem severo, que Omo o que não depositei e ceifo o que não semeei. Então, por que não depositaste o meu dinheiro no banco? Ao voltar, eu o teria recuperado com juros’. Depois, disse aos que estava ali: ‘Tirai-lhe a sua moeda e dai-a ao que tem dez’. eles lhe disseram: ‘Senhor, ele já tem dez moedas!’ – ‘Eu vos digo: a todo homem que tem será dado; mas, ao que não tem, mesmo o que tem lhe será tomado” (Lc 19, 22-26)
O que o Senhor quer é que seus bens rendam. Ele os tirou do preguiçoso, do medroso e os deu na mão daquele que tinha dez. E por que tinha dez? Porque trabalhou, investiu, fez mais que todos os outros. Fez com que rendessem.
A justiça de Deus é esta: fazer render os seus dons, os seus talentos. Meu irmão, você não pode mais se guardar, reservar os seus dons só para si! Reservá-los para quê? Para acabar nesta terra? Para não ressuscitar quando Jesus vier? Para ter de esperar o julgamento final por não ter se gastado agora pelo Reino?
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Lixo hospitalar se acumula na Santa Casa de Porto Feliz, SP

 

 

Município também enfrenta problemas com horário de atendimento de PS.
Prefeitura diz que problema foi causado por dívida com empresa.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A situação da saúde em Porto Feliz (SP) tem causado polêmica entre os moradores. Primeiro o prefeito reduziu o horário de funcionamento dos postos de saúde e os exames médicos foram suspensos. Agora o problema está na coleta do lixo hospitalar. Na Santa Casa da cidade, os sacos com material usado já se acumulam em um depósito.

Segundo funcionários, a coleta do lixo hospitalar era feita toda semana, mas há 20 dias o lixo hospitalar está se acumulando no local. E a previsão é de que o volume de lixo aumente mais. Desde o dia 1º de dezembro, apenas a santa casa oferece atendimento aos pacientes durante o período da tarde.

 

Os cinco postos de saúde da cidade fecham às 13h por determinação da prefeitura. A decisão foi publicada no diário oficial do município.

O decreto é valido até 31 de dezembro. A redução nos horários, segundo a prefeitura, foi para reduzir custos com água, luz e telefone e atender a lei de responsabilidade fiscal.

Mas além de fechar mais cedo, os postos de saúde não estão fazendo a coleta dos exames laboratoriais. Segundo a secretaria de saúde, a empresa terceirizada responsável pelos exames decidiu não renovar o contrato e a prefeitura não teve tempo suficiente para abrir nova licitação.

De acordo com a secretaria de obras públicas, planejamento e habitação, a empresa que faz a coleta do lixo hospitalar no município parou de prestar o serviço há duas semanas.

A prefeitura informa que havia pagamentos pendentes à empresa, porém parte desse saldo devedor já teria sido quitado. A assessoria de imprensa informa que foi feito um acordo para a continuidade do atendimento.

Na quarta-feira (5), a empresa removeu, segundo a prefeitura, 1,2 mil kg de lixo hospitalar da Santa Casa. O restante do lixo será retirado até a manhã deste sábado (7).

A prefeitura informa ainda que o contrato de licitação com a empresa acabou, mas foi realizada uma compra direta no valor de R$ 15 mil para assegurar a coleta do lixo hospitalar de todas as unidades de saúde do município até janeiro, quando deverá ser aberto novo processo licitatório.

  •  

Lixo hospitalar da Santa Casa fica acumulado em sala (Foto: Reprodução/TV Tem)Lixo hospitalar da Santa Casa fica acumulado em sala (Foto: Reprodução/TV Tem)