sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Lixo hospitalar se acumula na Santa Casa de Porto Feliz, SP

 

 

Município também enfrenta problemas com horário de atendimento de PS.
Prefeitura diz que problema foi causado por dívida com empresa.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A situação da saúde em Porto Feliz (SP) tem causado polêmica entre os moradores. Primeiro o prefeito reduziu o horário de funcionamento dos postos de saúde e os exames médicos foram suspensos. Agora o problema está na coleta do lixo hospitalar. Na Santa Casa da cidade, os sacos com material usado já se acumulam em um depósito.

Segundo funcionários, a coleta do lixo hospitalar era feita toda semana, mas há 20 dias o lixo hospitalar está se acumulando no local. E a previsão é de que o volume de lixo aumente mais. Desde o dia 1º de dezembro, apenas a santa casa oferece atendimento aos pacientes durante o período da tarde.

 

Os cinco postos de saúde da cidade fecham às 13h por determinação da prefeitura. A decisão foi publicada no diário oficial do município.

O decreto é valido até 31 de dezembro. A redução nos horários, segundo a prefeitura, foi para reduzir custos com água, luz e telefone e atender a lei de responsabilidade fiscal.

Mas além de fechar mais cedo, os postos de saúde não estão fazendo a coleta dos exames laboratoriais. Segundo a secretaria de saúde, a empresa terceirizada responsável pelos exames decidiu não renovar o contrato e a prefeitura não teve tempo suficiente para abrir nova licitação.

De acordo com a secretaria de obras públicas, planejamento e habitação, a empresa que faz a coleta do lixo hospitalar no município parou de prestar o serviço há duas semanas.

A prefeitura informa que havia pagamentos pendentes à empresa, porém parte desse saldo devedor já teria sido quitado. A assessoria de imprensa informa que foi feito um acordo para a continuidade do atendimento.

Na quarta-feira (5), a empresa removeu, segundo a prefeitura, 1,2 mil kg de lixo hospitalar da Santa Casa. O restante do lixo será retirado até a manhã deste sábado (7).

A prefeitura informa ainda que o contrato de licitação com a empresa acabou, mas foi realizada uma compra direta no valor de R$ 15 mil para assegurar a coleta do lixo hospitalar de todas as unidades de saúde do município até janeiro, quando deverá ser aberto novo processo licitatório.

  •  

Lixo hospitalar da Santa Casa fica acumulado em sala (Foto: Reprodução/TV Tem)Lixo hospitalar da Santa Casa fica acumulado em sala (Foto: Reprodução/TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz