terça-feira, 19 de março de 2013

RCC Setor Castelo realizou formação de intercessores!

Retiro intercessores 17 03 2013 349 Retiro intercessores 17 03 2013 083 Retiro intercessores 17 03 2013 159 Retiro intercessores 17 03 2013 166 Retiro intercessores 17 03 2013 268 Retiro intercessores 17 03 2013 306 Retiro intercessores 17 03 2013 330 Retiro intercessores 17 03 2013 332 Retiro intercessores 17 03 2013 333 Retiro intercessores 17 03 2013 344

Aconteceu em Porto Feliz/SP, o retiro de formação para servos do ministério de intercessão que atua nos grupos de orações da Renovação Carismática Católica no setor Castelo da arquidiocese de Sorocaba.

Foram dois dias com diversas pregações, orações, exortações, adoração e missa. Tudo conduzido pela equipe arquidiocesana do ministério de intercessão. Estiveram presentes servos (membros da RCC), de cinco cidades: Boituva, Iperó, Porto Feliz, Tietê e Cerquilho, com mais de 150 pessoas.

O objetivo do encontra era de dar formação, realizar as correções necessária e celebrar a unidade para avivar o ministério, considerado  importante pois é o primeiro que acolhe o servo, antes dele se ministeriar em algum outro, como por exemplo, música, crianças, jovem, cura e libertação etc. Músicas animadas no domingo pela banda Oráculo da cidade de Piedade.

Agenda
07 de abril – formação em Porto Feliz para ministros de Louvor, na igreja de São Benedito. Maiores detalhes nos grupos de orações.

13 e 14 de abril – Experiência de Oração, com local, taxa a serem definidos e divulgados em breve nos grupos de orações de Porto Feliz.

Fotos: Lucas Araújo/Pastoral da Comunicação
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Festividades de São José na Caic

  São José Caic 004 São José Caic 005 São José Caic 010 São José Caic 013 São José Caic 016 São José Caic 020 São José Caic 022 São José Caic 023 São José Caic 024 São José Caic 025 São José Caic 026 São José Caic 027 São José Caic 028 São José Caic 037 São José Caic 038São José Caic 042 São José Caic 043 São José Caic 044 São José Caic 045 São José Caic 046 São José Caic 047 São José Caic 048

Encerra nesta terça-feira, 19, solenidade de São José celebrado no catolicismo com diversos títulos como Patrono da Igreja e padroeiro dos trabalhados.

As festividades aconteceram na comunidade rural do assentamento Caic, que completa este ano 27 anos e seus moradores aguardam receber o então esperado título de domínio (definitivo) da posse da terra.

No sábado celebração da palavra com o diácono paroquial Valmir. A. Oliveira, domingo e terça-feira com padre Washington P. Ribeiro e na segunda-feira Pe. Antonio Carlos Fernandes.

obs.: fotos do domingo

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Ritual que da início ao Pontificado foi realizado antes da primeira missa como Papa

 

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 19-03-2013, Gaudium Press) - Diante de milhares de fiéis peregrinos de várias nações, de autoridades civis e eclesiásticas, Chefes de Estado e representantes diplomáticos de mais de uma centena de países reunidos na Praça de São Pedro, foi dado início oficialmente ao ministério petrino do Papa Francisco, nesta terça-feira, 19 de março.

papa.jpg

A Santa Missa foi celebrada diante da Basílica de São Pedro.

Antes da Missa, o Pontífice foi rezar diante do túmulo de São Pedro, incensou o Trophaeum apostólico (onde estão os restos mortais de São Pedro) e, em seguida, participou de uma procissão que seguiu da cripta até o Átrio da Basílica de São Pedro.

No cortejo processional, seguiam à frente diáconos que conduziam o Pálio Pástoral, o Anel de Pescador e o Evangelho.

Chegando o cortejo ao Átrio, foi entoado o canto conhecido como das 'Laudes regiae', que faz parte da série de ritos específicos do início de um pontificado.

No altar montado fora da Basílica, na Praça São Pedro, desenvolveu-se o cerimonial previsto: o Cardeal Jean-Louis Tauran, cardeal proto-diácono impôs ao novo Papa a estola marcada com as cruzes do martírio, chamada Pálio; uma oração foi feita pelo Cardeal Godfried Danneels, cardeal proto-presbítero. Ao Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, coube entregar ao Pontífice o Anel do Pescador. Em seguida, em nome de todos os membros do Colégio de Cardeais, seis cardeais foram destacados previamente para prestarem obediência ao Sucessor de Pedro.

Após essa cerimônia o Santo Padre celebrou sua primeira missa como Papa. A missa foi concelebrada por todos os cardeais, patriarcas e arcebispos maiores das Igrejas orientais católicas; o secretário do Conclave, Dom Lorenzo Baldisseri. Os sacerdotes Frei José Rodriguez Carballo e Padre Alfonso Nicolás, SJ, que são respectivamente presidente e vice-presidente da União dos Superiores Gerais, também concelebraram a primeira do Papa Francisco. (JS)

Foto Gustavo Kralj/Gaudium Press

Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/45011-Ritual-que-da-inicio-ao-Pontificado-foi-realizado-antes-da-primeira-missa-como-Papa#ixzz2O0QPBjkV

O que é a Oração Papal do Ângelus?

 

papa.jpg

Uma oração que milhares de fiéis aguardam ansiosamente para rezá-la com o Papa.

Roma (Quinta-feira, 09-08-2012, Gaudium Press) Nos domingos e dias festivos, o Papa João XXIII começou a rezar antes de dar a bênção aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano- uma antiga e curta oração dedicada a Nossa Senhora.

Ele estava iniciando um costume que até hoje persiste, que tornou-se uma tradição e faz parte da agenda do Papa.

Com o Papa Bento XVI acontece o mesmo fenômeno. Todos os domingos, milhares de fiéis aguardam ansiosamente o aparecimento do Papa em uma das janelas do Palácio Pontifício. Exatamente ao meio dia eles rezam com o Santo Padre a Oração do Ângelus. E mesmo como agora, estando em Castel Gandolfo --residência de verão dos Pontífices-- a cena acontece: multidões de fiéis procuram estar junto ao seu Pastor para rezar com ele.

Angelus 10-06-12.jpg

Papa Bento XVI durante a oração do Ângelus

Se estiver fazendo frio ou calor, se a chuva cai ou o sol esteja a pino, isso pouco importa: o importante é rezar com o Papa.
Mas, o que vem a ser o Ângelus? Ele é uma oração mariana que recorda o momento da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo no seio puríssimo da Virgem Maria. Lembra a ocasião em que o arcanjo Gabriel disse à Santíssima Virgem que ela havia sido escolhida para ser a Mãe do Salvador.

Desde os primeiros tempos do cristianismo, existe o piedoso costume de recordar este instante da vida de Nossa Senhora. Os séculos se passaram e surgiu a tradição de rezar com essa recordação três ave-Marias em honra da Mãe de Deus.

A partir do século XVI foram juntadas a essas ave-Marias três frases que recordam verdades evangélicas referentes a Nossa Senhora.

O único momento do ano em que não se recita o Ângelus é depois da Semana Santa.

Durante o período Pascal ele é substituído por outra oração mariana, o Regina Coeli. Uma oração que recorda a ressurreição de Nosso Senhor e as alegrias de Maria, sendo rezada até a festa de Pentecostes. (JSG)

Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/39264-O-que-e-a-Oracao-Papal-do-Angelus-#ixzz2O0NHGx3O
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

 

 

Primeiro Ângelus celebrado por Papa Francisco tem perdão como tema

Todos os espaços ao redor da Praça São Pedro estavam ocupados. Agora é grande a espera para a formação do seu governo.

O Papa Francisco celebrou, neste domingo (17), pela primeira vez, a oração do Ângelus na Praça São Pedro e escolheu como tema o perdão. O Vaticano calculou 150 mil pessoas. Para a prefeitura de Roma, eram 300 mil.

Todos os espaços ao redor da Praça São Pedro estavam ocupados. Uma praça, disse o Papa Francisco, que, graças aos veículos de comunicação, tem as dimensões do mundo.

Ele cumprimentou os fiéis com um "bom dia" familiar e iniciou um discurso sobre o perdão. A misericórdia torna o mundo menos frio e mais justo, afirmou. Ele citou o livro de um cardeal progressista, o teólogo alemão Walter Kasper, e tranqüilizou os católicos com a afirmação de que Deus perdoa tudo.
O vaticanista italiano Lucio Brunelli acredita que, com este tema, o Papa já começa a preparar a abertura em relação àqueles que vivem juntos sem casar ou à comunhão para os divorciados.
“Na Argentina, Jorge Bergoglio fez campanha para batizar filhos de pais que não tinham se casado e que outros padres não queriam batizar. Acho que ele é capaz de resolver essas questões sem revolucionar a doutrina", observou o vaticanista.
O Papa lembrou a sua origem de imigrantes italianos e declarou que a escolha do nome Francisco, o santo padroeiro do país, reforça a ligação espiritual com a Itália. Despediu-se desejando um bom almoço a todos.
Depois do teste da praça no seu primeiro domingo de Papa, é grande a espera para a formação do seu governo. O Papa Francisco reconfirmou provisoriamente todos os cargos da Cúria e avisou que precisa de um tempo de reflexão, diálogo e orações para poder decidir quem vai ajudá-lo a conduzir o seu pontificado.
O novo Pontífice parece determinado a continuar quebrando protocolos. Mais cedo, depois de rezar uma missa na Igreja de Sant'ana, saiu para a rua deixando os seguranças aturdidos. Quis tocar as pessoas.

Lucio Brunelli estava lá e foi beijado pelo Papa. Os dois se conhecem faz alguns anos. O vaticanista publicou, em 2009, um retrato do conclave que elegeu Joseph Ratzinger, em 2005. Através do diário de um cardeal eleitor, Brunelli revelou que, na terceira votação, o então cardeal Jorge Bergoglio teria recebido 40 votos. “Mas Bergoglio, naquela ocasião, não quis se tornar um opositor de Ratzinger e doou os seus votos ao cardeal alemão”, diz.
No próximo sábado (23), os dois Papas vão se encontrar em Castelgandolfo. Francisco e Bento XVI em uma imagem que antes nunca foi vista.

O domingo em Buenos Aires foi de catedral lotada na missa de ação de graças pelo Papa argentino. Os fiéis trouxeram fotos, recortes de jornais e até camisetas para homenageá-lo.
O núncio apostólico, monsenhor Emil Paul Tscherrig destacou os pedidos de Bergoglio para que todos rezem por ele.

Os fiéis festejaram com palmas. Dentro da catedral e do lado de fora. Em seguida, a mesma praça pode assistir à pregação do Papa Francisco, neste domingo em Roma.

Os fiéis católicos de Buenos Aires se preparam para a entronização do Papa Francisco com vigílias de oração que devem começar na segunda-feira (18) e se estender até a madrugada de terça (19), na hora da missa inaugural do pontificado de Francisco.

Fantástico

Reunião dos Diáconos em clima de festa no sábado

 

 

Os aniversariantes

A Reunião mensal dos Diáconos Permanentes da nossa arquidiocese, realizada neste sábado teve um clima especial de Festa, pelo aniversário de ordenação dos Diáconos Osvaldo Furtado – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Lecy de Matos Fonseca – Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Valdomiro Fogaça – Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e José Paulo Macedo – Paróquia São Francisco de Assis – Jd Guaíba, que no dia 126 de março de 2003, foram ordenados Diáconos pela imposição das mãos de D. José Lambert em celebração Eucarística ocorrida na Catedral Metropolitana de Sorocaba.

Os Diáconos, esposas e familiares foram acolhidos pelos aniversariantes com um café da manhã, seguindo-se depois as Laudes e o momento de comunicações.

Missa foi presidida por Dom Eduardo

Convidado pelo Pe Rodolfo – Pároco da Nossa Senhora Aparecida, que acolheu a Família Diaconal, o nosso Arcebispo Dom, Eduardo Benes de Sales Rodrigues se fez presente, presidindo a Santa Missas que foi concelebrada pelos Padres Rodolfo Morbiolo e pelo Padre Claudinei Pantojo – Paróquia Sagrado Coração de Jesus, além da participação, no serviço do altar, dos Diáconos aniversariantes e ainda Claudinei Barbosa que proclamou o Santo Evangelho.

Apesar do tempo quaresmal, usou-se o branco festivo para louvar e agradecer a Deus a graça da Vocação Diaconal, e Dom Eduardo em sua homilia lembrou das primeiras palavras do Papa Francisco que colocou ênfase no Espírito Servidor da Igreja, essência do Ministério Diaconal, e exaltou a Graça dessa Vocação e da Família Diaconal, onde o apoio e o incentivo das esposas e Filhos acaba sendo de grande importância para o Diácono.

Ao final da missa, que teve os cantos litúrgicos entoados e animados por uma equipe coordenada pelo Seminarista Pablo, os Diáconos aniversariantes e esposas foram homenageados pelas comunidades, e também o Arcebispo recebeu um brinde, expressão do carinho com que nossas comunidades sempre acolhem o seu Pastor.

Um almoço festivo oferecido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, encerrou o encontro, marcante para toda a Família Diaconal.

Papa Francisco escreveu ontem o seu primeiro Tweet


Da Redação, com Rádio Vaticano

Quatro dias depois da eleição, o Papa reabriu neste domingo, 17, sua conta no Twitter. “Queridos amigos, agradeço-lhes de coração e lhes peço que continuem a rezar por mim” é a primeira mensagem enviada depois da oração do Angelus. Assinado, “Papa Francisco”.
Recomeça assim a conta @Pontifex, inaugurada no início de dezembro passado por Bento XVI e suspensa na noite de 28 de fevereiro, no momento do fim do seu Pontificado.
“Obrigado por seu amor e seu apoio. Que vocês possam sentir sempre a alegria de colocar Cristo no centro de suas vidas” foi o tweet de adeus de Joseph Ratzinger aos seus seguidores.
A conta em nove línguas, inclusive latim, ficou “muda” nos dias da Sé vacante e ao ser reativada, neste domingo, atraiu mais de 3 milhões e 400 mil seguidores.
Isto demonstra que a iniciativa suscita entusiasmo em Francisco, que com o Twitter, dispõe de um instrumento a mais para comunicar com os fiéis mais distantes, como os da “sua” América Latina.