sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sub-20 avança para próxima fase da MIC 2010


A equipe Sub-20 do Desportivo Brasil avançou para as oitavas de final da Mediterranean International Cup 2010, disputada na Espanha. Os garotos do técnico Waldermar Privati encerraram a primeira fase da competição na liderança do Grupo H, com 7 pontos em três jogos. O rubro celeste fez dois jogos, ainda pela primeira fase, e empatou sem gols com o Gironès-Sàbat-ESP, de manhã, e venceu o Lloret-ESP, à tarde, por 3 x 1.

Na vitória contra o Lloret os gols foram marcados pelos atacantes, Jonathan Cafu e Jacinto, e pelo volante Ewerton. O adversário da próxima fase, o Fundação Marcet, ficou na segunda colocação do Grupo G, liderado pela Seleção da Cataluña.
Na MIC os duelos das fases finais são no estilo mata-mata. Quem vencer o duelo desta sexta-feira, dia 02/04, avançará automaticamente para as quartas-de-final. Em caso de empate no tempo regulamentar, o confronto será decidido nos pênaltis.

Confira abaixo a escalação que o DB começou as duas partidas.
Desportivo Brasil: 1-Augusto; 2-João Paulo, 3-Bruno Andrade, 4-Luis Gustavo e 6-Diego Teodoro 5-Emerson Gaúcho, 15-Matheus Galdezani, 7-Ewerton e 8-Bruno Smith; 11-Lindhberg e 9-Jonathan Cafu. Técnico: Waldemar Privati

Que Deus o tenha!

Rodrigo Moraes




Nós da Pastoral da Comunicação, desejamos os mais sinceros votos a toda família, amigos e colegas!


Palavras não bastarão, mas entregamos a Deus nossas orações por este dificil e delicado momento!


Momento em que as notícias chegam e não são favoráveis.



Deus Pai de Bondade Infinta, sejas Luz para os Teus Filhos que à Vós recorrem Neste Momento.  Amparai-nos Senhor, Amém!



Papa Bento XVI na sexta-feira Santa

Foto: Reuters
Reuters
 
O Papa Bento XVI, durante celebração da sexta-feira santa, no Vaticano (Foto: Danilo Schiavella-Pool/Reuters)
 

Quinta-feira Santa

Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, maios de 400 pessoas presentes 
do começo até o fim da Adoração ao Santíssimo Sacramento!


Coral Comunidade Santa Rita

Coral Comunidade Santa Rita

Coral Comunidade Santa Rita


Pároco Padre Carlos Alexandre


Comentarista


Primeira leitura

Segunda Leitura


Homilia


Homilia


Cerimônia Lava pés

Comunhão

Igreja lotada

Adoração ao Santíssimo Sacramento

Sexta-feira Santa

A Sexta-feira Santa, ou 'Sexta-feira da Paixão', é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.


Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

Igreja Católica


Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

Celebração da Paixão do Senhor


No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica.

A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor cor vermelha, a celebração segue esta estrutura:

Senhor Morto, escultura barroca do século XVIII, Matriz de Pirenópolisentrada em silêncio do presidente e dos ministros, que se prostram em adoração diante do altar.


Liturgia da Palavra: leitura do livro de Isaías (quarto cântico do servo de Javé, Is 52,13-53,12), salmo 31 (30), leitura da Epístola aos Hebreus (Hebr 4, 14-16; 5, 7-9), aclamação ao Evangelho e leitura do Evangelho da Paixão segundo João (Jo 18,1-19,42, geralmente em forma dialogada).


Homilia e silêncio de reflexão.


Oração Universal, mais longa e solene do que a da missa, seguindo o esquema intenção – silêncio – oração do presidente.


Adoração da Cruz: a cruz é apresentada aos fiéis e adorada ao som de cânticos.


Pai Nosso


Comunhão dos fiéis presentes. Toma-se pão consagrado no dia anterior, Quinta-Feira Santa.


Oração depois da comunhão.


Oração sobre o povo.


Obs: Em muitas cidades históricas como: Paraty, Ouro Preto, Pirenópolis e Jaraguá - GO a Celebração da Paixão e Morte do Senhor é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, em que são cantados motetos em latim.


Toda a liturgia católica deste dia está em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da Palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma acção livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade.


A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.


A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis com Cristo crucificado. O facto de se comungar do pão consagrado no dia anterior vem exprimir e reforçar a unidade de todo o Tríduo Pascal.

Além da celebração da Paixão do Senhor, rezam-se as diversas horas litúrgicas da Liturgia das Horas.

Sinais de penitência


A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne.

Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

Especial João Paulo II

Os últimos dias de João Paulo II

Já com a doença de Parkinson muito avançada, no dia 30 de Março de 2005, surgiu à janela do seu escritório para tranquilizar os católicos, e já era muito evidente o seu estado extremamente debilitado. No último Domingo de Páscoa, o Papa ainda abençoou os fiéis, mas pela primeira vez no seu pontificado não conseguiu pronunciar a tradicional 'Urbi et Orbi'. Às 21h37, hora de Roma, do dia 2 de Abril de 2005, o Mundo parou perante a notícia da morte do Santo Padre mais viajado de sempre. As exéquias fúnebres decorreram na Praça de São Pedro, pela manhã do dia 7 de Abril de 2005. A cerimónia fúnebre durou três horas, sob alta segurança, presidida pelo então, decano dos cardeais, o Cardeal Joseph Ratzinger. Assistiram 2500 convidados, entre Chefes de Estado, primeiros-ministros, e outras personalidades. O corpo de João Paulo II está sepultado nas Catacumbas Vaticanas.


Beatificação

No dia 13 de Maio de 2005, o seu sucessor Bento XVI fez uma exceção à regra do Código de Direito Canônico em relação à beatificação de João Paulo II, tal como este havia feito em relação à Madre Teresa de Calcutá. Abrindo mão dos cinco anos que são dados para o início do processo (que se dá a partir da morte daquele que vem a falecer em fama de santidade).
O seu processo de beatificação foi aberto em 28 de Junho do mesmo ano. No dia 19 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI proclamou-o "Venerável", ao promulgar o decreto que reconhece as virtudes heróicas do Servo de Deus João Paulo II, um importante passo dentro do processo de beatificação que fica aguardando a existência de um milagre realizado pela intercessão do papa polonês.

Homenagens

 Praças

Uma praça em homenagem ao Papa João Paulo II chamada Praça do Papa, foi criada em Campo Grande no local onde, em 1991, foi realizada uma missa durante a sua visita à cidade. Existem, também, outras praças com o mesmo nome em Belo Horizonte e em Vitória, em sua homenagem. Ambas se localizam no Brasil. Na cidade de Curitiba também existe um parque em sua homenagem, no local onde o Papa passou quando esteve na cidade. Em Porto Alegre, próximo ao Estádio Olímpico Monumental, há uma rótula (entre as avenidas Erico Veríssimo, José de Alencar, da Azenha e Gastão Mazeron [Cascatinha]), onde está um monumento que lembra sua missa rezada no local.



Outras Homenagens
Na cidade de Mogi Mirim o Estádio de Futebol do Mogi Mirim Esporte Clube recebeu o nome de Papa João Paulo II após o sequestro da filha do ex-presidente do Club.


Os dias da Semana Santa





Domingo de Ramos


O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalem como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenarão à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras.

Segunda-Feira Santa


É o segundo dia da Semana Santa. Onde o Nosso Senhor dos Passos começa sua caminhada rumo ao calvário.


Terça-Feira Santa


É o terceiro dia da Semana Santa.Onde é celebrada, as sete dores de Maria.


Quarta-Feira Santa


É o quarto dia da Semana Santa. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em Algumas Igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebra o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo


Quinta-Feira da Ceia


É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. É realizada nas catedrais diocesanas, a Missa de Crisma, onde o Bispo diocesano santifica o óleo dos Catecumenos e dos Enfermos e consagra o óleo de Crisma que será usado por todas as paróquias de sua diocese durante um ano até a próxima Quinta-feira Santa, onde o óleo que restou do ano seguinte é queimado. Para a consagração de Crisma, o Bispo pede a Jesus que envie o Espirito Santo Paráclito, para que torne o óleo santo e que todas as pessoas ungidas com ele se tornem "soldados de Cristo". À Tarde, após o pôr-do-sol, é celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da Sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vígila ao Ssmo. relembrando as sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se revente de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer.


Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão


Este é o momento onde a Igreja recorda a Morte do Salvador. É o único dia que não se celebra a Missa e não há consagração das hóstias. É celebrado a Solena Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz onde inicia-se com a equipe de celebração entrando em silencio, e o padre se prostrando no altar em sinal de humildade e de tristeza. É realizada a narrativa da paixão, que narra os acontecimentos desde quando Jesus foi interrogado, a Oração Universal, que reza polos que não crêem em Deus e em Cristo, pelos Judeus, pelos poderes públicos, dentre outros, e a Adoração da Cruz. Há comunhão, mas as partículas não são consagradas na sexta, se consagra uma quantidade maior na quinta-feira, seu nome antigo é comunhão dos pré-santificados. A noite tradicionalmente é realizada a Procissão do Enterro. Algumas Igrejas relembram as sete dores de Maria e encenam a descida da Cruz.


Domingo de Páscoa


É o dia da ressurreição de Jesus, e a comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Este é o último dia do Tríduo Pascal e em muitos locais do mundo, nomeadamente no Brasil em muitas regiões de Portugal, marca o último dia da Semana Santa.





Quarta-feira Santa

Equipe de animação da Hora Santa
Bênção do Santíssimo
Procissão para a Bênção dos Óleos
Dom Eduardo Presidiu a Missa
"Não existe Cinquenta por Cento de Fidelidade" - afirmou Dom Eduardo. 

Na Hora Santa do Clero, realizada na tarde dessa quarta Feira na Igreja de São Carlos Borromeu o Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, ao fazer a abertura
Afirmou que o momento atual em que a igreja atravessa, requer dos sacerdotes uma Fidelidade total ao ministério e á vocação “Não existe cinqüenta por cento de fidelidade, não se pode dizer que o sujeito é mais ou menos bom, ou mais ou menos fiel, ou mais ou menos santo, ou ele é, ou não é...” – ressaltou.

Dom Eduardo referiu-se aos escândalos que a grande mídia vem divulgando, não só n o Brasil mas em outros países, como na Irlanda e Alemanha, dos casos principalmente de Padres pedófalos “A igreja vem sendo duramente perseguida, pela fragilidade dos padres, que acabam não resistindo aos apelos do mundo” – concluiu.
O Frei Gilberto, da Paróquia Santo Antonio, conduziu o primeiro momento do encontro, que teve como tema “O Testemunho suscita Vocações”

“Ninguém é obrigado a assumir o Sacerdócio, que deve ser sempre uma resposta livre, diante do chamado que Deus faz” disse o Frei Gilberto. Citando o profeta Jeremias e no Novo Testamento o evangelista São João, o Frei trabalhou a questão da vocação, e dando como referência um pronunciamento do Papa Bento XVI, citou três pontos importantes na vida do sacerdote : A amizade com Cristo, que propicie uma intimidade profunda, através da Palavra e da Oração, o Dom total ao dar-se por inteiro, e que Jesus explicitou  no gesto do Lava-pés e instituição da Eucaristia, e a Vida em comunhão evitando-se as preferências na relação com as pessoas “Aqui está uma das maiores dificuldades que temos pela frente, e que interfere na comunhão, evitar certas preferências, e doar-se a todos” – disse Frei Gilberto..

A Hora Santa teve continuidade com um diálogo orante que conduzia a uma reflexão, e após o Evangelho e o momento das confissões, foi encerrada com a Bênção do Santíssimo, presidida pelo Padre João Orsi, Pároco da “São Carlos Borromeu”;.

Em Missa solene, Sacerdotes renovaram as promessas

Na Missa chamada Crismal, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, de Sorocaba, Presidida por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, com a presença da maioria dos Padres da Arquidiocese, Diáconos e Seminaristas, os dois momentos marcantes foram: a  bênção dos Sagrados Óleos do Batismo, Crisma e Enfermos, e antes desse momento a Renovação das Promessas feitas por casa um dos Sacerdotesm no dia da sua ordenaç.ão.
Todo o conteúdo da espiritualidade trabalhada com os Padres, inclusive na Hora Santa dessa Quarta Feira da Semana Santa está no contexto do Ano Sacerdotal, onde os Sacerdotes vão sendo cada vez mais motivados, a redescobrir a graça da Vocação a que foram chamados.

A Igreja Catedral, como ocorre em todos os anos esteve totalmente tomada, notando-se uma participação bastante positiva de grande parte das paróquias de Sorocaba e Região.

Veja agora em vídeo, um dos mais belos momentos da Hora Santa do Clero, canto do Salmo Responsorial , procissão de entrada e procissão dos Santos Óleos




Projeto Porto das Artes


O projeto Porto das Artes está sendo desenvolvido em Porto Feliz desde fevereiro. Nele, uma turma de 25 alunos aprende técnicas de pintura em tecido e madeira. A decoração do artesanato é feita com aspectos ligados à história de Porto Feliz.

A Oficina Porto das Artes foi criada com o intuito de dar oportunidade para novos artesãos, além de divulgar os pontos históricos da cidade nos trabalhos.

O grupo prepara material para o Dia das Mães, em maio, quando acontece a feira de artesanato. A verba arrecadada será utilizada em outras oficinas.

Novas turmas participam do projeto em abril. Serão 17 alunos do projeto Agente Jovem e outros 24 do projeto AABB. Também serão iniciadas oficinas de crochê e bijuterias.

O projeto Porto das Artes funciona no prédio da Diretoria de Desenvolvimento Social, sala 6, na rua Adhemar de Barros, 529. Mais informações pelo telefone (15) 3262-3023, com Valéria Figueiredo.

Semana Santa - Paróquia São João Batista

SEMANA SANTA- PARÓQUIA S. JOÃO BATISTA


02/04 - SEXTA-FEIRA SANTA
MATRIZ S.JOÃO BATISTA - 9HS ÁS 14HS - ADORAÇÃO AO SANTISSIMO 
A PARTIR DAS 15HS - CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO

19HS - SAÍDA PROCISSÃO DO SENHOR MORTO SAINDO DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA, PERCORRENDO RUAS DA CIDADE ATÉ MATRIZ N. S. MÃE DOS HOMENS. (TRAZER VELAS PARA PROCISSÃO LUMINOSA)

03/04 - SÁBADO SANTO - VIGILIA PASCAL
COMUNIDADE SANTA CRUZ ÁS 19:30HS

04/04 - DOMINGO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR - PÁSCOA
MISSAS NOS HORARIOS DE COSTUME (N.S. PONTE 8HS, S. FRANCISCO DE ASSIS 9:30HS E SÃO JOÃO BATISTA 19HS.)


FELIZ E SANTA PÁSCOA!