sexta-feira, 2 de abril de 2010

Quarta-feira Santa

Equipe de animação da Hora Santa
Bênção do Santíssimo
Procissão para a Bênção dos Óleos
Dom Eduardo Presidiu a Missa
"Não existe Cinquenta por Cento de Fidelidade" - afirmou Dom Eduardo. 

Na Hora Santa do Clero, realizada na tarde dessa quarta Feira na Igreja de São Carlos Borromeu o Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, ao fazer a abertura
Afirmou que o momento atual em que a igreja atravessa, requer dos sacerdotes uma Fidelidade total ao ministério e á vocação “Não existe cinqüenta por cento de fidelidade, não se pode dizer que o sujeito é mais ou menos bom, ou mais ou menos fiel, ou mais ou menos santo, ou ele é, ou não é...” – ressaltou.

Dom Eduardo referiu-se aos escândalos que a grande mídia vem divulgando, não só n o Brasil mas em outros países, como na Irlanda e Alemanha, dos casos principalmente de Padres pedófalos “A igreja vem sendo duramente perseguida, pela fragilidade dos padres, que acabam não resistindo aos apelos do mundo” – concluiu.
O Frei Gilberto, da Paróquia Santo Antonio, conduziu o primeiro momento do encontro, que teve como tema “O Testemunho suscita Vocações”

“Ninguém é obrigado a assumir o Sacerdócio, que deve ser sempre uma resposta livre, diante do chamado que Deus faz” disse o Frei Gilberto. Citando o profeta Jeremias e no Novo Testamento o evangelista São João, o Frei trabalhou a questão da vocação, e dando como referência um pronunciamento do Papa Bento XVI, citou três pontos importantes na vida do sacerdote : A amizade com Cristo, que propicie uma intimidade profunda, através da Palavra e da Oração, o Dom total ao dar-se por inteiro, e que Jesus explicitou  no gesto do Lava-pés e instituição da Eucaristia, e a Vida em comunhão evitando-se as preferências na relação com as pessoas “Aqui está uma das maiores dificuldades que temos pela frente, e que interfere na comunhão, evitar certas preferências, e doar-se a todos” – disse Frei Gilberto..

A Hora Santa teve continuidade com um diálogo orante que conduzia a uma reflexão, e após o Evangelho e o momento das confissões, foi encerrada com a Bênção do Santíssimo, presidida pelo Padre João Orsi, Pároco da “São Carlos Borromeu”;.

Em Missa solene, Sacerdotes renovaram as promessas

Na Missa chamada Crismal, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, de Sorocaba, Presidida por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, com a presença da maioria dos Padres da Arquidiocese, Diáconos e Seminaristas, os dois momentos marcantes foram: a  bênção dos Sagrados Óleos do Batismo, Crisma e Enfermos, e antes desse momento a Renovação das Promessas feitas por casa um dos Sacerdotesm no dia da sua ordenaç.ão.
Todo o conteúdo da espiritualidade trabalhada com os Padres, inclusive na Hora Santa dessa Quarta Feira da Semana Santa está no contexto do Ano Sacerdotal, onde os Sacerdotes vão sendo cada vez mais motivados, a redescobrir a graça da Vocação a que foram chamados.

A Igreja Catedral, como ocorre em todos os anos esteve totalmente tomada, notando-se uma participação bastante positiva de grande parte das paróquias de Sorocaba e Região.

Veja agora em vídeo, um dos mais belos momentos da Hora Santa do Clero, canto do Salmo Responsorial , procissão de entrada e procissão dos Santos Óleos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz