domingo, 26 de maio de 2013

Exército movimentou Porto Feliz com atividades

 

exercito em pf (1)exercito em pf

 

A 2ª Divisão de Exército realizou na semana passada a 9ª edição do Exercício de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem em Porto Feliz.

            O objetivo do exercício foi de preparar as tropas do comando militar do sudeste para atuar em grandes eventos — Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas.

            Os soldados participam de situações que incluíram patrulhamento ostensivo de ruas e logradouros, abordagens de elementos suspeitos, pontos de bloqueio e controle de veículos, segurança de pontos sensíveis, reintegração de posse, busca e apreensão e escolta de autoridades e comboios, entre outras missões.

            Além disso, o Exército promoveu na Praça da Matriz atendimento médico básico e orientação de saúde bucal, palestra sobre o ingresso no Exército, lazer para o público infantil, apresentação da banda militar, exposição de material militar e orientação da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

            As escolas municipais “Vilma Fernandes Antonio”, “Ver. Carlos Roberto de Oliveira”, “Domingos de Marco”, “Coronel Esmédio”, “Aurora Machado Guimarães”, “Maria Aparecida Fernades Leite” e “Antonio de Pádua Martins de Melo” contaram com a presença de soldados do Exército que proferiram palestra aos estudantes.

            Na quinta-feira, 23, a Banda de Música do 5º BIL Cidade de Lorena fez apresentação na Praça da Matriz e encantou aos presentes. A cidade acompanhou ainda o desfile da tropa do 2º GAAA.

A Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal também participaram das atividades do Exército na Praça da Matriz, com palestras sobre cerol, dicas de segurança, dicas de proteção de Defesa Civil (como se proteger de enchentes, raios, estiagem, como evitar afogamento, como se proteger de deslizamento), com distribuição de cartilhas para colorir com dicas de Defesa Civil. Foram distribuídas, ainda, 1200 sacolinhas da Defesa Civil com um vasto material educacional.

Cerca de 3000 estudantes da rede municipal de ensino e escolas particulares participaram das atividades no município.

Prefeito Levi Rodrigues Vieira (PSD) recebeu uma homenagem do comandante da 2ª Divisão de Exército, Gen. Div. Floriano Peixoto Vieira Neto, como agradecimento por ter cedido a cidade para o treinamento.