terça-feira, 23 de julho de 2013

Papa Francisco reza missa para cardeais e toma sorvete no café da manhã, diz padre

 

Carolina Farias
Do UOL, no Rio de Janeiro

Reprodução/UOL

  • O papa Francisco posa para foto ao lado de freiras na manhã desta terça

    O papa Francisco posa para foto ao lado de freiras na manhã desta terça

O papa Francisco rezou uma missa privada para cardeais e freiras na residência Assunção, no Sumaré, zona norte do Rio de Janeiro, onde está hospedado, por volta das 7h desta terça-feira (23). Em seguida, o pontífice tomou sorvete no café da manhã, em seu segundo dia de viagem ao Rio. Foi o que disse o padre Jorge Luiz Neves Pereira da Silva, mais conhecido como Jorjão, pároco da Igreja Nossa Senhora da Paz, de Ipanema, na zona sul da capital fluminense.

Segundo Jorjão, ele teria levado sorvete ao pontífice na residência. Depois de uma segunda-feira intensa, não há eventos oficiais com participação do papa Francisco programados para esta terça-feira. A dúvida é se Francisco permanecerá o tempo todo na Residência Assunção ou se participará de alguma atividade "surpresa".

Hoje a Jornada Mundial da Juventude começa oficialmente, com eventos na praia de Copacabana, onde foi montado um palco: às 8h15, haverá uma missa, seguida de entrevistas coletivas sobre a JMJ; às 15h30, o cardeal dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, concederá entrevista; por fim, às 18h, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, celebrará a missa oficial de abertura da jornada.

Com o frio e mau tempo no Rio de Janeiro, o lançamento da medalha em comemoração à visita do papa Francisco à capital fluminense, que seria realizado no Santuário do Cristo Redentor, foi cancelado. O evento foi transferido para a residência Assunção.

Porto Feliz realiza 5º congresso de educação

22122009 007 IMGP4389
congresso reúne profissionais da
Educação Infantil e Ensino Fundamental

 

Acontece nos dias 24, 25 e 26 deste mês o 5º Congresso de Educação de Porto Feliz. O tema do encontro deste ano será “Educar, uma relação de prazer e afetividade”.
Para proferir a palestra, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes trará o professor Jamar Monteiro, que é mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, Pós Graduado em Administração de Recursos Humanos, pedagogo e historiador e escritor.
A abertura na quarta-feira, 24, será no Porto Feliz Tênis Clube, às 19h. Já nos dias 25 e 26 serão realizadas oficinas destinadas aos professores e auxiliares de educação infantil.


A programação será a seguinte:


Dia 25 – 8h – Local: Câmara Municipal de Porto Feliz, Praça Lauro Maurino, 38, centro da cidade. Público: Gestores da rede municipal de ensino.
Dia 25 – 8h – Local: Câmara EMEF “Zilda Tomé de Moraes”, na rua Santa Coan Moro, 90, Cidade Jardim. Público: Professores da Educação Infantil.
Dia 25 – 8h – Local: EMEF “Profª Luiza Carvalho Pires”, rua Benedita Almeida Leal, 330, no Jardim Excelsior. Público: Professores do ensino fundamental do 1º ao 5º ano, adjuntos e especialistas.
Dia 25 – 8h – Local: EMEF “Prof. Domingos de Marco”, rua Géssia de Moraes Lisboa, bairro Bepim. Público: Professores do ensino fundamental do 6º ao 9º ano.
Dia 25 – 7h30 – Local: Local: Espaço Cultural “Olair Coan”, rua João Gastardelli, 38, bairro Água Branca. Público: Auxiliares de educação infantil.
Dia 26 – 8h – Local: Espaço Cultural “Olair Coan”, rua João Gastardelli, 38, bairro Água Branca. Público: Professores do ensino fundamental do 6º ao 9º ano.
Dia 26 – 7h30 – Local: EMEF “Prof. Domingos de Marco”, rua Géssia de Moraes Lisboa, bairro Bepim. Público: Auxiliares de educação infantil.

Sarau na Casa Tema: Lua

O Sarau é um encontro de cultura e amigos, sempre aberto a receber amigos novos.

casa da cultura

Data: 25/07/2013

Horário: 20 horas

Local: Casa da Cultura

Entrada Franca

Participação dos alunos de teatro da Estação das Artes.

Venha participar, prestigiar e saborear um delicioso vinho quente.

Realização: Grupo Sarau na Casa e Diretoria de Cultura e Esportes

Prefeito decreta situação de emergência em Porto Feliz

 

21,07,2013 106 O Prefeito Levi Rodrigues Vieira decretou na tarde desta segunda-feira, 22, situação de emergência em Porto Feliz.

Baseado na lei nº 8666, de 21 de junho de 1993, sem prejuízo Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000), ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres.

O objetivo do decreto é poder atender às famílias que sofreram prejuízo com a tempestade ocorrida na madrugada de domingo, 21. O setor de compras transferiu-se durante esta semana para a Secretaria de Obras para ficar mais próximo das necessidades e agilizar o processo de compra.

Gerenciar a Crise

Para gerenciar os trabalhos, Prefeito Levi instituiu o Gabinete de Gerenciamento de Crise, escolhendo como presidente o funcionário Rodrigo Naldi. Todos os setores da Prefeitura ficarão de prontidão durante o período em que for necessário para resolver os problemas ocasionados.

Além do trabalho de limpeza e remoção de entulhos das ruas e dos principais bairros afetados pelos ventos no domingo, a Prefeitura trabalha na arrecadação de doações que serão revertidas para as famílias.

Três pontos foram definidos para as doações. A Guarda Civil Municipal, na Praça Duque de Caxias; a Diretoria de Desenvolvimento Social, na rua Adhemar de Barros, 529; e a escola municipal “Vilma Fernandes Antonio”, na alameda das Sibipirunas, no Jardim Vista Alegre.

As principais carências são de colchões, roupas de cama, roupas, produtos alimentícios, produtos de higiene e produtos de limpeza.

A Diretoria de Desenvolvimento Social alerta aos doadores que procurem por um desses setores para que a Prefeitura possa distribuir de forma organizada em ordem para as famílias com mais necessidade. Campanhas paralelas estão sendo desenvolvidas na cidade, mas acabam não sendo direcionadas.

A Prefeitura também está solicitando a doação de materiais de construção que podem ser levados até a Secretaria de Obras, no bairro São Marcos.

Desabrigados

A Prefeitura atua nas regiões atingidas pela tempestade desde as primeiras horas da madrugada de domingo, logo após o ocorrido.

A ação de remoção das famílias e seus pertences e a limpeza da área durou todo o domingo, 21, e esta segunda-feira, 22.

Estão abrigadas na escola “Vilma Fernandes Antonio”, no Jardim Vista Alegre, quatro famílias, num total de 14 pessoas. Todas elas são moradoras do Jardim Vante. Outras quatro famílias do Altos do Jequitibá estão alojadas na casa de parentes.

A ventania destruiu seis casas e danificou outras 16 moradias. Além disso, provocou o destelhamento de prédios, queda de muros, árvores.

De acordo com a Defesa Civil, os principais bairros afetados foram Altos do Jequitibá, Jardim Vante, Vista Alegre, Jardim Excelsior, Vila Progresso e Jardim Santa Eliza.

Foram registradas as mortes de três pessoas e até a manhã desta segunda-feira, 22, duas pessoas ainda estavam internadas, sem risco de morte.

A Prefeitura acionou os órgãos dos governos estadual e federal para auxiliar nos trabalhos de recuperação das casas. Além disso, Prefeito Levi entrou em contato com os deputados da região para intervir pelo município junto ao governo.

Representantes do Ministério das Cidades estiveram no município para avaliar as casas que caíram com a tempestade e, também, as demais casas do bairro Altos do Jequitibá.

Segundo informaram, a Prefeitura deve recorrer ao Ministério das Cidades para que as providências sejam tomadas.

Na manhã desta terça-feira, 23, em virtude do início das aulas na escola Vilma no dia 29, Prefeito Levi autorizou a diretoria de Desenvolvimento Social a alocar casas para as famílias que estão sem ter para onde ir.

Situação atípica

Segundo informações da Defesa Civil a tempestade de domingo foi atípica em Porto Feliz. Havia o comunicado de chuvas na região, sem a precisão do que ocorreu.

Ainda de acordo com a Defesa Civil não seria possível prever a tempestade. Os ventos atingiram velocidade acima de 140 quilômetros por hora.

O Governo Municipal atualiza o Plano de Defesa Civil de Porto Feliz que é mais focado nos danos provocados por enchentes. Outros desastres devem ser previstos no novo plano. Ainda assim, o município é um dos únicos que possui um plano cadastrado junto ao Governo do Estado.

Engajamento

Estiveram envolvidos na ação da Prefeitura a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Obras Públicas, Trânsito, Desenvolvimento Social, Saae, CPFL, Corpo de Bombeiros e voluntários.

Prefeito Levi ressaltou a importância da mobilização de todos e pede que a participação da população nas doações. “Agradeço o empenho de todos em ajudar os desabrigados. Dos funcionários da Prefeitura que colaboraram desde a hora da tempestade e do trabalho dos voluntários que também tem de ser ressaltado, pois a Prefeitura não parou de receber ligações de pessoas querendo contribuir”, disse.

Prefeitura promove curso de fotografia em parceria com Oficina Grande Otelo

casa da cultura A Casa da Cultura “Dona Narcisa Stettener Pires” abre inscrições de 23 de julho a 10 de agosto para a oficina cultural de fotografia “Registro Artístico – O meu Olhar”.

O projeto  desenvolvido pela Prefeitura de Porto Feliz em parceria com a Oficina Cultural Grande Otelo será coordenado por Antonio Zardos e busca estimular e desenvolver o olhar fotográfico, transformando registros de elementos do cotidiano numa enriquecedora experiência artística.

Antonio Zardos é fotógrafo profissional e vice-presidente da Academia Sorocabana de Fotografia, Cinema e Vídeo. Participa de grupo de estudos semióticos sobre linguagem fotográfica. Dois de seus projetos foram realizados por meio da LINC: “O dia em que Sorocaba parou” (2010) e “Uma cidade, quatro bairros e muitas histórias” (2012).

O curso acontece de 12 de agosto a 30 de setembro, sempre às segundas-feiras, das 19 às 22h. É gratuito e tem vagas limitadas.

As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura, à rua Tristão Pires, 123, no centro de Porto Feliz. Mais informações através do telefone 15 3262-4788.