quinta-feira, 15 de março de 2012

Temporal causa alagamentos e prejudica o trânsito em Sorocaba, SP

 

Chuva forte alagou a av. Dom Aguirre e Três de Março. Castelinho tem cinco quilômetros de congestionamento.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Temporal em Sorocaba (Foto: Lucia Luz Ferrucci)
Temporal que atingiu Sorocaba durante a tarde causou alagamentos (Foto: Lucia Luz Ferrucci)

O temporal que atingiu Sorocaba, interior do estado, na tarde desta quinta-feira (15), provocou alagamento em alguns pontos da cidade. Na Av. Três de Março, um carro ficou ilhado pela água e os ocupantes tiveram que ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros.

Na Avenida Dom Aguirre também há pontos de alagamento. O motorista que circula por essas vias deve ficar atento, porque a chuva continua forte e a tendência é a situação piorar.

Um acidente na rodovia Castelinho, sentido Sorocaba, causa lentidão e paradas entre os quilômetros 7 e 12. Às 18h35, um carro e um caminhão bateram, deixando vítimas leves.

Escravos trabalharam para pagar dívida da santa, dizem os velhos

 


Moradores do bairro do Carmo têm grande identidade com a história - Por: ALDO V. SILVA

 

Jornal Cruzeiro do Sul

SÃO ROQUE - Uma imagem de Nossa Senhora do Carmo com cerca de três séculos e sem réplicas foi furtada da capela do bairro do Carmo, em São Roque. A santa é símbolo de lutas e conquistas de descendentes de escravos que esperam ver a comunidade reconhecida como Quilombola e existe uma disputa em torno de quem receberá a titulação dos seis alqueires de terra onde vivem 750 pessoas. É neste contexto que ocorreu o furto da santa padroeira da igreja do bairro, localizado em área rural.

A imagem da santa remete os atuais moradores do bairro do Carmo aos seus pais, avós e bisavôs repetindo as mesmas histórias que tinham ouvidos dos que viveram ali antes. De geração em geração, para geração, conta-se, mantém a versão de que os escravos trabalharam para pagar a dívida da santa. "Eles nunca contaram que dívida era essa, mas que tinham que trabalhar para pagar a dívida da santa", declara a moradora Elisabete Platão Tavares, 47 anos. Acredita que os atuais moradores e seus antepassados só tiveram o direito de usufruir daquela terra por causa da imagem de Nossa Senhora do Carmo. Elisabete diz que os pais dela faziam muitas promessas e a santa atendia aos pedidos.

Desde a terça-feira, quando foi percebido o furto da imagem, a comunidade intensificou suas preces. A coordenadora da igreja, Aparecida do Carmo de Borba, declara que o grupo de orações reúne-se na igreja pela manhã, no meio do dia e a tarde em preces pela intenção da recuperação da imagem. "Tantas histórias já foram contadas sobre ela, que ela foi retirada dessa igreja para ir para outras, mas sempre retornava para cá", compara a atual preocupação da comunidade com os antepassados.

Aparecida de Borba enfatiza que Nossa Senhora do Carmo é considerada por todos como mãe e sem a imagem está faltando algo. "Foi tirada uma coisa muito importante que faz parte da nossa vida, a fé que a gente tem não morre", afirma. Elisabete Tavares declara que a comunidade passa por um momento muito triste e faz um apelo. "Acho que levaram a imagem para nos atingir porque nossa senhora, para nós, foi o ponto principal. Seja (sic) por vingança ou pelo motivo que for a gente gostaria que essa pessoa devolvesse a imagem", pede. Conta que, quando encontrada, a imagem foi cuidada por uma família enquanto não houve a construção da igreja. "Eu tenho fé que ela vai ser devolvida porque ela é muito milagrosa, tem muitos milagres", acredita Elisabete. (L.N.)

Pedreira terá vigias para impedir entrada de banhistas e mergulhadores

 


Uma barraca de bambu, que de acordo com placas de aviso era de uso dos mergulhadores, ainda está de pé - Por: Adival B. Pinto

Mais fotos...

A Votorantim Cimentos, responsável pela Área da Pedreira desativada em Salto de Pirapora, informou que vigias serão mantidos no acesso ao local 24 horas por dia, para impedir o acesso de banhistas e mergulhadores.
Placas de aviso alertando sobre a proibição de entrar na área também foram instaladas. A empresa providenciou o fechamento da Pedreira após a
morte dos mergulhadores Rodrigo Garcia e Alessandro Varani no sábado (10). Apesar de ter 60 dias para fazer o isolamento da área, conforme determinação do Departamento Nacional de Produção Mineral, a empresa adiantou o bloqueio da estrada que dá acesso ao local na quarta-feira.

Acesso que leva à pedreira é bloqueado

Pedras e terra interditam o caminho para carros, mas a pé ainda é possível chegar ao local


Por determinação do DNPM, a Votorantim Cimentos, proprietária da pedreira, isolou o local e destruiu barracas e churrasqueiras - Por: Adival B. Pinto

 

Priscila Fernandes
priscila.fernandes@jcruzeiro.com.br
programa de estágio

O acesso à Pedreira de Salto de Pirapora, onde dois mergulhadores morreram no sábado (10), foi fechado. A área particular, que pertence à Votorantim Cimentos, está fora de operação há dez anos. Antes da tragédia, a empresa recebeu uma determinação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para realizar o isolamento do local, porém a Votorantim tinha o prazo de 60 dias após a publicação da decisão no Diário Oficial para efetuar o serviço. Até sábado a determinação não havia sido publicada ainda.
Uma estrada sem asfalto, que leva ao local, foi bloqueada pela empresa com grandes pedras e terra. Entretanto, ainda é possível chegar à Pedreira a pé, contornando ou escalando o material colocado para impedir a passagem. Bancos e barracas, que eram utilizados pelos banhistas e mergulhadores para se abrigar do sol e fazer churrascos, foram destruídos. Aparentemente a remoção das estruturas foi feita com o auxílio de máquinas pesadas. Uma barraca de bambu, que de acordo com placas de aviso era de uso dos mergulhadores, ainda está de pé. Um vestiário improvisado também foi poupado.
Em nota, a Votorantim lamentou o ocorrido e declarou que se coloca à disposição das autoridades competentes para investigação. Durante a manhã de ontem, a empresa informou cumpriria a determinação do DNPM.
Investigações

A Polícia Civil de Salto de Pirapora, responsável pelo caso, pretendia encaminhar até o fim do dia de ontem as provas à Perícia Técnica de Sorocaba. Para o delegado Mário Luiz Ayres somente com a análise técnica será possível saber quais informações serão relevantes para o esclarecimento do caso. Contudo, já se sabe que os computadores de mão recolhidos - que se assemelham a relógios grandes- registram o trajeto e a profundidade do mergulho. As válvulas de respiração e os cilindros também passarão por perícia para identificar defeitos e definir a quantidade e o tipo de ar que possuíam. Outras provas coletadas foram uma caderneta com anotações sobre mergulhos e uma máquina fotográfica que capta imagens subaquáticas. Os laudos devem ficar prontos em trinta dias.
Os corpos dos mergulhadores Rodrigo Garcia e Alessandro Varani já foram analisados e liberados para a realização dos velórios. O resultado da necropsia deve determinar se os amigos morreram afogados ou durante a descompressão, ou ainda por outros fatores. De acordo com Ayres, o depoimento de um mergulhador que acompanhava os dois será colhido nos próximos dias. Henrique Tunes de Oliveira reside em São Paulo e se não tiver condições de comparecer a Salto de Pirapora poderá receber uma Carta Precatória, que lhe permitiria prestar o depoimento no município em que mora. Até agora o mergulhador já adiantou que as anotações do caderno recolhido podem ter sido feitas em qualquer momento. O objeto não foi encontrado junto ao corpo dos mergulhadores e sim no meio dos pertences deixados em terra.
"Não podemos determinar ainda se essas anotações são referentes ao último mergulho que eles fizeram ou de outro dia", explica o delegado. Algumas das frases anotadas no caderno são: "Temos que voltar pela esquerda ok?"; "Eu acho que nosso ponto está lá"; "Nosso norte a esquerda"; "Vamos voltar no ponto de referência e a seguir para o sul da bússola", além de algumas contas e números. De acordo com o delegado, os computadores de mão e máquina fotográfica ainda não foram ligados - função que seria da perícia - portanto ainda não se sabe se os equipamentos estão em funcionamento e poderão contribuir com a investigação.
Segundo o pai de Rodrigo, Mateus Garcia, o empresário teria voltado dos Estados Unidos na sexta-feira (9), onde teria comprado equipamentos de mergulho. Ayres relata que a polícia ainda não pode afirmar quais aparelhos foram comprados no país, mas que de acordo com informações iniciais seriam as roupas de mergulho. "Estamos em uma fase inicial da investigação e todos os aspectos podem mudar", disse.
O mergulhador técnico Marco Reis, que resgatou os corpos na segunda-feira (12), também irá prestar depoimento. Ele teria encontrado os dois empresários a 74,5 metros de profundidade. Por enquanto, não haveriam indicativos de que algum tipo de interferência externa tenha causado as mortes. De acordo com o delegado, esse é o primeiro caso de morte de mergulhadores profissionais na Pedreira de Salto de Pirapora. (Supervisão: Edileine Ferreira Guimarães)

Participe conosco!

417128_340334439345469_100001067475247_934669_37852099_n[1]_thumb[1]

A Missa Votiva à Nossa Senhora Mãe dos Homens, acontecerá hoje, às 19h30, este mês com Bênção de Chaves dos Lares. Participe!

A mulher na Igreja


Diversas atuações da mulher na Igreja


Não é só na vida religiosa que a mulher pode atuar na Igreja. Elas estão presentes também nas pastorais, nos estudos teológicos, no ensino catequético e nas frentes de proteção à vida. Um grande exemplo é a médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, reconhecida no Brasil e no mundo por sua contribuição para a sociedade.

Como referência teológica, basta lembrar as doutoras da Igreja: Santa Catarina de Sena, Santa Tereza d’Ávila e Santa Terezinha do Menino Jesus.






Na virgindade consagrada a mulher ganha o dom da maternidade espiritual

A mulher na Igreja hoje



A encíclica Mulieris dignitatem, ressalta que no cristianismo, mais que em qualquer outra religião, a mulher tem, desde as origens, um estatuto especial de dignidade, do qual o Novo Testamento atesta não poucos aspectos.

“Aparece com evidência que a mulher é destinada a fazer parte da estrutura viva e operante do cristianismo de modo tão relevante, que talvez ainda não tenham sido enucleadas todas as suas virtualidades”, escreve João Paulo II.

A partir do Concílio Vaticano II, com a revalorização do laicato na Igreja, voltando-se para a dimensão comunitária de mesma, iniciou-se uma grande corrente de renovação, devolvendo aos leigos a consciência da sua importância.

“Hoje através dos Movimentos e das Novas Comunidades Eclesiais vê-se um florescimento espontâneo de carismas, sob a luz do Espírito Santo, possibilitando um grande protagonismo às mulheres. Emerge então o perfil mariano da Igreja tão evidenciado por João Paulo II”, reforça a teóloga Rosa Maria Chaplin Ayter.

Dentro da Igreja, a socióloga e membro do conselho mundial do Movimento dos Focolares, Vera Araujo, afirma que se vê a necessidade da presença da mulher para uma maior participação na gestão também das estruturas eclesiásticas, no sentido de converte-las sempre mais em estruturas não de poder, mas de verdade, de serviço e de amor.

“A sociedade e a Igreja devem proporcionar à mulher maiores possibilidades concretas de inserção na construção da vida em comum. Só assim, a mulher mostrará o que ela pode dar e realizar”, salienta a focolarina.




Programação Semanal–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Programação da Semana_thumb[4]

São Clemente Maria Hofbauer

São Clemente Maria Hofbauer Dentro de uma família muitos simples, nasceu na Áustria, no ano de 1751.
Perdeu muito cedo seu pai, e foi educado por sua piedosa mãe que dizia a ele: “Procurai andar sempre nos caminhos agradáveis a Deus”.
Vocacionado ao sacerdócio, com muito esforço estudou Filosofia e Teologia. Após ordenado padre redentorista, foi para a Alemanha.
Ali, seu objetivo religioso não era somente servir sua congregação, mas a toda a Igreja local, a ponto de ajudar sua diocese a se redescobrir como pólo evangelizador.
São Clemente contribuiu para o aparecimento de muitos conventos e asilos, sinais materiais da força do Evangelho. Consumido na missão, aos 70 anos, partiu para sua recompensa: a glória de Deus.
São Clemente Maria Hofbauer, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 15/03/2012

Jesus expulsa demônios

Leitura Orante
Lc 11,14-23
Jesus estava expulsando de certo homem um demônio que não o deixava falar. Quando o demônio saiu, o homem começou a falar. A multidão ficou admirada, mas alguns disseram: É Belzebu, o chefe dos demônios, que dá poder a este homem para expulsar demônios. Outros, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, pediam que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha de Deus. Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído; a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída. Se o reino de Satanás tem grupos que lutam entre si, como continuará a existir? Vocês dizem que é Belzebu que me dá poder para expulsar demônios. Mas, se é assim, quem dá aos seguidores de vocês o poder para expulsar demônios? Assim, os seus próprios seguidores provam que vocês estão completamente enganados. Na verdade é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o Reino de Deus já chegou até vocês. Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele. Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.