sábado, 22 de janeiro de 2011
Nos pênaltis, Flamengo elimina o DB da Copinha
A vingança da decoreba
HÉLIO SCHWARTSMAN
SÃO PAULO - Esta vai deixar alguns pedagogos de cabelos em pé. Trabalho publicado anteontem na “Science” mostra que alunos que estudam por métodos do tipo decoreba aprendem mais do que os que utilizam outras técnicas.
O “paper”, que tem como autor principal o psicólogo Jeffrey Karpicke, da Universidade Purdue, comparou o desempenho de voluntários que estudaram um texto científico se valendo de um método que enfatiza a memória (leitura seguida de um exercício de fixação mnemônica) com o de alunos que usaram a técnica do mapa conceitual, na qual leem o texto e depois desenham diagramas relacionando os conceitos apresentados.
Desenvolvido por Joseph Novak nos anos 70, o mapa conceitual tem como pressuposto a teoria da aprendizagem significativa, segundo a qual aprender é estabelecer relações relevantes entre ideias.
Uma semana depois, os estudantes fizeram um exame para descobrir quanto haviam aprendido. O grupo da decoreba teve um índice de acertos 50% maior do que o do mapa. A grande surpresa, porém, foi que os memorizadores se saíram melhor tanto nas perguntas que envolviam a mera reprodução das ideias originais como também nas questões que exigiam que eles fizessem inferências, estabelecendo novas conexões entre os conceitos.
Um segundo experimento aprofundou um pouco mais esses achados, explorando, por exemplo, o desempenho de um mesmo estudante com os dois métodos de estudo. Em todas as situações, a decoreba apresentou melhores resultados que o mapa conceitual.
Evidentemente, ainda é cedo para generalizar as conclusões desse trabalho, que ainda precisa ser reproduzido em outros centros para ganhar nível de evidência. Mas já é certo que ele cairá como uma bomba na guerra pedagógico-ideológica que opõe os entusiastas da educação construtivista aos defensores de métodos tradicionais.
publicado hoje pela Folha de S. P.
Reunião nesse Sábado definiu Coleta Especial para os desabrigados do Rio de Janeiro
( Por iniciativa de um grupo de Diáconos Permanentes, e com todo o apoio do Arcebispo Dom Eduardo, a nossa arquidiocese entra oficialmente na Campanha em prol dos desabrigados em consequência da tragédia pluvial que se abateu em Teresópolis - Rio de Janeiro. Dom Eduardo diz muito em em seu comunicado "SEJAMOS GENEROSOS", vamos esquecer por momento as dificuldades financeiras de paróquias e comunidades, que mais cedo ou mais tarde serão solucionadas, e vamos ser solidários com os que perderam tudo, inclusive seus entes queridos)
Uma reunião nesse sábado pela manhã entre o Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, e os Diáconos Permanentes José Alberto de Souza Terra – Presidente da Cáritas Arquidiocesana, Diácono Gerson Schiming – Presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos, e o Diácono Arari dos Santos Amorim – Coordenador Arquidiocesano das Pastorais Sociais,e José Paulo Macedo Chanceler do Arcebispado, decidiu realizar em Sorocaba, a exemplo de outras arquidioceses Brasileiras, uma coleta especial no próximo domingo dia 30 de janeiro em todas as celebrações Eucarísticas e da Palavra, de todas as comunidades e paróquias, que será enviada a Comissão da CNBB que está assistindo aos desabrigados do Rio de Janeiro.
A coleta integral do domingo dia 30 de janeiro, deverá ser depositada na conta da Cáritas Agência 33.103 conta 390-5.
Transcrevemos o comunicado oficial do nosso Arcebispo, para melhores esclarecimentos
Urgente “Deus ama quem dá com alegria” ( II Cor 9, 7-9 )
Queridos Fiéis, presbíteros, Diáconos, Religiosos(as) a igreja de Sorocaba quer estar em comunhão com os irmãos e irmãs que sorem as conseqüências da catástrofe Pluvial no Sudeste. No domingo próximo, dia 30, SEJA MOTIVADA GENEROSA COLETA NAS MISSAS E NAS CELEBRAÇÕES DA PALAVRA, EM TODAS AS COMUNIDADES, conforme sugestão de Dom Demétrio, Presidente da Cáritas Nacional.
O resultado seja depositado na CONTA DA CÁRITAS ARQUIDIOCESANA; BANCO DO BRASIL AGÊNCIA 33103 CONTA 390-5 .
Se alguma Paróquia já depositou na conta da Cáritas Nacional. Mande á Cúria o comprovante da quantia, para que possamos ter a noção exata da contribuição da arquidiocese.
Doações em gêneros alimentícios e outros, sejam encaminhados para a CIESP fone 015 – 4009-2900.
Com minhas Saudações
Dom Eduardo
Para o seu dia!
O ingrato só se contenta uma vez com o benefício, enquanto o reconhecido o bendiz eternamente. | |||
Sêneca Não esqueçais os benefícios recebidos e não vos recordeis dos que já fizestes. Publius | |||