segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mensagem para você

O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.
Franklin Delano Roosevelt

Agora a pouco: Cardeal Arcebispo de São Paulo esteve em Porto Feliz

Cláudio Maffei prefeito, Dom Odilo e pe Toninho


Pe Toninho com a comitinho do Cardeal que o acompanhou na viagem


conversando sobre o passado histórico de Porto Feliz


Novena de Nossa Senhora Mãe dos Homens 2010: domingo dia dos Pais

Aconteceu neste domingo dia dos Pais o terceiro dia da Novena de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Porto Feliz. A temática desta noite, não poderia ser diferente: Missa do dia dos Pais. A Igreja estava completamente lotada, com grande presença masculina e de jovens, uma noite alegre, com todos participando dos Cânticos que foram conduzidos pelo Coral Renascer (composto por jovens da Paróquia).

 DSCF0002 DSCF0008 DSCF0010 DSCF0018

 

DSCF0019 DSCF0020

Comentarista

DSCF0023 DSCF0025 DSCF0029

Coral Renascer

 

DSCF0032

Primeira leitura

DSCF0038

Segunda leitura

DSCF0040 DSCF0042

Anúncio do Evangelho: diácono Paulo

 

DSCF0047

Homilia – Pe Toninho

 

 DSCF0053

Em sua homilia, Pe Toninho abordou a grande temática do dia: o dia dos Pais! Ele enfatizou o quanto que é importante ser Pai na família, ser o Pai que participada da vida familiar, na vida dos filhos, sendo companheiro da esposa e juntos vencer todas as tormentas. Falou o quanto que uma boa educação e testemunho repercute na vida dos filhos, pois é importante dar referência. Clamou a intercessão de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que Ela faça descer dos Céus as Bençãos que vem de Deus.

Em seguinda, deu espaço para um jovem, o Stalone, testemunhar sua vida perante a comunidade, em especial na noite de domingo muitos jovens frequentam a Santa Missa dominical. Stalone contou que tem uma vida normal, que trabalha e estuda, assim como todos também frequenta eventos sociais e até partilhou algumas situações: “Você aqui?” dizia, a surpresa das pessoas ao verem em uma festa por exemplo. Encerrou dizendo o quanto que é bom seguir os caminhos de Deus e nele quer alicerçar uma vida santa e obediente, construindo uma namoro Santo e testemunhando a Cristo.

DSCF0060 DSCF0066

Jovem Stalone, ministro Extraordinário da Eucaristia e servo do Grupo de Oração Jovem Mensageiro da Paz, da Renovação Carismática Católica.

 

DSCF0074 DSCF0076

Outra linda surpresa da noite foi o garoto Eduardo que fez a leitura da Oração da Comunidade, ele a exemplo de seu pai que fez a Primeira Leitura. O menino com segurança e boa dicção apresentou a Deus, em nome da comunidade, as intenções da Oração da Comunidade.

 

DSCF0082

Ofetório – Pais da Comunidade

 

DSCF0091 DSCF0096 DSCF0100

Oração Eucarística

 

DSCF0106 DSCF0109

Cordeiro de Deus

DSCF0112 DSCF0114 DSCF0116 DSCF0118 DSCF0119 DSCF0120 DSCF0122 DSCF0123 DSCF0124

Comunhão

 

DSCF0135 DSCF0152

Benção dos Pais com oração e aspersão de Água Benta e distribuição de Terços as Pais presentes.

 

Hoje a noite tem a Santa Missa as 19h30

Missa da Esperança e Fé!

Participe Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens!

Centro de Zoonoses em fotos!

Sempre o Centro de Zoonoses deixou a desejar, quando comparado ao que seria ideal, desde que a vereadora Andréa se engajou pela luta em prol dos animais abandonados e pela estruturação do Centro de Zoonoses, a realidade tem mudado muito. Muitas melhorias já foram feitas. Veja alguns fatos:

01_Andrea_Julio_Geraldo

Vereadora Andréa em Visita a Zoonoses com o Vice-Prefeito Júlio Bronze (13 de fevereiro de 2009);

02_Visita a Zoo de Itu
Visita a Zoonoses de Itu - (24 de março de 2010)

 

03_Andrea
Vereadora homenageia envolvidos na revitalização da Zoonoses na abertura da 10ª Semana do Meio Ambiente (04 de junho  de 2010);

 

04_Alunos_zoo_Andrea
10ª  Semana do Meio Ambiente - 1ª Feira de Doação de Cães e Gatos (07 a 10 de junho  de 2010);

05_Zoo_Andrea

Equipe de Funcionários da Zoonoses e vereadora na 1ª Feira de Doação de Cães e Gatos (07 a 10 de junho  de 2010);

 

07_Jaqueline Gato06_Jaqueline Cachorro
Homenageada com a Medalha Ecológica Jaqueline Piva
(04 de junho de 2010)

Santa Clara de Assis - Parte 3


Frei Hipólito Martendal

A primeira mulher comum a ser canonizada

Hoje é clássico entre os estudiosos do franciscanismo afirmar que para compreender bem São Francisco é necessário conhecer Santa Clara.

Todos sabem que São Francisco é o cristão mais admirado e mundialmente conhecido, inclusive no mundo não-cristão. Ele e Clara são a prova quase laboratorial de que Cristo pode ser realmente imitado e vivido, eu diria, quase "reencarnado" por seus discípulos. São Francisco provou isso aos homens e Santa Clara às mulheres.

Até Clara a Igreja tinha santas mulheres mártires e algumas santas providas da realeza, em geral admiradas por grandes obras de caridade. Clara foi a primeira mulher comum a ser canonizada, segundo um de seus biógrafos, Luciano Radi. Sofreu uma longa doença de 29 anos. Isso em nada diminuiu o rigor de sua penitência pessoal e pobreza, nem sua bondade verdadeiramente maternal para com suas irmãs. Foram suas qualidades pessoais que atraíram suas duas irmãs de sangue, Inês e Beatriz e, mais tarde, sua própria mãe viúva para viverem com ela no mosteiro!

QUANDO SE AMA APAIXONADAMENTE

Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM

1. A paixão é cega e cega os que se deixam dominar por ela. Temos, até certo ponto, medo dos apaixonados. Nem sempre as ditas pessoas apaixonadas dão provas de um certo equilíbrio. Há mesmo muitos crimes passionais. Com muita facilidade se pode passar do amor paixão ao ódio visceral. O amor-paixão pode ser perigoso. Pode destruir e não construir.

2. E, no entanto, não pode haver amor morno para Cristo e para o Evangelho. Há uma palavra dura do Apocalipse que sempre nos questiona. A testemunha fiel, o Amém, assim se dirige ao anjo da Igreja de Laodicéia: “Conheço as tuas obras. Oxalá, fosses frio ou quente. Mas porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca” (Ap 3,14-15). Nos últimos tempos temos ouvido e lido muito a respeito da expressão “ardor”, “novo ardor”. Quem fala em ardor pensa naquilo que queima, que é quente. Não podemos elogiar um cristão frio, indiferente, rotineiro, “fazedor de rezas e de tarefas”.

3. Ora, Francisco de Assis foi uma pessoa fervorosa. Podemos dizer que apaixonou-se por Cristo, isto é, teve os mesmos sentimentos de Cristo. Encantou-se com seu nascimento singelo, com sua mãezinha pobre, com o fato de não ter ele tido uma pedra para reclinar a cabeça. Francisco viveu interiormente a solidão e o abandono de Cristo em sua via sacra até o alto do trono pobre e duro da cruz. Compreendeu que Deus amava tornando-se simples, despojado, pobre. Encantava-se com o Senhor pobre e despojado nas frágeis aparências do pão.

4. Há, no coração de Francisco, o desejo de amar aquele que não é amado. Famosa a formulação franciscana: O amor não é amado. Se o amor não é amado será preciso tornar-se arauto e divulgador desse amor. Isso se chama zelo missionário ou apostólico. Os franciscanos seculares têm consciência aguda dessa necessidade.

5. “Devotava a Cristo um amor tão fervente, e seu bem amado lhe correspondia com uma ternura tão familiar que o servo de Deus pensava ter diante dos olhos a presença quase contínua do Salvador. Ele mesmo contou isso confidencialmente, várias vezes, a seus companheiros” (São Boaventura IX,2).

6. Omer Englebert tentando compreender o que se passou no coração de Francisco no momento de sua conversão, assim escreve: “O que se pode dizer é que, nesse momento, Francisco é um homem que encontrou o amor e que se sente iluminado do alto. E como tal agirá doravante, consentindo em passar por visionário aos olhos dos cegos que andam nas trevas, e cumprindo atos tidos por loucos por parte dos que nunca amaram. Pode-se acrescentar que nele sobreviverão, no que tem de melhor, seus entusiasmos e ambições juvenis. Como um artista que não muda de estilo ao mudar a inspiração, ele não perderá a originalidade nem tampouco sua nobreza. Ele tinha sonhado ser cavaleiro e cavaleiros permanecerá até à morte” (Vida de São Francisco de Assis, EST Edições, Porto Alegre, 2004, p.51).

7. Pensar em Francisco é pensar em alguém abrasado de amor. Ele foi designado de santo seráfico, por ser semelhante aos serafins, que vivem perto do fogo que é Deus.

8. Temos que prestar atenção para que nosso amor não seja paixão cega. De outro lado, o que seria um amor por Cristo sem um apaixonado e apaixonante testemunho? Há os que amam Cristo fria e cerebralmente. Há outros que o amam zelosa e apaixonadamente.

Jogos da Integração


Porto Feliz sedia entre os dias 6 e 20 de agosto os Jogos da Integração, Inclusão e Cidadania. A abertura oficial será realizada na Escola Municipal Professora Luiza de Carvalho Pires, no Jardim Excelsior.

Todas as escolas da rede municipal de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) participam dos Jogos, que reunirá ao todo 5.300 alunos. De acordo com a Secretaria de Educação, os estudantes de 1º a 4º série participam de atividades de recreação como brincadeiras de roda, jogos e outras atividades. Já para os alunos do 5º ao 9º ano, haverá competições esportivas em modalidades como handebol, voleibol, basquete, futebol de salão, entre outras.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Regiane Aguiar Silva Bergamo, comenta os principais objetivos dos Jogos. “A proposta é promover a integração entre os alunos, que acontece durante as brincadeiras e as competições. Também existe a consciência cidadã. Nossos alunos assumem o papel de transmissores de importantes informações como, por exemplo, a prevenção da dengue”, lembra a secretária.

Regiane também lembra que, nessas competições, grandes potenciais esportivos podem ser encontrados nas escolas. “Esse é mais um dos momentos em que podemos identificá-los e convidá-los para um desenvolvimento mais específico da modalidade”, afirma.

Esta é a 4º edição dos Jogos. A primeira edição foi realizada em 2007 intitulada de “Pan da Cidadania”. Em 2008, recebeu o nome de “Olimpíadas da Cidadania” e, em 2009, “Jogos da Cidadania”.

Dia dos Pais

Aconteceu neste domingo, em toda a Igreja em Porto Feliz, a homenagem aos dias do Pais. As três paróquias se dedicaram em transmitir mensagens e músicas para aqueles se preocupam em ser bom pais.

Na missa noturna da Novena de Nossa Senhora Mãe dos Homens, também foi relizada homenagem com Benção e distribuição de terços aos Pais.

 

DSCF0135 DSCF0136 DSCF0137 DSCF0140 DSCF0141 DSCF0142 DSCF0143