sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Blitz educativa no trânsito de Porto Feliz

 

Uma blitz educativa foi realizada na avenida Capitão Joaquim Floriano de Toledo (Marginal Tenda), no dia 24 de fevereiro, em Porto Feliz. A Diretoria de Defesa do Cidadão através da Coordenadoria Municipal de Trânsito foram os responsáveis.

Agentes de trânsito orientaram durante uma hora, cinquenta motoristas sobre o uso adequado do cinto de segurança nos bancos traseiro e dianteiro e motociclistas sobre a importância do uso de capacetes e outros dispositivos de segurança. A Coordenadoria de Trânsito realizará nas próximas semanas novas blitz educativas em diversos locais da cidade.

Fiscalização
Na próxima segunda-feira, dia 1 de março, a fiscalização nas mudanças viárias realizadas na rua Daniel Camargo Taborda, no Jardim Excelsior será realizada pela Diretoria de Defesa do Cidadão através da Coordenadoria Municipal de Trânsito.

Desde o dia 14 de dezembro, está proibido o estacionamento de veículos no lado direito da rua no sentido centro-bairro. No local, foram colocadas 12 placas de sinalização.

Agentes de Trânsito orientaram moradores sobre as mudanças. “Tivemos de fazer a mudança devido ao aumento do tráfego naquela rua”, disse o diretor de Defesa do Cidadão Urias de Oliveira. A autuação por estacionar em local proibido é de R$ 85,13 e acarreta quatro pontos na carteira.
 
 

Salas de leitura em Porto Feliz

 
O acervo das salas de leitura de todas as escolas de Ensino Fundamental (Emef) de Porto Feliz foram atualizados. O investimento foi de R$ 18.872,58, na compra de cerca de 1.300 novos volumes.

Foram comprados livros infantis, infanto-juvenis e contemporâneos como “O caçador de Pipas” (de Khaled Hosseini – com mais de 8 milhões de cópias vendidas no mundo), “O vendedor de Sonhos” (de Augusto Cury – autor brasileiro que já vendeu mais de 10 milhões de livros), “A Cabana” (de Willian P. Young – com mais de 2 milhões de cópias vendidas no mundo), “O Menino do Pijama Listrado” (de John Boyne – publicado em mais de 20 idiomas), “Código da Vinci” e “Anjos e Demônios” (de Dan Brown – os dois livros venderam mais de 2,3 milhões de cópias só no Brasil), “As crônicas de Nárnia” (de Clives Staples Lewis – série que vendeu mais de 120 milhões de livros em 41 idiomas), além da coleção completa de Crepúsculo (de Stephenie Meyer – série de quatro livros com mais de 85 milhões de cópias vendidas) e Harry Potter (de J. K. Roling – série de sete livros que vendeu mais de 490 milhões de cópias no mundo).

De acordo com o Diretor de Educação e Cultura, Miguel Arcanjo de Almeida, o investimento em livros é uma das prioridades do Governo Municipal. “A intenção é ampliar essas salas e dar mais oportunidade de leitura aos estudantes”, explica.
Atualmente as salas de leituras atendem mais de seis mil alunos, entre 6 e 14 anos, e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Projetos de Leitura
Ao longo do ano as oito EMEFs desenvolvem projetos voltados à leitura, projetos como: “Colcha de Retalhos”, “Biblioteca Ambulante”, Cantinho da Leitura”, Leitura Compartilhada”, “Campanha Amigos Solidários e “Participação na bienal do livro”.

Os trabalhos realizados durante o ano são expostos nas escolas na Semana de Incentivo à Leitura, comemorada no dia 29 de outubro, através da Lei Municipal nº 4.609 de 07/07/2008, criada pelo prefeito municipal.

Arca da Leitura
A rede de Ensino Infantil também é beneficiada com os projetos de leitura da Diretoria de Educação. Todas as oito EMEI e oito CEIM são beneficiadas com os projetos Arca da Leitura e Baú do Educador, totalizando mais de 1600 crianças.
A Arca da Leitura é voltada para os alunos e possui dez baús com cerca de cem livros. Cada unidade de ensino recebe um baú por mês. Durante esse período os professores desenvolvem atividades de leitura com as crianças. No mês seguinte recebem outro baú, com títulos diferentes.


Retiro de Carnaval 2009



Veja como foi!!!

Reunião no executivo


Foto
A reunião ocorreu a pedido do presidente da Câmara Odélio Leite

O prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei (PT) reuniu-se com sete vereadores, no dia 22 de fevereiro, em seu gabinete, para discutir sobre o subsídio dos novos secretários municipais. A reunião ocorreu a pedido do presidente da Câmara, Odélio Leite.

Outro assunto foi o aumento salarial do funcionalismo público. Segundo o prefeito, o assunto já está sendo discutido desde janeiro com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Feliz (Aspmpf) e o reajuste já está previsto no orçamento municipal deste ano.

A reunião teve a presença:
do chefe de Gabinete Eric Zorob 
e do futuro Secretário de Governo Aguinaldo Leite. 

Participaram do encontro os vereadores: 
Roberto Brandão Rodrigues (PT), 
Marco Antonio Campos Vieira (PT), 
Miraci de Lázara Tuani Flosi (PMDB), 
Ednilson de Jesus Macedo (PSB), 
Odélio Leite dos Santos (PP), 
José Antonio Queiroz da Rocha (PSDB) 
e Claudio dos Santos (PV) 
e o servidor municipal Marcos Antonio de Azevedo.


"Porto Feliz - Roteiro dos Bandeirantes"


Por Guilherme Martins

No dia 16 de outubro de 2008, a cidade de Itu ganhou mais uma homenagem a sua grandeza: o documentário Monumentos Históricos de Itu, produzido pelo cineasta José Antonio Barros Freire. Agora, outra cidade terá o privilégio de ter parte de sua história contada através da visão do profissional. Trata-se de Porto Feliz, que terá as monções retratada no documentário "Porto Feliz - Roteiro dos Bandeirantes".


Os vários prismas do documentário
Logo de início percebemos a grandeza do documentário, através de lindas imagens aéreas do Rio Tietê e das grandes montanhas de vegetação que cobrem o redor dele. Toda a sequência pode ser degustada sob vários prismas, desde o conhecimento adquirido através da narração, passando pelas belas paisagens que são um colírio aos olhos, seguida pela doce melodia ao fundo, que executada ao piano torna a cena ainda mais agradável.

A supervisão musical da Escola de Música de Porto Feliz apresenta trilhas de consagrados Mestres do Conservatório de Tatuí e a participação especial de Anna Maria Kieffer e do Maestro Ricardo Bernardes.


Recheado de fontes competentes, com profissionais que agregam ao rico conteúdo do documentário, nota-se uma perspectiva de entrevista diferenciada em certos trechos, com os entrevistados tendo completo domínio do assunto abordado e até bem confortáveis diante da câmera de Dário José Sako, Rogério Rocha e Wildnei Santos Silveira. Os depoimentos de notáveis historiadores como a professora Cecília Helena de Salles Oliveira, da USP; professor Percival Tirapeli, da UNESP; professor Jonas Soares de Souza, da USP e colunista do Itu.com.br; e dos professores portofelicenses Juliana Gutierrez , Wagner Correa e Cláudio Maffei enriquecem ainda mais o documentário.

Os enquadramentos também são bem escolhidos e mostram que o espectador deve estar sempre atento às minúcias presentes na obra. O vídeo “Porto Feliz-Roteiro dos Bandeirantes” em formato jornalístico tem direção de José António Barros Freire (Monumentos e Museus Históricos de São Paulo) e edição de Alfredo Emil.


O documentário , diz o professor Jonas Soares de Souza, está sendo editado com o apoio do precioso acervo do Museu das Monções (Porto Feliz) e Museu Paulista (USP), que revela a trajetória das expedições com as telas dos famosos pintores brasileiros que se inspiraram nos desenhos feitos durante a expedição Langsdorf, em 1826, por André Taunay e Hércules Florense.
Imagens preciosas de arquivo do fotógrafo Haroldo Palo Júnior e das encenações realizadas durante a Semana das Monções, onde batelões navegam pelo Tietê, levam o espectador á uma fascinante viagem.

Vale lembrar que o documentário foi realizado com o apoio da Secretaria da Cultura de São Paulo - Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), que incentiva as empresas e produtores independentes a divulgar a rica diversidade cultural paulista, utilizando os incentivos da Lei do ICMS.

 
Sirva-se de história e cultura
"Porto Feliz - Roteiro dos Bandeirantes” é um documentário em DVD sobre as Monções. Um dos mais incríveis capítulos da História do Brasil. Monção era o termo usado para designar as impressionantes expedições fluviais que, no século XVIII, navegavam no rio Tietê em direção a Cuiabá, percorrendo mais de 3.500 quilômetros por diversos rios. “Este documentário nos incita a ler e aprofundar o conhecimento sobre as Monções”, afirma o diretor Barros Freire.
“É uma merecida homenagem a Afonso Taunay, o historiador das Bandeiras Paulistas, um convite para visitar o Museu das Monções, em Porto Feliz, e conhecer o acervo precioso do Museu Paulista da USP, o popular Museu do Ipiranga”, afirma a professora Cecília Helena de Salles Oliveira.


Um pouquinho mais de história...

Almeida Júnior pintou, em 1897, "Partida da Monção" e dois dos mais importantes historiadores brasileiros eternizaram o tema: Afonso de Taunay, que reuniu e divulgou desconhecidos relatos e documentos de época, e Sérgio Buarque de Holanda, trazendo a luz o clássico “Monções”.

Em 1726 partiu de Porto Feliz para Cuiabá a maior expedição fluvial do Brasil: três mil pessoas embarcadas em mais de 300 rústicas canoas, também chamadas de batelão. Para superar os perigos, tempestades, cachoeiras, naufrágios e ataques indígenas, a navegação se fazia em comboios, em uma viagem de até seis meses.
"Feijão, farinha e toucinho era o alimento básico dos monçoeiros. Nasce aí o 'Virado à Paulista"', explica a Profª Juliana Moura Gutierrez, em depoimento sobre a preservação do patrimônio cultural imaterial de Porto Feliz, e o significado da Semana das Monções para as novas gerações.


É também emocionante o depoimento do artista italiano Bruno dei Giusti (90 anos) que dedicou parte de sua vida a contar a história de Porto Feliz em lindos painéis de azulejos na centenária Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. A descrição da igreja desde a sua fundação e a interpretação da tela "Partida das Monçõe" é conduzida pelo professor Percival Tirapeli e os detalhes sobre o importante Patrimônio Histórico da cidade são contados pelo professor portofelicense, Wagner Correa, no documentário.


Como nasceu a obra
Durante gravações no Museu Paulista da USP para o DVD Monumentos de São Paulo, Barros descobriu a importância de Porto Feliz através das telas feitas por Andre Taunay e Hercules Florense, durante a Expedição Langsdorff entre 1826 1829. Almeida Junior, o genial artista ituano, pintou em 1897, a pedido do portofelicense Cesário Mota, uma tela de 6.40 x 3.90 metros com o titulo “Partida da Monção”. Eternizou o momento histórico.

“Nossa equipe ficou emocionada com a pesquisa e ensinamentos de Afonso Taunay e Sérgio Buarque de Holanda, sobre bandeiras, monções, o rio Tiete e o significado de Porto Feliz na historia do Brasil. Uma saga maravilhosa e desconhecida pela maior parte das pessoas”, declara Barros.

Nascia aí o sonho de realizar mais um documentário sobre Monumentos Históricos de São Paulo para exibição em escolas, museus, bibliotecas, TVs e Web, democratizando e disseminando a boa informação.

No encarte do documentário, há uma citação que diz o seguinte: “Promover o patrimônio histórico e museológico, e valorizar o trabalho dos nossos antepassados. Preservar a cidadania e identidade cultural da nação. Proporcionar, através da Educação, melhores condições de vida às futuras gerações de brasileiros. Esta é a sagrada missão”.

E no que depender deste brilhante e nobre trabalho, a missão está sendo fielmente cumprida.

Leia também:
"Uma viagem pela história" - crônica escrita por Barros Freire em homenagem aos seus amigos que tornaram o sonho do documentário, realidade.

Hora Santa - ministros da Paróquia Mãe dos Homens

Como já é uma prática constante, aconteceu neste mês de fevereiro, na sexta-feira dia 19 de fevereiro a Hora Santa dos ministros extraordinários da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens. Sob condução do Diacono Paulo, cânticos acompanhados pela voz e violão da ministra Mara Fautino. Alguns paróquianos participaram, pois o evento é aberto a todos os interessados.

Sebrae Porto Feliz


O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor (PAE) de Porto Feliz promove a palestra “Cenários Econômicos para Tomadas de Decisões”, voltada para empresários de micro e pequenas empresas, no dia 08 de março.

O treinamento será das 19 às 21 horas, na Câmara Municipal. Serão abordados os seguintes tópicos: análise do mercado de trabalho do município e do potencial de expansão, concorrência nos principais setores econômicos e das oportunidades de novos negócios, cenário das condições de crédito, cenários de taxa cambial e análise da expansão da demanda municipal.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no PAE que fica no Paço Municipal, na rua Ademar de Barros, 340, centro. Mais informações pelo telefone (15) 3261-9047.

Rodrigo Leitão é o novo Técnico do Sub 17



A diretoria do Desportivo Brasil anunciou, nessa semana, a contratação de Rodrigo Leitão para assumir o comando da equipe Sub-17. O novo treinador chega à Porto Feliz com a missão de conquistar títulos pelo DB e substituir o antigo técnico, Waldemar Privati, que agora está dirigindo a equipe Sub-20.

Com passagens pelo Paulista de Jundiaí, como treinador do Juvenil, e Luverdense, como assistente técnico, Rodrigo mostrou otimismo em sua chegada ao novo clube. “A estrutura é excepcional e a Academia Traffic conta com profissionais em várias áreas. Minha impressão, quando conheci as dependências do C.T, é de que estamos em uma Ferrari em seu melhor momento”, deslumbrou.
Apesar do pouco contato com atletas – Leitão comandou apenas três treinamentos –, o novo treinador ficou impressionado com os garotos do Sub-17. “Dois fatores me chamaram a atenção: o comprometimento dos jogadores extra campo e o alto nível técnico dos garotos. São meninos acima da média e de encher os olhos”, revelou.
O primeiro desafio de Rodrigo Leitão pelo rubro celeste será na Copa Ouro Tupi, no início do próximo mês. “Com tudo que temos aqui, nossa obrigação é de ir longe na Copa Ouro e atropelar no Campeonato Paulista”, profetizou.

Rafard intensifica Campanha 12 dias de Atenção a Tuberculose



A Unidade de Saúde de Rafard a partir do dia 1º/03 até o dia 12/03 intensificará a Campanha de Programa Nacional de Controle a Tuberculose (PNCT), que visa reduzir os casos suspeitos e mortes pela doença. De acordo com o diretor de Saúde, Isaac Resende Feres, o controle a Tuberculose é uma prioridade do Governo Federal e dos gestores do SUS.

O diretor de Saúde reforça que o tratamento é muito importante, pois segundo dados do Ministério da Saúde, 6,9% dos pacientes abandonam o tratamento. Então haverá um controle de qualidade nos medicamentos contra tuberculose.
Os interessados, ou quem tiver algum sintoma similar à doença, poderá se dirigir a Unidade de Saúde, na Avenida Doutor José Soares de Faria, nº 452, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com a enfermeira Fátima.
Mais informações pelo telefone (19) 3496-1880.


Quais os sintomas da tuberculose?


Os sintomas da tuberculose incluem tosse, perda de peso, dor no peito, falta de apetite, febre e sudorese noturna. A tosse pode persistir por semanas e pode produzir escarro com sangue. Mesmo que não haja outros sintomas, a pessoa que tem tosse por mais de 1 mês deve procurar imediatamente assistência médica.. Sem tratamento, 50% dos pacientes com tuberculose correm o risco de morrer em 5 anos e a maioria dos demais irão tornar-se seriamente debilitados.



Espiritualidade Carmelita - parte 7

A OBSERVÂNCIA MAIS ESTRITA







O conflito de jurisdição enfraquece quando a Reforma fica com a sua província separada (1850) e a coisa resolve-se em paz no Capítulo Geral de Cremoa em 1593: os dois continuam até hoje, cada qual com os seus superiores distintos.






A separação não impediu todavia uma salutar renovação da espiritualidade. Certas coisas respiram-se no ar e com o ar. Na sua primeira aparição, têm o caracter de novidade e suscitam portanto o entusiasmo ou a resistência; mas pouco depois aparecem como uma geração expontânea de certos sinais e de certas situações doravante propagadas.






As grandes almas, sensíveis ao menor sopro do Espírito estão na situação de compreender imediatamente as novas orientações, e se elas sofrem, contribuem para purificar e apresentá-las dum certo modo já conformadas com a grande massa, que retorna assim mais capaz de as receber. É esse o motivo pelo qual os fermentos positivos da obra de Sta. Teresa e de S. João da Cruz, no campo da espiritualidade Carmelita, encontraram uma correspondência no movimento chamado da mais estrita observância que floriu na Ordem no séc. XVII e XVIII, tentando manter a fama no aprofundamento espiritual, e de evitar os efeitos negativos da separação.






Em Rennes, na província de Tours, Pedro Behourt, e no seu estudo de Paris, Luís Charpentier e Filipe Tibaut, começam o que se chamará mais tarde a Reforma Turonense. O organizador é o próprio Tibaut, que, pelos menos, por duas vezes, viveu muito tempo com os Descalços; ele introduziu-a também na província de Flandres - Bélgica - e na da Aquitânia. Depois as constituições reformadas são pedidas também pelas províncias de França e de Toulouse. O mestre espiritual da reforma é irmão converso, cego, João de Sansansão.






A mais estrita observância estende-se também para fora de França: assim na Itália temos a reforma de Monte Santo na Sicília (1619), a de Sta. Maria della Vita em Nápoles (1631) e a de Turim (16633): no século seguinte haverá na Sicília a de Sta. Maria della Scala del Paradiso (1724). Em Itália, não podemos esquecer a obra de Sta. Maria Madalena de Pazzi no mosteiro de Florença. Depois da morte da Santa (1607), as constituições do mosteiro, reformadas sob seu conselho, são aceites por outros mosteiros.






Esta mais estrita observância pretende renovar o espírito contemplativo na Ordem pela prática da meditação quotidiana, o retiro e a solidão na cela vividas mais intensamente, o silêncio e a mortificação; antigos privilégios são abolidos e é restaurada a perfeição da vida comum.

Prefeitura faz manutenção de estradas rurais

Cera de 160 quilômetros de estradas rurais foram recuperadas em Porto Feliz, até o dia 22 de fevereiro, de acordo com a Diretoria de Obras Públicas da cidade. Receberam manutenção os bairros Piquiná, Tabarro, Bom Retiro, Caiacatinga, Xiririca, Volta do Poço, Chapadão, Vila Nova, Segato, Soamin, Farm, Barreiro Rico, Gramadinho e Portela.

A operação é executada pela Patrulha Rural, composta por dez servidores municipais, três máquinas patrol, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira, uma máquina PC e cinco caminhões basculante.
O investimento da operação foi de R$ 253 mil, que além do aluguel de máquinas e caminhões, custeou horas-extras, manutenção de máquinas e combustível. “Deste valor, 134 mil foram devolvidos aos cofres da Prefeitura pela Câmara Municipal e o restante investimento do próprio município”, disse o diretor de Obras Públicas, Aguinaldo Leite, ressaltando que outra parte do duodécimo será para término das obras da sede do grupo da Melhor Idade.


Cascalho
No mês de janeiro, a Prefeitura teve problemas para cascalhar parte das estradas rurais devido à interdição da mina localizada no bairro Sobradinho de propriedade da União São Paulo. A retirada do cascalho já foi normalizada com a extração do material de mina localizada no mesmo bairro, em área da própria Prefeitura.


Cronograma
De acordo com o cronograma da Diretoria de Obras Públicas, esta semana a manutenção será feita nas estradas rurais dos bairros Sete Fogões, Piquirá e Cruz das Almas. Na próxima semana, a equipe estará no bairro Faxinal.

Via Sacra - Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

 
Durante a Quaresma, acontece todas as sextas-ferias, as 19h a Via Sacra na Igreja Matriz Nossa Senhoa Mãe dos Homens de Porto Feliz. Na sexta-feria dia 19, ela foi conduzida pelo Diácono Paulo e Pe Toninho.

Mais de 40 fiéis participaram. Durante as Missa do final de semana o Pe Toninho insistiu no convite a comunidade e também pala conscientização sobre o tempo Quaresmal que estamos vivendo.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Já a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o pároco Pe Carlos Alexandre, está realizando as 6 h da manhâ a procissão da penitência, que parte da Capela Santo Expedito até a Matriz Nossa Senhora Aparecida, para em seguida realizar a Santa Missa. Na homilia do final de semana, Pe Carlos Alexandre, pároco, convidou todos as conversão, para não acreditar e não aceitar conselhos e ideologias que dizem, que não há necessidade de penitências, jejuns e orações. O Padre em sua Paróquia intensificou as opções de atendimentos para aconselhamentos e confissões, com horários de manhâ, tarde e a noite também.


Igreja nesta sexta-feira

 





  
 Missa da Penitência as 6 horas da manhâ 
na Igreja Matriz Mãe dos Homens


as 19h Via Sacra, venha participar!

 
Missa do Sagrado Coração de Jesus, as 19h30m
na igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida

O que é semana querigmática?

O que é esta semana?
Semana Querigmática, visa antes de mais nada, ser uma obediência a Voz da Igreja, que inspirada pelo Espírito Santo, visa suprir a necessidade de dar formação a todos que exercem um Apostolado (trabalho de evangelização) dentro da Igreja Católica, para todos os agentes. Para evitar erros e abusos, e o principal: visar o crescimento espiritual em unidade.



Dos dias 01 de março, segunda-feira, até o dia 05 de março, sexta-feira, sempre as 19h30m da noite, no salão nobre do Colégio Externato São José, no centro de Porto Feliz. Não esqueça de levar sua bíblia!


Veja os Temas:

dia 01 - segunda-feira
A vivência do Batismo e testemunho

dia 02 - terça-feira
Jesus chama e envias colaboradores. Condições para seguí-lo.

dia 03 - quarta-feira
Como surgiram os evangelhos. Evangelho Lucas.

Dia 04 - quinta feira
As parábolas e os milagres de Jesus.

dia 05 - sexta-feira
Jesus e as crianças. Jesus e a autoridade.



O evento é destinado a todos que participam na Igreja Católica de Porto Feliz, fazendo parte de algum movimento, pastoral, catequese e liturgia. E como novidade, todos estão sendo estimulados a levarem um amigo junto. 


Brasil apresenta nova camisa amarela, que será usada na Copa


Nesta quinta-feira, em Londres, na Inglaterra, foi apresentado o novo uniforme da seleção brasileira de futebol, que será utilizado na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. O destaque da nova camisa número 1 é o fato dela ser ecologicamente correta, uma fez que é confeccionada com poliéster reciclado de garrafas plásticas.


A estreia da nova camisa será nesta terça-feira, em um amistoso contra a Irlanda, também em Londres. A veste pesa cerca de 15% menos que o modelo utilizado pelo Brasil na última Copa do Mundo, em 2006, na Alemanha.
A fornecedora de material esportivo da seleção não inovou muito com relação às últimas camisas. Uma estreita faixa verde na manga e a mudança do estilo da gola foram as principais alterações do uniforme.


A camisa número 2, azul, que será usada na Copa do Mundo já havia sido lançada durante o carnaval. Ela apresenta 'pintinhas' amarelas no peito, detalhe que não foi utilizado no traje amarelo.


Quem serviu de modelo para que a fornecedora de materiais esportivos da seleção apresentasse seu novo modelo foi o atacante Alexandre Pato, do Milan, que ainda luta por um espaço na equipe treinada por Dunga, já que Luis Fabiano, Robinho, Nilmar e Adriano estão em alta com o comandante e foram convocados para o próximo jogo do time.


Campanha de Vacinação contra a Gripe Suina tem início em março




A Unidade Mista de Saúde (UMS) de Rafard a partir do dia 8/03 iniciará a Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, para imunização da população em geral. A Vacinação é uma determinação do Ministério da Saúde, será realizada ao mesmo tempo em todo o País, exclusivamente para grupos prioritários, em 4 etapas, no período de 8 de março a 7 de maio.

De acordo com o diretor de Saúde, Isaac Resende Feres, as pessoas precisam se imunizar, pois esta vacina é a única forma de defesa contra o H1N1, além de diminuir o risco de contágio e de óbitos em função da doença. “Temos um esquema de datas a ser seguido, mas asseguramos que não faltará o medicamento a ninguém. Nossa equipe estará sempre atenta ao estoque”.
Seguindo o cronograma os interessados podem se dirigir ao Espaço Pediátrico, “Raul Canavesi Morato”, na Avenida Dr. José Soares de Faria, nº 452, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mais informações (19) 3496-1566 na UMS de Rafard.

Cronograma:
1ª Etapa - 8 a 19/03: Trabalhadores da saúde envolvidos diretamente na resposta a pandemia (médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza, segurança, motorista de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica).

2ª Etapa – 22/03 a 2/04: Crianças de 6 meses a 2 anos, e também pacientes com doenças crônicas.
22/03 a 21/05: Gestantes.


3ª Etapa - 5 a 23/04: Pessoas de 20 a 30 anos de idade.


4ª Etapa- 24/04 a 7/05: População com mais de 60 anos, com doenças crônicas (serão vacinados com a influenza sazonal, como todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe A).