quinta-feira, 18 de julho de 2013

Projeto de restauro do Museu é apresentado à Prefeitura

 

Aconteceu nesta quinta-feira, 11, na Prefeitura de Porto Feliz, a apresentação do projeto de restauração do Museu das Monções.

O projeto foi apresentado pelos arquitetos Giovana Moreli Avancini, Caio Faggin, Denise Invamoto, Paula Dedecca e Julia Siqueira. Nessa primeira fase, o custo foi de 450 mil reais, financiados pelo Governo do Estado através do Proac (Programa de Ação Cultural).

O projeto e a obra de restauro do Museu apresentam um custo aproximado de 4 a 5 milhões de reais, totalmente custeado pelo Governo do Estado. O prazo previsto para o término da obra é de 3 anos.

Participaram da apresentação o Prefeito Levi Rodrigues Vieira, a secretária de Educação,Cultura e Esportes, Simone Aparecida Ribeiro da Mota Almeida, o diretor de Cultura e Esportes, Paulo Rogério Menna, o diretor da escola de música, Claudimir Causin, e o secretário de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação, Antonio da Costa Aranha.

Fechado

Há cerca de dois anos e meio, o prédio que abrigava o museu da cidade – tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) – está fechado para visitação pública. Devido às condições precárias do imóvel, a Diretoria de Cultura transferiu o acervo para um imóvel, com as devidas condições de armazenamento e preservação das peças, até que o processo de restauração seja firmado.

O prédio do Museu das Monções pertence ao Governo do Estado e o município não pode intervir no local até que ele passe a pertencer à cidade. Ainda assim, a Prefeitura realizou algumas intervenções de emergência (como escoramentos e colocação de mantas) para manter a sustentação do prédio e garantir a segurança dos pedestres e motoristas que circulam pelo centro da cidade.

História

O acervo do Museu das Monções é composto por documentos, mapas e livros sobre as monções e a história de Porto Feliz. O prédio foi construído por volta de 1850 em taipa de pilão, com a utilização de madeira e barro e em pau-a-pique.

Em 1908, o casarão foi comprado pelo Governo do Estado e passou a ser utilizado como Grupo Escolar Coronel Esmédio até a década de 1960. No ano de 1965, passou a abrigar o Museu Histórico e Pedagógico das Monções.

AIPF

Alunos da Sutaco realizam exposição na Casa da Cultura

casa da cultura

Exposição de Artesanato com trabalhos de alunos do curso oferecido pela Sutaco em parceria com a Prefeitura de Porto Feliz.

De 17 a 31 de julho na Casa da Cultura de Porto Feliz.

Prestigie!

Casa da Cultura "Narcisa Stettener Pires"

Rua Tristão Pires, 123, centro. Porto Feliz

Telefone: 3262.4788

Evangélicos realizam 21º Semana Evangélica de Porto Feliz

DSCF3078 DSCF3060 DSCF3063 DSCF3064 DSCF3066 DSCF3067 DSCF3069 DSCF3072

Iniciou na segunda-feira, 15, a 21ª Semana Evangélica de Porto Feliz, organizada pelo Conselho de Pastores e Obreiros no templo da 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular. São quatro noites de orações, pregação e muitos louvores (músicas).

Grande participação de fiéis, em especial público jovem e infantil. Templo lotado com média de 600 pessoas por noite. São mais de vinte denominações reunidas, com participação de ministérios de louvores a cada dia.

Este ano, por considerar sua relevância cultural, a prefeitura municipal estará dando apoio financeiro ao evento.

Programação:

15/07 – Pr. Roberto de Lucena (Brasília)

16/07 – Pr. Yessef Abiva (São Paulo)

17/07 – Pr. Tiago Franco (Capivari)

18/07 – Pr. Daniel Baltazar (Araraquara)

 

Fotos do dia 17/07/2013
Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação