sábado, 19 de dezembro de 2009


Futebol Internacional: Neste sábado foi disputada a final do mundial de clubes da Fifa disputada na cidade de Abu Dhabi entre Estudiantes x Barcelona.
A equipe catalã levou a melhor mais se engana quem pensou que o jogo foi fácil, a equipe espanhola venceu por 2x1 na prorrogação.
O jogo: A partida começou com o Barcelona tomando a iniciativa e partindo para o ataque mais esbarrava na forte marcação do time argentino, o jogo era muito truncado no meio campo e o Barcelona sentindo muito a falta de seu meio campista titular Andrés Iniesta, com a ausência dele o Barcelona ficou mais limitado e com a entrada do francês Henry a equipe espanhola perdeu muito em velocidade e com isso nao conseguia furar a marcação do Estudiantes.
Até que aos 37min da primeira etapa em um dos poucos ataques Boselli abriu o placar após lindo cruzamento de Diaz. Depois do gol o Barcelona insistia mais era muito lento na hora da definição, com isso o Estudiantes foi pro intervalo vencendo por 1xo.
Segundo tempo: A equipe espanhola voltou com uma alteração o técnico Pep Guardiola colocou o atacante Pedro no lugar do meio campo Keita. A alteração daria resultado pois no primeiro lance do segundo tempo o sueco Ibrahimovic tabelou com Pedro e por pouco não empatou a partida. Mais o tempo passava e o Barça nao conseguia seu gol de empate aos 25min o técnico do Alejandro Savella da equipe argentina fechou ainda mais o time o que dificultava mais ainda a entrada da equipe adversária em sua área. Quando tudo levava a crer que a taça ia pro time argentino aos 44min veio o balde de água fria pro time argentino, depois de um lançamento o zagueiro atacante Pique desviou e a bola sobrou para Pedro que de cabeça empatou a partida levando a partida para a prorrogação.
A Prorrogação: Após 90min de grande emoção teríamos ainda mais 30min da prorrogação, mais nada mudou como foi desde o início do jogo a equipe do Barça atacava e o Estudiantes apenas se defendia, e assim foi todo o primeiro tempo mais o Barcelona estava muito nervoso na hora das finalizações. Aos 4min do segundo tempo da prorrogação depois de um belo cruzamento da intermediária do brasileiro Daniel Alves Messi mergulhou e de peito fez o gol que daria o titúlo ao Barcelona, mais no último lance da prorrogação depois de uma falta cobrada por Verón Desabato desviou de cabeça e a bola passou muito perto. E o jogo terminou assim 2x1.
Muita festa da equipe espanhola que após perder dois títulos em 1992 para o São Paulo e em 2007 para o Internacional venceu seu primeiro mundial encerrando 2009 com chave de ouro.
Em 6 competições disputadas foram 6 títulos conquistados.

Festival de Natação


O III Festival de Natação da EMEF Coronel Esmédio foi realizado no dia 12 de dezembro, em Porto Feliz.
De acordo com a direção da escola Coronel Esmédio 70 crianças, do 1º ao 9º ano, participaram do festival. O mau tempo prejudicou o comparecimento de todas as 200 crianças que fazem parte do projeto.
A piscina foi decorada com objetos que lembravam o circo. As crianças apresentaram-se aos presentes com números de malabarismo dentro d’água. Após o término das atividades foram distribuídos saquinhos de pipoca.
O projeto de Natação é desenvolvido na escola Coronel Esmédio durante todo o ano letivo. As aulas acontecem no período inverso ao que o aluno estuda e duram cerca de 50 minutos. Contando com ajuda de professores, os estudantes aprendem deste noções de natação até os estilos utilizados em competições.



Copenhague: agora é o momento

Em meio a previsões catastróficas a Conferência sobre o Clima em Copenhague que se realiza entre 7 e 19 de dezembro não resultará em nenhum tratado vinculante, o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, advertiu que a demora em reduzir as emissões dos gases de efeito estufa poderiam originar conseqüências globais devastadoras. Numa carta aberta à Assembléia Geral das Nações Unidas, enfatizou que “agora é o momento” para concluir um tratado vinculante. A urgência decorre do fato que o aumento nocivo das emissões afetam praticamente a todos os aspectos de vida no planeta, desde a pobreza ao crescimento econômico, segurança alimentar e o grave problema da água potável.

O principal propósito da reunião na Dinamarca é criar um documento para substituir o Protocolo de Kyoto de 1997, a tentativa das Nações Unidas de reduzir o aquecimento global que expira em 2012. Mas as nações do mundo não chegaram a um acordo de como proceder. Nem o governo de Clinton nem o de Bush levaram o Protocolo de Kyoto ao Congresso para sua ratificação, e em 1997 o Senado decidiu, por 95 votos a 0, não o ratificar se fosse apresentado, a menos que a China e outros países importantes, em desenvolvimento, aceitassem primeiro as limitações vinculantes à produção de carbono.

Infelizmente, está claro que o atual Congresso não legislará sobre emissões de gases de efeito estufa antes da reunião de Copenhague. Os Estados Unidos será, portanto, o único país desenvolvido que não tem uma meta estabelecida para a redução de carbono. Somos o maior produtor de gases de efeito estufa per cápita, muito mais que a China.

Os grandes desafios dos 192 países reunidos na Dinamarca incluem: até que ponto os países industrializados estão dispostos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa?
Que quantidade países como a China e a India estarão dispostos a reduzir e de que maneira receberão o financiamento necessário para reduzir suas próprias emissões e implementar tecnologias verdes baixas em carbono? O National Religious Partnership for the Environment (Sociedade Nacional Religiosa para o Meio ambiente) e a Catholic Campaign on Climate Change (Campanha Católica pela Mudança Climática) têm sido fortes defensores da integração dos pobres do mundo num acordo sobre clima com fundos tanto para adaptar a infraestrutura para ajudar a superar os inconvenientes da mudança climática, como para a transferência de tecnologias verdes.

Em alguns aspectos, o tema dos fundos é “o tema”, como disse Ban Ki-moon. A União Européia está disposta a fornecer US$ 100 bilhões anuais para a transferência de tecnologias verdes a fim de ajudar os países pobres a mitigarem o impacto da mudança climática, mas os grupos em desenvolvimento estimam que há uma necessidade de pelo menos US$ 400 bilhões. Numa reunião preparatória para Copenhague, realizada em Barcelona em outubro, um grupo de países africanos ameaçaram em boicotar as sessões, se os países ricos não se comprometerem com maiores contribuições de mitigação para a mudança climática e transferência de tecnologia. Sem o financiamento adequado, os países africanos, do sudeste asiático e da América Latina serão os que mais vão sofrer as conseqüências do aquecimento global, apesar de não serem os principais responsáveis pela sua emissão.

O arcebispo Celestino Migliore, observador permanente das Nações Unidas disse à Assembléia Geral em Novembro, que a demora é preocupante porque os países mais pobres já estão sofrendo o peso do aquecimento do planeta. À medida que as camadas de gelo derretem e sobe o nível do mar, nações vulneráveis, que estão em níveis baixos em relação ao mar, como Bangladesh, serão seriamente afetadas. De fato, na reunião da Commonwealth, realizada em Port of Spain, em Trinidad Tobago em 27 de novembro, os participantes destacaram que muitos daqueles que têm menos possibilidades de resistir às mudanças adversas do clima, vivem em pequenos estados membros da Commonwealth.

O desmatamento desenfreado contribui de maneira importante para o aumento das emissões. Grandes áreas da floresta Amazônica brasileira foram desmatadas para dar lugar a plantações que produzem grande renda e o mesmo ocorre na Indonésia e no Congo. As árvores vivas absorvem dióxido de carbono da atmosfera. Quando são cortadas, emitem dióxido de carbono, de maneira que o desmatamento implica em dupla perda.

Mas os ambientalistas enfatizam que a preservação da floresta deve ser acompanhada da proteção das comunidades indígenas, assim como da frágil biodiversidade. Até agora todos os países foram livres para estabelecer suas próprias limitações ao desmatamento. Alguns países em desenvolvimento, como o Brasil, começaram a adotar compromissos sérios neste sentido, assim como também no desenvolvimento de fontes alternativas de energia.

À medida que cresce a evidência do dano causado à ecologia regional, ao habitat animal e às populações humanas, especialmente entre os mais pobres, é imprescindível chegar a um acordo para a reunião da cidade do México, no próximo ano. Para o planeta sobreviver, como conclui o Papa Bento XVI em Caritas in Veritate, todos os países devem aceitar reduções obrigatórias das emissões de carbono e construir uma estrutura equitativa de consumo de energia, para compartilhar o desenvolvimento das tecnologias verdes entre os países ricos e pobres, para o bem desta geração e das futuras gerações.
.__________________
Equipe da revista America. Publicado na revista America, www.americamagazine.org

Autor: Equipe revista America
Fonte: Mirada Global
Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade.
Esopo

O talento educa-se na calma, o caráter no túmulo da vida. - Johann W. Goethe (escritor alemão)


Boituva: virada esportiva



No último final de semana Boituva foi a sede da 25ª Virada Esportiva do Interior, foram 24 horas de prática esportiva sem intervalos.

O evento, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo –SELT, contou com a organização da UFEESP, com o apoio incondicional da Prefeitura de Boituva, por meio da SETEC – Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura e da comunidade esportiva. Uma ação conjunta da Polícia Civil, Guarda Municipal, Demutran, garantiram que o evento acontecesse da melhor maneira.
A abertura e o encerramento do evento aconteceram na Praça da Prefeitura, local escolhido para receber a Arena Principal, que ficou tomada, ao longo das 24h, por jovens e crianças, que puderam brincar em diversos brinquedos infláveis. Durante a virada foi alcançada a marca de 10.000 intervenções, o que corresponde a 25% da população boituvense.


Em outros 13 locais da cidade, os interessados em praticar qualquer tipo de esporte puderam conferir mais de 100 atividades diferentes. Boituva foi sede de esporte no céu, na água e na terra, com aulas de hidroginástica no NUTI no sábado a tarde, saltos de paraquedas durante o domingo, e inúmeras atividades em solo firme.


Prestigiaram a Virada, o Coordenador de Esporte do Estado de São Paulo, prof. Nelson Gil, na ocasião representando o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado, o Sr. Claury Alves da Silva, o Diretor da Divisão de Lazer, da SELT, Renato Antonelli, a prefeita de Boituva, professora Assunta Labronici, o secretário de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura de Boituva, Eustáquio Gianotti, a presidente da União das Federações Esportivas do Estado de São Paulo - UFEESP, professora Maria José Couto, do representante do Deputado Estadual, Campos Machado, o senhor Claudio Ferreira, a ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete, Marta Sobral, embaixadora da Virada, além dos secretários, vereadores e demais autoridades do município.

Boituva: instituito federal

Instituto Federal busca qualificar cidadãos para que se transformem em profissionais prontos para ingressar no mercado de trabalho.
O IFSP – Núcleo Avançado de Boituva ofereceu três turmas de cursos de formação inicial e continuada (FIC) em 2009, concluídas na última sexta-feira, dia 11 de dezembro. Os cursos de formação inicial e continuada têm sido uma das frentes de trabalho do IFSP e logo no primeiro semestre de funcionamento em Boituva, foram oferecidas duas turmas de Informática Básica e uma turma de Gestão de Pessoas.
Os cursos FIC são programas de qualificação profissional voltados para o mercado de trabalho. São cursos de curta duração com objetivo de agregar competências e habilidades aos seus egressos para melhorar suas perspectivas de trabalho. Os egressos recebem Certificado registrado do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).
Novos cursos FIC devem ser oferecidos à comunidade no ano de 2010.
Outras informações pelos telefones (15) 3363-2866/3363-3569.


Desenhado, esculpido, modelado. De barro, juta, cera, palha, madeira. Não há limites para a representação do dia em que Jesus nasceu. Tantas e extraordinárias versões só se comparam à fertilidade dos relatos que descrevem a chegada desse filho de Deus tornado homem.
Conheça um pouco mais sobre o presépio.


A estrela de Belém: um cometa?
O Evangelho de São Mateus descreve a passagem de uma estrela pelo céu da Palestina, guiando os Reis Magos até Jesus.

Há séculos os astrônomos tentam sem sucesso desvendar a natureza do fenômeno e especulam se o corpo celeste teria sido um cometa – hipótese mais provável sob a luz da ciência, mas não da fé.

Na Antigüidade, havia a crença de que aparições como estrelas cadentes prenunciavam acontecimentos importantes. Os visitantes descritos na Bíblia como magos poderiam realmente ter sido iniciados em magia, astronomia e astrologia, capazes, portanto, de identificar o corpo celeste e interpretá-lo como um sinal divino.

Cúpula de Copenhague acaba com texto mínimo, e ainda assim sem unanimidade

Presidência da COP 15 anunciou apenas ter 'tomado nota' de documento.
Arranjo foi duramente criticado por países como Venezuela, Cuba e Sudão.


Em entrevista à Globo News, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, criticou o acordo. "O resultado foi um dos dias mais tristes da minha vida" , disse, atacando os Estados Unidos e a direção dinamarquesa da conferência.



Equipe médica da Bahia retira quatro agulhas do corpo de menino de 2 anos

Foram retiradas duas agulhas do pulmão esquerdo e duas do coração.
Criança deve ser operada novamente na semana que vem.


A equipe médica retirou, nesta sexta-feira (18), quatro agulhas do corpo do menino de 2 anos, após cerca de cinco horas de cirurgia realizada em um hospital em Salvador (BA). O procedimento foi considerado bem sucedido.

Foram retiradas duas agulhas que perfuraram o pulmão esquerdo e outras duas que ameaçavam o coração do menino. A operação começou por volta de 15h (horário local) e terminou por volta de 20h, informou a assessoria do complexo hospitalar.

A equipe médica teve que abrir o tórax da criança, para trabalhar num pulmão e no coração. O sangue foi bombeado com a ajuda de aparelhos. Pinças foram usadas para retirar as agulhas que comprometiam órgãos vitais.

Cinco médicos, ente cirurgiões, cardiologista e pediatras participaram do procedimento cirúrgico.

Parte da equipe médica que operou a criança disse que as agulhas estavam oxidadas e ofereciam risco de infecção para o organismo do menino.

A criança está com quadro estável, e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, informou a assessoria.


Nova cirurgia

A equipe médica espera, agora, por resultados de novos exames e acompanham a evolução do quadro clínico da criança para definir à realização de uma nova operação, provavelmente na semana que vem. O objetivo da próxima intervenção cirúrgica é retirar agulhas do abdome, onde está concentrada a maior parte das dezenas agulhas inseridas no garoto.

"A segunda etapa deve ser a cirurgia no abdome, para retirada de agulhas que estão na bexiga e no intestino. Num terceiro momento será a retirada da agulha que está na coluna cervical", disse Roque Aras, diretor-médico do hospital.

Um novo boletim médico sobre o estado de saúde da criança será divulgado na manhã deste sábado (19).

Boletim médico divulgado antes da realização da cirurgia informava que o paciente estava estável, mas com febre, causada por uma infecção provocada pelas agulhas.

Ritual

De acordo com a polícia, o padrasto e duas mulheres são suspeitos de enfiar as agulhas no corpo da criança como parte de um ritual religioso. Os três estão presos. Segundo a polícia, o ex-padrasto do menino disse que comprava as agulhas para a suposta amante enfiar no corpo do garoto. Eles seriam orientados por uma religiosa. As duas mulheres negaram envolvimento.

Mostra de Dança


Aconteceu na quarta e quinta-feira, dias 9 e 10 de dezembro, a IV Mostra de Dança das Escolas Municipais. Participaram do evento oito escolas do Ensino Fundamental.
O Espaço Cultural “Olair Coan” ficou lotado para as apresentações dos alunos que participam do Projeto Dança & Educação, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Educação e Cultura. São estudantes do 5º ao 9º ano, totalizando 250 crianças.
Na quarta-feira, 9, apresentaram-se as escolas “Profª Maria Aparecida Fernandes Leite”, “Vereador Carlos Roberto de Oliveira”, “Coronel Esmédio” e “Profª Zilda Tomé de Moraes”.
Na quinta-feira, 10, foi a vez das escolas “Antônio de Pádua Martins de Melo”, Profª “Vilma Fernandes Antônio”, “Professora Luíza Carvalho Pires” e “Aurora Machado Guimarães”.
O projeto começou em 2006 nas EMEF’s “Coronel Esmédio” e “Professor Antonio de Pádua Martins de Melo” e contava com participação de 120 alunos. Em 2007, as atividades foram estendidas a todas as escolas do Ensino Fundamental.

Mudança não tão bem aceita



O sentido de direção de ruas em Porto Feliz foi mudado em função liberação do Km 182 da rodovia Porto Feliz / Sorocaba.

As modificações começam na rua Otávio de Moraes (entre a rua Paulino de Bernardes e rua João Menegon) que terá sentido único de direção. Também será proibida a conversão de quem vem das Rodovias (Marechal Rondon e Antônio Pires de Almeida) para acessar a rua João Menegon.
De acordo com Diretoria de Defesa do Cidadão, as alterações visam garantir a fluidez do trânsito e as condições de segurança viária, na conexão das vias rurais com as vias urbanas após a liberação do trânsito no sentido que liga Sorocaba a Porto Feliz.

No Bairro Cidade Jardim, como alternativas, os motoristas podem entrar na rua Braxister de Camargo ou retornar pela própria Avenida Dr. Antônio Pires de Almeida, caso queiram ir ao Bairro Jardim Brasil (CEMEX).

A diretoria informa ainda que estão sendo colocadas faixas orientativas nos trechos de alteração para alertar os motoristas e orientar os moradores locais.



OBS: durante a noite e pela manhã, os motorista insistem ainda em transitar pela rua Octávio de Moraes na contra mão. No local somente tem placas e pintura asfaltica. Não está tendo fiscalização presencial do trânsito.

Franciscanas Palavras


São Francisco nos ensinou que servir
é algo divino. Para ele, o próprio Deus
é o Grande Servo do Universo.
Frei Vitório

Capivari: praça da bíblia

No último domingo, 13, autoridades políticas, líderes religiosos e fiéis de pelo menos 14 denominações religiosas do município compareceram ao lançamento da Pedra Fundamental para construção da Praça da Bíblia, obra estimada em R$ 700 mil, uma antiga reivindicação da comunidade cristã e um compromisso assumido pelo Prefeito Campaci e o vice Júnior Pacheco.

A Praça da Bíblia ocupará uma área de três mil metros quadrados no Jardim Gênova, próximo à Escola Municipal Cherubim Sampaio. Contará com concha acústica, platô com tenda para eventos, chafariz com monumento em formato de bíblia, iluminação especial, arborização, playground, banheiros e aparelhos para exercícios físicos.

“Quis Deus que estivéssemos aqui reunidos, exatamente no Dia da Bíblia, para o lançamento da Pedra Fundamental deste importante projeto. Com a colaboração dos senhores aqui presentes tenho a certeza que no menor tempo possível estaremos entregando este espaço à família capivariana”, afirmou o Prefeito Luis Donisete Campaci.

Na oportunidade, a comissão para construção da praça e o Governo Municipal prestaram uma homenagem póstuma à empresária Lúcia Rosária Armelin Stefanini, falecida em 2009 e que naquela manhã completaria 86 anos. D. Rosária como era conhecida, tornou-se personalidade notória por sua origem humilde e por ter constituído ao lado de seu esposo, o Grupo Via Sol.
D. Rosália era Membro da Igreja Congregação Cristã no Brasil e sua filha, a Secretária da Educação, Valéria Stefanini Colanéri recebeu a homenagem entregue pelas mãos do Prefeito Luis Campaci, pelo exemplo de fé e relevantes contribuições que em vida, Rosária deu à comunidade do município de Capivari.

A solenidade conduzida pelo presidente da Comissão para Construção da Praça da Bíblia, Rubens Mandú, contou com a realização de culto religioso pela bênção do projeto.