segunda-feira, 15 de julho de 2013

Prefeitura promove encontro com empresários para definir planejamento

 

Na sexta-feira, 12, a Prefeitura de Porto Feliz promoveu um encontro no Cemip/Senai “Roberto Moreau” para definir o planejamento dos cursos de qualificação profissional do segundo semestre de 2013 e para o próximo ano.
A reunião organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável contou com a participação de 17 empresas e de representantes do Senai, Sesi, Ciesp - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
O objetivo foi de conhecer a demanda da indústria/empresa porto-felicense alavancando o crescimento municipal e industrial. Cada participante expôs sua necessidade à Prefeitura e ao Senai.
Com os dados da reunião a Prefeitura e o Senai poderão planejar a ampliação de cursos que possam atender as empresas. Também foi apresentado toda a estrutura que o Sesi tem a oferecer.
A reunião contou com a presença de Helvécio Siqueira de Oliveira – diretor da Escola Senai “Ítalo Bologna” de Itu; Silvio Rinaldi - diretor do Sesi de Itu; Fábio Castro - representando o Senai de Sorocaba; Marcelo Mesquita - supervisor do Depar II da Fiesp; Miguel Arcanjo de Almeida – vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável; Levi Rodrigues Vieira - Prefeito Municipal; Célio Peixoto dos Santos - diretor de Desenvolvimento Econômico e Sustentável; Diogo Diniz - chefe do setor de Qualificação Técnica e Fomento.

Ampliação
A Prefeitura Municipal está aumentando a capacidade da escola Cemip/Senai "Roberto Moreau" para atender mais alunos e oferecer mais cursos que possam suprir as necessidades das empresas já instaladas e das que queiram se instalar em Porto Feliz.
A escola qualificou 932 alunos no primeiro semestre de 2013 e está com 100% dos jovens aprendizes empregados pelas empresas locais.
As inscrições para os cursos do segundo semestre de 2013 já estão abertas. Mais informações através do telefone (15) 3261-5351 ou no endereço Rua Anita Garibaldi, 500 - Centro (próximo a empresa Vetran).

Prefeitura testa mais um método de tapa-buracos

 

 


Novo método tem objetivo de reduzir custos (Foto: Mário Chaves/Secom)

O secretário de Parcerias, Clebson Aparecido Ribeiro, acompanhou na manhã de sexta-feira (12) um teste utilizando novo método mecanizado de tapa-buracos. O método consiste em um caminhão equipado e com todas as operações necessárias para realizar o processo. Um único operador controla essas operações de dentro da cabine de comando no próprio caminhão. A intenção, segundo o secretário, é testar novos serviços que melhorem a eficiência com menor custo.

"Estamos tapando, hoje, em torno de 18 a 20 mil metros quadrados por mês de buraco e a ideia é atender à grande demanda, que tem aumentado com o crescimento da cidade, considerando ainda que nosso pavimento é antigo, além da ocorrência das chuvas no início do ano. Estamos procurando métodos que atendam a esta demanda fazendo com que não haja aumento do custo de manutenção", explicou Clebson.

Este foi o segundo método testado pela Secretaria. Em maio, foi testado um método que utiliza pneu triturado e menor número de pessoas envolvidas. "Estamos recebendo empresas que executem o serviço e outras metodologias para avaliarmos qual será aquela com melhor custo/benefício", acrescentou.

Segundo explica o secretário, a diferença de um serviço totalmente mecanizado é o ganho em eficiência, onde é possível fazer mais metro quadrado por unidade de tempo e, com isso, diminuir o custo. "Também é preciso observar a qualidade do acabamento do serviço, capacidade de compactação, que garante maior durabilidade para que seja possível comparar com o método tradicional em termos de qualidade, eficiência e custo."

Sorocaba conta, atualmente, com seis equipes de tapa-buracos atuando na cidade. Desde o dia 17 de abril, quando começou uma nova frente dos serviços, até o início deste mês, foram realizados 53 mil metros quadrados de tapa-buracos, com 750 m² ao dia, uma média de 10 a 12 ruas diariamente.