segunda-feira, 13 de julho de 2009

série fraternidade e minoridade

Fraternidade e Minoridade

Por Fr. Almir Guimarães, ofm

12. Fundamental é a frase do Testamento que tanto nos marcou e continua marcando: “E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do Santo Evangelho” (14). Nesse momento, Francisco se encontrou. Outros preferem dizer que ele foi esclarecido apenas no momento do Evangelho da Missão. Na realidade, a vida não é simples e os caminho que nos fazem chegar a Deus mais complexo ainda. Sublinhemos: o dom dos irmãos. Com a chegada dos irmãos, Francisco se encontrou.


missa mensal

Acontecerá no dia 15, quarta-feira,
a missa mensal em devoção a
Nossa Senhora Mãe dos Homens

Local igreja matriz
Nossa Senhora Mãe dos Homens
no centro de Porto Feliz, às 19h30 !!!


Notinhas de Porto Feliz


Grupo dinamarquês em Porto Feliz

Alunos de música dinamarqueses farão apresentações em Porto Feliz até o dia 18. Sob a regência do maestro portofelicense Benedito Solano de Carvalho, o jovem grupo é formado por oito integrantes e apresenta repertório voltado ao Jazz com adaptações ao MPB.

Na quarta-feira, 15, na Casa da Cultura, às 14h haverá workshop musical e às 19h30 apresentação.

Sábado, 18, no Museu das Monções, o grupo promove oficina musical às 14h e apresentação às 17h. No mesmo dia, às 20h, encerra a agenda com concerto na Estação das Artes.




Censo habitacional na Promoção Social

A partir da próxima segunda-feira, 13, o cadastramento para o censo habitacional do município deve ser feito na Diretoria de Promoção Social, e não mais no Centro de Formação Continuada (COC).Podem se inscrever pessoas com renda de até 10 salários mínimos e maiores de 18 anos. É necessário apresentação de RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência, certidão de casamento, holerite, além de número para contato. Casais devem apresentar documentação das duas partes. Para quem ganha até três salários mínimos, não há restrição de cadastro, mesmo que esteja com o nome no SPC ou Serasa.A Diretoria de Promoção Social fica na rua Ademar de Barros, 340, centro. Mais informações pelo telefone 3262-3023.



Conferência de Assistência Social

A Diretoria de Promoção Social e o Conselho Municipal de Assistência Social promovem na sexta-feira, 17, a IV Conferência Municipal Assistência Social. Será debatido como tema principal a participação e controle social no Sistema Único de Assistência Social (Suas).
A palestrante será Terezinha Rodrigues, doutora em serviço social pela pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC –SP). O local será na Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado” que fica na rua Otoni Joaquim de Carvalho, s/nº, centro, das 8 às 12h. A conferência é aberta ao público em geral.




Fest Rock na Matriz

Prefeitura por meio da Diretoria de Esportes e Turismo promove no próximo dia 19 a terceira edição do Fest Rock. A programação inclui 10 bandas. A novidade deste ano é o local das apresentações: praça dr. José Sacramento e Silva (Matriz). As edições anteriores foram realizadas no Centro Municipal de Exposições (Cemex). O evento acontece a partir das 12h.


O Fest Rock 2009 bandas Ruas, Six Blues Eyes, Water Pump, Falt, Tribo Suburbana, Nitrogênio, JxSxF (Juventude Sem Futuro), Ócios do Ofício e Rê Bordosa. O encerramento será com a banda Doctor Jones.

O Fest Rock é realizado todos os anos em alusão ao Dia Mundial do Rock comemorado em
13 de julho.



Projeto Cultural “Viola na Trilha dos Bandeirantes"

Aconteceu neste domingo, 12, às 14h30, na Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa” apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas. O evento que integrou o projeto cultural “Viola na Trilha dos Bandeirantes” e foi aberto ao público. Como consequência da pouca divulgação, a participação popular foi reduzida.





Prefeitura quer implantar salas de aula na Fazenda Capoava

A Prefeitura de Porto Feliz pretende instalar duas salas de aula no prédio onde funcionava a escola estadual Prof. Roque Plínio de Carvalho, na Fazenda Capoava. De acordo com projeto de lei enviado pelo Executivo à Câmara Municipal, o espaço será utilizado pelos alunos da 3ª fase da Educação Infantil, já a partir do 2º semestre letivo deste ano. Além das salas de aula, o Governo Municipal quer implantar no local um Centro Histórico, Cultural e Educacional, mantido pela Diretoria de Educação e Cultura. A cessão do espaço seria feita em comodato firmado entre a Prefeitura e a empresa União São Paulo.




Curso para os professores da rede municipal

Nos dias 21 e 22, a Prefeitura Municipal de Porto Feliz, através da Diretoria de Educação e Cultura, promoverá curso de “Administração de Escolas Municipais” para 60 profissionais da rede de ensino. A formação continuada tem objetivo de apresentar novas técnicas de gerenciamento administrativo, atuação sobre o desperdício e otimização dos procedimentos de trabalho focando a melhoria do Ensino da Rede Municipal.





Festa Julina Ceim Pedro, bairro Purungal


Liliam apresentadora

Pátio lotado pela participação popular


Com particapação de populares e familiares das crinaças e funcionários da Creche do bairro Purungal, aconteceu mais uma festa julina. Que além das apresentações das crianças, teve também teatro de casamento julino, barraca de doces, pasteis, pescaria, refrigerante entre outros. Parabéns a todos, a direção é de Maria Lídia.






Festa Julina Ceim Nair Coli, jd Vante



Luciana apresentadora

Com muita alegria e descontração, aconteceu a tradicional festa Julina da Creche do Jardim Vante no dia 08, maior unidade da rede de educação Infantil de Porto feliz. A direção é da professora Célia, que convidou o Balet do Externato São José para se apresentar na festa. Além da intrépida Quadrilha das funcionárias da creche. Além de Barracas de doce, pescaria, quentão e vinho quente, pastel, refrigerante e o famoso pastel. Parabéns a Todos.





Festa Julina Ceim Violeta e Emei Iracema

Aconteceu sábado dia 04 de julho, na sede do Ceim Violeta, a festa julina 2009. Este ano a festa foi uma pareceria entre duas escolas: a Violeta que é uma Ceim mista, que tem salas de periodo integral e parcial. O Iracema, pertence adminstrativamente a direção do Violeta. Este ano as duas escola fizeram em conjunto a festa, que contou com apresentações, barraca de doces, pastel, pescaria, local de fotos entre outros. Muitas auxiliares e professoras vieram caracterizadas com trajes capiras. A direção é de Vilka Gropo das Neves. Parabéns a todos.

Porto Feliz é destaque no Fantástico da Rede Globo


Novamente Porto Feliz é destaque negativo no noticiário nacional. Desta vez retoma um grande escândalo de 2003, sobre uma grande operação policial, que foi destaque em todas as grandes redes e veículos de comunicação.
Link do vídeo www.globo.com/fantástico


Veja abaixo matéira do site do Programa:




Quatro pessoas morrem em uma ação do Departamento de Narcóticos (Denarc) no interior de São Paulo. A polícia diz que elas eram traficantes e atiraram nos policiais. Mas uma investigação da própria polícia e do Ministério Público mostra uma farsa: uma execução sumária de quatro inocentes desarmados, que não reagiram.

Imagens do dia 11 de julho de 2003 mostram o Denarc - principal departamento da Polícia Civil de combate às drogas em São Paulo - comemorando o resultado de uma operação em Porto Feliz, no interior do estado.

A polícia afirma que, ao chegar a um sítio, dois investigadores foram recebidos a bala. Um deles acabou ferido nas costas. Segundo o Denarc, na troca de tiros, foram mortos dois homens e duas mulheres, que estariam armados e seriam traficantes.

“Aqui fica fácil de você pulverizar a droga e não tem muita fiscalização como em São Paulo”, disse o delegado Everardo Tanganeli, na época.

Hoje, seis anos depois, a Corregedoria da Polícia Civil e o Ministério Público afirmam que há fortes indícios de que delegados e investigadores mentiram e que quatro inocentes foram executados.

Na região, encontramos parentes dessas pessoas e testemunhas da ação policial. Também tivemos acesso a detalhes da investigação.

Eram 7h30, e os policiais tinham um mandado de busca. Dois ficaram mais distantes, enquanto outros dois entraram no sítio. Eles não usavam roupas da polícia.

A primeira ação foi prender um funcionário. O caseiro viu a cena, estranhou o movimento e atirou contra os policiais. Ele atingiu um investigador e fugiu.

“O caseiro tirou, porque pensou que era bandido, que estava invadindo a chácara. Eles não estavam com roupa de polícia, estavam à paisana”, conta o agricultor Ademir Lopes da Silva.

Segundo o Ministério Público, depois que o investigador foi ferido, a equipe do Denarc quis vingança e começou uma série de execuções. A investigação mostra que o primeiro a ser morto foi Luiz Carlos, um funcionário do sitio de 16 anos, que estava desarmado. Ele morava em uma casa simples, com o pai e a avó. O jovem estudava à noite. De dia, ficava no sítio.

“Ele cuidava da horta. Às vezes, lidava no chiqueiro dos porcos. Era muito boa pessoa. Ele era uma maravilha. Nunca fez nada para ninguém”, garante a avó Elvira Camargo da Silva.

“Meu filho nunca teve problema com delegacia, nem com a professora. Todos queriam bem”, lembra Odacir Lopes da Silva, pai de Luiz Carlos.

Luiz Carlos era filho único. “Vou falar a verdade: para mim arrebentou tudo por dentro. Ele morreu de graça”, lamenta Odacir.

De acordo com os promotores, a segunda pessoa a ser assassinada foi a mulher do caseiro: Ilza Araújo, de 41 anos. Ela dormia quando os policiais invadiram a casa.

“Ela limpava a casa, lavava roupa, fazia tudo. Eu ouvi falar que ela ficou trabalhando lá uns seis meses”, diz Herminegildo Araújo, ex-marido de Ilza.

Segundo a investigação, a chacina continuou em outra casa, onde estavam quatro crianças e o casal Flávia de Castro e Edson Tomaz, que tinha passagem na polícia por furto.

Nós localizamos um menino e uma menina, que na época tinham 9 e 6 anos. Os irmãos vivem hoje escondidos. Eles viram tudo.

“Quando eles chegaram, meu pai estava com meu irmão no colo. Ele falou assim: ‘solta esse menino senão ele vai morrer junto com você’. Meu pai falou, ‘não, por favor’. Ele começou a chorar e ajoelhou no chão. Na hora em que ele soltou o meu irmão, ele foi lá e atirou. Mas meu pai tossiu. Ele chutou meu pai e falou assim: ‘seu desgraçado, você está vivo ainda’. Ele foi lá e deu um tiro nas costas do meu pai”, conta a filha do casal.

De acordo com o Ministério Público, outro agente do Denarc matou a mãe das crianças, que também estava desarmada e não reagiu. As crianças não sabem explicar por que não morreram e dizem que, depois das execuções, os policiais começaram a ter atitudes estranhas.

“Nós fomos para trás da casa. Então, o cara veio com a arma na mão. Eu vi ele colocando a arma na mão do Buda”, lembra o menino.

Buda era o apelido que o rapaz de 16 anos, Luiz Carlos, tinha desde criança. Ele foi o primeiro a ser morto. Há outros indícios de que os policiais alteraram a cena do crime.

“Os policiais estavam dando tiro na parede”, descreve o filho do casal que testemunhou a morte dos pais.

Uma testemunha que passava por lá, naquele dia, conta que depois de 15 a 20 minutos da chegada dos policiais, eles continuavam dando tiros e muitos. O que chamou a atenção da testemunha é que os policias estavam próximos da casa e atiravam no sentido do portão, onde não havia ninguém. Para a corregedoria, isso foi uma farsa: uma tentativa de simular um confronto entre moradores e policias.

Localizamos a testemunha: “Eles atiravam para o lado do portão, e não tinha ninguém no portão. As pessoas já estavam mortas, com certeza” conta.

E mais: a perícia não encontrou droga no sítio. Entre os policiais que participaram da operação estão o delegado Sérgio Lemos, que é acusado de alterar a cena do crime, e o agente José Virgilio Junior. Segundo a investigação, foi Virgílio quem matou o pai das crianças.

“Fiquei vendo a hora em que deu um tiro no meu pai”, diz o filho da vítima.

Em 2007, o agente do Denarc chegou a ser preso. De acordo com a corregedoria, logo depois de ser solto, ele tentou sequestrar a menina que presenciou o assassinato do pai. Ela diz que só conseguiu escapar, porque teve ajuda de pessoas que passavam pela rua.

“Eu reconheci o policial. Ele falou assim: ‘ainda eu te pego. Você vai ver, você e seus irmãos. Ainda te pego’”, conta a jovem.

José Virgilio foi preso novamente, expulso da Polícia Civil, e hoje responde às acusações em liberdade.

O Fantástico procurou Virgílio e a direção do Denarc na época da chacina. Todos preferiram não comentar as denúncias. O delegado Sérgio Lemos não foi encontrado pela nossa equipe.

Agora, a corregedoria afirma que descobriu mais uma mentira dos policiais que invadiram o sítio. No dia da chacina, nem todos eram do Denarc. A investigação revelou que, no grupo, havia um informante da polícia, que também é acusado de participar das execuções.

Na casa dele, foram encontrados coletes à prova de balas, capuz, armas e muita munição. O suspeito foi reconhecido por testemunhas e aguarda o fim da investigação em liberdade. Nos próximos dias, a corregedoria vai pedir a prisão dos acusados da chacina até o julgamento. A pena pode passar dos 40 anos.

“Os policiais perderam a mão e fizeram toda a bobagem que fizeram. Mataram quatro pessoas inocentes”, diz o advogado das crianças Agnaldo Guimarães.

“Esses caras têm que ser punidos”, afirma o agricultor Ademir Lopes da Silva.

narguile



Jovem e Narguile, uma mistura sadia?

Recentemente um Padre, amigo meu, me pediu algo: "Padre Wagner, já que você
gosta tanto de trabalhar com jovens, procure escrever algo sobre o narguile
ao qual muitos jovens que conheço estão aderindo."

Em princípio, eu achei que o modismo não era tão intenso assim, mas com o
tempo fui observando, uma vez que estou sempre no meio dos jovens, que a
"novidade" era mais comum entre os mesmos do que eu imaginava.

A nova moda entre os jovens do Brasil, principalmente na cidade de São
Paulo, é um tradicional cachimbo d'água utilizado nos países do Sudeste
Asiático e Oriente Médio.

A moda oriental só decolou mesmo no Brasil, para

variar, com a influência da televisão, e para variar mais uma vez, por uma
influência de uma novela.


Devido à mistura de variadas essências, o narguile também conhecido como
'hookah' nos países de língua inglesa, ou por 'shisha' no norte da África,
possui aromas variados.

É feito com um fumo especial, e os sabores mais

conhecidos são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel. Seu formato possui
a seguinte forma:
Uma peça central que muito se assemelha a um vaso, onde

coloca-se água; conectada à base encontra-se uma peça cilíndrica que
sustenta o fornilho, onde se coloca o tabaco, e em cima deste, o carvão.

O narguile pode possuir várias mangueiras, propiciando com que variadas
pessoas possam fumar ao mesmo tempo. Ora, uma vez que sabemos que em
adolescentes e em alguns jovens o sentimento tribal, ou seja, de pertença a
alguma tribo ou grupo é bem mais acentuado que em adultos, e esta espécie de
moderno tribalismo lhes dá um sentimento maior de segurança, o narguile
parece ser ideal para a integração dos indivíduos.

Aliás, bem sabemos que a grande maioria dos jovens começam a beber não
porque gostam, mas porque beber é uma forma de ser aceito pelo grupo. Dá um
sentimento forte de agregação.

O problema é que com o tempo, transforma-se

em vício, os amigos se vão, ou porque se casam, ou se formam, ou se mudam, e
fica o vício, que faz da pessoa refém por toda a vida.

Está provado que grande parte de quem fuma o narguile convencional adquire o
vício depois de fumar 50 (cinqüenta) vezes, pois no mesmo encontra-se
presente a nicotina que propicia a ilusão de "bem-estar". E ainda mais, que
o mesmo é mais nocivo que o cigarro, pois pode propiciar doenças infecciosas
por ser utilizado por mais de uma pessoa sem a devida esterilização, foi o
que afirmou a Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e
Tisiologia (SPPT). Diga-se também que não são poucos os jovens que adicionam
à mistura, maconha e crack. E que substituem a água do narguile por bebida,
para dar um sentimento maior de euforia.

Recorde-se aqui que há uma crença popular de que a água ajudaria a
purificar a impurezas do fumo, o que não passa de mais um mito, posto que
segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fumaça inalada em uma sessão

de narguile que dura de 20 minutos a 1 hora, corresponde à inalação de 100 a
200 cigarros, e consome-se até 10 litros de fumaça, uma vez que a presença
da água faz com que se aspire ainda mais fumaça, logo, inala-se maior
quantidade de toxinas.


Por fim, assinale-se ainda que, por conter diversas toxinas, o "famoso
modismo" pode propiciar doenças tais como: câncer de pulmão, doenças
cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras.

Bom, agora cabe a você jovem e a vocês pais, tirarem suas conclusões.

Mas, como padre, gostaria de dizer que o problema de nossos jovens
contemporâneos, não é o narguile, que com certeza é mais uma "onda" que vai
passar, ou a droga "x" ou "y", o que está faltando mesmo é um pouco mais de
personalidade, convicção, valores, bons ícones para serem imitados por
nossos adolescentes e jovens. Aliás, nosso tempo está tão carente de ícones!

Padre Wagner Lopes Ruivo
Arquidiocese de Sorocaba

A Trindade, Francisco e a nova criação - 1ª parte

São Francisco não foi um teólogo, mas viveu uma vida teologal de grande densidade.

Transformou-se no que foi, porque criou espaço dentro de si à realidade divina, para que, através dele, se manifestasse assim como ela é.

Se Deus é comunhão de divinas pessoas num infinito jogo de inter-retro-relações de vida e de amor, então essa realidade comunional encontrou em São Francisco, na sua prática e nos seus gestos concretos, um lugar privilegiado de expressão.

São Francisco não foi um clérigo letrado que faz um tratado daquilo que crê, mas um humano enamorado pelo divino que gerou um cristianismo de sedução. Não basta seguir o Senhor, tem que se apaixonar por Ele!

Em Francisco irrompe um jeito terno e fraterno de compreender Deus como comunidade, um conglobante mistério que unifica sua vida e o faz perceber a Trindade viva em tudo o que existe: olha o Filho numa relação íntima com o Pai e numa abertura total ao Espírito, uma relação interpessoal, viva, transbordante.


Questionamento para aprofundamento do texto:

1) Somente o cristianismo possui a fé no Deus Trino. Por quê?

2) Você já identificou como se revela a expressão da Trindade na obra da criação? Onde? Como?

3) Como se explica o alcance da experiência trinitária de Francisco?



Texto de Frei Vitório Mazzuco, OFM, e Leonardo Boff

Boituva Festival de Inverno

O tradicional Festival de Inverno de Boituva, que está em sua terceira edição, terá início no próximo dia 22, com diversas atrações musicais e uma praça de alimentação que prometem mais uma vez encantar e contagiar o público.

Confira abaixo a programação musical do evento:

22 de Julho – 4ª feira
18:00 – Grupo Trilogia de Sorocaba
19:30 – Frauen Trio de Tatui
21:00 – Corpo Musical da Guarda Civil de Barueri

23 de Julho – 5ª feira
18:00 – Quinteto de Metais Goitacá de Tatui
19:30 – Banda Sinfônica Municipal de Itaberá
21:00 – Banda Municipal de Itapevi

24 de Julho – 6ª feira
18:00 – Grupo de Seresta da Oficina de Artes de Boituva
19:30 – Orquestra de Metais de Salto
21:00 – Brass Band – Regente Feijó de Cotia

25 de Julho – Sábado
19:00 - Grupo Baiado da Oficina de Artes de Boituva
20:00 – Coro do Nuti – Núcleo da Terceira Idade de Boituva
21:00 – Banda Marcial de Salto de Pirapora
22:00 – Inazuma Taikó de Sorocaba

26 de Julho – Domingo
12:00 – Trio Garbin de Tatui
14:00 – Alunos e Professores da Oficina de Artes de Boituva “ Núcleo Música e Vida”
16:00 – Corporação Musical Lira Santa Cecilia de Boituva
17:00 – Coro Infanto Juvenil da Oficina de Artes de Boituva
20:00 – Coral Municipal de Boituva “ Entre Amigos”


FONTE:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boituva