domingo, 6 de novembro de 2011

Aconteceu Torneio de futsal masculino e feminino em pról aos Vicentinos

Foi realizado neste domingo o torneio de futsal masculino e feminino em pról aos vicentinos.
Ao todo foram realizados 12 jogos, sendo 9 masculino e 3 femininos. Todas as paróquias estiveram representadas por pelo menos um time.
As partidas tiveram muito equilibrio como já era esperado, com vários jogos indo para a decisão por pênaltis.

A primeira partida do dia foi realizada entre a Comunidade Dei Verbum x Nossa Senhora da Ponte. A partida foi equilibrada do começo ao fim, terminando empatado no tempo normal em 2x2 e nos pênaltis a Dei Verbum venceu por 1x0.

Já na segunda partida do dia Santa Cruz2 enfrentou Nossa Senhora Aparecida, mais uma partida equilibrada que terminou empatada em 4x4 no tempo normal com a equipe da Nossa Senhora Aparecida vencendo por 1x0 nos pênaltis se classificando para enfrentar a Dei Verbum.

Na terceira partida se enfrentaram Mensageiros da Paz x Juca, onde o time da vila américa venceu por 6x3 o time do Mensageiros avançando para a próxima fase.

A quarta partida foi realizada entre a comunidade Santa Clara x Juventude Ágape, ao final da partida Santa Clara venceu por 5x1 se classificando.

O quinto jogo se enfrentaram Coral Renascer x São Francisco, um jogo muito equilibrado mais que no final São Francisco levou a melhor vencendo por 3x1.

Após os 5 primeiros jogos masculino seria a vez das meninas entrarem em quadra, porém a equipe feminina da Santa Cruz não apareceu e a equipe da Mãe dos homens venceu por W.O. e consequentemente avançando para as semifinais.

Depois de um intervalo Dei Verbum voltou a quadra para enfrentar a equipe da Nossa Senhora Aparecida, no qual foi o confronto mais equilibrado do dia, com placar final de 1x0 para a Dei Verbum que avançou para as semifinais.

A primeira partida disputada pelas mulheres foi entre São Francisco x Nossa Senhora da Ponte, no qual Nossa Senhora da Ponte saiu vencedora com um placar de 5x1.

O segundo jogo da segunda fase na chave masculina foi disputada entre Colégio São José x Juca, ao final da partida o Juca venceu a partida por 3x0 com destaque para os dois goleiros Vinicius e Pierre que evitaram que as redes fossem balançadas mais vezes.

Disputando a primeira partida no dia por estar de "chapéu" na primeira rodada o ECC entrou com uma equipe experiente para tentar parar a equipe da Santa Clara, mais no final a partida terminou 7x3 para Santa Clara que avançou para as semifinais.

A última partida do dia na chave masculina aconteceu entre Santa Cruz1 x São Francisco, partida essa que terminou em 7x7 indo para os pênaltis, onde São Francisco levou a melhor e venceu por 3x2.

Já a última partida do dia foi realizada entre as meninas do Coral Renascer x Juventude Ágape, no final da partida o coral levou a melhor e venceu por 3x1 se classificando para as semifinais.

Foram arrecadados mais ou menos 100kg de alimentos que foram doados para os vicentinos no qual o presidente dos vicentinos de Porto Feliz Alison Souto e o presidente do conselho dos vicentinos da arquidiocese Cido estiveram presentes para receber os alimentos arrecadados.


Confira como ficou as Semifinais da chave masculina e feminina:

Masculino

Juca x Dei Verbum se enfrenam as 09:00
São Francisco x Santa Clara se enfrentam as 11:00

Feminino

Mãe dos Homens x Nossa Senhora da Ponte se enfrentam as 10:00
Coral Renascer x Nossa Senhora Aparecida se enfrentam as 12:00

O vencedor dessas partidas se enfrentam na final que acontece no mesmo dia. Lembrando que os jogos serão realizados na quadra da escola Domingos de Marco.

Confira as fotos dos jogos desse domingo:







































Segunda Divisão: Em jogo emocionante, Independente vence, reverte vantagem e é campeão


Numa partida de muitas emoções, a sorte sorriu para o time do Independente. Enfrentando o Capivariano, o time de Limeira ganhou por 2 a 0 e garantiu o título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O confronto aconteceu neste domingo, no estádio Comendador Agostinho Prada, em Limeira.

O jogo
Desde o início do jogo, o time de Capivari foi mais ofensivo. Com um toque de bola envolvente e de muita rapidez, o Capivariano se impôs criando duas belas chances, uma com o artilheiro Romão aos 10 minutos do primeiro tempo e outra com o volante Adoniran, aos 18, com bela intervenção do goleiro Diego do Independente. A dupla de ataque do Capivariano, Alamir e Romão, infernizava a zaga do time de Limeira.
Após os 20 minutos, o domínio do time de Capivari continuou maior. Com uma marcação bem encaixada pela dupla de volantes formada por Régis Renan e Adoniran, o Independente de Limeira não conseguia passar praticamente do meio de campo.
Aos 26, em lance esporádico, o Independente abriu o placar. Após falta cometida por Régis Renan perto da grande área, o atacante Joãozinho, com maestria, colocou a bola no ângulo do goleiro Douglas, que nada pôde fazer. O Independente saiu na frente e fez a torcida do clube de Limeira explodir.


Feito o gol, a partida ficou mais equilibrada, porém, no último lance do primeiro tempo, em belo lançamento de Murilo, o atacante Bismaque saiu cara a cara com o goleiro Douglas e estufou as redes do Capivariano. O Independente conseguiu o resultado que até o momento dava o título para o clube.
No intervalo, o treinador do Capivariano, Genildo Cavalcanti, vendo que o atacante Alamir estava sendo muito marcado e sem espaços no jogo, sacou o avante e colocou Willian em seu lugar. Do lado do Independente, Parraga manteve a mesma equipe.
Precisando de um gol para ser campeão, o clube de Capivari voltou mais determinado. Aos sete minutos do segundo tempo, em belo tiro de fora da área de Ivanzinho, o goleiro Diego espalmou para escanteio salvando o Independente.
Em belo lançamento de Joãozinho, aos 12, Bismaque saiu novamente frente a frente com Douglas, mas dessa vez o goleiro de Capivari conseguir desviar de leve a bola caprichosamente para escanteio. O jogo seguia equilibrado e o Independente aproveitava sua vantagem para controlar as ações da partida.
Desta maneira, o time da casa passou a ter as melhores oportunidades no segundo tempo. Em escanteio cobrado da esquerda, aos 18, a bola passou por toda a área do Capivariano e chegou até Gilberto, que chutou, mas a bola bateu na trave e saiu.
Um dos destaques do Independente no jogo foi o goleiro Diego. Aos 25 do segundo tempo, o volante Régis Renan recebe na meia lua da grande área e solta uma bomba para excepcional defesa do goleiro, que joga a bola para escanteio.
Após os 30, o jogo tornou-se de ataque contra defesa. Com as alterações do técnico Parraga, o time do Independente ficou muito defensivo e o Capivariano pressionava o time de Limeira, porém o resultado continuava 2 a 0, o que bastava para começar a festa para a torcida presente no Comendador Agostinho Prada ao final do jogo.

Ficha técnica
Independente: Diego; Gilberto, Márcio, Petterson e Tiago Pereira; Alexandre, Murilo (Gustavo), Carlos Diego e Leandro Neves; Bismaque (Daniel) e Joãozinho (Marcelo).
Técnico: Jorge Parraga.


Capivariano: Douglas; Oliveira, Lucas, Kelisson e Pedro Henrique; Régis Renan, Adoniran (Thiaguinho), João Paulo (Ton) e Ivanzinho; Alamir (Willian) e Romão.
Técnico: Genildo Cavalcanti.

Árbitro: Marcelo Rogério;
Assistentes: Alex Alexandrino e Fabio Rogério Baesteiro;
Quarto árbitro: Alysson Fernandes Matias;
Data: 06 de novembro, às 10h;

Local: Estádio Com. Agostinho Prada, em Limeira.
Gols: Joãozinho, aos 26’ e Bismaque aos 48’ 1ºT.
CA: Joãozinho, Tiago Pereira (IND); Thiaguinho, Ivanzinho, Ton (CAP).



Fonte: Federação Paulista






São Leonardo de Noblac

6 de novembro
São Leonardo de Noblac

Leonardo, filho de nobres da Corte de França, nasceu no ano 491, quando o imperador era Anastácio. Segundo narrativas, o rei Clodoveu era seu padrinho de batismo. Na juventude, Leonardo não quis seguir a carreira das armas, por isso o seu padrinho quis consagrá-lo seu bispo. Leonardo não aceitou, preferiu ficar ao lado de são Remígio, então bispo de Reims. Mas pediu um privilégio, só destinado aos bispos: poder libertar os prisioneiros que viesse encontrar encarcerados, no que foi prontamente atendido.
Só mais tarde Leonardo decidiu ingressar num mosteiro para dedicar-se totalmente à vida religiosa. Primeiro, esteve no de São Maximino em Micy. Depois, foi para um antigo, fundado por santo Euspício, perto de Orleans. Já sacerdote, foi enviado a Berry, onde converteu muitos pagãos.
Mais tarde, buscou o isolamento para meditar e viver sua fé na oração. Encontrou o lugar certo para isso num bosque afastado, perto de Limonges. Lá, havia apenas uma casa tosca e simples, que lhe servia de morada. O seu ermo virou ponto de visitação de mais e mais pessoas que buscavam seus conselhos, orações e consolo.
Certo dia, sua solidão foi interrompida de um modo especial. A chegada do rei Clodoveu, que praticava uma caçada, acompanhado da rainha Clotilde, então grávida, e que nessa ocasião foi surpreendida pelas dores do parto. O rei, aflito, buscou os cuidados de Leonardo, que eliminou as dores com suas orações e conduziu o nascimento de um lindo menino horas depois. Como recompensa, o rei Clodoveu doou aquelas terras a Leonardo.
No local, que ele chamou de "Nobiliacum", para lembrar o gesto nobilíssimo do seu padrinho, ergueu um altar a Nossa Senhora, que, aos poucos, tornou-se uma intensa e fervorosa comunidade religiosa, culminando com a construção do Mosteiro de Noblac.
Diz a tradição que o monge Leonardo só deixava o mosteiro quando alguma missão o exigia, especialmente quando se tratava de resgatar e converter os pagãos encarcerados. E ainda, ele teria sido visto libertando nobres franceses que estavam prisioneiros dos turcos muçulmanos invasores. O prodígio teria ocorrido por volta do ano 1000, muitos séculos depois de sua morte, em 6 de novembro de 545.
O culto de são Leonardo de Noblac, uma das devoções mais antigas dos fiéis franceses, propagou-se em todo o mundo cristão e foi reconhecido pela Igreja. A festa ocorre no dia 6 de novembro, considerado o dia de sua morte.

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 06/11/2011

É grande a vossa recompensa nos céus
Mt 5,1-12a
Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los.
Jesus disse:
- Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
- Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
- Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
- Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.
- Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
- Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
- Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
- Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
- Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês.

Salmo



Salmo 134

1 Eis aqui, bendizei ao Senhor, todos vós, servos do Senhor, que de noite assistis na casa do Senhor.

2 Erguei as mãos para o santuário, e bendizei ao Senhor.

3 Desde Sião te abençoe o Senhor, que fez os céus e a terra.

Pastoral da Educação recebeu a visita do professor João Sampaio

DSCF1427  DSCF1426DSCF1429 DSCF1432

Coordenador da Pastoral da Educação (PE) da Arquidiocese de Sorocaba, o professor universitário, João Sampaio, veio conhecer o grupo de educadores que estão se reunindo mensalmente para momentos de espiritualidade, formação e partilha.

A convite do Padre Antônio Carlos Fernandes (pe. Toninho), João Sampaio conversou com os presentes, também trouxe seu amigo professor universitário Araldo Fernandes Gardenal. João Sampaio trouxe um material para contribuir com a noite de formação, e afirmou que os pais são os primeiros educadores, sendo a escola a continuidade da formação integral dos educandos.

"É importante que a Igreja ajude a conscientizar junto aos pais, o papel do professor, da escola". Confessou que está incentivando que as paróquias não deixem passar em branco o dia do professor, convidando pais, alunos e professores a participarem de missas. Também fez um apelo, para retomada de missas das formaturas, que muito tem deixado de acontecer.

DSCF1434 DSCF1437

Algumas ideias: sugere o ano da educação pela Igreja – realizando um trabalho temático-pastoral nas comunidades: experiência de mediadores nas escolas; trabalho ligado com outras pastorais como a Familiar, Jovem, Catequese, etc.

O professor enfatizou que o testemunho é muito importante na evangelização, onde o educador se coloca de uma maneira cristã. Considero em nossa arquidiocese, que no setor raposo, a PE está caminhando a grandes passos. Dom Eduardo está acompanhando a evolução dos trabalhos da pastoral.

DSCF1440

O grupo de Porto Feliz, relatou como foi celebrada a missa do dia dos Professores e a homenagem com a Orquestra Monções. Próxima reunião será no dia 3 de dezembro, após a Santa Missa, no centro de convivência Dom José Lambert.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação