quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

HORA SANTA DO EAC NESTA SEXTA_FEIRA



A coordenação do EAC de Porto Feliz, convida a todos, joves e adultos a ir adorar o Senhor na Hora Santa q será realizada nesta sexta, dia 19 as 19:30hs na Capela do Colégio São José. Venha você também participar conosco desse momento q Jesus Sacramentado nos convida a ficar mais perto Dele.
Esperamos por você!!
Deus abençõe!

1º Encontro de Profissionais da Saúde acontecerá em Itu

Serão discutidos a terminalidade e os cuidados paliativos.

Essa será a atitude debatida durante o Encontro de Profissionais da Saúde de Itu e região, que acontece dia 27 de fevereiro, no Sincomércio de Itu. O evento que faz parte da programação oficial dos 400 anos de Itu, terá a terminalidade e os cuidados paliativos como tema.



Confira a programação:
8 horas – Credenciamento / 8h30 – Abertura

8h45 – A espiritualidade na prática médica


Dr. Jamiro Wanderley – Médico, mágico e palhaço


9h15 – Olhar jurídico sobre a terminalidade


Dr. José Henrique Torres – Juiz de Direito em Campinas e membro da Associação de Juizes para a democracia


10 horas – Coffee break


10h15 – Cuidados paliativos


Dra. Maria Goretti Maciel – Médica do Hospital do Servidor Público Estadual




10h45 – Bioética, terminalidade e cuidados paliativos


Dr. Reinaldo Ayer de Oliveira – Conselheiro do CRM-SP e presidente da Sociedade de Bioética de São Paulo


11h15 – Debate

12 horas – Sorteio de prêmios / Intervalo para almoço


14 horas – Novo sorteio de prêmios



14h15 – O paciente, a família, a equipe de saúde e a morte


Dr. Roosevelt Cassorla – Médico psiquiatra da Unicamp



15 horas – Caminhos para o bem viver


Dr. Alberto Silva – Médico ituano



15h45 – Coffee break



16 horas – Homenagens ao Patrono do evento: Padre Antonio Pacheco da Silva (1752-1825)



As inscrições devem ser feitas pelos telefones (11) 4022-6715 ou 4023-1965. as vagas são limitadas. No dia do evento haverá doação de R$ 20, que será integralmente destinada ao Albergue Noturno de Itu.

Futebol Internacional

Mais dois jogos das oitavas de final movimentaram a Copa dos Campeões nesta quarta feira.
Em portugal na cidade do Porto a equipe local o Porto recebeu o Arsenal da Inglaterra na primeira partida das oitavas de final e se deu bem o time português venceu pelo placar de 2x1  com uma grande atuação do brasileiro Hulk que apesar de não ter feito nenhum gol foi o melhor jogador em campo pela equipe portuguesa.
Contando com duas falhas incríveis do goleiro Fabianski o Porto saiu na frente no primeiro dos dois confrontos entre as duas equipes.
Agora o time inglês precisa vencer a próxima partida para garantir uma das vagas para as quartas de finais da competição, eles voltam a se enfrentar no dia 9 de março em Londres no Emirates Stadium.

Já na outra partida do dia o Bayern de Munique venceu o time da Fiorentina pelo mesmo placar 2x1, a partida foi disputada na Alemanha e com uma arbitragem polêmica o time alemão venceu com um gol totalmente impedido do alemão Miroslav Klose, agora para a próxima partida o Bayern joga pelo empate na Itália, já a Fiorentina precisa vencer para garantir uma vaga nas quartas de final da competição mais importante do velho continente.

Quaresma: 40 dias para mudar


A Igreja Católica começa a viver esta Quarta-feira o tempo da Quaresma, uma etapa do percurso litúrgico que ao longo de 40 dias propõe uma mudança em profundidade, como forma de preparar a festa maior do Cristianismo, a Páscoa.

As mensagens de vários Bispos do nosso país seguem de perto as reflexões de Bento XVI para a Quaresma de 2010, na qual o Papa convida os cristãos de todo o mundo a “contribuir para a formação de sociedades justas, onde todos recebem o necessário para viver segundo a própria dignidade de homem”. O texto apresenta uma reflexão sobre os conceitos de justiça e injustiça, assinalando que “aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei”.




História e espiritualidade

A Quaresma é, no Ano Litúrgico, o tempo preparatório da Páscoa, a grande celebração do mistério da Salvação pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. 

Na atual disciplina litúrgica, vai da Quarta-Feira de Cinzas até Quinta-Feira Santa, excluindo a Missa da Ceia do Senhor, que já pertence ao Tríduo Pascal.

Inicialmente durava 3 semanas, mas depois, em Roma, foi alargada a 6 semanas (40 dias), com início no actual I Domingo da Quaresma (na altura denominado Quadragesima die, entenda-se 40.º dia anterior à Páscoa).

O termo Quadragesima (a nossa "Quaresma") passou depois a designar a duração dos 40 dias evocativos do jejum de Jesus no deserto a preparar-se para a vida pública. Como, tradicionalmente, aos Domingos nunca se jejuou, foi necessário acrescentar alguns dias para se perfazerem os 40. Daí a antecipação do início da Quaresma para a Quarta-Feira de Cinzas.

A cinza recorda o que fica da queima ou da corrupção das coisas e das pessoas. Este rito é um dos mais representativos dos sinais e gestos simbólicos do caminho quaresmal.


Nos primeiros séculos, apenas cumprem este rito da imposição da cinza os grupos de penitentes ou pecadores que querem receber a reconciliação no final da Quaresma, na Quinta-feira Santa, às portas da Páscoa. Vestem hábito penitencial, impõem cinza na sua própria cabeça, e desta forma apresentam-se diante da comunidade, expressando a sua vontade de conversão.

A partir do século XI, quando desaparece o grupo de penitentes como instituição, o Papa Urbano II estendeu este rito a todos os cristãos no princípio da Quaresma. 

As cinzas, símbolo da morte e do nada da criatura em relação a seu Criador, obtêm-se por meio da queima dos ramos de palmeiras e de oliveiras abençoados no ano anterior, na celebração do Domingo de Ramos.

Este Domingo dá início à Semana Santa, que conclui a Quaresma e tem como finalidade a veneração da Paixão de Cristo a partir da sua entrada messiânica em Jerusalém.

Uma prática penitencial preparatória para a Páscoa, com jejum, começou a surgir a partir de meados do século II; outras referências a um tempo pré-pascal aparecem no Oriente, no início do século IV, e no Ocidente no final do mesmo século.

Nos primeiros tempos da Igreja, durante esse período, estavam na fase final da sua preparação os catecúmenos que, durante a vigília pascal, haveriam de receber o Baptismo. Por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja. Tradicionalmente, a Igreja recomenda as práticas da oração, o jejum e a esmola.

Na Liturgia, este tempo é marcado por paramentos e vestes roxas, pela omissão do "Glória" e do "Aleluia" na celebração da Missa.

Quaresma é tempo de grande riqueza espiritual


Bispo de Santarém assina mensagem. Renúncia será destinada à reconstrução do Haiti

O bispo de Santarém entende que a Quaresma contribui para alicerçar a identidade cristã “num ambiente de confusão e de relativismo”, habitado por “muita gente que se julga livre por fazer o que lhe apetece” mas que “acaba por tornar-se dependente dos bens materiais, do politicamente correcto, da fachada exterior de êxito ou de moderno, dos próprios caprichos”.
A vitória sobre o mal, que Cristo exprimiu através da sua morte e ressurreição, “exige renúncia e combate contra as forças da mentira, do erro, da injustiça, do egoísmo, da ambição e da inveja”, aponta o prelado na mensagem para a Quaresma deste ano.

Neste sentido, o período entre a Quarta-Feira de Cinzas e a Quinta-Feira Santa é propício à “conversão que nos aproxima da santidade de Cristo Ressuscitado”, indica D. Manuel Pelino “Se a Sua luz penetrar mais profundamente na nossa vida e nos transformar, então poderá, através das nossas obras, resplandecer mais visivelmente no mundo”, acrescenta.
“Para os que procuram renovar as suas vidas, a Quaresma é um período de grande riqueza espiritual”, escreve o bispo de Santarém. 

Mas esta transformação pessoal não se realizará “se não tomarmos consciência da força do pecado e não nos fortalecermos com os exercícios espirituais, como Jesus no deserto”, adverte D. Manuel Pelino.

Por isso é preciso procurar “maior recolhimento, fugindo do ruído e da dispersão e encontrando momentos para a reflexão da Palavra de Deus”, mediante “um tempo semanal mais prolongado para a escuta orante da Bíblia, através do chamado ‘Retiro popular’ para o qual foram publicados subsídios adequados”.

Para o prelado, “o centro da vivência da Quaresma” é “o ritmo semanal das missas do Domingo”, que deve ser complementado pela oração diária e pela celebração do sacramento da reconciliação.

O jejum e a partilha de bens contribuem igualmente para a luta contra “a dependência do consumo, da vaidade, da ambição do poder”. Em 2009, a renúncia quaresmal da diocese recolheu 32 mil euros, que foram entregues a um projecto agro-pecuário em Nampula, Moçambique, e à Cáritas de Santarém.
“Este ano – refere o texto – vamos destinar a nossa partilha à reconstrução do Haiti, através do Instituto Missionário dos Monfortinos que foi duramente atingido pela tragédia do terramoto na relevante obra social e religiosa que tem a seu cargo nesse país.”

Bodes-antílopes


bode antílope3

O Liberec Zoo, na República Tcheca, está em polvorosa. Recentemente, o zoológico presenciou o nascimento de três raríssimos takins dourados (Budorcas taxicolor),  animais que estão a meio caminho entre os caprinos (cabras e bodes) e os antílopes.

Estes bichos, originários do Himalaia, praticamente só são encontrados na natureza na China, e correm sério risco de extinção. Em seu habitat natural, são ameaçados não apenas por ursos, seus predadores naturais, como também por caçadores.

bode antílope brinca na neve
 
Esses “bodes-antílopes” são todos de propriedade da China (assim como os ursos pandas), e, para tirar um animal do país, é preciso seguir uma série de normas. Os exemplares do zoológico tcheco são os únicos takins dourados que vivem fora da China.

“O governo chinês é muito protetor com estes animais. Eles só permitem que sejam criados em certos locais, sob condições muito estritas”, diz Ivan Langr, porta-voz do zoológico. Para emprestar os animais, a China exigiu a construção de um ambiente especial para eles, e enviou técnicos para garantir que tudo fosse feito segundo as especificações.

Os primeiros membros do zoo tcheco, chamados ironicamente de Adão e Eva, chegaram da China em 2002. Com os cuidados da equipe e o clima temperado semelhante ao do Himalaia, a população tem crescido rapidamente. Os três filhotes recém-nascidos, todos machos, provam isso.


Retiro de Carnaval Quadrangular em Porto Feliz

Desde que demos forma ao nosso trabalho de evangelização no mundo virtual, sempre estipulamos trabalhar com o ecumenismo, e como é um trabalho sério e delicado, enquanto em nossa cidade não temos atividade que una as pessoas de diferente religiões, enquanto isto, nós abrimos espaço para retratar esta realidade, de nosso irmãos em suas atividades.


Impressões
Assim que chegamos a escola, fomos atenciosamente bem recebidos, o Pastor Rogério nos deu as informações detalhadas, com toda atenção e abertura. De tão bem acolhidos, até fomos convidados para almoçar com eles, a hora e a fome, estavam bem convidativos, e aceitamos.


Participantes
Irmãos vieram de diversas cidades, como Laranjal Paulista, Maristela, Pereiras, Boituva, tinha até Hortolândia. Irmãos também de outras religiões, por exemplo, da Assembléia de Deus.


Dados
Aproximadamente 200 jovens participantes, com mais 40 pessoas trabalhando no encontro. O Tema deste ano foi "Ordem, uma questão de valorizar o tempo".


Pregadores:
Pr Ricardo - Missionário; Pr Valdecir de Pereira; Pr Alex de Sorocaba; Pr Marcelo Carvalho de Tatuí; Pr Adão de Laranjal Paulista; Pra Edir da Sede Regional; Pr Eduardo Beluf do Peruíbe; Pr Walter de Cananéia.


Recreação
Durante o retiro, é oferecido aos acampantes, momento de recreação com horário livre, também o acesso à piscina da escola é dividido entre garotas e rapazes


Engana-se que acha que é so diversão o retiro todo. Todos os dias eles fazem sua alvorada das 6h30m as 7h30m, em seguida Devocional ( tempo dedicação a Deus, segundo uma palavra de orientação e reflexão).

Em nossa visita, presenciamos um momento de Batismo no Espírito Santo, onde doze jovens de Deus foram impondo as mãos sob os não Batizados. Momento de muitos acontecimento Espirituais.


Almoço












Equipe de cozinha

Pregação















Deus abençoe a todos, qualquer imprecisão de dados, basta comentar que fazemos a correção.