O Liberec Zoo, na República Tcheca, está em polvorosa. Recentemente, o zoológico presenciou o nascimento de três raríssimos takins dourados (Budorcas taxicolor), animais que estão a meio caminho entre os caprinos (cabras e bodes) e os antílopes.
Estes bichos, originários do Himalaia, praticamente só são encontrados na natureza na China, e correm sério risco de extinção. Em seu habitat natural, são ameaçados não apenas por ursos, seus predadores naturais, como também por caçadores.
Esses “bodes-antílopes” são todos de propriedade da China (assim como os ursos pandas), e, para tirar um animal do país, é preciso seguir uma série de normas. Os exemplares do zoológico tcheco são os únicos takins dourados que vivem fora da China.
“O governo chinês é muito protetor com estes animais. Eles só permitem que sejam criados em certos locais, sob condições muito estritas”, diz Ivan Langr, porta-voz do zoológico. Para emprestar os animais, a China exigiu a construção de um ambiente especial para eles, e enviou técnicos para garantir que tudo fosse feito segundo as especificações.
Os primeiros membros do zoo tcheco, chamados ironicamente de Adão e Eva, chegaram da China em 2002. Com os cuidados da equipe e o clima temperado semelhante ao do Himalaia, a população tem crescido rapidamente. Os três filhotes recém-nascidos, todos machos, provam isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz