sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Festa de Nossa Senhora das Graças

Clique para ampliar e ver a programação

mensagem para você

O tempo dura o bastante para aqueles
que sabem aproveitá-lo.
Leonardo Da Vinci (pintor italiano)


Café refrescante



Suco feito a partir da polpa de café brasileiro é vendido nos EUA há um ano. Com sabor bem diferente da bebida quente, leva também pitanga e acerola

Texto: Thaís Ferreira
Foto: divulgação


Evangelho segundo S. Lucas 19,45-48.

Depois, entrando no templo, começou a expulsar os vendedores. E dizia-lhes: «Está escrito: A minha casa será casa de oração; mas vós fizestes dela um covil de ladrões.» Ensinava todos os dias no templo, e os sumos sacerdotes e os doutores da Lei, assim como os chefes do povo, procuravam matá-lo. Não sabiam, porém, como proceder, pois todo o povo, ao ouvi-lo, ficava suspenso dos seus lábios.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona (Norte de África) e Doutor da Igreja
Sermão sobre o Salmo 130, § 3

«Todo o povo ficava suspenso dos Seus lábios»


Reza-se no templo de Deus quando se reza na paz da Igreja, na unidade do Corpo de Cristo, porque o Corpo de Cristo é constituído pela multidão dos crentes espalhados por toda a terra. [...] Para sermos atendidos, é neste templo que temos de rezar, «em espírito e verdade» (Jo 4, 23), e não no Templo material de Jerusalém. Este era «uma sombra das coisas que hão-de vir» (Col 2,17), e por isso caiu em ruínas. [...] Este templo que caiu não podia ser a casa de oração da qual foi dito:

«A Minha casa será chamada casa de oração para todas as nações» (Mc 11, 17; Is 56, 7).


Será que os que a transformaram num «covil de ladrões» foram realmente os causadores da sua queda? Pois também os que levam na Igreja uma vida de desordem, os que procuram fazer da casa de Deus um covil de ladrões, estando ela em seu poder, também esses não poderão destruir este templo. Virá o tempo em que serão expulsos sob o chicote dos seus pecados.

Esta assembleia de fiéis, templo de Deus e Corpo de Cristo, tem apenas uma voz e canta como um só homem. [...] Se quisermos, essa voz será a nossa; se quisermos escutar o cântico, cantá-lo-emos também no nosso coração.

Carne?

Foi recebida com incredulidade e de modo jocoso a notícia de que a prefeitura de São Paulo promove a campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) –– “Segunda sem Carne” –– para “salvar o planeta”. Entretanto, o que vem aí é muito sério, conforme noticiou a imprensa paulista. O movimento foi lançado nos EUA e quer limitar a produção mundial de bois, frangos e afins em 15%, e faz parte da campanha contra o “aquecimento global”yoga, esoterismo e religiões orientais, que visam reduzir a humanidade a uma vida miserabilista, tendo como única compensação as experiências “espirituais” de um iogui ou um fakir. promovida pela ONU. Esta campanha indicia a pecuária como principal culpada pelo pretenso aquecimento. Severas medidas coercitivas poderão começar a se manifestar na Conferência de Copenhague. A tendência é associada com

Feira em Montevideu, Urugai


É uma feira que tem de tudo, porém,

encontramos cenas como estas:

animais enjaulados à venda.


Notinhas de Porto Feliz

Notícias de Porto Feliz



Conseg

O Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) promove no dia 26 de novembro, o primeiro encontro após sua reativação e homologação da nova diretoria.A reunião será na Câmara Municipal, às 19 horas, na qual haverá apresentação dos novos membros.
A reativação do órgão é uma reivindicação antiga do prefeito Cláudio Maffei (PT). As tentativas para reativá-lo começaram com o ex-diretor de Defesa do Cidadão, João Esquerdo e se ampliaram em setembro deste ano, quando o atual diretor da pasta, Urias de Oliveira e o presidente do Conseg Municipal, Rodrigo Naldi homologaram a instalação da nova diretoria na Coordenadoria de Assuntos do Conseg, em São Paulo.
A confirmação da sua reativação foi informada ao município por meio de ofício enviado pela Secretária de Estado da Segurança Pública, como resultado dos esforços entre Governo Municipal e polícias Civil e Militar.



Manutenção

A operação Tapa-Buraco já recuperou o asfalto da estrada velha do bairro Bom Retiro, avenida Armando Salles, próxima à Ponte Velha, e rua José Martins Telles, ruas João Thomas de Almeida, Dos Geraneos, Lourenço Taques e Santa Cruz.

No total foram recuperadas 8 vias e aplicadas 48 toneladas de asfalto. A equipe conta com 10 servidores municipais da Diretoria de Obras, responsáveis pela limpeza dos buracos, aplicação de emulsão asfáltica (asfalto líquido), aplicação de asfalto frio e compactação do local.

A manutenção incluiu corte de grama e limpeza na praça Antonio Pires, próxima à rua Campos Salles, canteiros do Jardim Bela Vista e margens do córrego Pinheirinho na altura da avenida Joaquim Floriano de Toledo (Marginal Tenda).


A ação foi executada pela Sanepav, empresa terceirizada pela Prefeitura para ampliar o sistema de limpeza e manutenção da cidade.

Na próxima semana, as guias da Marginal Tenda devem receber pintura.




Consciência Negra

Professores da rede municipal de ensino assistiram, no dia 16 de novembro, no Espaço Cultural Olair Coan, uma palestra do prefeito Cláudio Maffei (PT).

Organizada pela Diretoria de Educação e Cultura, o tema tratado foi “A Importância da Aplicação da Lei 10639/03, Inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Currículo Escolar”.

Maffei, que também é professor, utilizou-se de recursos multimídia para expor aos presentes a importância de sempre buscar novos conhecimentos para compor as aulas. Além de trechos de obras literárias, prefeito municipal mostrou personalidades negras importantes na história.

A palestra de Maffei abriu as comemorações da Semana da Consciência Negra que seguiu nesta quarta-feira, 18, no Espaço Cultural Olair Coan, com exibição e debate de filmes com a temática das causas do negro.

Termina nesta sexta-feira, dia 20, na Praça da Matriz, com shows musicais de Hip Hop e Pagode, a partir das 9 horas.





Multirão

Aproximadamente 200 mulheres de Porto Feliz já realizaram o exame de mamografia em Sorocaba, através do Mutirão de Mamografia, iniciado no dia 24 de Outubro.

Até dia 26 de Novembro, data do término do mutirão, 650 mulheres acima de 40 anos deverão realizar exames segundo agenda da Diretoria de Saúde.

A ação é resultado de parceria do Governo Municipal por meio da Diretoria de Saúde com a Secretaria de Estado da Saúde.

Governo Municipal é responsável pelo transporte das pacientes para as clínicas conveniadas. Ao todo serão 15 viagens em ônibus fretados pelo município, com acompanhamento feito por quatro servidores da Diretoria de Saúde.




Cemitério Novo
Ao contrário do que se pode ser constatado no Cemitério Velho, que precisa de melhorias em sua ruas internas, túmulos abandonados, capelas/túmulos que necessitam de reparos, o Cemitério Novo, encontra-se em bom estado de conservação. Único problema identificado no local, foi acumulo de lixo de vaso de flores, entre outros que são reunidos, para posteriormente serem removidos, e uma curiosa plantação de mandioca, embora esteja longe dos túmulos, no mínimo é questionável sua existência no local.


Ruas limpas, guias e jardins pintados

Capela




Plantação de mandioca



Conselho Tutelar
16 pessoas concorrem neste domingo, na escola do Coronel Esmédio, as 5 vagas para conselheiro Tutelar, o horário da votação será das 9horas as 12 horas.

Veja os candidatos:

1) Elisabeth Fernanda de Oliveira Barreiro
2) Rodrigo Aparecido Naldi
3) Igor Jacob Hessel
4) Lídiane Portes de Almeida
5) Ligia de Souza
6) Paulo Cazagrade
7) Rosangela Justino Pantojo
8) Maria Juliana Fernandes de Carvalho
9) Jaqueline Batista da Silva
10) Regina Maria Campos Vieira
11) Luzinete Faria dos Santos
12) Flávia Nóbrega da Silva
13) Maria José Ramos Vital
14) Cristiane Alves de Souza
15) José Nascimento Santos
16) Michele Alves de Oliveira Toledo

Dia da Alimentação Saudável

A Diretoria de Promoção Social, realizou um evento na terça-feira, 17, com ajuda do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), o Dia da Alimentação Saudável. O local escolhido foi na Praça Matriz, na região central da cidade.



O evento visa orientar à população sobre o que é uma alimentação saudável, além dos programas de Segurança Alimentar que existem em Porto Feliz



Além da população, participaram do evento Diretoria de Promoção Social, Diretoria de Saúde, Diretoria de Educação e Cultura, Diretoria de Meio Ambiente, Saae, cooperativas da Caic (Comapre e Copap) e Comsea.





fotos Admir/Promoção Social























Atendendo ao nosso pedido, a Nutricionista Vanesse C. Bette,

nos enviou seu relato a respeito deste oportuno evento:



O evento realizado nesta 3ª feira última, pelo COMSEA-PF em parceria com as Diretorias da Promoção Social, da Saúde, Educação, Meio ambiente e, com o apoio da Prefeitura Municipal abordou questões relacionadas à alimentação e o impacto desta em nossas vidas.

Foram dispostos estandes com os produtores da CAIC, representados pela COMAPRE, os quais expuseram seus produtos; estando do projeto da promoção social, ‘Prato Feliz’, que abordou a questão do aproveitamento integral dos alimentos, distribui degustação de ‘bolo de abobrinha’ e ‘suco de maracujá com talo de couve’, tal qual a receita destes e seus benefícios à nossa saúde e ainda, um folder que abordou a questão da alimentação em função da qualidade de vida;



O estande do PROQUALI, abordou a questão da alimentação saudável, prevenção de doenças, degustação de ‘suco de acelga com groselha’ e ‘geléia de beterraba’;



O estande da educação verificou o estado nutricional dos indivíduos, através da aferição do IMC (índice de massa corpórea), trabalhou com a educação nutricional focada à população infanto-juvenil, pela distribuição de desenhos e folder educativos.



Houve também apresentação do grupo teatral com encenação a respeito do tema do evento.



Vanessa Cristina Bette

Nutricionista

Secretária Executiva do COMSEA/PF