quarta-feira, 15 de julho de 2009

Focolares: Palavra de Vida


“Vendei vossos bens e dai o dinheiro em esmola. Fazei para vós bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói.” (Lc 12,33)

julho de 2009



Você é jovem e sente a exigência de uma vida ideal, sem meias medidas, radical? Ouça o que diz Jesus. Ninguém nesse mundo lhe pede tanto como Ele. Você está tendo a oportunidade de demonstrar sua fé e sua generosidade, seu heroísmo.
Você é adulto e anseia por uma existência séria, comprometida, embora sem perder a segurança? Ou então já é idoso e deseja viver seus últimos anos confiando-se a alguém que não engana, sem preocupações desgastantes? Também para você é válida essa frase de Jesus.

De fato, no Evangelho ela é precedia por uma série de recomendações em que Jesus nos convida a não nos preocuparmos com o que deveremos comer e vestir, exatamente como as aves do céu, que não semeiam, e os lírios dos campos, que não tecem. Você deve, portanto, eliminar do seu coração toda e qualquer agitação com as coisas terrenas, porque o amor do Pai por você é bem maior do que pelas aves e pelas flores, e Ele mesmo cuida de você.


Todo primeiro sábado de cada mês
No Centro catequético, ao lado da Igreja matriz
Nossa Senhora Mãe dos homens, depois da missa
tem reunião do Movimento dos Focolares em Porto Feliz

série fraternidade e minoridade

Fraternidade e Minoridade

Por Fr. Almir Guimarães, ofm

14. Para Francisco, a chegada dos irmãos é a confirmação de sua vocação. Para cada um de nós, frades hoje, os irmãos, os frades e nossa vida com eles confirmam nossa vocação. Não existe vocação isolada dos franciscanos. Não existimos sem os irmãos. Não temos apenas que socorrê-los. Necessitamos deles para sobreviver. É nosso próprio. Somos uma fraternidade. A exclusão do irmão ou sua ausência nos faz mal. Não conseguimos ser nós mesmos sem a presença dos irmãos. Perdemos nossa identidade. A presença fraterna se traduz em atenções, acolhida, perdão, respeito, satisfação dada pelas nossas idas e vindas, união de nossa voz com a voz do irmãos na oração, comer juntos o pão da vida, alegria de podermos ir pelo mundo, dois a dois, concordes, dizendo que o amor precisa ser amado, alimentados pela Eucaristia, muitas vezes, concelebrada. Não existe franciscano sozinho.

Radio Portofelicense é vendida!!!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixydVh-hwdeZO6NuKFStWb8cATqeEdVnAt2U2zhnsFpMwFQ5_-lWrVtuZOpih1tVM8jEtD0Edi8X9aICSu_dm8wUA9Dsc95206Ph1GY0c5iNU36_DSUFOSj71QZVWJjs4QNlqBpfUWL4g/s187/antenas.bmp

No dia 08 de julho, foi oficialmente fechado acordo a respeito da venda da Rádio Portofelicense, que trocará de sede com local ainda a ser definida, e se chamará comercialmente Nova Porto Am.

Valores do negócio não foi divulgado. Porém o que é oficial, que todas as dívidas acumuladas, serão assumidas, pelo Pe Fernando Henrique Giuli que é o seu novo Proprietário, segundo as informações do jornal Tribuna das Monções. 

A Igreja de Porto Feliz, alegra-se, pois acredita que está em boas mãos.

Entre fiéis, comenta-se que agora a Rádio é católica novamente.

A Pascom alegra-se, apesar de ter sido adquirida pelo Padre Giuli e não pela Igreja Católica de Porto Feliz, ela continuará sendo comercial, porém manterá compromisso com a cultura, informação e o principal que é ter programação católica também. O novo slogan será: Respeito, responsabilidade e transparência.

Anos atrás, a Comunidade Dei Verbum, manteve um programa de evangelização que ia ao ar de segunda à sexta-feira das 18 as 19h, que saiu do ar porque a rádio estava com problemas estruturais (transmissão) muito complicados, ficando fora do ar inclusive, como consequência, optou-se investir na Casa da Misericórdia ou inves do programa de rádio.

Recentemente, a rádio retornou a transmitir a missa de Sábado.

Além de ter o Angelus.


História*

A radio Emissora portofelicense, foi uma conquista histórica para a nossa cidade de Porto Feliz, porém ela foi constituída por uma grande sociedade, que aos poucos foi reduzindo até ficar tudo nas mãos de Oswaldo Teixeira Lopes, neste meio tempo, houve dificuldade de mantê-la com uma vida financeira equilibrada, e com aparelhagem atualizada, além de equipamentos de transmissão de longo alcance, ao mesmo tempo que as FMs foram crescendo e absorvendo audiência e até anuncios. Desprestigiada pelos comerciantes que não anunciavam, a rádio ficou raquítica, sendo invadida por programações evangélicas, embora sempre tenha se mantido muito fluente no meio político com seus programas notíciosos, as diversas entrevistas e principalmente na época Eleitoral.

*Jornal Tribuna das Monções





Pe Fernando

Pe. Giuli, como é conhecido, ministra palestras e cursos, além de: Professor do Instituto de Teologia “João Paulo II” em Sorocaba/SP, onde também exerce a função de Secretário Acadêmico, Procurador do Tribunal Eclesiástico de Sorocaba, Pároco da Paróquia de São Paulo Apóstolo em Sorocaba, apresenta programas de evangelização em várias rádios e auxilia na programação da TV Século 21.



Jantar Dançante

Recentemente, o Emaús realizou seu tradicional Jantar Dançante, agora em 2009, sempre com objetivos de angariar fundos para o Movimento continuar seus trabalhos.

Noite fria, porém elegante e muito alegre.










mais fotos clique aqui

Paz e Bem!!!

Foto do dia


Simbolo de combate a Criminalidade, o Caveirão que é um veículo blindado justamente para a polícia entrar nas favelas em meio a tiroteios. Este aí se deu mau, além de sucateado, quebrou em plena operação lá numa favela do Rio.

São Francisco, rogai por nós junto a Deus Pai
pois precisamos de Paz!!!


intercambio cultural




Programação Intercâmbio Cultural


15/07/2009 – Escola Municipal de Música

08h30 – Expressão Corporal

10h30 – Leitura Musical

13h30 – Ensaio de Sopros

15h30 – Ensaio de Cordas

20h00 – Recital de Piano

21h00 – Música de Câmera do Peru



16/07/2009 – Escola Municipal de Música

08h30 – Oficina de Musica e Câmera

10h30 – Oficina de Música Brasileira

13h30 – Ensaio Geral

20h00 – Canto Erudito

21h00 – Concerto de Piano e Violino



17/07/2009 – Escola Municipal de Música

08h30 – Oficina de Ritmos Brasileiros

20h00 – Ensaio Geral



18/07/2009 – Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

20h00 – Concerto da Orquestra do Festival com a participação da Orquestra Infantil do Peru

Série Dr Antoninho




Aualmente, podemos enumerar que as principais
entradas da cidade são as:

Avenida Monsenhor Seckler(itu/marechal Rondon),
Av Getúlio Vargas(Sorocaba, Tietê e Boituva/marechal Rondon)
e Av Silvio Brand(Rafard e Capivari/estrada municipal).

No Governo Estadual de Alckmin, foi asfaltado a Avenida Governador Mário Covas, oque também é considerada um grande corredor de acesso dentro do município. Pois é um atalho para moradores da Popular, Jd Vante e também para motoristas da área rural como Capoava, assim como também para o escoamento da cana cortada para a Usina em Rafard além de acesso a Rafard e Capivari. Futuramente será muito importante também para o nosso futuro distrito Industrial que ainda não saiu o papel.

Destaca-se no entanto, a Av Dr Antonio Pires de Almeida, a Dr Antoninho.

Esta avenida recentemente recebeu investimentos milhionário, e será um importante corredor viário, pois vai estar desafogando o transito na região da cidade, e também de se transformar num importante ponto comercial, e isto já esta se tornando realidade.

No mês de junho, fizemos uma abordagem fotográfica sobre a Avenida, notando alguns aspectos desta grande obra e importante avenida.
Convidamos a você acompanhar diariamente, a série.

A todos Paz e Bem!!!


marcha franciscana


19 a 25 de julho de 2009

Motivação e histórico da Marcha: Desde o ano de 2001, acontece a Marcha Franciscana. Caminhamos rumo à nascente do Rio São Francisco, esplendoroso santuário da vida, levando nossos sonhos, projetos, angústias, sofrimentos, alegrias e esperanças de criar uma nova história. Cremos que um mundo novo é possível e que caminhar é enfrentar os desafios próprios da caminhada, é romper as resistências, preconceitos e discriminações. A nossa bandeira de luta é ser peregrinos e itinerantes, protagonistas e agentes de transformação da realidade. Defendemos um mundo de relações mais solidárias e fraternas.

Objetivo da marcha: Conscientizar a respeito da situação ecológica e o cuidado com nosso Planeta, partilhar a espiritualidade franciscana, despertar e refletir sobre uma melhor qualidade de vida, valorizar as relações interpessoais, solidarizar-se com os que estão à margem do caminho, somar com os que ousam marchar em busca de libertação. A Marcha Franciscana é um espaço de evangelização na dimensão da justiça, paz e integridade ecológica, experiência da simplicidade, pobreza e irmandade. É momento de unir nossa espiritualidade com a militância em defesa da vida, em suas diversas expressões.

Quem organiza a Marcha: Alguns frades franciscanos, leigos franciscanos da OFS, Amigos de São Francisco, SINFRAJUPE – MG (Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia) e simpatizantes do carisma franciscano.

Quem pode participar da Marcha: Pessoas de diversas faixas etárias, mas que dispensa cuidados médicos específicos. Entretanto, disponibilizamos de pessoas voluntárias na área da saúde. A Marcha é cristã católica, tem caráter ecumênico e acolhe pessoas de diferentes crenças religiosas.

Dinâmica da caminhada: Aquecimento antes de sair em caminhada, orientação para silêncio e contemplação da natureza, tomada de consciência do corpo e energia, cuidado com o outro, centralidade da fraternidade nas relações e grupos de vivência e partilha.

Alojamentos: Somos acolhidos em centros comunitários, fazendas e escolas. Dormimos em esteiras ou barracas, acomodações muito simples. Fazemos a experiência da pobreza e simplicidade franciscana.

Alimentação: Pelo motivo de caminharmos e necessitarmos de bastante energia e resistência física, a alimentação é orientada por um nutricionista. Recebemos uma sacola com a seguinte alimentação: banana, maçã, cenoura, suco, água, sanduíche natural e barra de cereais. Tomamos uma alimentação reforçada ao chegarmos às paradas, onde passamos a tarde e a noite.

Início/Percurso: A Marcha 2009 terá início na cidade de Capitólio, no dia 19 de julho, com a celebração de envio, na Igreja de São Sebastião. Caminharemos cerca de 103 km, aproximadamente 21 km por dia (saindo sempre às 5 h da manhã e chegando por volta das 14 h). Após cinco dias de caminhada, celebraremos os 800 anos do Carisma Franciscano na Nascente do Rio São Francisco, na cidade de São Roque de Minas (Serra da Canastra).

O que levar: Um tênis confortável (que não seja novo para não dar calos), meias grossas, roupas leves e claras, blusa de frio, calça confortável, touca, boné, cobertor, saco de dormir, colchonete, capa de chuva e uma lanterna. Importante lembrar que estaremos em época de frio na região. É necessário ter uma mochila confortável para carregar às costas, por isso não leve muitas coisas, é uma exigência da caminhada. Caso tenha uma barraca, ela será necessária para os dias em que dormiremos nas fazendas.

Inscrição: A inscrição deverá ser feita entre os dias 1º a 26 de Junho. Fornecer os seguintes dados: nome completo, endereço, telefone, número de identidade e e-mail. O valor é de R$ 60,00. Será necessário o pagamento antecipado de 50% do valor para confirmar a participação. Serão aceitas as 80 primeiras inscrições. Todos os participantes deverão assinar um termo de responsabilidade antes de iniciar a caminhada.

Como se inscrever: Para inscrição e mais informações, utilizar o e-mail e telefone a seguir:
marchafranciscanasinfrajupe@yahoo.com.br
Tel.: (31) 3531-7173
Frei Gustavo Marcel Lacerda, ofm
Rua Pastor Delício Luiz de Freitas, 75
Bairro Imbiruçu
32682-400 - Betim - MG