quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Novidades para Porto Feliz - um novo site!



Com iniciativa e promoção, o site comercial itu.com.br, estará lançando um site dedicado a nossa cidade de Porto Feliz, será um portal privado com o dados da cidade, sua história e telefones úteis, além de notícias e fatos publicados, eventos, entre outros.

www.portomaisfeliz.com.br

Fatos e fotos

Tumulto fecha Central do Brasil para embarque de passageiros

Passageiros devem seguir para estação de São Cristóvão.
Atraso em partidas de trens gerou protestos.



Missão da OEA deixa Honduras sem garantias sobre o fim da crise política

Repórter da TV Globo relata confrontos em Tegucigalpa nesta quinta.
Presidente deposto está há 17 dias abrigado na Embaixada do Brasil.



Serra sanciona lei que determina horário de entregas em SP

Realização de serviços também deverá ser feita no turno agendado.
Empresas que descumprirem podem ser multadas em até R$ 3 milhões.



Alemanha constrói torre de Lego de quase 30 metros

Construção foi feita em Munique nos últimos quatro dias.
Foram usadas 550 mil peças do brinquedo.

Foto: AP
Homens em guindaste observam torre feita de blocos de Lego na cidade alemã de Munique neste domingo (4).
(Foto: AP)

AP
AP
A construção tem 29,97 metros de altura e foi erguida ao longo dos últimos quatro dias, com 550 mil peças. Os organizadores querem o recorde mundial na categoria.




Cão americano de 2,13 metros luta pelo título de mais alto do mundo

Recorde está vago desde a morte de Gibson, que vivia na Califórnia.
'Quando ele abana a cauda, derruba coisas por toda a casa', conta dona.

Foto: AP

A americana Caryn Weber posa ao lado de Boomer, cão que pode assumir o posto de mais alto do mundo. O recorde está vago desde a morte de Gibson, um cão dinamarquês que vivia na Califórnia. (Foto: AP)

Foto: AP

Boomer tem 3 anos, e mede 2,13 m da ponta do focinho até a cauda. Da pata até a cabeça, ele tem 91 cm. 'Quando ele abana a cauda, derruba coisas por toda a casa', conta dona. (Foto: AP)




Bovespa fecha acima dos 63 mil pontos pela 1ª vez em 15 meses

Bolsa avançou 1,79% e alcançou os 63.759 pontos.
Setores bancário e de telefonia influenciaram para os ganhos.



Governo pode ter PAC para Copa e Olimpíadas, diz Dilma Rousseff

Vamos ter necessidade de fazer uma série de obras, afirmou ela.
Segundo Dilma, questão estratégica é a chegada nas cidades.



Lula sanciona lei que obriga presídios a ter defensor público

Expectativa é dobrar número de defensores no país.
Lula defendeu que defensoria tenha canal direto por 0800 com sociedade.


Santo Sudário - esclarecimento

O estudioso peruano do Santo Sudário de Turim, Rafael da Pedra, explicou que esta relíquia sagrada que segundo a tradição envolveu a Cristo "segue sendo um objeto único, irreprodutível e inimitável" perante as afirmações de um grupo de investigadores italianos que alegam havê-la "copiado com as mesmas características".

De la Piedra explicou a ACI Digital que este experimento do professor de química orgânica Luigi Garlaschelli da Universidade de Pavia (Itália) não põe em dúvida a autenticidade desta importante relíquia também conhecida com o nome de Síndone.

Garlaschelli, apoiado economicamente pelo Comitê para a Inspeção de Afirmações do Paranormal com dois mil e 500 euros, "conseguiu realizar uma reprodução muito parecida com o Santo Sudário utilizando materiais da Idade Média (uso de ácidos, envelhecimento do tecido por calor e lavagem; pintura e ácido sulfúrico a 1,2 por cento em água junto com pigmentos de alumínio e cobalto)".

Efetivamente, explica o perito peruano, "seu trabalho é visualmente muito parecido ao original. Digamos que é melhor que a cópia que em seu tempo fez McCrone (apoiado em uma pintura de óxido de ferro) ou a horrorosa tentativa do Joe Nickell; ou Picknett-Prince e sua suposta fotografia medieval de Leonardo Da Vinci; ou a fantasiosa fotografia-experimental do sul africano Nicholas Allen".

Entretanto, precisa o perito, "uma amostra parecida como a que Garlaschelli apresentou não resistirá às conclusões multidisciplinares, que ao longo de mais de 100 anos, cientistas de todos os credos e especialidades" realizaram no Santo Sudário.

Bastaria, por exemplo, afirma citando ao perito americano John Jackson do Turin Shroud Center of Colorado, que estudou o Santo Sudário desde 1978, "ter em conta as propriedades tridimensionais da imagem (…) a presença de sangue humano com índices muito altos de bilirrubina, o pólen de mais de 77 plantas que vão marcando o percurso histórico do Linho até quase o século I de nossa era e, entre outros, o mecanismo de transferência da imagem de um crucificado com todas as feridas descritas nos Evangelhos a um pedaço de tecido".

"A imagem do corpo se sobrepõe às feridas e é superficial já que não transpassa o tecido como o faz o sangue", acrescentou de la Piedra.

Portanto, conclui, "podemos afirmar com um alto grau de certeza, que o Santo Sudário do Turim com todas as características antes mencionadas segue sendo um objeto único, irreprodutível e inimitável. Essa é a verdade interna do Santo Sudário de Turim".

Por sua parte, e ao ser consultado pela ACI Digital, John Jackson criticou a técnica mediante a qual a equipe de Garlaschelli acrescentou sangue ao sudário que criaram para logo "envelhecê-lo" e explicou alguns detalhes a respeito.

O sangue que está no Santo Sudário original não é sangue completo, mas sangue que se separou do soro, sangue que "provém de verdadeiras feridas". Além disso, o sangue que aparece em distintas partes da mesma é "de um fluxo post mortem".

Depois de admitir que as imagens que vistas na Internet se vêem "reais", Jackson precisou que quando são vistas na perspectiva tridimensional "se vê algo bastante grotesco. As mãos estão incrustadas no corpo e as pernas se vêem pouco naturais".

Seguidamente assinala que ele e seus colegas estão abertos a revisar o trabalho de Garlaschelli ou qualquer "outra idéia sobre este trabalho" para o qual necessitaria "muito mais informação sobre o que foi feito exatamente".

Jackson também explicou que o que Garlaschelli realizou deve ser revisado. O que os cientistas têm que fazer "é apresentar seu trabalho perante seus colegas". Ao final, o que conta, é o que "a comunidade científica decide depois de observar e revisar o trabalho", acrescenta.

João Paulo II e o Santo Sudário

Ao chegar a Turim, em sua primeira viagem no dia 13 de abril de 1980, diante da porta do santuário da Consolata e perante as autoridades italianas, o Papa peregrino disse que "quando no princípio de setembro de 1978 vim a Turim, como peregrino, desejoso de venerar o Santo Sudário, insigne relíquia, ligada ao mistério da nossa redenção, não podia, sem dúvida, prever, que imediatamente depois da eleição de meu amado predecessor João Paulo I, que teria que voltar, com menos de dois anos de diferença com outras responsabilidades e em outro marco".

Logo, na homilia na Missa solene no átrio da Catedral de Turim, afirmou que "não poderia ser de outra maneira (referindo-se às testemunhas da ressurreição) na cidade que custodia uma relíquia única e misteriosa, como o Santo Sudário, testemunha singularíssima –se aceitarmos os argumentos de tantos cientistas– da Páscoa: da paixão, da morte e da ressurreição. Testemunha muda mas ao mesmo tempo surpreendentemente eloqüente!" .

Uma semana depois, ao rezar o Regina Coeli, dirigido em Roma em 20 de abril de 1980, o Papa João Paulo se referiu à Santa Síndone chamando-a: "a relíquia mais esplêndida da paixão e da ressurreição" .

ACI digital

mesagem para vc

O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada.

George Bernard Shaw

Há coisas que são tão sérias que só rindo.


mensagem para você

http://www.melhoresdaweb.com/imagens/paisagens_lindas.jpg
"É em conformidade com os teus méritos o 'estar sempre com o Senhor', se esperar ser arrebatado 'nas nuvens, ao encontro do Senhor no céu, para estar sempre com o Senhor'" (Do Espírito Santo 18)
São Basílio Magno

Junfec - Semana pela Paz

Este ano a Segunda Semana pela Paz em Porto Feliz teve uma novidade:
Falar de São Francisco de Assis para os jovens.

O local e o grupo escolhido, foi o Junfec, Pastoral Jovem da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida em Porto Feliz, no Bairro Cidade Jardim.

Camila, Felipe, Silvana e Mara, foram em missão para vivenciar este momento.

O junfec é pastoreado e cuidado pelos Missionários Multiplicadores do Movimento de Emaús de Sorocaba, que tem o Pe Carlos Alexandre como diretor Espiritual.

Aos jovens, foi distribuido o jornalzinho ETC e TAU. Também entregue ao Pe Carlos Alexandre.

Após o Junfec, aconteceu a Missa das 19 horas, aonde nosso irmão Felipe, relatou a experiência da Segunda Semana pela Paz e leu o belo texto: a Proclamação do Espírito de Assis.


Paz e Bem












Série São Francisco de Assis


SÃO FRANCISCO E OS RUMOS DA ORDEM

Quando Francisco foi para as missões no Oriente, em 1219, deixou dois Vigários Gerais na Ordem. Eles começaram a impor certas normas estranhas à Ordem, como: um jejum mais rigoroso, parecido com o dos monges; além disto, começaram a construir um prédio para escola e biblioteca.

Um frade saiu escondido e foi ao Oriente contar a Francisco tudo o que estava acontecendo na Itália. Francisco voltou imediatamente e foi conversar com o Cardeal Hugolino, protetor da Ordem. Sentindo que não estava mais sendo aceito como Ministro Geral da Ordem – porque os frades estudados achavam que o cargo era exigente demais para Francisco, homem iletrado –, Francisco se demitiu do cargo. No lugar dele, entrou Frei Pedro Cattani.

Todos estes fatos foram muito marcantes na vida de Francisco. Aquele projeto de Fraternidade, iniciado em 1209, agora fugia das mãos dele. A criatura fica maior do que o criador e escapa de suas mãos.

Aquele texto da “perfeita alegria”, que se encontra nas Fontes Franciscanas, pode muito bem ser datado de 1219 e pode perfeitamente se referir ao episódio da demissão de Francisco da direção da Ordem.

Caminhada pela Paz 2009

Aconteceu neste sábado dia 03 de outubro, a segunda Caminhada pela Paz.

Este ano o enfoque, foi nos Poderes de Porto Feliz. Rezamos pelas autoridades:

Primeira Parada
Prefeitura, o Poder Executivo

Segunda Parada
Fórum, o Poder Judiciário

Terceira Parada
Câmara Municipal, o Poder Legislativo.

Quarta Parada
Delegacia Civil, a Guardiã da Ordem

Quinta Parada
Igreja de São Benedito, Deus Onipotente

Ponto de partida foi na Praça Largo da Penha. Ao longo do trajeto, outros se juntaram a nós, distribuimos flores formadas por balas, com alegria, oração e cânticos, assim percorremos as ruas centrais e falamos de Paz, virtudes...

Agradecemos a Martinho e ao Paulinho da Revista Viu pelas fotos Profissionais na cobertura de nosso humilde evento.

Paz e Bem







Câmara de vereadores Porto Feliz

Um Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade na 25ª sessão em regime de urgência. Trata-se da regularização de desdobro de lote urbano como forma de possibilitar aos interessados a obtenção de escritura pública e conseqüente registro de suas propriedades. Segundo ofício enviado à Câmara pelo Sr. Prefeito Municipal, a regularização será permitida aos interessados que cumprirem as formalidades legais no prazo de um ano, contado da publicação da lei. A partir disso, fica expressamente proibida nova aprovação de duas unidades habitacionais num mesmo lote.



Vereador Roberto Brandão Rodrigues agradeceu aos colegas que assinaram o regime de urgência e relembrou que o projeto vem sendo discutido desde 2005.

"Naquele ano a situação era que ainda não tínhamos um Plano Diretor. Agora temos e precisamos votar a favor do projeto para que muitos moradores possam regularizar seus imóveis" declarou.

Em aparte, Andrea Matos cumprimentou Roberto pelo seu empenho durante todo esse tempo para a solução do problema: "Peço a aprovação dos colegas sem pensar em partidarismo. Vamos pensar nos moradores que necessitam de uma solução".


Ednilson de Jesus Macedo, que também esteve desde o início engajado nessa luta, mais uma vez parabenizou Roberto e declarou que nesse seu primeiro mandato tem aprendido muito com ele. "Observo os mais experientes e aprendo com todos. Vamos votar a favor desse projeto e beneficiar muitos moradores".

José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão) também cumprimentou Roberto por sua luta e informou que assim como vários outros vereadores foi procurado por munícipes que necessitam da regularização de seus imóveis. "É por eles, os moradores, que votaremos a favor", finalizou Gerão.


Após a votação e aprovação, o Presidente Odélio Leite dos Santos fez um apelo ao Executivo: "Que a lei de desdobro seja muito bem divulgada para que os moradores fiquem cientes e mais tranqüilos.



Requerimento

De autoria do Presidente Odélio pediu prorrogação do prazo por mais dez dias a partir do encerramento do primeiro (07/10) para apresentação de emendas ao projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária de 2010 e ao projeto de lei dispõe sobre o Plano Plurianual – PPA – para os exercícios de 2010 a 2013.

O Presidente argumentou que foi procurado por vários vereadores que solicitaram mais prazo para a apresentação de emendas. Em consulta ao assessor contábil da Casa, este informou que a prorrogação do prazo era justa.

José Antonio Queiroz da Rocha concordou com Odélio e argumentou que os três projetos precisam ser compatíveis entre si e não haveria tempo suficiente para uma análise de todos. Lembrou ainda que falta a Audiência Pública sobre a LOA de 2010.

Presidente Odélio aproveitou para informar e convocar os vereadores para esse Audiência que ocorrerá no dia 14/10, às 14 horas.

Moção

De autoria do Vereador Gerão, homenageou os 93 anos do Esporte Clube Operários Araritaguaba. "Uma justa homenagem a esse Clube que desenvolve brilhante atividade futebolística, sendo orgulho de todos os portofelicenses. Que essa moção seja encaminhada aos diretores do Ararita e simpatizantes do Clube com o respeito e admiração da Câmara Municipal", declarou Gerão.

Moção

Também de autoria do vereador Gerão, parabeniza a TV Nova Regional pelo debate transmitido no dia 23 de setembro de 2009. "A TV Nova Regional mostrou uma verdadeira lição de democracia ou ouvir os vereadores Alziro Cezarino (PMDB) da oposição, e Manoel David (PTB), líder da situação, mostrando que jornalismo se faz com transparência e imparcialidade".


Moção

Vereadora Miraci apresentou e os colegas aprovaram moção de aplausos à equipe do Projeto Proquali (Programa de Reforço e Qualificação Alimentar de Porto Feliz). "O Programa Proquali, desenvolvido pela Prefeitura, através da Diretoria de Saúde, ficou entre os 10 melhores trabalhos entre os 600 apresentados no XI Congresso Paulista de Saúde Pública, realizado em São José dos Campos. Desde o iníco de 2007, o Proquali já entregou mais de 80 toneladas de alimentos e atende cerca de 130 famílias no Jardim Vante e Casas Populares. Os produtos vêm de parceria com cooperativas de agricultura familiar", declarou Miraci.

Ednilson fez um pedido sobre a moção: "Que essa moção seja encaminhada a todos da equipe e não só ao Prefeito e Diretora de Saúde. Parabenizo a colega Miraci pela iniciativa".


Tribuna Livre


Ednilson fez elogios e agradeceu ao Diretor de Desenvolvimento e ao Sr. Prefeito pelo empenho em conseguir materiais para a Creche do Jardim Vante. "Estivemos lá na Creche(CEIM NAIR COLI DE MORAES) durante a entrega de vários materiais doados pelo Sr. Ricardo Soojikal, um coreano que mora no Brasil há algum tempo. Foi emocionante para mim, pois ainda encontramos pessoas generosas como Sr. Ricardo.

Foram doados:

3 televisores novos,


3 DVDs também novos,


4 TVs usadas,


225 capas para colchão


e 200 toalhas de banho.


Agradeço a indicação daquela creche feita pelo Diretor de Educação, Miguel Arcanjo, e da coordenadora Elisa Maurino. Aproveito minha fala anterior nessa tribuna, quando discutimos sobre cargos de Coordenador Pedagógico e Auxiliar de Professor I na Promoção Social. Acho que no calor do debate fui mal interpretado. Nunca disse que há funcionário desleixado na Prefeitura. Eu sou um deles e sei quanto sofremos para desenvolver um bom trabalho na administração. Somos o elo de ligação entre o Governo e a população e fazemos a máquina funcionar. Promovemos resultados e o desenvolvimento da cidade".

Cláudio dos Santos (Marola) também agradeceu ao Sr. Ricardo Soojikal em nome da Sra. Célia Gomes Vicentino Martins, diretora da Creche Professora Nair Coli de Moraes, no Jardim Vante.

"Essa Creche atende a 250 crianças de 0 a 4 (5 anos e não 4) anos. O SR. Soojikal queria fazer doação a uma creche de Porto Feliz e por indicação do Diretor de Educação, Professor Miguel, e da coordenadora Elisa Maurino, foi atendida a creche do Vante.

Em aparte, Roberto Brandão Rodrigues registrou seu agradecimento ao Sr. Soojikal e informou que ele irá disponibilizar dois pedreiros de sua empresa para pequenos reparos naquele creche.

Marola continuou seu discurso e falou sobre a situação do atendimento no Posto de Saúde do Jardim Vante: "Os usuários vinham reclamando que não tinha médico para fazer o atendimento e não conseguiam passar pela consulta. Acompanhei o trabalho naquele Posto e posso dizer que a situação está normalizada. Por outro lado fiquei sabendo que a Diretora de Saúde quer fazer um rodízio com o dentista noturno do Vante, Dr. Eduardo. Ele iria trabalhar três noites no Posto do Vante e duas noites no Posto das Casas Populares. A Diretora deve contratar outro dentista para as Populares. O Dr. Eduardo, sozinho, não irá conseguir atender a demanda dos dois bairros. Portanto, peço ao Presidente Odélio e aos demais colegas que me ajudem a interferir junto à Diretoria de Saúde para resolver essa questão", finalizou Marola.

Marco Antonio elogiou Marola sobre o levantamento da questão do dentista no Posto do Jardim Vante. Ele também pediu que se contrate um dentista para o Posto das Populares. "Vamos lutar juntos, todos nós, para que a Diretoria de Saúde resolva a situação.

Aproveito para agradecer a Diretoria de Obras pela instalação dos conteiners (lixeiras) em ruas da cidade. Espero que isso também aconteça em todos os bairros. Fiz indicações para essa providência desde fevereiro desse ano. Vereadora Miraci também lutou por isso. Acho que devemos sempre juntar forças para atender nossa popução. Ninguém faz nada sozinho", salientou Marquinho.


Coquinho fez pedido em nome dos moradores de uma rua no bairro da Ponte: "Estivemos no local e vários moradores nos informaram que com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está ocorrendo um refluxo de resíduos nos vasos sanitários e nas pias de cozinha em todas as residências daquela rua. Nós nos propusemos a tornar público esse fato. Lá também estiveram representantes do SAAE e alguns moradores foram ressarcidos no ato pelos prejuízos. Mas esse problema deve ser resolvido em definitivo e não pode mais ocorrer. Que o Superintendente do SAAE e o Sr. Prefeito tomem providências. Peço a colaboração do lider do Governo, vereador Roberto, que também dê sua ajuda junto ao Executivo para uma solução. Está claro que há a necessidade da construção de uma caixa de retenção dos resíduos. O povo daquele rua merece mais atenção e carinho, pois é um povo carente". Presidente Odélio concordou com Coquinho e prometeu também interferir na ajuda aos moradores.

Miraci Tuani lembrou o aniversário das últimas eleições (05/10/2008) e disse da sua emoção no dia que se viu eleita. "Meu coração bateu forte! Muito obrigado aos eleitores que me escolheram. Todos nós vereadores colocamos essa Casa de Leis a favor do povo de Porto Feliz. Pessoalmente estou lutando para a reformulação de todas as nossas praças. Que se monte uma equipe de paisagismo para esse trabalho. Vamos embelezar nossa querida Porto Feliz", finalizou Miraci.


Odélio Leite dos Santos encerrou a sessão lembrando e convocando a todos a todos para a sessão solene do dia 07/10, abertura da 54ª Semana das Monções,

e também da Audiência Pública do dia 14/10, às 14 horas.

Fazenda Capoava







Após a decadência da Cana, as novas gerações em Porto Feliz, na maioria não conhece a Fazenda Capova, força motriz da Cidade em outros tempos. Uma grande vila, que possue muitos moradores e um grande número de jovens e crianças. Porém falta muitas melhorias naquele local.

Seu campo de futebol é de dar inveja. Porém bilheteria e vestiários estão abandonados.

Lá ja teve até mesmo Cinema. Hoje o prédio está completamente depredado. O parquinho local também, tomado pelo mato. O pouco do asfalto que restou foi feito na época do ex prefeito Dr Léo.

Não possue uma linha de ônibus que atenda a população local. A escola, vai ser reativada, segundo a atual administração.

Moradores comentaram do políticos que só aparecem em época de Eleição. Falta também patrulha policial, inexistente no local.

Paz e Bem