terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Nota da CNBB sobre a seca no Nordeste

 

 

cnbb“Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos em apuros, mas não desesperançados” (2Cor 4,8)

Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil -CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 27 e 28 de novembro de 2012, vimos manifestar nossa solidariedade aos irmãos e irmãs que sofrem com a seca no Nordeste. Esta situação, que se prolonga de forma desalentadora, exige a soma de esforços e de iniciativas de todos: governo, Igrejas, empresários, sociedade civil organizada - para garantir às famílias a superação de tamanha adversidade.

Os recursos liberados pelo governo e o auxílio das Cáritas Diocesanas e de outras entidades são, sem dúvida, imprescindíveis para o socorro imediato dos afetados por tão longa estiagem, considerada a pior nos últimos 30 anos. Estas iniciativas têm contribuído para diminuir a fome, a mortalidade infantil e o êxodo. Sendo, porém, a seca uma realidade do semiárido brasileiro, é urgente tomar medidas eficazes que possibilitem a convivência com este fenômeno. Considerem-se, para esse fim, o desenvolvimento de políticas públicas específicas para a região e o aproveitamento das potencialidades das populações locais.

Preocupa-nos o risco de colapso hídrico urbano devido à falta de planejamento para um adequado fornecimento de água. Especialistas na área vêm nos mostrando que há meios mais baratos e de maior alcance social do que os megaprojetos, como a transposição dos recursos hídricos do Rio São Francisco, construção de grandes açudes, dentre outros.

No meio rural, as cisternas para a captação de água de chuva, iniciativa da Igreja Católica, mostraram-se eficientes para enfrentar períodos de estiagem prolongada. É importante ampliar essa iniciativa e também investir na construção de cisternas “calçadão” para a produção de hortaliças. Já a aplicação dos recursos financeiros e técnicos necessita ser ampliada e universalizada, levando-se em conta o protagonismo das populações locais e de suas organizações, no campo e na cidade. Torna-se necessário o controle para que os recursos sejam otimizados e cheguem realmente aos mais necessitados. Um planejamento adequado pode garantir soluções permanentes e duradouras que assegurem as condições de vida digna para todos.

A fé e a esperança, distintivos de nossos irmãos nordestinos, animem seus corações nesta hora de sofrimento e de dor. “Esperando contra toda esperança” (Rm 4,18), confiem-se ao Deus da vida e por seu Filho clamem: “Fica conosco, Senhor, porque ao redor de nós as sombras vão se tornando mais densas, e tu és a Luz; em nossos corações se insinua a desesperança, e tu os fazes arder com a certeza da Páscoa” (DAp 554).

Que o Divino Espírito Santo e Maria iluminem e inspirem a todos na esperança e na construção do bem.

Brasília, 28 de novembro de 2012.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB


Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Vice-Presidente da CNBB


Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Já está em vigor: redução de jornada de trabalho em alguns setores públicos em Porto Feliz

DSCF0288

Alegando a necessidade de ajustar as contas, o Governo Maffei, em fim de mandato, sancionou o Decreto de número 7.295, de 14 de Novembro e publicado no Diário do Município de Porto Feliz, de 28 novembro, determinando a redução de jornada de trabalho em alguns setores da Prefeitura, alegando a “drática redução das transferências de recursos federais e estaduais”.

O decreto considera que nenhum servidor que reduzir a sua jornado, em virtude do seu setor “em nada prejudicará os servidores públicos e os serviços prestados à comunidade”.

A carga horária reduzirá de quarenta horas, para 30 horas semanais, sem redução salarial. Ou seja, trabalhar menos e ganhar igual. Jornada das 7h as 13h, mas atendimento ao público das 8h as 12h, o restante será funcionamento interno.

DSCF0276DSCF0277DSCF0278DSCF0279

O decreto também destaca que os órgãos que “prestam serviços essenciais” como “Saúde, Educação, Limpeza, Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito manterão os horários de atendimento da forma em que se encontram”.

 

DSCF0290

Sede da CSV
atendimento das 8h as 12h

 

DSCF0297DSCF0299

Farmácia Municipal não está na lista da Saúde, como serviços essenciais, e assim, a mesma tem fechado. Durante as fotos pelo menos 3 usuários desavisados foram até o local com receitas.

 

DSCF0304

Biblioteca Municipal
Funcionamento normal

 

DSCF0312DSCF0313
Unidade Saúde da Família
Vila Angélica

 

Santa Casa

DSCF0292DSCF0293DSCF0294
DSCF0295

 

Santa Casa que de longa data atende demandas que pertecem a Unidades Básicas de Saúde, a partir das 12h, está absorvendo toda demada que surge na cidade, sobrecarregando ainda mais o Pronto Socorro. No local os atendimentos estão acontecendo normalmente, com quadro de funcionários e jornada de trabalho sem qualquer alteração, assim como realização de exames entre outros serviços.

 

DSCF0322DSCF0323DSCF0325DSCF0326

Jardim Vante
Além de buscar atendimento médico, os pacientes que recorrem a Unidade Básica de Saúde, tem que desviar da calçada com mato alto e entulho que não é recolhido, em virtude das obras de reformas. Também é necessário registrar que parte dos entulhos na mesma calçada mas próxima a Ceim Juvenal, deve-se aos maus hábitos dos moradores.

obs: fotos tirados em 04/12/2012.

 

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Porto Feliz receber novos investimentos em infraestrutura

 

banner

O prefeito Cláudio Maffei (PT) assinou no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, ao lado do deputado estadual Marcos Martins (PT), convênio com o Governo do Estado para o recebimento de recursos para obras de infraestrutura e pavimentação de ruas e avenidas de Porto Feliz. Os investimentos, que foram indicados pelo deputado petista, chegam a R$ 150 mil. "Tais recursos ajudarão a Prefeitura na concretização de obras importantes de infraestrutura que beneficiarão centenas de moradores", destacou Maffei.

"Temos nos empenhado para fazer o melhor para o povo do interior paulista. E Porto Feliz sempre esteve entre nossas prioridades no Estado", sublinhou, de sua parte, o deputado estadual Marcos Martins.

Diário de Sorocaba

TV Aparecida, atenta para alcançar a todos, investe em acessibilidade

acessibilidade

Redação Portal A12

A TV Aparecida, está atenta para alcançar a todos e levar o a sua programação às pessoas com necessidades especiais, para isso vem investindo em recursos de acessibilidade.

A emissora oferece 12 horas por dia de programação com legenda oculta, o closed caption e está em fase de testes o recurso de audiodescrição em filmes.

Flávia Machado, coordenadora de acessibilidade e multimídia da TV Aparecida explica o funcionamento de cada recurso.

“A legenda oculta consiste na transcrição de diálogos e ruídos sonoros e é destinada principalmente para telespectadores com deficiência auditiva, mas também é um recurso de acessibilidade para telespectadores que estão assistindo a programação em aparelhos de TV localizados em lugares em que o áudio não pode ser ouvido como restaurantes, rodoviárias e academias”, detalha o recurso do closed caption.

Já audiodescrição consiste na descrição narrativa de elementos visuais.

“cenários, figurinos, expressões faciais, movimentação de personagens, etc. contidos nos programas televisivos são narrados e é um recurso de acessibilidade destinado principalmente para telespectadores com deficiência visual e também para telespectadores com deficiência intelectual, telespectadores com dislexia e idosos com baixa acuidade visual” explica.

A TV de Nossa Senhora atende uma exigência legislativa investindo nesses recursos, mas também aproveitou a oportunidade para através da tecnologia digital, acolher os telespectadores portadores de alguma necessidade especial.

“Oferecendo em nossos programas as opções de closed caption e a audiodescrição conseguimos ampliar a compreensão dos nossos programas pelos telespectadores respeitando suas necessidades. Assim, acolhemos da melhor forma a diversidade presente na nossa audiência”, salienta Flávia.

Segundo a coordenadora do setor de acessibilidade e multimídia o investimento nos recursos de acessibilidade foi mais uma conquista da emissora na sua ação evangelizadora.

“Já temos recebido alguns agradecimentos pela disponibilização do closed caption na nossa programação como em missas, filmes, desenhos e programas especiais da Novena e Festa da Padroeira. Além disso, oferecer recursos de acessibilidade comunicacional na nossa programação é coerente com a proposta evangelizadora para todos, respeitando e acolhendo todas as pessoas levando em consideração suas especificidades” enfatiza.

O closed caption está nos programas da TV Aparecida em duas faixas de horário: 8h às 14h e das 18h às 0h. A quantidade de programas com closed caption aumenta em datas especiais como natal, ano novo, novena e festa da Padroeira.

Foto: Jornal O Santuário

Grupos da Novena de Natal são enviados aos setores

 DSCF6578 DSCF6579 DSCF6580 DSCF6581 DSCF6582 DSCF6584 DSCF6586

Foram abençoados e enviados em missão os grupos da Novena de Natal, neste domingo, 2, a matriz Mãe dos Homens. Os grupos realizarão a novena de natal nas casas de seus respectivos setores, do território da paróquia Mãe dos Homens.

Padre Toninho abençoou cada representante e imagem do menino Jesus.