sexta-feira, 23 de março de 2012

Bento XVI chega ao México e é recebido calorosamente pelo povo



Mirticeli Medeiros
Da Redação


AFP
Bento XVI ao lado do presidente do México Felipe Calderón acompanhado de sua mulher Margarita Savala
O avião da ALITALIA que conduziu o Papa Bento XVI de Roma à cidade de León, no México, aterrisou no país por volta das 19h20 horário do Brasil (16h30 no horário do México). Após receber as honras de chefe de estado, o Santo Padre foi acolhido pelo arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago e o presidente do país, Felipe Calderón, o qual esteve acompanhado de sua mulher, Margarita Savala.
No início da cerimônia de boas vindas foram entoados os hinos do Vaticano e do México, conforme manda o protocolo oficial. Logo em seguida, o presidente mexicano fez o discurso de acolhida ao Sumo Pontífice, onde expressou o amor do povo mexicano pela figura do Papa.

"Sua visita nos traz alegria nestes momentos de grande tribulação. O senhor encontrará um povo nobre, acolhedor e que tem muita estima pelo Sumo Pontífice", ressaltou Calderón.


Ainda no discurso, o chefe de estado mexicano falou sobre a violência proveniente do crime organizado que assola o país, mas acrescentou que diante das dificuldades, o povo mexicano 'manteve-se de pé'.
"Sua visita particularmente nestas circunstâncias é um gesto de solidariedade com nosso povo", afirmou.
Ao tomar a palavra, Bento XVI revelou que a visita ao México faz parte da concretização de um sonho.
"Estou feliz de estar aqui e agradeço a Deus por permitir que eu realizasse um desejo que está no meu coração há muito tempo", salientou o Pontífice.
Falando sobre a dignidade da pessoa humana, o Papa destacou que também o direito à liberdade religiosa enquadra-se como direito fundamental.
"Baseada na inigualável dignidade de toda pessoa humana, criada por Deus e que ninguém tem o direito de duvidar ou depreciar. Esta dignidade se expressa de maneira eminente no direito fundamental à liberdade religiosa, em seu genuíno sentido e em sua plena integridade", enfatizou.
Após o término do discurso, Bento XVI saudou os bispos do país, a delegação que acompanhou o presidente da república mexicana e várias crianças que se concentraram no aeroporto para acolher o Papa. Antes de ir para o Colégio Miraflores, local onde ficará hospedado durante sua estadia no México, o Santo Padre fez o trajeto em papamóvel pelas ruas da cidade.
Amanhã, 24, o Pontífice fará uma visita de cortesia ao presidente federal na Casa do Conde Rul de Guanajuato e saudará as crianças na Plaza de la Paz de Guanajuato.

Católicos antiaborto voltam a distribuir panfleto

 

 

RODRIGO VIZEU
DE SÃO PAULO

Manifestantes católicos contrários ao aborto iniciaram nesta quarta-feira (21) a redistribuição de um panfleto elaborado nas eleições de 2010 recomendando que os brasileiros "deem seu voto somente a candidatos ou candidatas e partidos contrários à descriminalização do aborto". O folheto também faz críticas ao PT e à então candidata Dilma Rousseff.

Os cerca de 1 milhão de panfletos haviam sido apreendidos pela Polícia Federal às vésperas do 2º turno das eleições de 2010, mas foram liberados pela Justiça no ano passado. Os papéis são de autoria da Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), responsável pelo Estado de São Paulo.

O bispo emérito de Guarulhos, dom Luiz Bergonzini, que liderou a manifestação, disse que a recomendação de não votar em candidatos pró-aborto vale também para as eleições municipais deste ano. Ele não quis, no entanto, citar pré-candidatos específicos.

A manifestação, que começou em frente à catedral da Sé e foi até o Fórum João Mendes, reuniu cerca de 100 pessoas.Havia integrantes da CNBB de São Paulo, da diocese de Guarulhos e do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira, sucessor da entidade de extrema-direita TFP (Tradição, Família e Propriedade).

Um tumulto ocorreu quando um grupo chegou à manifestação com cartazes favoráveis ao direito ao aborto. Eles foram vaiados e cercados pelos católicos, sob gritos de "viva a vida" e "petistas, abortistas não passarão". Os religiosos tentaram tapar os cartazes pró-aborto, mas não agrediram os manifestantes.

Warley Leite/Brazil Photo Press/Folhapress

Manifestantes antiaborto protestam na catedral da Sé; Justiça liberou panfletos

Manifestantes antiaborto protestam na catedral da Sé; Justiça liberou panfletos

matéria completa:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1065083-catolicos-antiaborto-voltam-a-distribuir-panfleto-contra-pt-em-sp.shtml

Porto Feliz sedia Encontro Itinerante de Negócios

 

folder evento

            A cidade de Porto Feliz sedia no dia 27 de março o Encontro Itinerante de Negócios, organizado pelo Ciesp Sorocaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Sustentável, Sebrae e Associação Comercial de Porto Feliz. O evento acontece no Dois Santos Lodge Resot e é voltado aos empresários da cidade e toda região.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social de Porto Feliz, João Esquerdo Júnior, o evento, além de proporcionar a integração dos empresários da cidade, também vai possibilitar que eles conheçam o trabalho que vem sendo desenvolvido frente à Secretaria e os projetos de desenvolvimento industrial que a cidade proporciona.

“Porto Feliz teve a perspicácia de não apostar em apenas um setor da economia e com isso inúmeras empresas se instalaram em nosso município”, destaca o Secretário João Esquerdo.

Em virtude desse trabalho desenvolvido frente à Secretária de Desenvolvimento Social, João Esquerdo conseguiu em 2011 gerar um investimento na cidade de R$ 244 milhões. A cidade registrou a criação de 34.721 empregos no período de 2005 até 2011. “Nos últimos 2 anos investimos aproximadamente R$ 500 mil em qualificação de mão de obra para atendermos as necessidades das empresas instaladas em Porto Feliz. Novos empreendimentos deram mais oportunidades para os portofelicenses. Desta forma estamos contribuindo para o desenvolvimento e competitividade das indústrias do município e região”, acrescenta João Esquerdo.

Entre as empresas instaladas no município, estão: Cooper Power Systems, Aços Maçom, Cotelav Confecções e Lavanderia, Primax Transportes Pesados, Lanxess Indústria de Produtos Químicos e Plásticos, Fibra-tech Reciclagem Técnica, Fazenda Boa Vista – segunda fase, Hotel Fasano, Metalúrgica Metaltru, Geraldo Tuvani, Guerini Planejamentos, Longa Industrial, Shopping Porto Plaza, Metalúrgica Schadek, RCD Faróis, Gino Cacciari, Famo - Faculdade Porto das Monções, entre outras. 

secretario joao esquerdo

Porto Feliz em números

1) O município de Porto Feliz está localizado a 100 km da cidade de São Paulo, a 45 km do Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas), a 140 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos, acesso pelas rodovias Castelo Branco e Marechal Rondom, conta com quase 1500 propriedades rurais produtivas além de um parque industrial diversificado. Também conta com Senai, Sebrae, Banco do Povo e em breve contará com uma agência do INSS, que será instalada na cidade. 

2) Possui uma Estação de Tratamento de Esgoto em que 98% do esgoto da cidade é coletado e 100% desse esgoto coletado é tratado.

3) O Município conta com a faculdade Faccamp - Faculdade Campo Limpo Paulista, em parceria com a Famo - Faculdade Porto das Monções onde são disponibilizados cursos de R.H. – Recursos Humanos, Logística e Marketing. Num raio de 30 Km temos as principais Faculdades entre elas: Ufscar, Facens, Uniso, PUC, Unip, Anhanguera, Fatec, Etec, Unesp, que oferecem aproximadamente 50 cursos.

4) Está à 1 km do Parque Tecnológico Alexandre Beldi Netto que está em construção na Rodovia Castelo Branco Km 96 (divisa Sorocaba-Porto Feliz), destinado ao desenvolvimento e inovação tecnológica através de centros de pesquisas e núcleos de capacitação da Fatec, Unesp, Ufscar e Senai.

5) Possui a Casa do Empreendedor, um espaço criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável que oferece um programa especial de apoio às empresas do município. Maior agilidade na prestação de serviços, às micro e pequenas empresas, empresas já estabelecidas, profissionais liberais e autônomos. Centralizará todas as necessidades dos empresários, facilita a abertura ou fechamento de empresas, intermediação de serviços junto às Secretarias Municipais e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), além de outros serviços, reduzindo a burocracia e simplificando a vida de quem quer começar ou ampliar o seu negócio.

 

Serviço
Encontro Itinerante de Negócios
Data - 27/03/12
Horário - das 08h30 às 12h
Local - Dois Santos Lodge Resot
Porto Feliz

Morre aos 80 anos Chico Anysio

 


Do UOL, no Rio

 

  • Chico Anysio em sua casa em São Paulo (30/6/09)

    Chico Anysio em sua casa em São Paulo (30/6/09)

O humorista, ator e escritor Chico Anysio morreu, aos 80 anos, em decorrência de complicações cardiorrespiratórias, às 14h52. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital Samaritano.

Chico estava internado no hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro, desde o dia 30 de novembro de 2011. O humorista chegou a ter alta no dia 21 de dezembro, mas retornou à unidade médica no dia seguinte, depois de apresentar hemorragia digestiva.

Chico sofreu uma piora na última quarta (21), quando precisou passar por uma sessão de hemodiálise. Na quinta à tarde, passou por um processo de drenagem torácica durante a tarde, para remoção de um "grande hematoma pleural". Segundo o UOL apurou, na manhã desta sexta, o humorista sofreu uma parada cardíaca e chegou a ser reanimado. Ele também dependia de ajuda de aparelhos para respirar, e, durante a internação, foram feitas tentativas de retirar o respirador, sem sucesso.

Nos últimos dois dias, recebeu a visita de muitos parentes, como os filhos Bruno Mazzeo e André Lucas, os sobrinhos Marcos Palmeira e Cininha de Paula, além da mulher Malga di Paula.

Ao longo de 2011, Chico passou por consecutivos períodos de internação. Em março, deixou o Samaritano após 110 dias hospitalizado, quando enfrentou complicações cardiorrespiratórias. Ele foi submetido a angioplastia e tratou uma pneumonia na UTI.

Em outubro, voltou ao hospital por cinco dias, dessa vez para aliviar uma crise de dores nas costas.

Em agosto de 2010, o humorista passou 19 dias internado no mesmo hospital, depois de ser submetido a uma cirurgia para retirada de parte do intestino grosso..

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no município de Maranguape, Ceará, no dia 12 de abril de 1931. Aos oito anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde já começou a demonstrar seus dotes artísticos, fazendo imitações.

Com 14 anos, passou a frequentar programas de calouros em rádios cariocas e paulistas. Costumava ir ao "Programa Ary Barroso", "Hora do Padre" e "Trabuco", de Vicente Leporace.

Estudou para ingressar na Faculdade de Direito, passou, mas não cursou. Seu primeiro contrato de trabalho foi na Rádio Guanabara, onde, depois de 15 dias, já tinha quatro profissões: ator, locutor, redator e comentarista esportivo.

Chico também chegou a fazer novelas, mas preferiu seguir a linha de shows e de comédias, ao lado de Grande Otelo, Chocolate e Luiz Tito. Recentemente, fez participações em folhetins da Globo como "Caminho das Índias" (2009), "Pé na Jaca" (2007) e "Sinhá Moça" (2006).

Na carreira de humorista são mais de 200 personagens. Começou na TV em 1957, fazendo o “Professor Raimundo”, na TV Rio. O personagem já tinha estrelado por muito tempo a Rádio Mayrink Veiga, sempre com sucesso. Na TV Rio, sob a direção de Walter Clark, o sucesso continuou.

Em 1969, o humorista foi para a TV Globo, onde consagrou programas como "Chico Anysio Show", "Chico City", "Estados Unidos de Chico City", "Chico Total" e "Escolinha do Professor Raimundo". Em todos eles apareceram seus tipos imortais, como a "Salomé", o "Painho", o famoso "Profeta" e tantos outros. Atualmente faz parte do elenco de "Zorra Total".

Chico era ainda pintor, compositor e escritor - lançou 17 livros.

Casado seis vezes – um dos mais comentados foi com a ex-ministra da Economia do governo Collor, Zélia Cardoso de Mello-, o humorista deixa oito filhos: Lug, André, Cícero, Nizo, Bruno, Rico, Rodrigo e Vitória.

Participe conosco!

cruz2 cópia
Nesta sexta-feira, (23), continua a Via-Sacra percorrendo os setores da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens. Saindo do Setor 4 na rua Dr. Alvim, indo até o Setor 5, às19h30.

Venha participar, junto com sua família, desta procissão de penitência e reflexão, para juntos na Quaresma, buscarmos a nossa conversão.
Não se esqueça de trazer sua vela!

O grave dano de uma péssima lei
As famílias estão ameaçadas



As leis devem apoiar e privilegiar a virtude e o bem. É claro que para se chegar a esse fim são necessários o sacrifício, a renúncia ao mal e a força de vontade moral. No entanto, o mundo de hoje quer “soluções fáceis e rápidas para problemas difíceis”, como dizia Paulo VI. Não quer mais saber de sacrifício nem de virtude; elimina a moral com a “ditadura do relativismo” (como ensina Bento XVI), a qual justifica qualquer comportamento, seja bom ou mau; ou seja, elimina a moral, os bons costumes, aquilo que o Catecismo da Igreja Católica ensina em sua terceira parte, o “lex vivendi”.

Sabemos que não há solução fácil e rápida para problemas difíceis; nenhum médico vai receitar apenas algumas aspirinas a quem tem um grave câncer. Não, a pessoa terá talvez que ser operada, fazer sessões de radioterapia e quimioterapia. Da mesma forma, nas doenças da sociedade também não adianta dar “aspirinas” para curar o doente; é preciso mais. Uma dessas leis negativas e perniciosas foi a Emenda Constitucional 66, publicada em julho de 2010, que extinguiu os prazos necessários para a realização do divórcio. Antes, era necessário estar separado judicialmente há um ano ou separado, de fato, por dois anos para o casal poder se divorciar”, afirma em nota a assessoria de imprensa do órgão.

Nesse período de “carência” o casal separado poderia ainda se reconciliar, pensar, amadurecer os motivos da separação, que nem sempre são tão graves. Quantos chegaram à reconciliação mediante o perdão!



Mas quando a lei facilita a separação, o mal cresce e destrói mais ainda, ao invés de construir. Os cartórios de notas passaram a lavrar escrituras de divórcio em 2007, com a aprovação da lei 11.441/07, que desburocratizou o procedimento e permitiu a realização de divórcios consensuais nesses locais.

São Turíbio de Mongrovejo

São Turíbio de MongrovejoDe origem espanhola, nasceu no ano de 1538. Cresceu muito bem educado dentro de uma formação cristã e humana, estudou Direito e prestou muitos serviços nessa área, sempre buscando dar testemunho cristão no ambiente em que se encontrava.
Turíbio ajudou até o rei Felipe, mas o chamado à vida dedicada ao Senhor, dentro do ministério sacerdotal, falou mais forte. Renunciou à sua profissão e, como sacerdote, foi escolhido bispo e enviado ao Peru. Era um homem apostólico.
Deparou-se com muitas injustiças: indígenas oprimidos, pobres abandonados. Então ele, no anúncio e na denúncia, passou a ser respeitado e ouvido por muitos.
Sem interesses e sem comungar com o poder opressor, ele deixou um marco para toda a América: de que o mundo precisa de santos, e isso só é possível na misericórdia, no amor, na verdade, no anúncio e na coragem de denunciar.
Depois de uma grave enfermidade, faleceu em 1606.
São Turíbio, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 23/03/2012

Queriam prender Jesus

leitura Orante
Jo 7,1-2.10.25-30
Depois disso, Jesus começou a andar pela Galiléia; ele não queria andar pela Judéia, pois os líderes judeus dali estavam querendo matá-lo. Aconteceu que a festa dos judeus chamada Festa das Barracas estava perto. Depois que os seus irmãos foram à festa, Jesus também foi, mas fez isso em segredo e não publicamente. Algumas pessoas que moravam em Jerusalém perguntavam: Não é este o homem que estão querendo matar? Vejam! Ele está falando em público, e ninguém diz nada contra ele! Será que as autoridades sabem mesmo que ele é o Messias? No entanto, quando o Messias vier, ninguém saberá de onde ele é; e nós sabemos de onde este homem vem. Quando estava ensinando no pátio do Templo, Jesus disse bem alto: Será que vocês me conhecem mesmo e sabem de onde eu sou? Eu não vim por minha própria conta. Aquele que me enviou é verdadeiro, porém vocês não o conhecem. Mas eu o conheço porque venho dele e fui mandado por ele.Então quiseram prender Jesus, mas ninguém fez isso porque a sua hora ainda não tinha chegado.