quinta-feira, 8 de abril de 2010

Definidos adversários de Porto Feliz na Copa TV Tem de Futsal



O futsal (masculino e feminino) da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura já conhece seus adversários na Copa TV Tem de Futsal.

O masculino terá sede em São Roque e terá em sua chave a equipe da casa, São Roque e Araçoiaba da Serra.
Já o feminino ficará na sede em Salto de Pirapora e terá em sua chave a equipe anfitriã, Salto de Pirapora e Alumínio.
A abertura do torneio será na segunda-feira, 12, em Salto. Os jogos da primeira fase acontecem nos dias 15, 19 e 22 deste mês
Acessora do Setor: Irmã Elide Fogolari


A partir do dia 21 de julho, se estendendo até o dia 24, o setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza, em Aparecida (SP), o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. Segundo a assessora do Setor e organizadora do evento, irmã Elide Fogolari, cerca de 300 pessoas devem participar do encontro este ano. Além de leigos, comunicadores profissionais e voluntários da Pastoral da Comunicação (Pascom), o evento contará também com a participação de bispos responsáveis pela comunicação e coordenadores regionais, diocesanos e paroquiais da Pascom.

Podem ainda participara do Encontro Nacional, sacerdotes, religiosos, seminaristas e leigos que desejam refletir, pensar e planejar a comunicação para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos. “O evento tem por objetivo animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias que constituem o novo cenário para o anúncio do Reino de Deus a todos os povos”, diz a assessora.

Irmã Elide acrescenta também que os quatro dias de atividades serão intensos. “Além dos painéis, seminários, trocas de experiências, teremos dois grandes eventos à noite: o primeiro será um grande show que a TV Aparecida vai nos brindar com a gravação do programa ‘Terra da Padroeira’. O segundo momento será a entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB que será transmitido, ao vivo, pelas TVs de inspiração católica”, antecipou.

Durante o encontro, os participantes irão assistir palestras voltadas para sua área de atuação, e sobre as novas tecnologias da informação. Logo no primeiro dia, na palestra de abertura, será debatido o tema “Igreja e comunicação: desafios e necessidades”, assessorada pelo arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta. No segundo dia, terão espaço, discussões em torno das “Novas tecnologias e novas mídias: inclusão e exclusão digital”; “Televisão: sua inserção no cotidiano dos indivíduos”; “Rádio: a arte de falar e ouvir”; “Telenovela: criação, produção e apresentação”; “Telenovela: a arte e a representação”. Os temas ligados a novelas terão a assessoria de atores renomados, como Taís Araújo e Eriberto Leão, da Rede Globo.

No dia 23, as temáticas voltadas para a internet e as novas mídias sociais serão apresentadas e discutidas a partir de temas como “Internet: porta de entrada para a evangelização no mundo globalizado”; “web: novas ferramentas do mundo digital para constituir rede na Igreja do Brasil” e “web: ferramentas de formação e qualificação para os agentes de pastoral”.

O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, tem uma rápida participação no evento, no sábado, 24. Ele vai colaborar com uma reflexão sobre as “Políticas de Comunicação na CNBB”.


Boituva: Etapa da vacinação contra a gripe H1N1 é prorrogada até o dia 23 de abril



O Ministério da Saúde prorrogou a vacinação para gestantes, doentes crônicos e crianças maiores de seis meses e menores de dois anos contra a gripe A (H1N1). O novo prazo vai até o dia 23 de abril, mesmo dia em que se encerra o prazo para a vacinação de adultos entre 20 e 29 anos.

A prefeitura de Boituva por meio da Secretaria de Saúde comunica que neste sábado, dia 10, todas as Unidades Básicas de Saúde do município funcionarão das 8 às 17 horas para atender a demanda.
São considerados doentes crônicos aqueles que possuem problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para AIDS e câncer.
A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio. Todos aqueles que serão vacinados devem levar às UBS a carteira de vacinação.

Mais um capítulo da Probor

Capivari: 1ª Conferência Municipal de Esportes acontece dias 15 e 16 de abril


O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, promove nos dias 15 e 16 de abril a 1ª Conferência Municipal de esportes de Capivari, com a participação de profissionais do setor, entidades, associações e organizações representativas da sociedade civil.

A realização da Conferência considera a necessidade de um conjunto de políticas éticas, transparentes e participativas voltadas ao esporte, a necessidade da elaboração de um Plano Municipal de Ações Governamentais voltadas às políticas públicas do esporte e a importância da participação ativa de Capivari em discussões sobre o assunto, sejam elas em nível municipal, regional, estadual e/ou federal.
Serão desenvolvidos os temas com base nos eixos da III Conferência Nacional do Esporte a fim de consolidar as políticas públicas de esporte e lazer como políticas de Estado, consolidar o espaço entre município e sociedade, promover a ampla participação, articulação e mobilização popular em torno da construção do Plano Decenal de Esporte e Lazer, reforçar a necessidade de ampliar o orçamento do esporte (Campanha do 1% para o esporte), dentre outros.
Na 1ª Conferência Municipal de Esportes será constituída uma Comissão Organizadora de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador que terá, dentre outras, as seguintes funções:
– Finalização das propostas de regimento apresentada na pré-conferência;
- Divulgar e operacionalizar o regulamento do evento;
– Assegurar a veracidade de todos os procedimentos;
– Elaborar ou indicar textos de apoio para debate, nos respectivos grupos de trabalho;
- Envolver membros da sociedade civil, bem como integrantes de Fóruns de Esporte, Poder Público e empresas esportivas;
- Tornar público o local, as datas e os eixos temáticos da referida Conferência;


A 1ª Conferência Municipal de esportes de Capivari acontece no dia 15 de abril a partir das 19h e no dia 16 de abril a partir das 8h na Câmara de Vereadores, localizada na Prefeitura Municipal.











Carta Circular de Dom Pedro Casaldáliga

Terça-feira, 2 de Junho de 2009-09-21

Como Igreja queremos viver, à luz do Evangelho, a paixão obsessiva de Jesus, o Reino. Queremos ser Igreja da opção pelos pobres, comunidade ecumênica e macroecumênica também. O Deus em que acreditamos, o Abbá de Jesus, não pode ser de jeito nenhum causa de fundamentalismos, de exclusões, de inclusões absorventes, de orgulho proselitista. Chega de fazermos do nosso Deus o único Deus verdadeiro. "Meu Deus, me deixa ver a Deus?". Com todo respeito pela opinião do Papa Bento XVI, o diálogo inter-religioso não somente é possível, é necessário. Faremos da corresponsabilidade eclesial a expressão legítima de uma fé adulta.

Exigiremos, corrigindo séculos de discriminação, a plena igualdade da mulher na vida e nos ministérios da Igreja. Estimularemos a liberdade e o serviço reconhecido de nossos teólogos e teólogas. A Igreja será uma rede de comunidades orantes, servidoras, proféticas, testemunhas da Boa Nova: uma Boa Nova de vida, de liberdade, de comunhão feliz.

Uma Boa Nova de misericórdia, de acolhida, de perdão, de ternura, samaritana à beira de todos os caminhos da Humanidade. Seguiremos fazendo que se viva na prática eclesial a advertência de Jesus: "Não será assim entre vocês" (Mt 21, 26). Seja a autoridade serviço. O Vaticano deixará de ser Estado e o Papa não será mais chefe de Estado.

A Cúria terá de ser profundamente reformada e as Igrejas locais cultivarão a inculturação do Evangelho e a ministerialidade

compartilhada. A Igreja se comprometerá, sem medo, sem evasões, com as grandes causas de justiça e da paz, dos direitos humanos e da igualdade reconhecida de todos os povos. Será profecia de anuncio, de denúncia, de consolação. A política vivida por todos os cristãos e cristãs será aquela "expressão mais alta do amor fraterno" (Pio XI ).

Nós nos negamos a renunciar a estes sonhos quando possam parecer quimera. "Ainda cantamos, ainda sonhamos". Nós nos atemos à palavra de Jesus: "Fogo vim trazer à Terra; e que mais posso querer senão que arda" (Lc 12, 49). Com humildade e coragem, no seguimento de Jesus, tentaremos viver estes sonhos no dia a dia de nossas vidas. Seguirá havendo crises e a Humanidade, com suas religiões e suas Igrejas, seguirá sendo santa e pecadora. Mas não faltarão as campanhas universais de solidariedade, os Foros Sociais, as Vias Campesinas, os movimentos populares, as conquistas dos Sem Terra, os pactos ecológicos, os caminhos alternativos da Nossa América, as Comunidades Eclesiais de Base, os processos de reconsiliação entre o Shalom e o Salam, as vitórias indígenas e afro y, em todo o caso, mais uma vez e sempre, "eu me atenho ao dito: a Esperança".

Cada um e cada uma a quem possa chegar esta circular fraterna, em comunhão de fé religiosa ou de paixão humana, receba um abraço do tamanho destes sonhos. Os velhos ainda temos visões, diz a Bíblia (Jl 3,1). Li nestes dias esta definição: "A velhice é uma espécie de postguerra"; não precisamente de claudicação. O Parkinson é apenas um percalço do caminho e seguimos Reino adentro.



DOM PEDRO CASALDÁLIGA

BISPO EMÉRITO DA PRELAZIA DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA

CIRCULAR 2009

Entrevista com diretor de Educação em Porto Feliz, professor Carlão!



PASCOM: Antes de Maffei eleger-se em 2004, ele já havia se candidatado a prefeito em outras duas ocasiões (1988 e 2000) e foi eleito vereador em 1996 (apoiando Dr. Léo, do PMDB). Até então a imagem do PT era bem diferente da que temos hoje. Via-se, antigamente, uma ideologia mais representativa e uma clara vontade da mudança. Maffei comportava-se diferente (até vestia-se diferente), assim como vc que, embora faça apenas alguns anos que esteja no PT, sempre esteve ao lado de Maffei, seja apoiando, seja como candidato. Como foi o desenvolvimento da atual imagem do PT no país e na cidade? Você acredita que houve um crescimento neste aspecto ideológico-partidário-midiático ou foi apenas adequação as necessidades do mercado politico?

R: Acho que foi uma evolução! Com o tempo a gente percebe que nada é feito de forma isolada, e quem trabalha desta forma está condenado ao ostracismo! É incrível como hoje vemos isso tão claramente. As pessoas tinham uma imagem negativa, de baderna, de anarquia (no sentido senso comum!). Acho que não mudamos apenas a imagem, mas a forma de pensar e agir! Hoje somos mais calmos, não tomamos decisões no calor das emoções, não levantamos a voz em discussões inúteis! Mas o importante é que conservamos os mesmos ideais. A diferença está na forma de manifestá-los. Nesse ponto a direita sempre esteve à frente, pois conseguia faze-lo com habilidade impar, só que ludibriando o povo! Nós temos claramente a intenção de servir! Estamos aqui para tornar a vida das pessoas melhor! Pelo menos é nisso que acredito...






PASCOM: Você acredita que a atitude de Miraci Tuani, (vereadora pelo PMDB) em votar contra a mudança da lei orgânica do município, foi uma retaliação ao PT por não ter aceitado um vice do PMDB, na chapa de Maffei, em 2008?

R: Sim, acredito! Pra mim isso é muito claro! Mas são águas passadas e faz parte do jogo político! O importante é que a coisa está andando e dando certo...






PASCOM: Se você fosse o próximo candidato a prefeito pelo PT, aceitaria que seu vice fosse de outro partido? 

R: Com certeza! Veja o maior exemplo no presidente Lula e na futura presidenta, Ministra Dilma, rs!






PASCOM: Você que tem certa proximidade do prefeito, hoje Maffei está mais para o polonês Wałęsa (nos tempos do sindicato Solidariedade) ou para o britânico Tony Blair (um dos lideres da Terceira Via)?

R: Acho que o Maffei é uma versão melhorada dele mesmo, rsrs! Vejo-me assim também! Visão mais servil busca interior mais intensa, religiosidade mais aflorada. Essa reconstrução é fundamental. Pensando bem, acho que hoje está bem Tony Blair! O importante é que seu senso de justiça continua apurado e até melhorado, pois hoje mais do que nunca aprendemos que o importante é atender necessidades, e não vontades! 




PASCOM: Ter Júlio Bronze como Secretário numa pasta que é a melhor propaganda do Governo Maffei poderia elegê-lo futuro prefeito do PT em Porto Feliz? Ou é drama da oposição?

R: Vejo em Júlio um companheiro extraordinário. Acho que, como ele, qualquer companheiro que desenvolva ações e trabalhe com boa vontade em prol da comunidade, reúne condições para ser o sucessor de Maffei, independente da pasta ou do cargo onde esteja. Quanto à oposição, é importante que sempre exista e esteja atenta, pois nos ajuda significativamente a “errar” menos. Todos somos passíveis de erros, pois somos humanos! Por isso o contraponto da oposição é importante. É dramática? Sim, é! Mas isso faz parte do jogo político!







PASCOM: E agora com o seu nome, que também é de representatividade, pode esquentar os debates futuramente? Aceitaria ser vice ou até mesmo candidato na Terra das Monções?

R: Rs, Rs... Estou aqui para servir, sempre... O futuro a Deus pertence! Minha idéia neste momento é dar o melhor de mim para fazer as coisas acontecerem no cargo onde estou! O que virá depois, virá! Esperemos...




PASCOM: Como fica agora o partido dos Trabalhadores com a primeira dama na chefia? É verdade que um dos desafios dela é reverter a queda de filiados na cidade?

R: Desconheço essa questão dos filiados! O que sei é que Patrícia é uma pessoa competente, que dará conta do recado tranquilamente. Como primeira dama, já deixou anos-luz para trás todas as suas antecessoras, e falo isso sem medo de errar! É uma pessoa que fervilha de idéias, de boas idéias... E vai para a prática com uma rapidez incrível. Uma pessoa valorosa, sem dúvida! Uma companheira para infindáveis batalhas!
 



Continua...

Desportivo Brasil é vice-campeão da MIC 2010



Desportivo ficou com o vice campeonato da Mic 2010A equipe Sub-20 do Desportivo Brasil ficou com o vice-campeonato na Mediterranean International Cup 2010. Na final, disputada em Palamós, o rubro celeste acabou derrotado pela Seleção Brasileira, pelo placar mínimo de 1 x 0, com gol do meia Wendel, em cobrança de falta,a dois minutos do fim da partida, na manhã deste domingo, dia 04/04.
A campanha do DB na MIC chamou a atenção do público, na Espanha. Em sete jogos, o Desportivo marcou 14 gols e sofreu apenas 4. A única derrota da equipe de Porto Feliz na competição foi justamente na final do torneio. Ao todo, desde a primeira fase, foram quatro vitórias, dois empates e uma derrota

Capivari: Campaci determina novas ações de combate e controle a Dengue


O prefeito de Capivari determinou novas ações e autorizou a contratação emergencial de mais equipes especializadas para atuarem no controle da dengue, além da compra de novos equipamentos para a atuação no município.

O Prefeito Municipal de Capivari, Luís Campaci, recebeu em seu gabinete a Diretora da Sucen Campinas (Superintendencia de Controle de Endemias) Dra Renata Caporalli Maio e a senhora Glaucia Peressin, Diretora Regional do Grupo de Vigilância Epidemiológica para uma reunião com toda a equipe de Capivari.
O objetivo da reunião foi unir forças com o Estado, com o apoio da região no controle da dengue no município de Capivari e ainda apresentar novas propostas de prevenção, intensificando as ações que já vêm sendo desenvolvidas no município.
Na oportunidade o Prefeito Campaci e a equipe de Capivari falaram de todo o trabalho realizado desde o início do ano como distribuição de cartilhas nas escolas com jogos educativos, folhetos, faixas, carro de som, spot de rádio, matérias em jornais e visitação nas casas.
A Diretora Renata explicou que a situação de Capivari é resultado de um avanço que anualmente acontece de município a município.
“Como em Capivari não tínhamos histórico de pessoas infectadas, sabíamos que a qualquer momento isso poderia acontecer, pois o avanço vai passando de municípios a municípios com picos em determinados anos e em determinados locais, principalmente onde nunca houveram pessoas infectadas”, registrou.

Novas ações
A Diretora registrou também que as ações agora deverão ser de contingencia com a continuidade e intensificação de nebulizações.
Para isso o Prefeito Campaci determinou novas ações autorizando a contratação emergencial de mais equipes especializadas para realizarem as nebulizações e a compra de novas bombas.
“Gostaria de parabenizar Capivari e agradecer ao Prefeito Campaci, pois se todos os municípios assumissem tão prontamente a causa como Capivari assumiu teríamos menos casos de dengue”, enfatizou.
Neste encontro o Prefeito Campaci, bem como a Diretora da Sucen Campinas Dra Renata Caporalli Maio e a senhora Glaucia Peressin, Diretora Regional do Grupo de Vigilância Epidemiológica expuseram a realidade de Capivari e falaram da importância do envolvimento de todas as secretarias e de todos munícipes.
Campaci solicitou também que todos os Secretários e Diretores de Escolas enviassem no mínimo três sugestões à Diretoria de Gestão do município para que a campanha de prevenção e ações de contingencia sejam intensificadas.







Como foi a Semana Santa de Porto Feliz!



Em paralelo ao calendário Civil, com dias, meses e ano definidos, a Igreja Católica tem o seu próprio calendário, que se chama calendário Litúrgico, tempo quem em que a Igreja celebra em todos os cantos do Mundo aonde Ela está presente. Após a Quaresma (40 dias), chega o momento maior para os Cristãos Católicos, a Semana Santa, que começa com o Domingo de Ramos, celebrado dia 28 de março, mais de 4 mil Católicos participaram nas 3 paróquias da cidade: Nossa Senhora Mãe dos Homens, Nossa Senhora Aparecida e São João Batista - entre as comunidades urbanas e rurais! 


Quinta-feira Santa
Missa que rememora o "Lava pés" e a instituição da Eucarista:

Pe Carlos Alexandre na Homilia - Igreja completamente lotada!



Sexta-feira Santa
Via Sacra: saindo do Avecuia do Alto (área rural) as 4 horas da manhã, passando pela comunidade de Santa Clara, encontrando com os que partiram da Comunidade Santo Expedito.(avenida Getúlio Vargas).  E chegando próximo a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, eles se encontram com os irmãos que vieram da Comunidade Santa Rita (Vila Angélica)  e São José e São Bento (Jd Purungal), totalizando quase 350 pessoas, encerrando sob condução do Diácono Valmir.

Adoração - Igreja Mãe dos Homens

Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz Mãe dos Homens: mais de 500 pessoas participaram. Durante a Manhã também foi oferecido Confissões com o Pe Carlos Alexandre e Pe Toninho.

Na Matriz São João Batista  mais de 250 pessoas participaram da Adoração. Na parte da tarde Pe Chico atendeu confissões.


 Igreja São João Batista:
Frei Eugênio e Frei Geraldo realizaram a Adoração da Cruz


As 15 horas a Igreja realiza a ação Litúrgia de Adoração a Cruz, em todas as matrizes, centenas de fiéis participaram! Recorde registrado na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, ficando até gente do lado de fora.

A tradicional procissão do Senhor Morto não aconteceu por motivos de chuva, porém foi realizado a Via Sacra, momento de oração e reflexão sobre o caminho de Jesus até a Cruz.


Sábado Santo

 Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida no Sábado Santo

É a Santa Missa mais importante, considera de Mãe sobre todas as outras Missas, momento mais importante que o próprio Natal, onde os seguidores de Cristo aguardavam o cumprimento da promessa de Ressurreição.


Domingo Santo da Ressurreição


 Procissão de Cristo Resssucistado as 6 horas da manhã

Com o intuito de conscientizar os Católicos que ficarm com a forte  vivencia do Sacrifício de Jesus, a Paróquia quer trabalhar presença de Cristo Ressuscitado e não somente com o Senhor Morto de Sexta-feira, Pe Antonio Carlos Fernandes, o Toninho, iniciou a Procissão de Cristo Ressuscitado, que apesar da chuva insistente da madrugada, foi acompanhada por mais de 150 pessoas.

 Missa da Ressurreição - após a procissão: aumento de fiéis!

A novidade deste ano foi o Café da Manhã oferecido a Comunidade Mãe dos Homens, por iniciativa do Pe Toninho, convocou a Fraternidade Franciscana de São Maximiliano Kolbe (Antiga Pastoral Movimento de Assis) para arrecadar donativos e organizar o Café! Mais de 350 pães, 30 litros de leite, 50 bolos, 20 pacotes de bolachas, 2500 copos descartáveis doados, 3kg de café, açúcar e chocolate em pó. Após a Missa da Ressurreição, todos foram convidados!

Mais de350 pessoas participaram do Café da manhã, 
um gesto concreto de unir a todos!


A Igreja Católica de Porto Feliz, registrou um grande aumento na frequência de seus fiéis, aproximadamente, mais de 10 mil Católicos participaram nesta Semana Santa, nas atividades entre Missas, procissões, Via Sacra, Café da Manhã e Adoração. Esta Semana é um momento Litúrgico onde se celebra a Paixão, Cruz e Ressurreição de Jesus Cristo que está vivo e presente no meio de Nós!


Felipe Miranda 
www.emportofeliz.br30.com
Pastoral Católica de Comunicação - PASCOM-PF