Em paralelo ao calendário Civil, com dias, meses e ano definidos, a Igreja Católica tem o seu próprio calendário, que se chama calendário Litúrgico, tempo quem em que a Igreja celebra em todos os cantos do Mundo aonde Ela está presente. Após a Quaresma (40 dias), chega o momento maior para os Cristãos Católicos, a Semana Santa, que começa com o Domingo de Ramos, celebrado dia 28 de março, mais de 4 mil Católicos participaram nas 3 paróquias da cidade: Nossa Senhora Mãe dos Homens, Nossa Senhora Aparecida e São João Batista - entre as comunidades urbanas e rurais!
Quinta-feira Santa
Missa que rememora o "Lava pés" e a instituição da Eucarista:
Pe Carlos Alexandre na Homilia - Igreja completamente lotada!
Sexta-feira Santa
Via Sacra: saindo do Avecuia do Alto (área rural) as 4 horas da manhã, passando pela comunidade de Santa Clara, encontrando com os que partiram da Comunidade Santo Expedito.(avenida Getúlio Vargas). E chegando próximo a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, eles se encontram com os irmãos que vieram da Comunidade Santa Rita (Vila Angélica) e São José e São Bento (Jd Purungal), totalizando quase 350 pessoas, encerrando sob condução do Diácono Valmir.
Adoração - Igreja Mãe dos Homens
Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz Mãe dos Homens: mais de 500 pessoas participaram. Durante a Manhã também foi oferecido Confissões com o Pe Carlos Alexandre e Pe Toninho.
Na Matriz São João Batista mais de 250 pessoas participaram da Adoração. Na parte da tarde Pe Chico atendeu confissões.
Igreja São João Batista:
Frei Eugênio e Frei Geraldo realizaram a Adoração da Cruz
As 15 horas a Igreja realiza a ação Litúrgia de Adoração a Cruz, em todas as matrizes, centenas de fiéis participaram! Recorde registrado na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, ficando até gente do lado de fora.
A tradicional procissão do Senhor Morto não aconteceu por motivos de chuva, porém foi realizado a Via Sacra, momento de oração e reflexão sobre o caminho de Jesus até a Cruz.
Sábado Santo
Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida no Sábado Santo
É a Santa Missa mais importante, considera de Mãe sobre todas as outras Missas, momento mais importante que o próprio Natal, onde os seguidores de Cristo aguardavam o cumprimento da promessa de Ressurreição.
Domingo Santo da Ressurreição
Procissão de Cristo Resssucistado as 6 horas da manhã
Com o intuito de conscientizar os Católicos que ficarm com a forte vivencia do Sacrifício de Jesus, a Paróquia quer trabalhar presença de Cristo Ressuscitado e não somente com o Senhor Morto de Sexta-feira, Pe Antonio Carlos Fernandes, o Toninho, iniciou a Procissão de Cristo Ressuscitado, que apesar da chuva insistente da madrugada, foi acompanhada por mais de 150 pessoas.
Missa da Ressurreição - após a procissão: aumento de fiéis!
A novidade deste ano foi o Café da Manhã oferecido a Comunidade Mãe dos Homens, por iniciativa do Pe Toninho, convocou a Fraternidade Franciscana de São Maximiliano Kolbe (Antiga Pastoral Movimento de Assis) para arrecadar donativos e organizar o Café! Mais de 350 pães, 30 litros de leite, 50 bolos, 20 pacotes de bolachas, 2500 copos descartáveis doados, 3kg de café, açúcar e chocolate em pó. Após a Missa da Ressurreição, todos foram convidados!
Mais de350 pessoas participaram do Café da manhã,
um gesto concreto de unir a todos!
A Igreja Católica de Porto Feliz, registrou um grande aumento na frequência de seus fiéis, aproximadamente, mais de 10 mil Católicos participaram nesta Semana Santa, nas atividades entre Missas, procissões, Via Sacra, Café da Manhã e Adoração. Esta Semana é um momento Litúrgico onde se celebra a Paixão, Cruz e Ressurreição de Jesus Cristo que está vivo e presente no meio de Nós!
Felipe Miranda
www.emportofeliz.br30.com
Pastoral Católica de Comunicação - PASCOM-PF