PASCOM: Antes de Maffei eleger-se em 2004, ele já havia se candidatado a prefeito em outras duas ocasiões (1988 e 2000) e foi eleito vereador em 1996 (apoiando Dr. Léo, do PMDB). Até então a imagem do PT era bem diferente da que temos hoje. Via-se, antigamente, uma ideologia mais representativa e uma clara vontade da mudança. Maffei comportava-se diferente (até vestia-se diferente), assim como vc que, embora faça apenas alguns anos que esteja no PT, sempre esteve ao lado de Maffei, seja apoiando, seja como candidato. Como foi o desenvolvimento da atual imagem do PT no país e na cidade? Você acredita que houve um crescimento neste aspecto ideológico-partidário-midiático ou foi apenas adequação as necessidades do mercado politico?
R: Acho que foi uma evolução! Com o tempo a gente percebe que nada é feito de forma isolada, e quem trabalha desta forma está condenado ao ostracismo! É incrível como hoje vemos isso tão claramente. As pessoas tinham uma imagem negativa, de baderna, de anarquia (no sentido senso comum!). Acho que não mudamos apenas a imagem, mas a forma de pensar e agir! Hoje somos mais calmos, não tomamos decisões no calor das emoções, não levantamos a voz em discussões inúteis! Mas o importante é que conservamos os mesmos ideais. A diferença está na forma de manifestá-los. Nesse ponto a direita sempre esteve à frente, pois conseguia faze-lo com habilidade impar, só que ludibriando o povo! Nós temos claramente a intenção de servir! Estamos aqui para tornar a vida das pessoas melhor! Pelo menos é nisso que acredito...
PASCOM: Você acredita que a atitude de Miraci Tuani, (vereadora pelo PMDB) em votar contra a mudança da lei orgânica do município, foi uma retaliação ao PT por não ter aceitado um vice do PMDB, na chapa de Maffei, em 2008?
R: Sim, acredito! Pra mim isso é muito claro! Mas são águas passadas e faz parte do jogo político! O importante é que a coisa está andando e dando certo...
PASCOM: Se você fosse o próximo candidato a prefeito pelo PT, aceitaria que seu vice fosse de outro partido?
R: Com certeza! Veja o maior exemplo no presidente Lula e na futura presidenta, Ministra Dilma, rs!
PASCOM: Você que tem certa proximidade do prefeito, hoje Maffei está mais para o polonês Wałęsa (nos tempos do sindicato Solidariedade) ou para o britânico Tony Blair (um dos lideres da Terceira Via)?
R: Acho que o Maffei é uma versão melhorada dele mesmo, rsrs! Vejo-me assim também! Visão mais servil busca interior mais intensa, religiosidade mais aflorada. Essa reconstrução é fundamental. Pensando bem, acho que hoje está bem Tony Blair! O importante é que seu senso de justiça continua apurado e até melhorado, pois hoje mais do que nunca aprendemos que o importante é atender necessidades, e não vontades!
PASCOM: Ter Júlio Bronze como Secretário numa pasta que é a melhor propaganda do Governo Maffei poderia elegê-lo futuro prefeito do PT em Porto Feliz? Ou é drama da oposição?
R: Vejo em Júlio um companheiro extraordinário. Acho que, como ele, qualquer companheiro que desenvolva ações e trabalhe com boa vontade em prol da comunidade, reúne condições para ser o sucessor de Maffei, independente da pasta ou do cargo onde esteja. Quanto à oposição, é importante que sempre exista e esteja atenta, pois nos ajuda significativamente a “errar” menos. Todos somos passíveis de erros, pois somos humanos! Por isso o contraponto da oposição é importante. É dramática? Sim, é! Mas isso faz parte do jogo político!
PASCOM: E agora com o seu nome, que também é de representatividade, pode esquentar os debates futuramente? Aceitaria ser vice ou até mesmo candidato na Terra das Monções?
R: Rs, Rs... Estou aqui para servir, sempre... O futuro a Deus pertence! Minha idéia neste momento é dar o melhor de mim para fazer as coisas acontecerem no cargo onde estou! O que virá depois, virá! Esperemos...
PASCOM: Como fica agora o partido dos Trabalhadores com a primeira dama na chefia? É verdade que um dos desafios dela é reverter a queda de filiados na cidade?
R: Desconheço essa questão dos filiados! O que sei é que Patrícia é uma pessoa competente, que dará conta do recado tranquilamente. Como primeira dama, já deixou anos-luz para trás todas as suas antecessoras, e falo isso sem medo de errar! É uma pessoa que fervilha de idéias, de boas idéias... E vai para a prática com uma rapidez incrível. Uma pessoa valorosa, sem dúvida! Uma companheira para infindáveis batalhas!
Continua...
o PT não é mais o mesmo, embora negue...
ResponderExcluirO povo já ta pensando em sucessão de Maffei, so ele n percebeu que o partido já esta divido
ResponderExcluirBoa entrevista... que malvadeza publicar em vários dias heim kkkkkkk
ResponderExcluirGosto do Carlão, irreverente e sincero. Boa entrevista
ResponderExcluirfora PeTezoarios!
ResponderExcluirpodemos criticar o governo atual sob muitos aspectos, porém, na educação aa cidade avançou bastante, uma pq outros prefeitos tb não zuaram com a educação, e o atual foi atras de verbas e novos projetos.
ResponderExcluirEntrevistá-lo não é puxar saco do governo, ele pode ser um grande agente na futura eleição de Porto Feilz.
Parabéns pela entrevista bem profissional e melhor do que os jornais impressos da cidade fazem!