terça-feira, 5 de julho de 2011

Festividades de São Roque no Piquirá – missa de envio!!!

 

Em preparação para as festividades de São Roque, aconteceu nesta segunda-feira a missa de envio para os festeiros e por todas as equipes que trabalharão no sábado de domingo, pois, além de missas e procissão, a comunidade receberá o Padre Carlos Alexandre da Silva, antigo pároco, que foi embora para Itália em agosto de 2010, as festividades também incluem rodeio, leilão de prendas e barracas de comes e bebes.

Missa de despedida do pe Carlos Alexandre, aqui

Com o tema “São Roque, fortalecendo em nós a fidelidade ao chamado de Cristo”, padre Washington administrador paroquial, acolheu a todos, contou um pouco do testemunho de São Roque e incentivou a todos a seguir os exemplo do Santo. Pediu para que todos entendo que as festividades é tempo e espiritualidade, desejou que todos sejam iluminados pelo Espírito Santo.

No final da missa, sob a proteção de São Roque todos foram abençoados e enviados para os trabalhos desta festividade. Em seguida houve confraternização na barracão de festas!

 

  DSCF5326 DSCF5328 DSCF5330 DSCF5333 DSCF5335 DSCF5342 DSCF5344 DSCF5349 DSCF5350 DSCF5351 DSCF5361 DSCF5364 DSCF5367 DSCF5368 DSCF5374DSCF5377

 

Confira a programação:

09/07 – Sábado
19h00m – Missa
Tema – São Roque, fortalecendo em nós o desapego das vaidades
Preside – Padre Carlos Alexandre da Silva
Liturgia e canto – Festeiros e Coral Renascer

10/07 – Domingo
10h00m – Missa Festiva e Procissão
Tema – São Roque, fortalecendo nossas provações nas doenças.
Preside – Padre Washington Pascoal Ribeiro e Diácono Valmir Aparecido de Oliveira
Liturgia e Canto – Paroquial e Coral Viola Divina

Novidade


A Pascom Porto Feliz começará a partir desse mês de Julho a cobrir a missa dos setores no qual a paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens realiza todo mês.
Foram criados 7 setores, onde são divididos por bairros da cidade. O objetivo da criação desses setores é abranger aquelas pessoas que por algum motivo se afastaram da igreja e também para aproximar aqueles que não podem mais ir até a igreja para participar da Santa Missa.
Nesses setores uma vez por mês o Pe. Toninho realiza a missa sempre na casa de alguma pessoa indicada pelo coordenador desse setor.
Nesta quarta- feira dia 06 acontece a missa no Setor 3 às 19h30 na Avenida Monsenhor Seckler, na casa de Mafalda Rinck.


antibiotico1dosepastcriancaApós o longo diálogo que a Pastoral da Criança teve com o Ministério da Saúde, no ano de 2010, por meio das Secretarias de Saúde da Criança, de Atenção Básica e Assistência Farmacêutica, a Pastoral lança a campanha “Antibiótico: 1ª dose imediata”. 

O objetivo da campanha é orientar os gestores municipais de saúde e a sociedade, sobre a importância de ministrar a primeira dose de antibiótico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) logo após a consulta, em especial, nos casos de criança com suspeita de pneumonia. A recomendação é da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.

A Campanha será lançada no início deste inverno, com veiculação institucional na TV e utilização de outros materiais como cartazes e outdoors.

Muitos exemplos mostram que com boa administração dos recursos, criatividade e ajuda da comunidade, o atendimento pode ser feito com qualidade e na hora em que a pessoa necessita.

A pneumonia é uma infecção respiratória grave. Se a criança não receber o tratamento certo e a tempo, pode morrer. Por isso quando a criança apresenta algum sinal de infecção respiratória, a mãe, pai ou familiar deve ser orientado para que leve ao médico o mais rápido possível; continue a amamentar, se a criança estiver sendo amamentada; dê os medicamentos na dose, nos horários e pelo tempo recomendado pelo médico; volte ao serviço de saúde no dia marcado ou a qualquer momento, se a criança não apresentar melhora ou piorar.

“A primeira dose de antibiótico dada logo após a consulta, ainda no posto de saúde, poderia evitar uma parte significativa das cerca de 4 mil mortes anuais entre crianças menores de 5 anos no Brasil, registradas no Ministério da Saúde. Segundo dados do governo, as infecções respiratórias causadas por bactérias são a segunda causa de morte de crianças no país. As doenças respiratórias respondem por 19,7% das causas de morte de crianças entre 1 e 4 anos de idade, 6,2% das crianças menores de um ano”, destacou o gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufleur.

Além de disponibilizar uma nota técnica, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009, que descreve os direitos e deveres dos usuários da saúde, e orienta para o tratamento no tempo certo.

No caso do Antibiótico para criança com suspeita de Pneumonia o tempo certo é logo depois do diagnóstico médico, na própria Unidade Básica de Saúde. Todos os documentos estão disponíveis na internet, no endereço www.rebidia.org.br.


Campanha Nacional

Antes de promover uma campanha a Pastoral da Criança se cerca de parceiros com credibilidade sobre o tema. Este cuidado é necessário para que as informações sejam confiáveis. Com o apoio do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde - Conasems, Ministério da Saúde, Unicef, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (RS) foi planejada a campanha de incentivo ao acesso imediato do antibiótico nos casos de tratamento das suspeitas de pneumonia em crianças.


Em cada município, a secretaria municipal de saúde é a encarregada da organização e do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde. Com o apoio da comunidade e das prefeituras, é possível disponibilizar o Antibiótico nas Unidades de Saúde e oferecer o tratamento imediatamente após a consulta.


Prioridades dos jornais são muitas vezes questionáveis, diz Papa

Rádio Vaticano
O Papa Bento XVI visitou a redação do jornal L’Osservatore Romano, que comemora 150 anos de fundação
 
Num mundo globalizado, os jornais abordam assuntos de todas as partes do mundo, mas tudo que é publicado é selecionado. E esta escolha do que é prioridade nos jornais comuns é muitas vezes questionável. Foi o que salientou o Papa Bento XVI na manhã desta terça-feira, 5, durante uma visita a redação do jornal  L’Osservatore Romano, que comemorou  150º aniversário de fundação no dia 1º de julho.

“É sempre necessária uma escolha, um discernimento. Por isso, é decisivo, na retratação dos fatos, o critério da escolha: não existe jamais o fato puro, existe sempre também uma escolha que determina o que deve constar e o que não deve aparecer”, disse Bento XVI. O Santo Padre destacou que hoje estas escolhas das prioridade "são muitas vezes e em vários órgãos da opinião pública muito questionáveis".

“Nos jornais normais se informa, mas com uma preponderância do próprio mundo, às vezes esquecendo de muitas outras partes desta terra que não são menos importantes. Aqui [no L'Osservatore Romano] se vê alguma coisa desta coincidência de 'urbs et orbis' que é caracterizada pelo catolicismo, de um certo modo também um hereditariedade romana: realmente, ver o mundo e não somente si mesmo”, afirmou o Papa.
Bento XVI ressaltou ainda que o L’Osservatore Romano aborda as coisas de outras partes do mundo com uma outra perspectiva, um modelo para os jornais cristãos de todo mundo.

“O L’Osservatore não permanece na superficialidade dos acontecimentos, mas vai até as raízes: além da superfície, nos mostra as raízes culturais, a base das coisas. É, para mim, não só um jornal, mas também uma revista cultural. Admiro como seja possível todos os dias dar-nos grandes contribuições que nos ajudam a entender melhor o ser humano, as raízes das quais vêm as coisas e onde são compreendidos, implementados, transformados”, disse o Pontífice.

Mas, acrescentou o Papa, o jornal do vaticano “vê também as coisas próximas”, o “pequeno mundo que todavia é muito grande”, recordando também que “nenhum pode informar sobre tudo”.

Neste sentido, o L’Osservatore Romano se guia pelo senso da justiça e do Evangelho. “Temos como critério a justiça” e “a esperança que vêm da fé”. Eis porque, o jornal do Vaticano não apenas informa, mas também forma, salientou o Papa.

Para o Papa, L’Osservatore Romano é um jornal que ajuda os fiéis a avaliar os sinais do tempo com a esperança da fé.

“Gostaria de dizer a vocês de coração como fazemos em casa: Feliz aniversário!”, assim, com simplicidade, Bento XVI felicitou os pouco mais de 100 profissionais de diversas nacionalidades que trabalham no diário.

“Não é somente uma oficina, é sobretudo um grande observatório, como diz o nome; observatório para ver as verdades deste mundo e informar-nos sobre esta realidade. Isso reflete-se...seja nas coisas distantes que nas próximas”, destacou o Santo Padre.

O diretor do jornal, Giovanni Maria Vian, agradeceu ao Papa, em nome de todos do jornal, pelo encontro. “Tu es Petrus, non prevalebunt. Estamos naturalmente todos na mesma pequena barca, navicula Petri. Obrigado, Santidade”, disse o diretor do jornal.

CNBB apresentará Campanha da Fraternidade 2012 na ExpoCatólica


CNBB


A CNBB, por meio de seu secretário geral, dom Leonardo Steiner, fará a apresentação oficial do tema da Campanha da Fraternidade de 2012, na ExpoCatólica, considerada a maior feira de negócios e serviços religiosos da América Latina. A CF 2012 discutirá questões sobre saúde e tem como tema "Fraternidade e Saúde Pública", e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".

A cerimônia de lançamento contará também com a participação do cardeal arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Scherer, do secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, autoridades públicas do estado de São Paulo, e da representante do Ministério da Saúde, Eliane Aparecida da Cruz, que é assessora especial do ministro Alexandre Padilha. A apresentação será realizada no dia 7 de julho durante a abertura da Feira.


"Está prevista a apresentação do tema e do lema, suas justificativas e algumas informações do texto-base da Campanha da Fraternidade de 2012", explicou o padre Luiz Carlos Dias.


A ExpoCatólica, o principal evento católico do gênero e considerada a maior feira de negócios e serviços religiosos da América Latina, é um retrato da expansão do segmento religioso no país. Em sua 8ª edição, a feira ocupará o Pavilhão Verde do ExpoCenter Norte nos dias 7 a 10 de julho. A mudança para um espaço maior (com 17.300 m2) foi necessária para abrigar toda a gama com os mais de 200 expositores presentes no evento: fabricantes de artigos religiosos e de material de liturgia, editoras, prestadores de serviços de tecnologia, distribuidores e representantes especializados além de entidades da própria Igreja.


A Feira é realizada desde 2003, com o objetivo de fomentar e promover o crescimento desse setor, aproximando as principais empresas do ramo ao consumidor final e, em contrapartida, facilitando o acesso de presbíteros e religiosos (as) aos produtos de que necessitam para tocar o "dia a dia" das instituições que gerenciam.


O evento conta anualmente com cerca de 35.000 visitantes. O público alvo é formado por padres, freiras e lideranças religiosas, mas o evento atrai maciçamente lojistas, atacadistas e o consumidor comum, que pode visitar a feira para comprar livros, imagens sacras, incensos, CDs e também participar das atrações promovidas pelas gravadoras e editoras. Esse ano, além da programação de shows, os visitantes poderão participar de missas e celebrações ao vivo durante os quatro dias de evento.


Outro destaque da ExpoCatólica são os eventos realizados paralelamente à Feira, como o Salão ANEC de Educação Católica, a Expo Vocacional, o Salão Peregrinus, de turismo religioso, e o Conage, Congresso Nacional de Gestão Eclesial, que está em sua 7ª. Edição.


Para a entrada é pedida a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal).

Carreata da Imagem de N. S. da Ponte até a Matriz São João Batista

 DSC02837 DSC02838 DSC02839 DSC02840 DSC02841 DSC02843 DSC02845DSC02844  DSC02846 DSC02847 DSC02848 DSC02849 DSC02850 DSC02851 DSC02852 DSC02853

Após a Santa Missa de acolhida da Imagem peregrina de Nossa Senhora da Ponte, padroeira da Arquidiocese de Sorocaba, uma carreata foi organizada e levou a imagem da Matriz Nossa Senhora da Ponte, até a matriz São João Batista.

Frei Eugênio, CFP, pároco, juntamente com paroquianos acolheu a imagem e rezaram um terço. No dia seguinte as 8 horas haveria visitação à Imagem  Peregrina, orações devocionais, 11h Missa e 12h carreata até a matriz Mãe dos Homens.

Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
fotos: Mara Faustino, OFS, para a Pascom

Paróquia Nossa Senhora Aparecida acolhe Nossa Senhora da Ponte

DSCF5228

Pontualmente as 18h desta segunda-feira dia 4 de julho, chegou até a Matriz N. S. Aparecida, à imagem peregrina de Nossa Senhora da Ponte, vindo diretamente de Sorocaba. A Santa é padroeira da cidade de Sorocaba e também da Arquidiocese de Sorocaba.

Informações da Arquidiocese, aqui
História da Catedral de Sorocaba, aqui


História de Nossa Senhora Ponte de Sorocaba
Em 1590, foi construída uma ponte na região de Sorocaba, Estado de São Paulo, para dar passagem à expedição de Afonso Sardinha, a qual visava explorar as minas de ferro do morro de Ipanema. A expedição acabou fundando uma cidade que não vingou. Mas a ponte ficou, e lá estava quando veio Baltazar Fernandes, de Sant'Ana do Parnaíba, com sua família, colonos e escravos. Ele fixou-se na região, surgindo então a atual cidade de Sorocaba.

Baltazar Fernandes levou uma imagem de Nossa Senhora. Para a cultuar devidamente, construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Ponte. Talvez seja a mesma capela que ainda existia em 1820, junto a uma velha ponte de madeira que atravessava o rio Tietê, perto do salto de Itu.

Por que essa imagem intitulava-se da Ponte? Por estar junto à ponte de madeira? Ou possuía Baltazar Fernandes uma cópia da imagem portuguesa de Ponte de Lima? Nada ficou registrado. Pode também ser ela cópia da imagem paraguaia, pois o vigário da cidade de Villa rica era muito amigo do fundador de Sorocaba, cuja esposa era oriunda de família espanhola. Seja como for, a invocação a Nossa Senhora da Ponte ficou conhecida e permanece até nossos dias.

Quem ainda hoje visita a atual Catedral da cidade, encontra uma imagem barroca do século XVIII, muito provavelmente de origem portuguesa, que representa Nossa Senhora de pé, tendo o Menino Jesus em seu braço esquerdo. Quantas pessoas já invocaram a Virgem Santíssima diante dessa imagem! E a quantas ela terá ajudado a transpor a ponte da eternidade!

Em Porto Feliz
Fiéis das três paróquias da cidade estiveram presentes, pois na terça-feira a imagem partirá para Tietê as 18h30m e muitos não poderão participar.

Consulte a programação, aqui.

Participaram da missa os diáconos Paulo e Silvio da Paróquia Mãe dos Homens, juntamente com o padre Washington no presbitério, também estavam os franciscanos da fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe da OFS e as irmãs do Instituto das Filhas de São José. Na homilia, padre Washington fez um momento de reflexão orante, remetendo todos a experiência da espiritualidade Mariana, reconhecendo em Maria, aquela que intercede pelo filhos de Deus. O Sacerdote afirmou, que esta visita tem somente a contribuir para a nossa Fé, pois, apesar de ser uma imagem, é um sinal da Fé, e quando recebemos Àquela que nos visita, e quando nos visita, leva Deus.

 DSCF5194 DSCF5196 DSCF5197 DSCF5198 DSCF5199 DSCF5203 DSCF5205 DSCF5212 DSCF5215 DSCF5216 DSCF5226 DSCF5227  DSCF5231 DSCF5234 DSCF5240 DSCF5244 DSCF5249 DSCF5250 DSCF5252 DSCF5254 DSCF5256 DSCF5260 DSCF5268 DSCF5271 DSCF5274 DSCF5279 DSCF5280 DSCF5281 DSCF5282 DSCF5289 DSCF5292 DSCF5296 DSCF5298 DSCF5300 DSCF5317 DSCF5319

DSCF5322

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação