Pontualmente as 18h desta segunda-feira dia 4 de julho, chegou até a Matriz N. S. Aparecida, à imagem peregrina de Nossa Senhora da Ponte, vindo diretamente de Sorocaba. A Santa é padroeira da cidade de Sorocaba e também da Arquidiocese de Sorocaba.
Informações da Arquidiocese, aqui
História da Catedral de Sorocaba, aqui
História de Nossa Senhora Ponte de Sorocaba
Em 1590, foi construída uma ponte na região de Sorocaba, Estado de São Paulo, para dar passagem à expedição de Afonso Sardinha, a qual visava explorar as minas de ferro do morro de Ipanema. A expedição acabou fundando uma cidade que não vingou. Mas a ponte ficou, e lá estava quando veio Baltazar Fernandes, de Sant'Ana do Parnaíba, com sua família, colonos e escravos. Ele fixou-se na região, surgindo então a atual cidade de Sorocaba.
Baltazar Fernandes levou uma imagem de Nossa Senhora. Para a cultuar devidamente, construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Ponte. Talvez seja a mesma capela que ainda existia em 1820, junto a uma velha ponte de madeira que atravessava o rio Tietê, perto do salto de Itu.
Por que essa imagem intitulava-se da Ponte? Por estar junto à ponte de madeira? Ou possuía Baltazar Fernandes uma cópia da imagem portuguesa de Ponte de Lima? Nada ficou registrado. Pode também ser ela cópia da imagem paraguaia, pois o vigário da cidade de Villa rica era muito amigo do fundador de Sorocaba, cuja esposa era oriunda de família espanhola. Seja como for, a invocação a Nossa Senhora da Ponte ficou conhecida e permanece até nossos dias.
Quem ainda hoje visita a atual Catedral da cidade, encontra uma imagem barroca do século XVIII, muito provavelmente de origem portuguesa, que representa Nossa Senhora de pé, tendo o Menino Jesus em seu braço esquerdo. Quantas pessoas já invocaram a Virgem Santíssima diante dessa imagem! E a quantas ela terá ajudado a transpor a ponte da eternidade!
Em Porto Feliz
Fiéis das três paróquias da cidade estiveram presentes, pois na terça-feira a imagem partirá para Tietê as 18h30m e muitos não poderão participar.
Consulte a programação, aqui.
Participaram da missa os diáconos Paulo e Silvio da Paróquia Mãe dos Homens, juntamente com o padre Washington no presbitério, também estavam os franciscanos da fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe da OFS e as irmãs do Instituto das Filhas de São José. Na homilia, padre Washington fez um momento de reflexão orante, remetendo todos a experiência da espiritualidade Mariana, reconhecendo em Maria, aquela que intercede pelo filhos de Deus. O Sacerdote afirmou, que esta visita tem somente a contribuir para a nossa Fé, pois, apesar de ser uma imagem, é um sinal da Fé, e quando recebemos Àquela que nos visita, e quando nos visita, leva Deus.
Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Linda missa! Adorei, o andor tinhas umas rosas linda, tinha uma amarela que me lembrou muito de Santa Rita de Cássia, linda linda.
ResponderExcluir