quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Zoonoses de Sorocaba doa mais de 1.600 animais em 2011

 


A Seção de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) doou 1.676 animais entre janeiro e dezembro de 2011. Foram 1.214 cães e 462 gatos que ganharam um novo lar durante todo este ano. Os bichinhos foram doados durante as tradicionais feirinhas de adoção, realizadas mensalmente pela Zoonoses ou diretamente na Unidade de Controle Animal (UCA), localizada no Jardim Humberto de Campos.

Todos os animais disponíveis para adoção são cadastrados antecipadamente, passam por uma avaliação com médico veterinário, são vacinados e medicados com vermífugo. Quem adota um cachorro ou um gato nas feiras promovidas pela Prefeitura tem direito a castrar o animal na UCA. A cirurgia pode ser realizada a partir dos seis meses de vida do animal, que também receberá nova dose de vermífugos.

Leandro Arruda, chefe da Zoonoses, lembra que, além das doações de cães e gatos, as feirinhas têm um trabalho de orientação sobre posse responsável de animais.

Em 2010, a Zoonoses doou 1.374 animais no total, ou seja, 1.018 cães e 356 gatos. Para a seção, o aumento do número de bichinhos adotados neste ano se deve à maior procura por parte da população pelos animais de estimação.

AÇÕES PERMANENTES - Sorocaba possui um programa permanente de posse responsável, cujo objetivo é orientar e promover uma reflexão na sociedade sobre o conceito de adoção consciente de animais. Além das atividades como as feiras de doação de animais, são feitos os mutirões de castrações e ações educativas em escolas, feiras e eventos, com a distribuição de material informativo.

Entidades instaladas na cidade também desenvolvem importante trabalho de conscientização sobre a adoção responsável, combate aos maus-tratos contra os animais e, algumas delas, promovem feirinhas de doação periódicas. Essas instituições somam esforços com o poder público no sentido de reduzir o número de animais nas ruas e o abandono, e promover o controle da população animal, não apenas nas ruas, mas também nos domicílios.

Papa faz duas nomeações para a Igreja no Brasil

Dom Remídio José Bohn e Dom Vital Chitolina

O Papa Bento XVI fez duas nomeações nesta quarta-feira, 28, para a Igreja no Brasil. O Santo Padre nomeou o Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Remídio José Bohn, como novo bispo de Cachoeira do Sul (RS), sucedendo Dom Irineu Silvio Wilges que renunciou por limite de idade - 75 anos - segundo o canon 401, do Código de Direito Canônico.
A outra nomeação foi para a diocese vacante de Diamantino (MT), para a qual o Papa designou Dom Vital Chitolina, até então bispo da diocese de Paranatinga (MT).
Leia mais
.: CNBB divulga nota sobre nomeação de novos bispos para o Brasil

Dom Remídio

Nasceu na cidade de Feliz (RS), no dia 21 de maio de 1950. Fez seus estudos primários na escola paroquial no distrito de São Roque, em Feliz. Cursou Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão (RS) e Teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na capital gaúcha.
Dom Remídio foi pároco na paróquia São Pedro de Poço das Antas (RS); de 1982 a 1986, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Canoas (RS); de 1993 a 1995; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Porto Alegre; de 1996 a 2006, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Porto Alegre. 
Ele foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 2006. Atualmente ele é o secretário do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul).
Diamantino
A diocese de Diamantino (MT), vacante desde o ano de 2010, receberá o seu quinto bispo. Dom Vital Chitolina foi transferido de Paranatinga (MT) para assumir 120.084 km², organizado em 13 paróquias, com uma população de quase 300 mil habitantes.
Dom Vital atualmente é o vice-presidente do Regional Oeste 2 (Mato Grosso), foi ordenado bispo de Paranatinga, em 1998. Ele nasceu em 1954, em Tuparendi (RS). O seu lema episcopal é “preparai o caminho do Senhor”.

Nutricionista ensina como combater a ressaca após festas de fim de ano

 

Nas comemorações de fim ano, normalmente, abusa-se da comida e da bebida. Por isso, a nutricionista Karin Honorato, ensina como combater a ressaca e ainda desvenda mitos sobre o assunto.
Mesmo aqueles que não bebem, sabem os efeitos que o álcool pode causar no dia seguinte: dor de cabeça, boca amarga, diarréia, vômito e desidratação. Karin Honorato afrima que o abuso de bebidas alcoólicas, além de trazer toxinas para o nosso organismo, desequilibra o nível de açúcar, afeta o nível de vitaminas e nutrientes, tirando a energia do corpo.

saiba mais

Antes de dar sugestões de como driblar a ressaca, a nutricionista explica por que a sensação é provocada. “Quando você consome o álcool, ele aumenta rapidamente o nível de açúcar do organismo e, consequentemente, há uma queda. É nessa queda que o organismo quer se recompor. Por isso, as pessoas, após a ingestão de bebida alcoólica, sempre querem aumentar o consumo de comidas gordurosas, de açúcar e, até mesmo, de alimentos com muito sal. É uma espécie de recompensa rápida para o organismo”, detalha. Karin Honorato alerta, porém, que esses alimentos, além de não possuírem nutrientes, acabam prejudicando o funcionamento do fígado, já afetado pelo consumo do álcool.
As verduras escuras são a principal dica para eliminar as toxinas que vieram com o excesso de bebida. Consumir vegetais no dia seguinte, em sucos, saladas e em todos os preparos, ajuda a livrar-se da ressaca mais rapidamente. A especialista ressalta que repolho cru, além de ajudar o fígado, melhora os sintomas da dor de cabeça.
Os líquidos também são importantes para quem bebeu demais. Segundo Karin Honorato, consumir água, cerca de dez copos por dia, é fundamental. Os chás também são benéficos para aliviar a ressaca, principalmente aqueles feitos com ervas, como o boldo e a alcachofra. “O boldo possui a boldina, que é uma substância ativa, e a alcachofra, possui a cinarina. Todas essas duas substâncias são hepatoprotetoras, ou seja, protegem as células do fígado, desintoxicam e ajudam a bile a funcionar melhor”, explica a nutricionista. Em caso de desidratação, diarreia ou vômito, decorrentes do consumo de bebida alcoólica, a dica ingerir, também, ao longo do dia, isotônicos naturais, como a água de coco, ou industrializados.

Suco revigorante

Karin Honorato também ensina a receita de um suco – à base de beterraba, cenoura, maça, hortelã e gengibre – para amenizar os efeitos do álcool. “A beterraba possui a betaína, que ajuda a desintoxicar o fígado. A maçã e a cenoura, além de terem fibras que mantêm a glicose por mais tempo no sangue, ajudam a dar uma saciedade, sem deixar o organismo pesado. O hortelã, que é digestivo, ajuda a desintoxicar. E o gingibre, estimula a circulação e leva para as células, rapidamente, os nutrientes que o organismo está precisando”, esclarece. Bata todos esses ingredientes crus, na quantidade desejada, adicionando água ou água de coco. Segundo a nutricionista, o ideal é ingerir o suco assim que for feito.
Mitos
A especialista também fala sobre os mitos que existem em torno da ressaca. Karin Honorato afirma que não há como determinar qual quantidade de bebida é preciso ingerir para acordar de ressaca no dia seguinte, pois cada organismo reage de uma maneira ao consumo do álcool. A especialista descarta o misto sobre a mistura de bebidas. “Isso não faz a diferença na ressaca. O problema é que cada bebida tem um teor alcoólico e uma misturada à outra aumenta o teor cada vez mais. O que conta é a quantidade de álcool que vai interferir no seu fígado”, afirma. Já em relação ao conselho de muitas pessoas sobre comer enquanto se bebe, Karin Honorato está de acordo. Mas, o ideal é consumir alimentos leves e em poucas quantidades.

Catequese de Bento XVI - Oração na Sagrada Família - 28/12/2011

 

Queridos irmãos e irmãs,

este nosso encontro desenvolve-se em um clima de Natal, inundado de íntima alegria devido ao nascimento do Salvador. Celebramos há pouco este mistério, cujo eco se expande na liturgia de todos estes dias. É um mistério de luz que os homens de todas as épocas podem reviver na fé e na oração. Exatamente através da oração nós nos tornamos capazes de aproximarmo-nos de Deus com intimidade e profundidade. Por isso, tendo presente o tema da oração, que estou desenvolvendo neste período nas Catequeses, hoje gostaria de convidar-vos a refletir sobre como a oração faz parte da vida da Sagrada Família de Nazaré. A Casa de Nazaré, de fato, é uma Escola de Oração, onde se aprende a escutar, a meditar, a penetrar o significado profundo da manifestação do Filho de Deus, através do exemplo de Maria, José e Jesus.
Permanece inesquecível o discurso do Servo de Deus Paulo VI por ocasião de sua visita a Nazaré. O Papa disse que, na Escola da Sagrada Família, nós "compreendemos porque devemos ter uma disciplina espiritual, se queremos chegar a ser alunos do Evangelho e discípulos de Cristo". E acrescenta: "Em primeiro lugar, a lição do silêncio. Renasça em nós a valorização do silêncio, desta estupenda e indispensável condição do espírito; em nós, aturdidos por tantos ruídos, tantos rumores, tantas vozes de nossa ruidosa e hipersensibilizada vida moderna. O Silêncio de Nazaré ensina-nos o recolhimento, a interioridade, a atitude de prestar ouvidos às boas inspirações e palavras dos verdadeiros mestres" (
Discurso em Nazaré, 5 de janeiro de 1964).
Podemos elencar alguns pontos sobre a oração, sobre a relação com Deus, da Sagrada Família, conforme as narrações evangélicas da infância de Jesus. Podemos partir do episódio da Apresentação de Jesus no templo. São Lucas narra que Maria e José, "concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor" (2,22). Como toda a família hebraica observante da Lei, os pais de Jesus dirigem-se ao templo para consagrar a Deus o primogênito e para oferecer o sacrifício. Movidos pela fidelidade à prescrição, partem de Belém e chegam a Jerusalém com Jesus, que tem, então, apenas quarenta dias; ao invés de um cordeiro de um ano, apresentam a oferta das famílias simples, isto é, duas pombas. Aquela da Sagrada Família é a peregrinação da fé, da oferta dos dons, símbolo da oração e do encontro com o Senhor, que Maria e José já veem no filho Jesus.
A contemplação de Cristo tem em Maria o seu modelo insuperável. O rosto do Filho lhe pertence a título especial, porque é no seu ventre que se formou, tomando dela também uma semelhança humana. À contemplação de Jesus, ninguém se dedicou com tanta assiduidade quanto Maria. O olhar do seu coração concentra-se sobre Ele já no momento da Anunciação, quando O concebe por obra do Espírito Santo. Nos meses sucessivos, adverte, pouco a pouco, a Sua presença, até o dia do nascimento, quando os seus olhos podem fixar, com ternura materna, o rosto do filho, enquanto o envolve em faixas e o coloca na manjedoura. As lembranças de Jesus, fixadas na sua mente e no seu coração, marcaram cada instante da existência de Maria. Ela vive com os olhos sobre Cristo e valoriza cada uma de Suas palavras. São Lucas diz: "Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração" (2,19), e assim descreve a atitude de Maria diante do Mistério da Encarnação, atitude que se prolongará em toda a sua existência: conservar todas as coisas, meditando-as no seu coração.
Lucas é o Evangelista que nos faz conhecer o coração de Maria, sua fé (cf. 1,45), sua esperança e obediência (cf. 1,38), sobretudo sua interioridade e oração (cf. 1,46-56), a sua livre adesão a Cristo (cf. 1,35). E tudo isso procede do dom do Espírito Santo que desce sobre Ela (cf. 1,35), e que descerá sobre os Apóstolos, segundo a promessa de Cristo (cf. At 1,8). Essa imagem de Maria, que nos dá São Lucas, apresenta Nossa Senhora como modelo de cada fiel que conserva e se coloca frente às palavras e ações de Jesus, atitude que é sempre um progredir no conhecimento de Jesus.
Nos passos do
Beato Papa João Paulo II (cf. Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae), podemos dizer que a oração do Rosário tem seu modelo exatamente em Maria, porque consiste no contemplar os mistérios de Cristo em união espiritual com a Mãe do Senhor. A capacidade de Maria de viver do olhar de Deus é, por assim dizer, contagiante. O primeiro a fazer tal experiência é São José. O seu amor humilde e sincero pela sua prometida esposa e a decisão de unir sua vida à de Maria atraiu e introduziu também a ele, que já era um "homem justo" (Mt1,19), em uma singular intimidade com Deus. De fato, com Maria e depois, sobretudo, com Jesus, ele começa um novo modo de relacionar-se com Deus, de acolhê-lo na própria vida, de entrar no seu projeto de salvação, cumprindo sua vontade. Após ter seguido com confiança a indicação do anjo – "não temas receber Maria por esposa" (Mt 1,20) –, ele tomou consigo a Maria e partilhou sua vida com ela. Verdadeiramente, doou totalmente a si mesmo a Maria e a Jesus, e isso o conduziu rumo à perfeição da resposta à vocação recebida. O Evangelho, como sabemos, não conservou nenhuma palavra de José: a sua é uma presença silenciosa, mas fiel, constante, operosa. Podemos imaginar que também ele, bem como sua esposa e em íntima comunhão com ela, viveu os anos da infância e adolescência de Jesus desfrutando, por assim dizer, da sua presença na família. José cumpriu plenamente sua missão paterna, em todos os aspectos. Seguramente educou Jesus à oração, juntamente com Maria. Ele, em particular, O terá levado consigo à sinagoga, nos ritos do sábado, bem como a Jerusalém, para as grandes festas do Povo de Israel. José, segundo a tradição hebraica, terá presidido à oração doméstica, tanto a cotidiana – pela manhã, à noite, nas refeições –, quanto a dos principais acontecimentos religiosos. Assim, no ritmo das jornadas transcorridas em Nazaré, entre a simples casa e a oficina de José, Jesus aprendeu a alternar oração e trabalho, e a oferecer a Deus também o cansaço para ganhar o pão necessário à família.
E, enfim, outro episódio que vê a Sagrada Família de Nazaré reunida em um evento de oração. Jesus, conforme escutamos, aos doze anos, dirige-se com os seus ao Templo de Jerusalém. Esse episódio coloca-se no contexto da peregrinação, como sublinha São Lucas: "Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa" (2,41-42). A peregrinação é uma expressão religiosa que se nutre de oração e, ao mesmo tempo, alimenta-a. Aqui se trata daquela peregrinação pascal, e o Evangelista faz-nos observar que a família de Jesus a vive a cada ano, para participar dos ritos na Cidade Santa. A família hebraica, bem como aquela cristã, reza na intimidade doméstica, mas reza também junto com a comunidade, reconhecendo-se parte do Povo de Deus em caminho, e a peregrinação expressa justamente esse "estar em caminho" do Povo de Deus. A Páscoa é centro e o cume de tudo isso, e envolve a dimensão familiar e aquela do culto litúrgico e público.
No episódio de Jesus aos doze anos, são registradas também as primeiras palavras do Senhor: "Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?" (Lc 2,49). Após três dias de busca, os seus pais encontram-No no Templo, sentado entre os Mestres, que o escutavam e interrogavam (cf. 2,46). À pergunta sobre o porquê fez isso com seu pai e sua mãe, Ele responde que fez somente aquilo que deve fazer o Filho, isto é, estar junto ao Pai. Assim, Ele indica quem é o verdadeiro Pai, qual é a verdadeira casa, que Ele não fez nada de estranho, de desobediente. Permaneceu onde deve estar o Filho, isto é, junto ao Pai, e sublinhou quem é o seu Pai.A palavra "Pai" destaca, portanto, o acento dessa resposta, aparecendo todo o mistério cristológico. Essa palavra abre, portanto, o mistério, é a chave do mistério de Cristo, que é o Filho, e abre também a chave do mistério nosso como cristãos, que somos filhos no Filho. Ao mesmo tempo, Jesus ensina-nos como ser filhos, exatamente no estar com o Pai em oração. O mistério cristológico, o mistério da existência cristã está intimamente ligado, fundado na oração. Jesus ensinará, um dia, seus discípulos a rezar, dizendo a eles: quando rezardes, dizei "Pai". E, naturalmente, não o dizei somente com uma palavra, mas dizei-o com a vossa existência, aprendei sempre mais a dizer com a vossa existência: "Pai"; e, assim, sereis verdadeiros filhos no Filho, verdadeiros cristãos.
Aqui, quando Jesus está ainda plenamente inserido na vida da família de Nazaré, é importante notar a ressonância que pode ter tido nos corações de Maria e José ouvir da boca de Jesus aquela palavra "Pai", revelando, sublinhando quem é o Pai, e ouvir da sua boca essa palavra com a consciência do Filho Unigênito, que exatamente por isso desejou permanecer três dias no templo, que é a "casa do Pai". Desde então, podemos imaginar, a vida na Sagrada Família foi então mais plena de oração, porque, do coração de Jesus menino – e depois adolescente e jovem –, não cessará mais de se difundir e refletir nos corações de Maria e José este senso profundo da relação com Deus Pai. Esse episódio mostra-nos verdadeira situação, a atmosfera do ser com o Pai. Assim, a Família de Nazaré é o primeiro modelo da Igreja em que, em torno da presença de Jesus e graças à sua mediação, vivem todos a relação filial com Deus Pai, que transforma também as relações interpessoais, humanas.
Queridos amigos, é por esses diversos aspectos que, à luz do Evangelho, brevemente traçados, a Sagrada Família é ícone da Igreja doméstica, chamada a rezar em união. A família é Igreja doméstica e deve ser primeira escola de oração. Na família, as crianças, desde a mais tenra idade, podem aprender a perceber o senso de Deus, graças ao ensino e ao exemplo dos pais: viver em uma atmosfera marcada pela presença de Deus. Uma educação autenticamente cristã não pode prescindir da experiência de oração. Se não se aprende a rezar em família, será depois difícil preencher esse vazio. E, portanto, gostaria de dirigir a vós o convite a redescobrir a beleza de rezar juntos como família, na escola da Sagrada Família de Nazaré. E, assim, tornar-vos realmente um só coração e uma só alma, uma verdadeira família.

Obrigado!

Sem sinalização, radares podem multar na região de Sorocaba, SP

Nova Resolução já está valendo desde o dia 22 de dezembro.
Placas informativas não precisam ser retiradas.

Os motoristas precisam ficar mais atentos. Já está valendo a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito que derrubou a obrigatoriedade das placas que avisam sobre a presença de radares. Também prevê que os radares móveis não precisam de estudos técnicos para serem usados. Ou seja, a Polícia Militar Rodoviária pode usar o móvel como bem entender nas estradas.
A medida, em vigor desde o dia 22 de dezembro, garante que os motoristas não precisam ser avisados da presença dos radares fixos ou móveis.

Em Sorocaba, no interior de São Paulo, o presidente da Urbes, empresa que gerencia o transporte na cidade, Renato Gianolla, as placas de fiscalização eletrônica vão permanecer. A regra também vale para as rodovias municipais, estaduais e federais. As placas de fiscalização eletrônica permanecem.

A instalação de placas de sinalização foi derrubada em 2003, mas três anos depois a norma foi revogada e as placas voltaram a ser obrigatórias. Mesmo com a abolição dos avisos, a Resolução estabelece que os radares devem estar a vista do motorista. A presença de radares móveis nos trechos das rodovias onde não há sinalização de velocidade máxima também foi liberada. Qualquer ponto das estradas pode haver fiscalização eletrônica. Pela Resolução anterior, tanto os radares móveis, como os radares fixos, precisavam de estudos técnicos para instalação em determinado ponto.

Com a nova Resolução, apenas a instalação de radares fixos precisam dos estudos técnicos. A utilização dos radares portáteis está liberada, o que aumenta o poder de fiscalização, como informa o tenente Hélder André Bonás, da Polícia Militar Rodoviária. Ele disse que com a Resolução, a fiscalização se torna mais prática. Antigamente, os radares precisavam ser instalados em rodovias com as devidas sinalizações, como a placa de velocidade máxima. Agora, qualquer rodovia, com ou sem placa de velocidade máxima permitida, poderá ter fiscalização com os radares portáteis. Com isso, acabou a desculpa de "eu não sabia ou não tinha placa", como afirmavam alguns motoristas.

Para o tenente Bonás, essa medida reduzirá acidentes em prazo médio. Na região de Sorocaba, conforme mostrou o Tem Notícias, não haverá grandes mudanças já que as ruas e rodovias são bem sinalizadas. Ele também acredita que as concessionárias e empresas responsáveis pelo trânsito não irão retirar as placas já existentes.

É difícil preencher vazio da falta de oração em família, diz Papa

 

Bento XVI: ''A Casa de Nazaré é Escola de Oração, onde se aprende a escutar, meditar, penetrar o significado profundo da manifestação do Filho''

O Papa Bento XVI falou sobre a oração na Sagrada Família de Nazaré na Catequese desta quarta-feira, 28. Foi o último encontro das quartas-feiras, neste ano, entre o Pontífice e os peregrinos.
"A Sagrada Família é ícone da Igreja doméstica, chamada a rezar em união. A família é Igreja doméstica e deve ser primeira escola de oração. [...] Uma educação autenticamente cristã não pode prescindir da experiência de oração. Se não se aprende a rezar em família, será depois difícil preencher esse vazio. E, portanto, gostaria de dirigir a vós o convite a redescobrir a beleza de rezar juntos como família, na escola da Sagrada Família de Nazaré. E, assim, tornar-vos realmente um só coração e uma só alma, uma verdadeira família", destaca.
Nessa perspectiva, a família cristã reza na intimidade doméstica, "mas reza também junto com a comunidade, reconhecendo-se parte do Povo de Deus em caminho".
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI sobre oração na Sagrada Família
O Santo Padre destacou que a Família de Nazaré é o primeiro modelo da Igreja em que, em torno da presença de Jesus e graças à sua mediação, vivem todos a relação filial com Deus Pai, que transforma também as relações interpessoais e humanas.
O Bispo de Roma ressaltou que é através da oração que nos tornamos capazes de aproximarmo-nos de Deus com intimidade e profundidade.
"A Casa de Nazaré, de fato, é uma Escola de Oração, onde se aprende a escutar, a meditar, a penetrar o significado profundo da manifestação do Filho de Deus, através do exemplo de Maria, José e Jesus. [...] Na Escola da Sagrada Família, nós compreendemos porque devemos ter uma disciplina espiritual, se queremos chegar a ser alunos do Evangelho e discípulos de Cristo", explicou.
Maria, José e "Pai"
Maria é o modelo insuperável da contemplação de Cristo, pois o é no seu ventre que o Filho se formou e tomou dela também uma semelhança humana. "À contemplação de Jesus, ninguém se dedicou com tanta assiduidade quanto Maria. As lembranças de Jesus, fixadas na sua mente e no seu coração, marcaram cada instante da existência de Maria. Ela vive com os olhos sobre Cristo e valoriza cada uma de Suas palavras. [...] A atitude de Maria diante do Mistério da Encarnação, atitude que se prolongará em toda a sua existência: conservar todas as coisas, meditando-as no seu coração".
A capacidade de Maria de viver do olhar de Deus é contagiante. O primeiro a fazer tal experiência é São José.
"O Evangelho, como sabemos, não conservou nenhuma palavra de José: a sua é uma presença silenciosa, mas fiel, constante, operosa. [...] Assim, no ritmo das jornadas transcorridas em Nazaré, entre a simples casa e a oficina de José, Jesus aprendeu a alternar oração e trabalho, e a oferecer a Deus também o cansaço para ganhar o pão necessário à família".
Outro episódio que vê a Sagrada Família de Nazaré reunida em um evento de oração é quando Jesus, aos doze anos, dirige-se com os seus pais ao Templo de Jerusalém.
"'Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?' (Lc 2,49). Após três dias de busca, os seus pais encontram-No no Templo, sentado entre os Mestres, que o escutavam e interrogavam (cf. 2,46). À pergunta sobre o porquê fez isso com seu pai e sua mãe, Ele responde que fez somente aquilo que deve fazer o Filho, isto é, estar junto ao Pai. Assim, Ele indica quem é o verdadeiro Pai, qual é a verdadeira casa, que Ele não fez nada de estranho, de desobediente. Permaneceu onde deve estar o Filho, isto é, junto ao Pai, e sublinhou quem é o seu Pai", explica Bento XVI.
Assim, a palavra "Pai" abre o mistério e é a chave do mistério de Cristo, que é o Filho, e abre também a chave do mistério nosso como cristãos, que somos filhos no Filho.
"Ao mesmo tempo, Jesus ensina-nos como ser filhos, exatamente no estar com o Pai em oração. O mistério cristológico, o mistério da existência cristã está intimamente ligado, fundado na oração".
A audiência
O encontro do Santo Padre com os cerca de 8 mil fiéis reunidos na Sala Paulo VI, no Vaticano, aconteceu às 10h30(horário de Roma - 7h30 no horário de Brasília). A reflexão faz parte da "Escola de Oração", iniciada pelo Papa na
Catequese de 4 de maio. O Pontífice iniciou uma nova seção,  dedicada a Jesus e sua oração, na Catequese de 30 de novembro.
Na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa salientou:
"Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha saudação amiga, vendo a vossa presença como a ocasião propícia para confiar ao Pai do Céu as vossas famílias e os sonhos de bem que abrigam no coração. Recebei, como penhor de paz e consolação, a minha Bênção Apostólica".

Rio de Janeiro se prepara para mostrar aos jovens a cidade 'maravilhosa religiosa'

 

rio de janeiro

 

O diretor de comunicação da Secretaria de Estado e Turismo do Rio de Janeiro- SETUR, Gilson Barcellos, disse em entrevista ao Portal A12.com que a cidade do Rio de Janeiro já está se preparando para acolher bem os jovens que visitarão a cidade maravilhosa durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

De acordo com Gilson, a preparação já teve inicio com a visita do secretario Ronald Ázaro a Madri, Espanha, sede do último encontro da juventude em 2011, para que pudesse levar até a organização do evento do Brasil as impressões sobre a grandiosidade e importância da JMJ.

Segundo Barcellos, em setembro, através de uma resolução do Governo Estadual do Rio, foi criado uma Comissão Especial Governamental para a JMJ, no qual todas as secretarias do Estado, pertinentes a realização do evento estão envolvidas.

A SETUR é representada por Soraya Moreno, Coordenadora de Turismo Religioso.  Ao mesmo tempo a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, fez também o Comitê da JMJ 2013.

“Mais especificamente a SETUR, está organizando uma Comissão Especial para a JMJ, que terá uma ação mais voltada para a   a preparação da infraestrutura hoteleira e turística. Roteiros religiosos estão sendo montados, para que a juventude que venha na JMJ entenda que não só o Rio de Janeiro (capital) é uma Cidade Maravilhosa, mas que o Estado do Rio de Janeiro oferece também no Turismo Religioso a sua maravilha”, disse Gilson.

Segundo ele, o Comitê da SETUR, liderado pelo Assessor Especial da Secretaria Jorge Maruche, pretende preparar o Estado para receber esses milhares de jovens que vem de diversos países. “Conhecer o "coração" do Rio de Janeiro, na presença do Santo Padre o Papa Bento XVI”, completou.

Por fim, Barcellos informou que o Rio de Janeiro pretende investir em eventos voltados para o aspecto religioso.

“Temos também como objetivo do Comitê da SETUR promover o Estado em eventos católicos nacionais e internacionais, mostrando que o Rio de Janeiro é também um verdadeiro celeiro de espiritualidade”, finalizou.

Ingleses colocam o Brasil como sexta economia mundial


O Brasil deve superar a Grã-Bretanha e se tornar a sexta maior economia do mundo ao fim deste ano, segundo projeções do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (cuja sigla em inglês é CEBR) publicadas na imprensa britânica ontem.

De acordo com a consultoria britânica, especializada em análises econômicas, a queda da Grã-Bretanha no ranking das maiores economias continuará nos próximos anos com Rússia e Índia empurrando o país para a oitava posição.

O jornal "The Guardian" atribui a perda de posição à crise financeira de 2008 e à crise econômica que persiste em contraste com o boom vivido no Brasil na rabeira das exportações para a China.

O "Daily Mail", outro jornal que destacou o assunto, informa que a Grã-Bretanha foi "deposta" pelo Brasil de seu lugar de sexta maior economia do mundo, atrás de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França.

Segundo o tabloide britânico, o Brasil, cuja imagem está mais frequentemente associada ao "futebol e às favelas sujas e pobres, está se tornando rapidamente uma das locomotivas da economia global" com seus vastos estoques de recursos naturais e classe média em ascensão.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o Brasil tende a consolidar a posição de sexta maior economia do mundo, mas que o País deve demorar entre 10 e 20 anos para que seus cidadãos tenham um padrão de vida europeu, e que precisa investir mais nas áreas social e econômica.

“Os países que mais vão crescer são os emergentes como o Brasil, a China, Índia e Rússia. Dessa maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é de que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos”, disse o ministro em nota. Na frente do Brasil, estão os Estados Unidos, a China, o Japão, a Alemanha e França.

“Isso significa que nós vamos ter que continuar crescendo mais do que esses países, aumentar o emprego e a renda da população. Nós temos um grande desafio pela frente”, disse Mantega. No entanto afirmou: “A boa notícia é que nós estamos nessa direção e caminhando a passos largos para que o Brasil, num futuro próximo, seja um país melhor”.

Mantega disse ainda que o Brasil tem boas relações comerciais com outros países, principalmente da Ásia, e que os investimentos diretos devem atingir US$ 65 bilhões até o fim de 2011.

Conservatório de Tatuí abre no dia 9 inscrições para novos alunos


O Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" abre no próximo dia 9 de janeiro inscrições para o processo seletivo de novos alunos do 1º semestre do ano letivo de 2012, com 528 vagas em todas as áreas do Conservatório de Tatuí. Os interessados devem comparecer à secretaria escolar da instituição, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, portando qualquer documento com foto e que conste a data de nascimento. A taxa de inscrição é de R$ 40.

Para a área de cordas (viola, contrabaixo, violoncelo, violino e luteria), serão 30 vagas para alunos que possuem conhecimento musical e 41 - incluindo o curso de luteria - para iniciantes dos instrumentos. Na área de sopro-madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, fogote e saxofone), o Conservatório selecionará 40 alunos que sabem tocar os respectivos instrumentos e 22 para quem não tiver conhecimento musical.

Na área de sopros-metais (trompa, trompete, trombone e tuba), os inscritos na categoria para estudantes que possuem conhecimento musical concorrerão a 25 vagas. Os iniciantes, no entanto, terão 18. O curso de percussão do Conservatório de Tatuí aceitará 12 alunos com conhecimento musical e 10 que não possuem. No curso de piano, os candidatos disputarão 13 e nove vagas, respectivamente, para as duas modalidades de inscrição.

O curso de canto lírico oferecerá oito vagas para alunos que já possuem conhecimento musical e apenas quatro para os outros candidatos. Na área de performance histórica (flauta doce e cravo) serão seis e duas vagas, seguindo a mesma sequência do curso de canto. O curso de violão - tradicionalmente um dos mais concorridos - abriu 12 vagas para quem sabe tocar o instrumento e oito para os iniciantes.

O setor de música popular (baixo elétrico, violão, guitarra, piano, canto, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão) oferece 45 vagas apenas para quem possui conhecimento musical, assim como o setor de choro (bandolim, violão 7 cordas e percussão), que tem apenas três vagas.

O setor de artes cênicas abre 50 vagas para os cursos de teatro juvenil e adulto. Os cursos de iniciação musical terão 84 vagas, musicografia em braile, uma, e educação musical para educadores, 40. Também haverá 40 vagas para interessados no curso de fundamentos de regência. Detalhes pelo e-mail secretaria@conservatoriodetatui.org.br ou através do telefone (15) 3205-8444.

Pagar as contas e planejar o orçamento: comece bem 2012

 

O professor PhD Marcos Crivellaro salienta que é importante pensar e ver a real necessidade daquilo que se está comprando

Suas contas estão uma bagunça? Não sabe por onde começar? O economista e professor de graduação e pós-graduação da UNIESP (União das Instituições de Ensino Superior) Marcos Crivellaro dá algumas dicas para colocar tudo em ordem, usar bem o 13º salário, aproveitar as promoções de fim de ano e ainda planejar bem o orçamento para o próximo ano. Confira:

1. Dívidas com o Estado

O 13º salário muitas vezes ajuda a pagar as contas atrasadas. Segundo o especialista, as primeiras dívidas a serem pagas são as dívidas com o governo como o IPTU e o IPVA.

2. Cartão de crédito e cheque especial

As contas com maior taxa de juros (em torno de 8%), como o cartão de crédito e o cheque especial, também devem ser prioridade, para quem acertar as dívidas.
3. Financiamentos
Na hora de pagar as contas atrasadas, busque negociar suas dívidas, se pagar à vista tente negociar um bônus, pois receber à vista também é interessante para o credor.
E cuidado: algumas vezes você pode perder um bem, como o carro por exemplo, por causa das prestações atrasadas.
4. Promoções de fim de ano
Nessa época do ano, muitas lojas realizam saldões e promoções. A vontade é comprar tudo, mas o economista aconselha a pensar nas prioridades, o que é mais urgente, pensando em toda família.
“Por exemplo: uma geladeira mais nova gasta menos energia. Então, a economia que você faz por mês na conta, quase que paga a sua geladeira”, elucida o especialista.
Chuveiros e ferros de passar, lembra Crivellaro, também são produtos que gastam bastante energia e que ao serem trocados por novos podem gerar uma grande economia. Um dica é olhar sempre o selo do Inmetro e a classificação de gasto de energia.
“Vale a pena esperar mais 20 dias para fazer as compras, pois você poderá comprar produtos melhores e mais baratos. É comum em janeiro, as promoções das grandes lojas”,  aconselha o economista.
Janeiro também é um bom mês para comprar as roupas da estação, recorda o especialista, mas é importante ter cuidado para não exagerar.
“E a grande dica é sempre pesquisar e pensar bem no que é prioridade, se essa é realmente uma necessidade. Os feirões de carro, por exemplo, acontecem sempre ao longo do ano, isso acontece em todos os seguimentos, então se o consumidor puder guardar o dinheiro e negociar uma boa vantagem, esse dinheiro rende mais”, salienta Crivellaro.
5. Planejando o orçamento para 2012
“Não é proibido fazer dívidas. Mas a grande dica é pensar em como elas vão pesar no orçamento mensal. Muitas vezes a soma das dívidas é quase seu salário. O saudável é que seu salário esteja de 30%, no máximo 40%, comprometido com as contas”, ressalta o economista.
O desafio é tentar guardar dinheiro para poder fazer compras futuras à vista para conseguir um bom desconto.
“Quando você tem mais tempo para pensar na compra que você quer fazer, você consegue verificar se realmente precisa do produto e se esta é a melhor compra, o melhor produto”, destaca Crivellaro.
Leia mais
.: Como rever seus conceitos para começar bem o ano?

Minha Casa, Minha Vida terá de destinar 3% das moradias a idosos

 

O programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida" terá de destinar 3% das moradias previstas à população idosa, conforme normas publicadas na edição de terça-feira, 27, do Diário Oficial da União.
Ainda de acordo com as novas regras, pelo menos 3% das unidades de cada empreendimento deverão ser destinadas a pessoas com deficiência ou a famílias das quais façam parte pessoas com deficiência.
A segunda etapa do programa do governo federal prevê a contratação de 2 milhões de moradias até 2014, sendo 60% para famílias com renda mensal de até três salários mínimos.
O "Minha Casa, Minha Vida" foi lançado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março de 2009, com objetivo de contratar 1 milhão de habitações, volume que chegou a 1,005 milhão de unidades ao final de 2010.
Conforme dados do Ministério das Cidades, até 30 de outubro, a segunda fase do projeto contratou 336 mil unidades. Do total contratado nas duas etapas, 652 mil moradias foram entregues

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 28/12/2011

Fuga para o Egito

Leitura Orante
Mt 2,13-18
Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo". José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho". Quando Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: "Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, pois não existem mais".

Para o seu dia!

Muitas pessoas pensam que a felicidade somente será possível depois de alcançar algo, mas a verdade é que deixar para ser feliz amanhã é uma forma de ser infeliz.
Roberto Shinyashiki

  Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar. Francis Bacon