quarta-feira, 28 de abril de 2010

Encerrando o ano sacerdotal Confiar?

 

Realizou-se esta Segunda-feira a Jornada de Pastoral em Enxomil (Vila Nova de Gaia)organizada pelo Centro de Actividades Sacerdotais, este ano na sua XIV edição, e teve como lema as palavras de Jesus depois de ter estado a ensinar o povo desde a barca de Pedro: «Duc in altum! – faz-te ao largo e lança as redes para pescar».

Iniciou-se com uma intervenção de D. Manuel Clemente, bispo do Porto a dar uma visão da tensão, historicamente sempre existente, entre “o século”, isto é, os assuntos da vida da sociedade em cada momento histórico e a missão do sacerdote nesse contexto, a que deu o título de: “Padre secular: Etapas de um caminho”.

Da parte da tarde, D. António Francisco, bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios, que falou sobre: “Ser Padre ao serviço do Povo de Deus: Dar-vos-ei Pastores”, salientando a figura do sacerdote através dos mais recentes documentos da Igreja.

Ainda no final da manhã ouve tempo para um Painel com a presença do Pe. Jorge Madureira Soares, Secretario da mesma Comissão Episcopal e o Pe. Hugo Santos, Capelão da Universidade Católica (Lisboa), sobre “Sacerdotes para o século XXI”.

O primeiro fez uma reflexão sobre o sentido profético da vocação sacerdotal, a partir da vida e missão do profeta Samuel. O segundo utilizou o testemunho de três jovens sobre o que é para eles o sacerdote, para ilustrar as várias virtudes que facilitam o cumprimento da sua missão na nossa sociedade.

Esteve presente o Vigário Regional para Portugal da Prelatura do Opus Dei (Mons. José Rafael Espírito Santo) e mais de uma centena de sacerdotes de muitas dioceses do pais, que tiveram assim uma oportunidade de descanso e convívio, além de momentos de oração e troca de ideias sobre as questões de mais actualidade para a sua actividade pastoral, que este ano não deixaram de apontar para a próxima vinda do Santo Padre ao nosso pais.

Com o Ano Sacerdotal já a aproximar-se do seu termo, e em que houve inúmeras oportunidades de participar em iniciativas de todo o tipo (oração, formação, actualização, convívio, etc.) a Jornada deste ano estive focada numa perspectiva de futuro. Inspirando-se na atitude do Papa João Paulo II no final do Ano Jubilar de 2000: «Duc in altum! Estas palavras ressoam hoje aos nossos ouvidos, convidando-nos a lembrar com gratidão o passado, a viver com paixão o presente, abrir-se com confiança ao futuro» (João Paulo II, Carta Apostólica “No Início do Novo Milénio”).

Pe. Jorge Margarido Correia

Mais informação em www.cliturgica.org

Projeto As mãos da Via Sacra

Por uma iniciativa da Fraternidade São Maximiliano Maria kolbe da cidade de Porto Feliz, está oficialmente lançado o Projeto "As mãos da Via Sacra", que pretende arrecadar fundos para ajudar no alivio e tratamento dos portofelicenses que sofrem de Câncer.

Através de arrecadação de doações, trabalho voluntários e confecção de produtos artesanais, a Fraternidade da OFS do Brasil pretende comprar medicamentos, Ensure (complemento alimentar apropriado), além de outros gestos concretos.

Visite:





Mudanças no trânsito em Porto Feliz

Foto


Mudanças próximas a Creche Evanilde

A sinalização de solo de diversas ruas de Porto Feliz recebeu manutenção da Diretoria de Operações Comunitárias, nesta semana. Na avenida Getúlio Vargas seis faixas de pedestres foram repintadas, já em frente ao prédio da Diretoria foi feita a demarcação de estacionamento para viaturas.
Durante a manutenção também foram implantadas faixas de pedestres e placas de sinalização nas ruas Capivari e Cerquilho, próximas à creche Ivanilde Aparecida de Camargo Maceió, no Jardim Santa Elisa.

Mudança
A rua Amadeu Marteli passará a ter mão única no sentido bairro – centro, a partir do dia 26 de abril. De acordo com a Coordenadoria de Sistema Viária a mudança foi feita devido ao trânsito intenso do local. A via recebeu placas de sinalização.


AI / Porto Feliz

A sacralidade do ser humano e do universo

Frei João Mannes, OFM

É próprio da natureza humana crer em algo absoluto e irredutível a um determinado objeto que está à nossa mão. Nós mesmos atestamos o quanto somos movidos por um desejo de ulterioridade e quão difícil é exprimir em conceitos o “objeto” desse desejo. Do esforço intelectual para dizer o inominável surgiram nomes como “Deus”, “Alá”, “Santo”, “Sagrado”, “Divino” e “Totalmente Outro”. Tem-se, enfim, a clara percepção de que os nomes referem-se a uma Realidade que transcende infinitamente as possibilidades do conhecimento humano.

Na perspectiva judaico-cristã, o mistério que envolve e transcende a nós e a todas as coisas é Deus. E todas as pessoas que já vivenciaram uma profunda experiência de Deus falam Dele quase que balbuciando, ou seja, com a percepção “racional” de que estão diante de um mistério. O mistério de Deus não é totalmente decifrável pela inteligência humana, mas também não é totalmente inacessível. Se fosse totalmente inacessível não poderíamos nem sequer nos referir a Ele como mistério. Por outro lado, se fosse totalmente manifesto, não haveria busca interminável de Deus ou experiência religiosa (Santo Agostinho). De modo que Deus desceu de sua inacessibilidade e se nos revelou por excelência na pessoa de Jesus Cristo (Jo 1,18) a fim de fazer-se procurar com mais afinco pela humanidade “em todo tempo e lugar”. O Deus revelado por Jesus Cristo encarnado é essencialmente um mistério transbordante de amor e, portanto, somente apreensível na experiência (ascese) da liberdade e do amor.

Todavia, o que se pretende enfatizar na presente reflexão não é a revelação de Deus em Jesus Cristo, mas, antes, sua manifestação contínua na obra da criação do universo. Cada ser não existe por si mesmo, mas por graça do Criador que, gratuita e livremente, lhe comunica o ser. Em outras palavras, cada criatura recebe o seu ser de Deus que, movido unicamente pela Sua vontade, a cria e mantém na existência pela íntima presença do Seu sopro (espírito) criativo (Sb 1,7; Is 34,16). A criação emerge continuamente como projeção e auto-comunicação gratuita de Deus. Para M. C. Schuback, Deus está de modo inteiro, indiviso e integral em cada criatura, sem fragmentar-se, ou seja, “resguardando o seu ser-uno” (Para ler os medievais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 56-62). E, de acordo com o místico alemão Mestre Eckhart, Deus está inteiramente em todos os lugares como “a alma que está inteira, indivisa e integralmente no pé, no olho e em cada membro do corpo”. Cada criatura, porém, o acolhe e o manifesta dentro das suas possibilidades (mineral, vegetal, animal ou homem).

Assim, em todos os seres do universo transparece o Sagrado porque não se fundamentam em si mesmos, mas no espírito de “doação integral de Deus”. Nas palavras de L. Boff, “o sagrado é a profundidade de cada pessoa humana. É a misteriosidade de cada ser da Criação” (Mística e espiritualidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 67). O íntimo mais íntimo de cada ser ama esconder-se e fazer-se presente, provocando assombro, encanto, fascínio, tremor e admiração na alma humana. Enquanto criada à imagem de Deus, a alma humana tem a capacidade de estar para além do espaço e do tempo e de amar e conhecer a Deus. No processo de amor e conhecimento de Deus o ser humano desprende-se cada vez mais de si mesmo e assemelha-se à absoluta incondicionalidade do modo de ser de Deus. E à medida que ele se diviniza, apreende as coisas e pessoas “para além delas”, ou seja, respectivamente como vestígios e imagens de Deus.

Francisco de Assis é modelo arquetípico de ser humano que intuiu a presença do Sagrado em todas as criaturas. Conforme relata-se no Espelho da Perfeição, o Pobre de Assis, “totalmente absorto no amor de Deus, vislumbrava perfeitamente a bondade de Deus não só na sua alma, já ornada com toda a perfeição das virtudes, mas também em qualquer criatura” (2EP 113,1). Diante do espetáculo das criaturas, Francisco cala, arregalando os olhos, porque vê cada criatura não simplesmente como uma coisa ou um objeto de uso, mas milagrosamente emergindo do nada e das mãos do Criador. Na visão de Francisco, cada criatura não é um mero objeto à sua mão utilitarista, mas lugar privilegiado de revelação e retraimento do mistério de Deus. Conseqüentemente, Francisco não reverencia as criaturas em si mesmas (isso seria idolatria), mas o Divino que nelas transparece.

Todavia, constata-se que no Ocidente desencadeou-se um processo de emancipação da razão em relação ao Sagrado. Esse processo de dessacralização chegou ao seu ponto mais elevado na modernidade. E uma vez abolido o Sagrado do mundo, tanto a natureza quanto o ser humano entram no domínio do objetivável e, portanto, do cientificamente explicável. De fato, a concepção de homem e de mundo que impera na modernidade tende a excluir totalmente a referência a Deus como mistério tremendo e a fabricar deuses à imagem dos interesses e conveniências do próprio ser humano. Isto quer dizer que o ser humano não deixou de acreditar em algo absoluto. Ocorre que no lugar do Absoluto (Deus) ele coloca-se a si mesmo, a razão, a ciência, o dinheiro, a carreira, o sexo, a produção e o consumo, conforme atesta Max Scheler em O eterno no homem: “todo o ser humano crê ou em Deus ou em um ídolo”.

A idéia que o ser humano faz de si mesmo e do mundo na atualidade é excessivamente racionalista, mecanicista e materialista. As coisas e pessoas são meros objetos de uso para uma determinada finalidade (racionalidade instrumental). Requer-se do cientista o máximo de objetividade, neutralidade e impessoalidade diante dos fenômenos a serem investigados. Essa postura objetiva do cientista nos laboratórios torna-se problemática à medida que ela se estende também às relações do humano com os seus semelhantes, com a natureza e com Deus. Sob esse aspecto a concepção moderna de ciência contribuiu muito para o aprofundamento da separação entre os seres humanos, entre o humano e a natureza, a mente e o corpo, a razão e a emoção, a objetividade e a subjetividade e, enfim, entre a ciência e a espiritualidade. Evidencia-se, assim, que o processo de emancipação do Sagrado está na base da fragmentação da realidade e do relacionamento predatório do ser humano com a natureza. No livro O ponto de mutação (São Paulo: Cultrix, 1980, p. 39) Fritjof Capra afirma: “Hoje está ficando cada vez mais evidente que a excessiva ênfase no método científico e no pensamento racional, analítico, levou a atitudes profundamente antiecológicas”. O afastamento da natureza e da espiritualidade levou o homem ao desenvolvimento do aspecto racional-intelectual em detrimento do espiritual e, complementa Capra, “(...) essa evolução unilateral atingiu agora um estágio alarmante, uma situação tão paradoxal que beira a insanidade”.

O processo de secularização do humano e de todo o universo atinge também as instituições religiosas. Por mais paradoxal que pareça, no âmbito da vida religiosa corre-se o sério risco de se perder totalmente o fascínio pelo Sagrado (Deus) por conta da globalização da mentalidade secular que anteriormente descrevemos. Ao invés de se procurar o Deus de Jesus Cristo pode-se procurar um ídolo que não corresponde ao desejo infinito do ser humano. Enfim, são muitos os perigos que ameaçam o ideal da vida religiosa. Ou será que ainda hoje “treme-se”, à maneira de São Francisco, diante do tremendo e fascinante mistério da Eucaristia? Por que S. Francisco foi tão enfático nas admoestações acerca dos perigos do ter, do poder e do saber?

É inegável que o atual estado de fragmentação do mundo está provocando um grande desconforto psíquico e despertando o desejo de retorno a uma visão de totalidade do universo. É interessante observar que a necessidade de uma visão não-fragmentada da realidade surge no próprio meio científico, antes comprometido com a abordagem racionalista e fragmentadora do mundo. A Física moderna, por meio do estudo do átomo, chegou a importante conclusão de que todos os corpos estão interligados por uma energia. E nesse contexto da re-descoberta do universo pelos cientistas, é interessantíssima a declaração do físico Max Planck (1858-1947), criador da Teoria Quântica: “Nunca poderá haver uma real oposição entre a religião e a ciência. Toda pessoa séria e que reflita irá perceber que o elemento religioso em sua natureza deve ser reconhecido e cultivado”.

Enfim, é importante hoje “re-aprender a ver o mundo” (Merleau Ponty) e revê-lo a partir da dimensão mais originária do ser humano e dos seres do universo. Para tanto, é necessário, segundo Max Scheler, a destruição de todos os ídolos, ou seja, libertar-se da desregrada vontade de ter, de poder, de saber e de prazer que impedem de ver a realidade na sua totalidade e de acolhê-la como manifestação de uma mesma Realidade que unifica e impregna tudo. Somente com os olhos do espírito purificados é possível ver que todos os seres do universo estão à mercê do sopro (espírito) criativo de Deus que “enche a terra e reúne tudo” (Sb 1,7; Is 34,16).

Troféu Louvemos o Senhor 2010

Hoje, 28 de abril, a partir das 20 horas acontecerá a festa de entrega do Troféu Louvemos o Senhor, o prêmio nacional da música católica. A festa, que teve sua iniciativa no ano passado, chega à sua segunda edição em uma noite de gala da música católica, entregando aos melhores músicos e compositores de 2009 o Trófeu Louvemos o Senhor.

A banda Rosa de Saron também estará nesta festa ao lado de grandes nomes da música católica como Pe Antonio Maria, Pe Hewaldo Trevisan, Celina Borges, Adriana, Banda Anjos de Resgate,Cantores de Deus, entre outros; além dos novos nomes da música católica.

Neste ano, o troféu Louvemos o Senhor ganha maiores proporções e será transmitido por outras 6 emissoras além da TV Século 21: TV Aparecida, TV 3º Milênio, TV Imaculada Conceição, TV Nazaré, TV Horizonte e Rede Vida.

Serão dezessete categorias, sendo doze votadas por jurados (profissionais da área musical) e as outras cinco categorias tiveram voto popular

As Categorias de voto popular são:
01 – melhor musica do ano
02 – melhor música para a Santa Missa
03 – melhor cantor do ano
04 – melhor cantora do ano
05 – melhor CD independente

Categorias escolhidas por uma comissão de jurados:
06 – melhor banda
07 – melhor intérprete feminino
08 – melhor intérprete masculino
09 – revelação feminina
10 – revelação masculina
11 – destaque de 2009
12 – melhor álbum alternativo
13 – melhor álbum rock
14 – melhor álbum pop
15 – melhor compositor
16 – melhor grupo vocal

Você também pode participar desta festa. Basta comparecer ao Auditório Paulo Apóstolo da TV Século 21/ Associação do Senhor Jesus, na cidade de Valinhos/SP e levar 1 kg de alimento não perecível.

Igreja em Portugal se prepara para acolher Bento XVI

O Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Dom Jorge Ortiga, saudou a visita de Bento XVI a Portugal, sublinhando que ela será "uma grande ajuda espiritual e, ao mesmo tempo, eclesial", para a Igreja Católica do país.

Dom Jorge afirmou que a Igreja Católica em Portugal "vive este momento com grande alegria" e apelou aos portugueses para que recebam o Papa "em festa", mas também que se preparem para acolher a mensagem que ele vai trazer.

"Queremos caminhar com ele, no sentimento interno, na oração e na abertura a tudo quanto nos comunicará, particularmente nos momentos mais significativos da sua visita", referiu.

E acrescentou que "hoje saibamos merecer esta visita do Santo Padre, prestando-lhe o carinho e dedicação e particularmente acolhimento de uma mensagem que nos vai dirigir".

Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.


Fonte: cancaonova.com
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura definiu as equipes participantes do X Campeonato Portofelicense de Futebol Categorias de Base.
De Porto Feliz participam Esporte Clube Operários Araritaguaba, Sociedade Recreativa Jardim Vante, Grêmio Esportivo Popular, Escolinha de Futebol do Palmeiras, Escolinha de Futebol AD São Caetano e Associação Atlética Estrela de Ouro.
Da região, inscreveram-se Prefeitura de Rafard, Gama Futebol Clube de Itu, Escolinha do Parque São Bento de Sorocaba e Meninos de Tietê FC.
O campeonato será disputado nas categorias: Fraldinha - para atletas nascidos nos anos de 2000, 2001 e 2002; Dentinho (Pré Mirim) - para atletas nascidos nos anos de 1998 e 1999; Dente de Leite (Mirim) - para atletas nascidos nos anos de 1996 e 1997 e Dentão (Infantil) - para atletas nascidos nos anos de 1994 e 1995.
Para participar as crianças e os jovens são obrigados a estarem regularmente matriculados e freqüentando a escola.
A Prefeitura fica responsável pela arbitragem, bolas, caneleiras, redes, bolas de borracha para treinamento, lanche e refrigerante.
De acordo com a Diretoria de Cultura e Esportes, o campeonato tem previsão para começar em 23 de maio.