sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Campanha de castração alcança objetivos em Boituva


A Campanha promovida pela Prefeitura de Boituva nos últimos dias 28 e 29, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, e a Divisão de Zoonoses atingiu as metas estabelecidas, de castrar 180 cães e gatos. O projeto vinha sendo trabalhado pelas assistentes sociais do CRAS que fizeram a busca e a conscientização de família nos bairros com maior vulnerabilidade social de Boituva.

Segundo Máximo Machado, veterinário coordenador da Zoonoses, a campanha tem os objetivos de diminuir o número de animais abandonados, evitar o nascimento indiscriminado de animais, proporcionar o controle de natalidade da população animal e conscientizar os moradores sobre a posse responsável. Devido o sucesso da campanha, já existe uma lista de espera, o que desperta satisfação nos idealizadores, já que ainda há muito que ser feito no município e a disposição dos moradores é fundamental para o êxito do projeto.

A equipe de veterinários que executou o trabalho é de São Paulo, e trouxe profissionais qualificados para castrar os animais por meio de uma técnica avançada, que diminui os riscos de complicações. O processo é rápido e as famílias esperavam em média uma hora para que seus cães passassem por análise e pelo processo cirúrgico.
Houve também o trabalho dos chamados “cachorreiros”, que são pessoas que recolhem cães abandonados, cuidam e depois doam para famílias que se interessam, muitos deles já castraram os animais que agora estão a espera de um lar.



Centro de Zoonoses de Porto Feliz, próximo do Rio Tietê

Porto Feliz
Em nossa cidade, o Zoonoses é alvo de sérias críticas por parte da oposição, que alega que o local está precisando urgentemente de investimentos, e além de fazê-lo ter atividade e interação com a população da Cidade. Atualmente o Zoonose recolhe animais que são perigo à população, ou que estejam doentes, não há nenhum projeto de castração gratuíta, nem previsão de projetos ou investimentos no local. Quando ocorre Prefeitura nos Bairros, o Zoonose se desloca e leva filhotes que estão em bom estado de saúde e seja atraente aos interessados.

http://www.paginav.com/vilacova/archive/caes_vacina.jpg
O perfil das pessoas que adotam, somente querem animais de raças, filhotes de preferência, e não se aceitam animais adultos e muito menos idosos.

Alguns moradores do Jardim Bela Fonte, São Pedro e Cidade Jardim, estão recolhendo assinaturas para um abaixo assinado para cobrar da Prefeitura que faça um projeto parecido em Porto Feliz, para castrar animais. Ainda a Prefeitura não foi notificada do abaixo assinado que não foi entregue.


Parabéns à Boituva pela iniciativa
Paz e Bem



ORAÇÃO DO CÃO

Senhor de todas as criaturas, fazei que o homem,
meu dono, seja fiel aos outros homens, como eu próprio lhe sou fiel.

Fazei-o afeiçoado à minha família e aos amigos,
como eu próprio lhe sou afeiçoado.

Fazei que ele guarde honestamente os bens que tu lhe confias,
como eu, honestamente, guardo os que ele me confia.

Dai-lhe Senhor, um sorriso fácil e expontâneo,
como fácil e expontâneo é o mover da minha cauda.

Fazei-o tão pronto à gratidão,
como eu, sempre tão pronto, lhe lambo as mãos.

Dai-lhe uma paciência igual à minha, que lhe aguardo sem queixume.

Que ele tenha a minha coragem, e a minha prontidão no sacrifício,
desde a comodidade à própria vida.

Conserva-lhe a juventude do meu coração, e a alegria do meu conhecer.

Por fim, ó Senhor de todas as criaturas,
fazei-o sempre tão verdadeiramente homem,
como eu sempre, tão verdadeiramente, sou cão.

(Autor desconhecido)


2 comentários:

  1. Andei reparando que ultimamente até q não se vê como antes, esses cão de rua, vai até ver a carrocinha da cidade tem recolhido eles...

    ResponderExcluir
  2. OH, quem tiver lendo isto ai, convido a ir lá no zoonoes para você conhecerem o local, não é um brastemp, mas apareçam por lá, adotem um animal...
    eu já fui e peguei 2 este ano

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz