quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ong Gaiola Aberta faz soltura de 110 aves em Cerquilho, SP

 

Entre as aves devolvidas à natureza estão espécies ameaçadas de extinção.
Animas foram apreendidos em operações da Polícia Federal.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Nesta segunda-feira (19), 110 aves silvestres foram devolvidas à natureza. Os animais foram soltos após reabilitação feita por uma organização não governamental de Cerquilho (SP).

De acordo com o responsável pela ONG 'Projeto Gaiola Aberta', o estudante de biologia Antonio Miranda Fernandes, os animais foram apreendidos pela Polícia Federal e levados ao grupo que tem autorização para fazer a readaptação e soltura de animais. Entre as espécies que ganharam a liberdade estão coleirinhas, tico-ticos, além de aves ameaçadas de extinção como o patativa-chorão.

Após um mês de reabilitação, aves foram devolvidas à natureza. (Foto: Reprodução TV Tem)Após um mês de reabilitação, aves foram devolvidas à natureza. (Foto: Reprodução TV Tem)

Fernandes conta que após a abertura das gaiolas, as aves saem rapidamente das grades, no entanto, para chegar nesta etapa, o trabalho é demorado. A reabilitação dos animais dura cerca de um mês no local próximo onde a soltura é feita. Ele explica que os animais precisam ter a percepção da região antes de serem liberados. “Eu acho que quem ganha com a soltura dessas aves não é a natureza, mas sim a humanidade”, comenta.

O 'Projeto Gaiola Aberta' teve início em 2003. Atualmente, 150 animais entre araras, papagaios e maritacas vivem na sede da entidade. 90% não sobreviveriam fora das gaiolas. O estudante de biologia conta que no começo recebia apenas pássaros mutilados que eram apreendidos. Depois, passou a trabalhar com a soltura de animais sadios e que têm condições de sobreviverem sozinhos na natureza. Em nove anos de trabalho, a ONG já fez a soltura de mais de mil animais entre répteis, mamíferos e aves.

Para manter o ONG, Antonio conta que recebe apoio de amigo. Ele também faz palestras sobre conscientização em escolas e empresas.

Tucanos com bico quebrado (Foto: Divulgação / Projeto Gaiola Aberta)Na ONG vive um tucano que teve o bico quebrado em cativeiro. (Foto: Divulgação / Projeto Gaiola Aberta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz