Neste domingo dia 29 de maio, o Movimento dos Focolares, celebrou 20 anos do projeto EdC(Economia de Comunhão). O projeto surgiu através da intuição de Chiara Lubich (fundadora do Movimento dos Focolares) quando em visita a cidade de São Paulo, ficou impressionada com a pobreza, as favelas existentes numa cidade que tinha muitos arranha-céus, disse que esta cidade tinha uma "coroa de espinhos". Inquieta, Chiara se colocou a pensar sobre esta necessidade de dar uma resposta evangélica aos problemas sociais.
Nascia a Economia de Comunhão, com o propósito de criar empresas com lucro comprometido com o social, partindo o lucro no cuidado dos mais necessitados, pelo bem da empresa e na justiça para com os funcionários, entre outros valores e ações. Maiores informações aqui.
Celebrando 20 anos
Neste domingo, no Memorial da América Latina reuniu 1600 pessoas, sendo 1200 brasileiros e o restante sendo estrangeiros vindo de 4 continentes, cerda de 40 países, destacando-se a Itália, Argentina, Coréia. O público presente é composto por empresários da EdC ou não, políticos, autoridades, pessoas de outras religiões. O evento teve diversos palestrantes, vindos de diversos continentes, com uso da tecnologia a tradução foi simultânea. Também teve espaço para a troca de experiência, quando pessoas foram testemunhar sobre a importância e a transformação gerada pela Economia de Comunhão.
De Porto Feliz, 6 pessoas, Sorocaba 10, de Salto 29 pessoas. De Porto Feliz, participaram Tiago Carbonari presidente do PSDC, Maria da Penha da Pastoral Vocacional Pq. S. J. Batista, Felipe Miranda coordenador da Pascom e Marina Carbonari do Apostolado da Oração Pq. N. S. Aparecida.
"Foi maravilhoso encontro, gostei muito da palestra do Rubens Ricupero, sob a forma de olhar para aa crise financeira. Nunca olhei pela questão moral, social, espiritual" disse Felipe. Para Tiago "Gostei muito do encontro, podemos nos aprofundar sobre a Economia de Comunhão". Para Penha ela enfatizou as experiência "Pra mim chama muita atenção as pessoas darem o testemunho e contarem como funciona a EdC na prática".
Além de palestras, experiências, também houve apresentações culturais de música, dança e poesia.
Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz