Equipamentos caseiros podem causar morte por asfixia.
Polícia suspeita de asfixia acidental em casal encontrado morto em Itatiba.
Mariana Lanfranchi Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
O uso de aquecedores de ambiente caseiros traz alto risco para quem está ao seu entorno. Na manhã de terça-feira (12) um casal foi encontrado morto em sua residência, em Itatiba (SP) e a polícia suspeita de asfixia acidental, em decorrência de uma churrasqueira colocada no quarto para aquecer o ambiente.
O Corpo de Bombeiros de Jundiaí (SP) esclarece os cuidados necessários na hora de esquentar a casa e os perigos dos aquecedores caseiros.
O Tenente Muniz faz um alerta para o uso de aquecedores caseiros. “São altamente perigosos e não devem ser utilizados em hipótese alguma”. Ele afirma que aquecedores próprios para ambientes são os recomendados. “Basta seguir as recomendações de cada fabricante, assim as chances de um acidente são mínimas”, afirma o tenente.
O problema dos aquecedores caseiros é que, no caso de esquentarem demais o ambiente, há o consumo de oxigênio do local, o que pode causar asfixia. Já para os que emitem CO2 (gás carbônico), o risco é ainda maior, já que primeiramente causará sonolência, seguida de desmaio e podendo levar a morte.
No entanto, o tenente afirma que não há risco no uso de lareiras, já que há a chaminé, que da vazão a todo o gás emitido pela lenha carbonizada.
Caso em Itatiba
Um homem de 32 anos e uma mulher de 36 foram encontrados mortos na cama, dentro do quarto que dividiam, enquanto o filho deles, de apenas dois anos, brincava sozinho na sala da casa. Quem chegou primeiro ao local foi o tio da criança, que resolveu invadir o local depois de ligar insistentemente na residência sem obter resposta. A polícia foi chamada imediatamente e isolou a área. Segundo a corporação, não havia sinais de violência nos corpos.
A Polícia Civil trabalha com duas hipóteses nas investigações. A primeira seria de envenenamento já havia sido levantada - foram encontrados na casa frascos vazios de veneno para cupim e pragas de eucalipto -, mas há também a suspeita de que os dois tenham morrido intoxicados, já que o casal havia comprado recentemente uma churrasqueira de alumínio, que pode ter sido usada para esquentar o quarto.
Polícia considera a hipótese que morte casal em Itatiba pode ter sido por conta de aquecedor caseiro (Foto: Reprodução/TV Tem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz