228 crianças que residem nos bairros próximos à unidade que está sendo edificada
Um novo espaço para brincar, se desenvolver e aprender. Assim será a Creche/EMEI que a Prefeitura de Itapetininga está construindo no Jardim Mesquita, com capacidade para atender inicialmente a 228 crianças, dos três meses aos cinco anos de idade, que residem nos bairros próximos à nova unidade.
Apesar do número considerável de crianças que o projeto inicialmente irá atender, este não será o único diferencial da Creche/EMEI do Jardim Mesquita. Tendo consciência da importância do papel das crianças como propagadoras de informação no meio em que interagem e também devido à experiência bem-sucedida que o município obteve com a implantação das Creches/EMEIs ecologicamente corretas “Ana Julia Vieira Gomes Heleno” (Centro) e “Professora Maria Munhoz Soares de Salles” (Central Parque 4L), sendo até destaque de publicações no âmbito nacional, a Administração Municipal está construindo mais esta escola com dispositivos ambientalmente corretos, num investimento próximo a R$ 2.700 milhões.
Conforme o projeto, a nova escola que até o final deste mês deve estar com a fase de cobertura do telhado concretizada, contará com dispositivos como janelas contínuas em toda extensão e as portas e visores de vidro temperado que favorecem a entrada da luz natural no prédio; telhas termoacústicas, que auxiliam para que o ambiente tenha temperatura agradável; lâmpadas brancas, que visam economia de energia; pátio com piso intertravado, que favorece a drenagem com infiltração no solo; reutilização da água da chuva para limpeza de áreas externas, sanitários e calçadas e captação de energia solar para o aquecimento do banho dos bebês. Além disso, a unidade também terá amplas salas de aulas, biblioteca, sala de informática, refeitório, pátio, diretoria, sala de professores, secretaria, almoxarifado, cozinha, lavanderia, despensa e zeladoria.
Para a Prefeitura de Itapetininga, a construção de escolas com mecanismos ambientalmente corretos não é importante apenas para a preservação ambiental e local, mas também tem um papel fundamental na educação das crianças, “Como educadores, devemos pensar em uma escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar aos nossos alunos a importância de se ter atitudes que promovam a preservação do meio ambiente, fazendo assim com que esta cultura seja introduzida em suas casas e também no dia-a-dia de suas famílias”comentou o Prefeito de Itapetininga.
Além da Creche/EMEI do Jardim Mesquita, o Executivo pensando em atender todos os bairros de Itapetininga com unidades de ensino municipais e também difundir a idéia de preservação do meio ambiente entre as crianças no momento também está construindo outras escolas como a Creche/ EMEI no Centro (Santa Rita) e as EMEFs da Vila Rio Branco, Centro (Alfredo Maia), num investimento de mais de 7 milhões, que gerará 1.792 novas vagas no município. Além disso, a Secretaria de Educação pretende iniciar a segunda fase das obras da EMEF do Taboãozinho, EMEF e Creche/EMEI da Vila Belo Horizonte, Creche/EMEI da Vila Florestal, Creche/EMEI do Jardim Santa Inês e Creche/EMEI do Bairro São Camilo (Pró-infância).
Itapetininga hoje possui 73 escolas municipais, que atendem a mais de 15 mil alunos e 26 unidades estaduais, com 16 mil estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz