Em 2011 foram registrados 55 acidentes no estado de São Paulo.
4.336 vítimas foram da região de Sorocaba (SP).
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Rede elétrica é uma das maiores causas de
acidente de trabalho (Foto: Reprodução EPTV)
Depois de ficar internado em estado grave em um hospital de Itu (SP), um trabalhador de 67 anos, que sofreu um grave acidente de trabalho no dia 12 de abril, recebeu alta. A informação foi confirmada pela assessoria do Hospital São Camilo, onde ele permaneceu por alguns dias.
O acidente que quase o matou foi uma descarga elétrica. De acordo com os bombeiros, a vítima mexia na caixa de força de uma empresa que fica na rodovia Valdomiro Correa Camargo e recebeu um choque de aproximadamente 30 mil volts.
Caso de acidentes de trabalho são cada vez mais frequentes na região de Sorocaba (SP). O mais recente aconteceu neste sábado (12) em Várzea Paulista (SP). Após uma queda de uma ponte rolante um homem morreu e outro ficou ferido.
O acidente foi em uma fábrica de peças de concreto. Segundo a polícia, o equipamento estava a cerca de 10 metros de altura.
Os dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Sorocaba, que contabiliza os números de acidentes da cidade e de mais 32 municípios, também confirmam este aumento. Em 2010, foram registrados 3.492 acidentes, com 19 mortes. Já em 2011, foram 4.336 vítimas, destas 34 foram fatais.
Esta notificação é obrigatória desde que foi instituída uma Lei Municipal em 2008. O Cerest desenvolve ainda, um trabalho de prevenção, suporte técnico e científico, oferecendo palestras e treinamentos aos trabalhadores.
O número regional também é a realidade estadual. Segundo a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, os índices de mortes decorridas de acidentes de trabalho cresceram.
As ocorrências registradas pela Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária Estadual, com base nas notificações feitas ao Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) mostram que dos 55,4 mil acidentes notificados no estado em 2011, 464 foram fatais.
Principais causas
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, as principais causas de mortes em acidentes são no trânsito, nas quedas de edifícios, na exposição à corrente elétrica e o impacto causado por objetos lançados, projetados ou em quedas.
Das 1.752 mortes notificadas em todo o Estado desde 2006, 1.274 foram trabalhadores entre 20 e 49 anos. Desse total, 1.649 eram homens e 103 mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz