terça-feira, 18 de outubro de 2011

A solidaridade com os cães, de um morador de rua.....


Rogério é um morador de rua que vive numa carroça coberta, com 10 cães, entre eles, alguns encontrados em condições extremas - espancados pelos antigos donos, jogados pela janela de um caminhão, doentes, abandonados e esfomeados, largados ao léu, amarrados em postes etc. Vive de doações de ração, remédio e comida.
Os cães são muito bem tratados, mas dependem do amor e do carinho que o Rogério tem por eles e da caridade daqueles que o conhecem e admiram. Ele fica próximo a pontos de ônibus na avenida Georges Corbusier, após a rua Jequitibás (região do Jabaquara, em São Paulo), os cães não atrapalham ninguém, são super-educados e simpáticos (todos castrado(as) e passam boa parte do dia dentro da carroça. Ele é muito querido pelos comerciantes da região mas, o problema é durante a madrugada, bêbados ao volante e garotos usuários de droga da região tem sido um constante perigo.Rogerio ja foi espancado por jovens que chegaram a jogar alcool nele enquanto dormia com os cães dentro da carroça, por sorte não tiveram tempo de acender o fósforo, pois um dos cães latiu e o avisou do perigo.

Quem não tem nada, dá tudo o que tem...
Ele é um exemplo de como uma pessoa pode se doar. Alguém na condição dele, poderia ter escolhido outros caminhos, mas Rogério demonstrou coragem e decidiu perseverar. Além de ser uma pessoa de muito valor, faz caridade prá deixar muito bacana por aí no chinelo. Sua presença ilumina os lugares por onde passa, mas ele já está cansado e também não é mais tão jovem assim. São muitas as agressões que ele e os cachorros vêm sofrendo, que vão desde o assalto ao espancamento, até atentados contra a vida como esfaqueamento e atropelamento. Enfim, é muito sofrimento para alguém que luta tanto.
Na região todos o conhecem e apreciam, tanto que na última vez que uma turma veio bater nele porque queriam roubar suas coisas, o dono de um bar próximo saiu para enfrentar os safados e começou a dar tiros, colocando todos em fuga. Mesmo assim, o Rogério passou dois dias no hospital por conta dos machucados recebidos e, se não fosse pela intervenção do dono do bar, os cachorros já seriam órfãos. Assim, diante de tudo isso, peço que ajudem a divulgar esta história para que o Rogério possa conseguir uma oportunidade que lhe propicie melhores condições de moradia e de vida, em qualquer cidade, para que ele possa cuidar não somente dos seus, mas de outros tantos cães abandonados por esse Brasil e que precisam de muitos cuidados e de carinho.

Solidariedade aos cães o impediu de receber ajuda....
Já lhe ofereceram abrigo mas, desde que os cães ficassem para trás, o Rogério recusou, pois para ele, estes cães são como filhos; são sua familia. Outro dia ele estava levando todos os cães a um pet shop para tomarem banho - 11 cachorrinhos felizes – eram originalmente 10, mas agora apareceu mais um, um fox paulistinha que eu não conheci porque no momento que conversavamos estava no banho. Ele disse que havia passado remédio contra pulgas nos cachorros e que o tal remédio é meio melado, e então teve que dar banho em toda a tropa.. Perguntei quanto ele iria gastar para dar banho em todos os cachorros e ele, sorrindo como sempre, disse que a moça do pet shop o ajudava e não cobrava nada. Santa alma! Aí eu perguntei a ele – e você? Onde toma banho? Ele me respondeu que tomava banho no posto de gasolina da esquina, banho frio, gelado mesmo. Disse que como era nordestino, estava acostumado. `As vezes faltam palavras que possam definir a grandeza de uma alma como esta, que mesmo não tendo quase nada para si, dá o pouco que tem para minorar o sofrimento desses pobres animais de rua. Muito mais importante dos que a aparência, a riqueza e o poder ostentado pelas pessoas, são suas atitudes e seus valores éticos e espirituais. Cada dia que passa, aprendo a admirar cada vez mais o ser humano que ele é. Abraços Obrigado e ajudem a divulgar esta bonita história. Quem sabe alguém consegue uma reportagem com ele e daí vem ajuda de alguma entidade pois, além de ser um grande exemplo de ser humano, é também uma pessoa muito carente ..







Fonte: Arquidiocese de Sorocaba

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Há algum tempo atrás recebi essa notícia por e-mail e, ao repassar para alguns amigos, um deles me retornou com o que havia acontecido com o Rogério.

    Veja a narrativa abaixo, pode conferir tb no Blog da ABEAC
    http://abeacsp.blogspot.com/search?updated-max=2010-09-12T21:16:00-03:00&max-results=15

    Abraços,

    Michele

    A mudança de Rogério

    O Rogério era um morador de rua, muito conhecido pela grande maioria da proteção animal e simpatizantes da causa. Ele vivia em uma carrocinha com seus 10 cães e dependia da ajuda de pessoas de bom coração para sua manutenção e de seus cães (que por sinal estão muito bem tratados). Durante muito tempo o Rogério e seus animais viveram no bairro do Jabaquara onde eram conhecidos (e muito queridos) pelos comerciantes e vizinhos. Mas nos últimos tempos, a situação para ele e seus animais ficou muito perigosa, por causa do ataque de vândalos e drogados durante a madrugada. Em uma das vezes jogaram gasolina em sua carroça e só não atearam foto porque os cães deram alarme. Mas na ultima, o Rogério e 2 cães foram esfaqueados, o Rogério foi parar no hospital e uma cachorrinha morreu infelizmente...
    A Abeac tomou conhecimento dessa situação através da Priscila Tiyomi que junto com outras moradoras da região estavam tentando conseguir um local para o Rogério e seus cães viverem em segurança.
    A Abeac decidiu dar uma chance para o Rogério e no dia 27/07/10 transferimos seus animais para o nosso canil.
    O Rogério precisou ficar mais uma semana em São Paulo para regularizar seus documentos (RG, CPF, Carteira Profissional ) e no dia 02/08/10 mudou para o canil e finalmente pôde se juntar aos seus melhores amigos. O Rogério está trabalhando com muita vontade, está feliz, e é visível o amor que ele tem pelos animais. Tem sua casa montada e vive em segurança com seus cães. Vai ganhar um salário, será registrado, terá seus direitos e está sendo tratado com todo respeito por nossos funcionários e membros da Abeac. Conversei com o Rogério no sábado, estamos dispostos a dar toda condição para que ele possa viver com dignidade. Estamos fazendo a nossa parte, daqui para frente depende do Rogério. Mas se Deus quiser, vai dar tudo certo!
    Levamos a mudança do Rogério para o canil em 7 de agosto, inclusive sua carroça da qual ele não se separa. No canil ela vai servir apenas como enfeite, pois o Rogério agora tem casa mobiliada e tudo mais que necessita para viver com dignidade. Queremos agradecer a todas as pessoas que se mobilizaram para ajudar o Rogério, ele ganhou bastante coisas, muito mais do que podíamos imaginar. Móveis, utensílio, roupas, cobertores, toalhas...As doações de roupas foram tantas que ele resolveu dividir com nossos caseiros e todo mundo ficou contente.Ele ganhou 3 fogões( 01 na caixa ), 2 geladeiras, sendo uma nova na caixa, 2 TV, micro ondas, DVD, cama, colchão, sofá, armário de cozinha, de quarto, máquina de lavar, cestas básicas...Uma geladeira e um fogão o Rogério doou para Abeac e vai servir para cozinhar e guardar a comida dos nossos cães, os mais velhinhos, doentinhos, ou que tem dificuldades para comer ração.01 fogão a Priscila encaminhou para Casas André Luiz.
    Amigos,
    É com muita tristeza e sensação de impotência que transmitimos esse e-mail para comunicar que infelizmente o resgate do Rogério não deu certo...
    Peço desculpas, com coração partido e envergonhada por ter envolvido tantas pessoas que ajudaram o Rogério acreditando na Abeac.
    Segue abaixo texto redigido pela Priscila explicando o que aconteceu.
    Marli Scaramella
    www.abeac.org.br
    http://abeacspblogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz