sábado, 27 de fevereiro de 2010

Espiritualidade Carmelita - parte 8

DO SÉCULO XVI ATÉ HOJE






Os séc. XVI e XVII têm uma grande actividade: Trabalha-se especialmente na expansão da devoção mariana por escritos e pelo cuidado da ordem terceira e da confraria do Escapulário. Cada convento de religiosos, cada mosteiro da monjas torna-se o centro de vida mariana. No inicio do séc. XVI contam-se 30 províncias ou vicariatos com 693 conventos e 12.000 religiosos, enquanto que os mosteiros femininos sob a jurisdição da Ordem são 33 com cerca de 1.500 monjas (excluindo o ramo das Descalças).


No fim do séc. XVII e durante o séc. XVIII o furacão da revolução francesa antes, e em seguida a extinção das congregações religiosas, causou um enorme prejuízo à Ordem: completamente extinta em França, e noutros países notavelmente reduzida. Para compreender o que significou esta prova damos algumas cifras: no começo da revolução francesa (1788) a Ordem contava cerca de 15.000 religiosos; em 1908, tinham acabado as várias extinções, e o número de religiosos estava reduzido a 757.



Pelas comunidades salvas lança-se a semente do recomeço. Pouco a pouco algumas províncias em Itália e em Espanha formam-se novamente. O grande desenvolvimento registado na Holanda permitiu dar um contributo notável à presença carmelita no Brasil e ainda nas missões do Oriente. Considerável é também o recomeço na Alemanha, onde, actualmente, há duas províncias religiosas. Religiosos alemães dão origem a uma província na América Setentrional, enquanto que a província renascida na Irlanda se tornou mãe de outras províncias nos Estados Unidos e das da Austrália e da Inglaterra. 


Com a ajuda espanhola retomou-se a província da Polónia , que hoje experimenta novamente a perseguição. Recomeço e desenvolvimento verificam-se também no campo missionário: assim abrem-se as missões de Java e noutras partes da Indonésia - existe lá hoje uma das mais jovens províncias da Ordem - e as dispersas por aqui e por ali no vasto continente sul americano (Brasil, Peru, Chile, Bolívia, Argentina, Venezuela, Colômbia, Porto Rico, etc.), e nas ilhas Filipinas. Na África, às missões da Rodésia, hoje Zimbabwé, juntou-se recentemente o Zaire.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz