quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Hoje é comemorado os 80 anos da inauguração da Estátua do Cristo Redentor no Corcovado Dados e história sobre o Corcovado e o Cristo Redentor

 

A estátua Cristo Redentor

Inauguração: 12/08/1931

Escultor: Paul Max. Landowski

Altura total: 38 metros

Altura estátua: 30 metros

Peso: 1145 toneladas

Largura (mão a mão): 30 metros

Localização: topo do morro Corcovado a 710 metros do nível do mar.

A história do Corcovado data do século XVII, quando o pico da montanha foi rebatizado de Corcovado, devido a sua forma que lembraria uma corcunda (corcova). Em 1824, dois anos após a independência do Brasil, Dom Pedro I lidera uma expedição ao topo do Corcovado e 35 anos mais tarde, em 1859, o padre Pedro Maria Boss sugere à Princesa Isabel que seja construído um monumento religioso no alto do Corcovado.

Em 1882 Dom Pedro II autoriza a construção da Estrada de Ferro do Corcovado, que começa a funcionar em 1884 no trecho Cosme Velho Paineiras. Um ano mais tarde é inaugurado o trecho final da estrada de ferro, ligando as Paineiras ao topo do morro. A extensão total da ferrovia é de 3800 metros.

Somente em 1921 é retomada a idéia do Padre Maria Boss de construir um monumento, para comemorar o centenário da independência do Brasil.

Construção do Cristo Redentor

A pedra fundamental da construção é lançada em 4 de Abril de 1922. Em 1923 é realizado um concurso para a escolha do monumento a ser construído e o projeto vencedor é do engenheiro Heitor da Silva Costa. Finalmente, em 1931 é inaugurada oficialmente a Estátua do Cristo Redentor. O desenho da estátua é de Carlos Oswald e a execução do escultor francês Paul Maximilian Landowski. Em 2007 o Cristo Redentor foi declarado uma das 7 Maravilhas do Mundo.

A imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, com os braços abertos, no alto do Corcovado, é muito significativa. Porque, para além das névoas, para além de tudo aquilo que pode tapar a verdade, no horizonte visual do brasileiro há algo que nada tira: é a imagem do Cristo Redentor, a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. “Esta fé há de nos salvar!”, conforme proclamou o Professor Plínio Corrêa de Oliveira.

O Cristo Redentor, ali colocado, comunica uma irradiação sacral, vinda das graças que a imagem difunde, fazendo a grandeza natural da montanha servir de pedestal para uma grandeza sobrenatural, análoga.

É uma ordenação muito bonita porque, pela posição em que está colocado, Nosso Senhor sobrepõe, com muita majestade, as amplitudes que se colocam em torno dele. A imagem de Cristo Rei, ali em cima, como que no seu pedestal, dominando o movimento geográfico de penínsulas, de ilhas, de mares…, dá idéia dos ideais e dos fins eternos, acima de todas as vicissitudes deste mundo.

Nosso Senhor está com os braços abertos, numa atitude tão natural, que não dá impressão de estar fazendo força para erguer seus próprios braços. Ele é o rei de todo o universo, os ventos e nem a gravidade exercem poder sobre Ele.

Dessa forma, Nosso Senhor Jesus Cristo, no alto do Corcovado, abre os braços para o Brasil, e para o mundo.

Nas noites límpidas e claras, aquela imagem nos aparece luminosa; nas noites de nuvens aparece apenas, às vezes, uma mancha luminosa. De vez em quando é o braço ou a mão benfazeja, abençoando; de vez em quando uma nuvem cobre aquilo e aparece o coração. Depois vem outra nuvem, cobre aquilo e aparece a face. Depois vem outra nuvem, e são os pés divinos que aparecem…

Assemelha-se à ação da graça de Deus em tantas almas. Vêm as trevas, uma mancha de luz da fé fica. Às vezes é um “fragmento” de fé, aqui, lá, ou acolá, que emerge com mais clareza dessas nuvens e se deixa ver, e depois as nuvens enrolam a alma toda, de novo, e fica apenas uma mancha luminosa. E depois sopra o vento, e mais uma vez a luz se faz ver com extraordinária claridade. É uma história que tem muita tristeza, porque esta luz – que é Nosso Senhor Jesus Cristo – deveria ter iluminado o mundo inteiro, e essa luz, pela infidelidade e traição de muitos, não iluminou o mundo inteiro.

Mas, conforme as promessas de Nossa Senhora, em Fátima, ela voltará com intensidade ainda maior. Desde já, quem observa profundamente, tem a impressão de uma ação progressiva de Nossa Senhora que vai aos poucos invadindo certas almas espalhadas pelo mundo afora. Tem-se a impressão de uma Rainha que vai entrando e que vai derrubando todos os obstáculos; tem-se a impressão de algo que nada consegue conter, nem mesmo os tão miseravelmente poderosos para deter a ação da graça conseguem conter.

Assim como o Corcovado é o pedestal do Cristo Redentor, também o Brasil deve ser o pedestal da Civilização Cristã, irradiando a luz dela largamente pelo universo, como do alto do Corcovado se irradia a “luz de Cristo”, nas noites em que ele está iluminado.

Que Nossa Senhora Aparecida, Rainha do Brasil, torne realidade essas nossas esperanças, e torne essa realidade uma glória, em benefício para o mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz