sexta-feira, 26 de março de 2010

Sessão da Câmara dos Vereadores de Porto Feliz


Aconteceu nesta quinta-feira Sessão de Câmara do Vereadores, saiba primeiro por aqui como foi a reunião!



Requerimento para um minuto de silêncio:

Margarida Maria Rogado - ministra atuante na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens! Margô, como era conhecida, foi homenageada pelo vereador Gerão, trabalhava no escritório de Augusto Xuxo Alcalá, há 10 anos lutou contra o câncer e venceu,  nos últimos meses ele reapareceu e ela não resistiu.Citou o trabalho dos Franciscanos "As mãos da via sacra" do Movimento de Assis, um projeto que trabalhará na ajuda às pessoa que sofrem com o câncer, tratamento longo, doloroso e caro. A fraternidade São Maximiliano Kolbe vai iniciar um trabalho de apoio e está chamando por parceiros, para ajudar a encaminhar aos órgãos competentes, na compra de medicamentos entre outros. O artesanato será a principal fonte de renda, além de contar com as doações, vendendo os produtos para arrecadar fundos financeiros. Gerão leu o convite da Pastoral, para convidar às pessoas. Reunioes no centro Catequético todas as segundas-feiras as 19h30m ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Também foi requerido um minuto de silêncio para homenagem póstuma a: Clarice Antunes Macedo, João Benedito Ferro.


Requerimento de todas as documentações sobre a respeito do antigo e novo aterro sanitário, como foi feito a licitação, a contratação da empresa entre outros. Marola questionou o processo número 31 e 32, destacou os valores e as empresas contratadas, para avaliaro quanto o município está gastando com o encerramento e abertura do novo aterro sanitário. Rejeitado 5 contra 3



Moção de aplausos ao aniversário da Escola Monsenhor Seckler em Porto Feliz. Autoria da vereadora Andreia. Homenagem foi estendido ao Monsenhor Seckler que foi ativo na vida religiosa, lutou pelas causas sociais de Porto Feliz, lutou pela Santa Casa e também foi vereador. A escola completa 60 anos, em 1952 recebeu o nome do Monsenhor. Muitas gerações foram formadas naquela escola, conta com mais 800 alunos, somente alunos do Ensino Médio. Diretora é a Nádia e a vice é a professora Rita.

Veja aqui a página na Wikipédia que conta a história da escola! 
Aprovado por unanimidade



Moção de Aplauso à quarta Igreja do Evangelho Quadrangular que completa aniversário!
A autoria é do vereador evangélico Ednilson. Aprovado por unanimidade.

Moção de congratulações à Igreja Fogo e Glória pelo aniversário de 4 anos de fundação em Porto Feliz, começando com 7 pessoas e com um barracão emprestado, hoje ela está com sede própria, com mais de 100 fiéis, com terreno comprado para construção de uma sede para 500 pessoas.
A autoria é do vereador evangélico Ednilson. Aprovado por unanimidade.



Moção de aplauso ao senador Paulo Paim/RS do PT pela manifestação que está acontecendo na noite desta quinta-feira dia 25 de março de 2010 pela fim do Fator Previdenciário. O senador criou um PL Projeto de Leis de autoria do Senador e da CNBB. Coquinho defende o fim deste Fator, considerando-o "uma roubalheira" e pediu apoio, em sua palavra explicou o que é o Fator previdênciário! Conheça o site do senador!

Coquinho alegou que gostaria de conhecer o Bispo Dom Paulo Evaristo Arns, ter uma aula com ele, tão articulado politicamente, apoiador do PT, segundo o vereador. Em aparte vereador Robertinho, líder do PT na Câmara dos vereadores, pediu para subscrever a Moção, juntamente ao presidente Odélio e vereador Marquinhos e Miraci! Aprovado por unanimidade


Moção de aplausos as jovens Portofelicense: Erica regina leite, Mariana Soares Abraão e Monique Teresa Soares Pereira, ambas jogam em outra cidade e foram convocadas para defender a seleção de base do Basquete Nacional, frutos dos trabalhos do Professor Luizito na Escola do Coronel Esmédio! Autoria de Gerão, em sua palavra o vereador lamentou que o professor está necessitando de auxilio e não recebe apoio da prefeitura municipal. Em aparte vereadora Andreia comentou sobre a jovem Érica que já foi sua aluna e é de origem humilde. Vereadora Miraci está tentando convencer o Professor Luizito a receber o título de Cidadão Portofelicense. Miraci contou que já jogou por Porto Feliz, já jogou contra Hortência e Paula, por exemplo. Coquinho ressaltou que Luizito trabalho em Itu e viaja todos os dias e ainda arruma tempo para se doar com o trabalho no esportes, em especial no Basquete, Coquinho lamentou que diante de tantos anos, ainda assim escuta atualmente que ele não tem o devido apoio. Em aparte Miraci afirmou que as administrações todas nos últimos anos, não deram apoio ao esportes de forma devida. Gerão em aparte, lamentou o gasto exorbitante com o Carnaval pagando 75 mil em duas noite do Katinguelê, sendo que um show deles, segundo o vereador custa 15 mil reais, comentou também que pediu informações sobre os gastos do Carnaval que foram rejeitadas e ao pedido feito direto à referida diretoria, não foi respodido até dia de hoje. Gerão informou que irá no Ministério Público atrás da informações.
O presidente Odélio falou que o Posto Fiscal de Itu, foi fechado e transferido para Sorocaba, com apoio de Claúdio Maffei e do presidente Odélio, avisou que só falta uma assinatura para que seja implantada o posto fiscal em Porto Feliz, e será o professor Luizito quem será designado para esta agência.


Leitura das indicações, em seguida das correspondências!


Tribuna Livre

Vereador Marola comentou que as 6 horas da manhã foi convocado para reunião com os moradores em frente ao Posto de Saúde do Jardim Vante, onde somente 10 seriam atendidos do que ali estavam na fila e mais 10 dos agendados da área azul. O Posto está necessitando urgente de no minimo de mais um clínico geral. Comentou que não tinha médico ao setor verde, e uma senhora de 64 anos estava passando mau e não teve atendimento, foi levada à Santa Casa mas veio a falecer. Em aparte o vereador Gerão, protestou veementemente contra Secretária da Saúde, disse que ela está acabando com a sáude de Porto Feliz, que o médico clinico geral do PSF (programa Saúde da Família) ganha mais de 5 mil reais para atender 10 pessoas pelo PSF e 10 do Posto. Marola comentou que montou um abaixo assinado reinvindicando mais médicos, e no mesmo dia mais de 300 pessoas já assinaram, segundo informações oficiais, um novo clínico estará presente em Abril. Marola falou que se não for resolvido este problema, fará um ato público contra o descaso, já tem ônibus disponibilizados para fazer o protesto e conduzir o povo em frente à Prefeitura.

Vereador falou da Probor, sobre a impressão que os empresários já estão querendo saber se realmente o Prefeito está com interesse na vinda desta empresa.


Coquinho reinterou fala do vereador Marola sobre a Probor, e reforçou a estrutura, tamanho e interesse sobre a vinda da empresa Probor em Porto Feliz

Comentou sobre a vinda do projeto da data base, sobre o aumento do salário do funcionalismo público municipal. Convidou o vereador Robertinho para falar sobre dados a respeito deste projeto. Em aparte o vereador Robertou comentou sobre a reunião com os departamentos da prefeitura e o sindicato do servidores, falou da necessidade de investimento na cidade e dos problemas da folha de pagamento, a Prefeitura ofereceu 6% com mais 1%, sendo 7% de reajuste.
Uma nova reunião foi marcada, para receber uma contra-proposta de reajuste salarial, e talvez já na próxima sessão de Câmara já venha o projeto. Sindicato pediu 10% + a inflação. Coquinho propós de fazer reajuste escalonado, contemplando quem ganha menos receber reajuste maior. Auxilio Alimentação não foi discutido sobre seu reajuste.



Veto parcial da obrigatoriedade no projeto de estudo dos símbolos municipais (hino, brasão e Bandeira) de Porto Feliz nas escola da cidade, obrigando o hasteamente diário das bandeiras, atrapalhando a rotina escolar e e apoiado por um abaixo assinado dos diretores da rede municipal. Autoria de Gerão! Gerão pediu que votem contra o veto do Prefeito Claúdio Maffei que vetou contra a propositura obrigatória sobre o hasteamento da Bandeira diariamente. Vereador Robertinho, leu o parecer jurídico contrário ao ato diário!
Veto parcial aprovado por 5 votos contra 3 em única discussão.


Projeto de Lei 10 de 2010 - autoriza o Executivo alienar terreno para doação para fins de moradia, aprovado por unanimidade

Projeto de Lei - sobre abertura de crédito suplementar. Aprovado por unanimidade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz