Domingo próximo, dia 16, lideranças e integrantes dos diversos movimentos eclesiais do laicato católico da cidade, assim como das diversas Associações Religiosas, Pastorais da Arquidiocese, enfim, todos os cristãos e demais pessoas de boa vontade, estão sendo convidadas a participar de um ato público de solidariedade ao papa Bento XVI, cuja figura vem sendo bastante injustamente castigada, de tempos a esta parte, em diversas partes do mundo. “Juntos com o Papa” é o ‘slogan’ da celebração, que acontecerá a partir das 11h30, na igreja da Catedral Metropolitana, na praça Cel. Fernando Prestes, precedendo a missa dominical do meio-dia.
“Nesta celebração na Catedral Metropolitana, teremos a oportunidade de participar, assim, de um gesto unitário de Igreja, ouvindo também testemunhos sobre o significado da pessoa do Papa para a nossa vida de fé, terminando com a Santa Missa”, afirma o juiz de Direito aposentado dr. José Antônio Colombo, um dos participantes locais do Movimento “Comunhão e Libertação”, que incentivou a organização deste importante momento eclesial, ao lado de representantes de outras realidades do laicato católico de Sorocaba.
Naquele dia, gestos unitários semelhantes de respeito paternal ao Sumo Pontífice repetir-se-ão em muitas outras partes do mundo e do próprio Brasil, a partir do “Juntos com o Papa”, iniciativa formulada pelo Conselho Nacional das Agregações Leigas, órgão da Conferência Episcopal Italiana, à qual o Movimento “Comunhão e Libertação” aderiu. O gesto de oração com todo o povo cristão ocorrerá na praça São Pedro, no Vaticano, às 12 horas (horário local), simultaneamente à recitação por Bento XVI do “Regina Coeli”. Inclusive, as televisões católicas de todo o mundo prometem transmitir ao vivo este ato, como é o caso da TV Canção Nova no Brasil.
Em Sorocaba, pela programação que está sendo organizada, o “Juntos com o Papa” terá o Coral “Gaudentes in Domino”, que se dedica à beleza e esplendor do canto gregoriano, regido pelo professor Agenor Ribeiro Viana, entoando o “Regina Coeli” (“Salve Rainha”). A abertura e apresentação do gesto serão feitas pelo dr. José Antônio Colombo, em nome do Movimento “Comunhão e Libertação” e dos demais movimentos eclesiais de leigos, associações religiosas e pastorais da cidade; haverá ainda depoimentos do professor e antropólogo dr. Luiz Almeida Marins Filho e do professor Francisco Borba, do Núcleo de Fé e Cultura da Puc-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), sobre a importância da pessoa do Papa para a unidade da Igreja.
“Juntos com o Papa”
“Queremos ficar juntos com Bento XVI, como filhos junto do pai, desejosos de apoiá-lo em seu ministério, exprimindo afeto e gratidão pela sua paixão por Cristo e pela humanidade inteira, em sintonia com associações e movimentos que estarão reunidos no domingo, 16 de maio, em Roma e em outras cidades do Brasil e do mundo.
Nestes momentos difíceis, entregamos nas mãos de Maria a nossa fidelidade ao Santo Padre pedindo para o bem da Igreja, na qual fazemos a experiência da misericórdia, m única resposta adequada à necessidade de justiça quer emerge do coração de cada um.
Guia-nos a humilde certeza testemunhada pelas palavras do próprio Papa: “É na comunhão da Igreja que encontramos a pessoa de Jesus Cristo, Ele mesmo vítima de injustiça e de pecado. Ele carrega ainda as feridas do seu injusto padecer”.
Fonte: colaboracao-jose-benedito/
Site Arquidiocese de Sorocaba!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz