sexta-feira, 18 de junho de 2010

Evangelho comentado 20/06/2010

Evangelho: - Lc 9, 18 – 24

As leituras bíblicas relativas a esta liturgia estão disponíveis em: http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php?ano=2010&mes=6&dia=20
    
                              Os três temas principais da liturgia deste domingo, o diálogo sobre o Messianismo de Jesus, a predição da Paixão de Jesus e o apelo ao seguimento da Cruz, formam uma unidade que vem nos mostrar que Jesus, o Messias, segue o caminho definido por Deus, caminho da libertação pela doação até o fim.
                                    Nos dias de hoje a Igreja nos pede para assumirmos nossa condição de discípulo de Jesus e muitos de nós não conseguimos assimilar muito bem o que é ser um discípulo. Nesta reflexão litúrgica está a definição: “seguir o mesmo caminho do Mestre, assumindo a sua cruz, vivendo como ele viveu, morrendo como ele morreu e fazendo cada dia a experiência do mundo e de Deus que ele fez”.
                                    A cruz do dia-a-dia é a nossa participação na Cruz do Calvário, da qual recebe todo o seu valor. Por tanto é importante ter claro que os sacrifícios da caminhada devem ser exercícios do amor de Cristo e não meramente um subterfúgio, uma fachada que venha dispensar qualquer chamado à conversão e nem mesmo um apego a privilégios.
                                    O discípulo cristão deve aprender  assumir a cruz com a mesma compaixão que Cristo assumiu, reconhecendo que a cruz mais pesada é a sua incapacidade de criar uma sociedade justa, onde todos tenham vez, porque numa sociedade cristã é inadmissível perpetuar e aprofundar o abismo que divide as pessoas.
                                    A crucificação de Jesus marcou a chegada de um novo povo, o povo da Nova Aliança, onde todos são iguais para Deus, como filhos queridos e irmãos de Jesus, que assumem a missão de continuar o projeto que ele iniciou.                                     
                                    Vamos então dizer sim a proposta de Jesus que é a de assumirmos o projeto de igualdade e fraternidade, que exige doação e entrega cotidianas e passa necessariamente pela cruz, pois só assim nos tornaremos fiéis discípulos missionários e poderemos novos discípulos formar. Só quem se coloca a serviço poderá participar da vida igual à de Cristo, na comunidade dos irmãos.  
  
                                                                             Nádia Corradi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz